As Viúvas

As Viúvas Lynda La Plante

Resenhas -

Helder 01/12/2018

Uma homenagem póstuma
O livro As Viúvas pode ser encaixado no estilo de Livro Pipoca. São 400 paginas de pura diversão. E isso é explicado.
Antes de ser um livro, As Viúvas foi uma serie de sucesso na televisão inglesa na década de 80. Chegou a ter 2 temporadas. Em 2015, Steve McQueen, diretor de cinema ganhador do Oscar de melhor filme por 12 anos de escravidão se interessou em transforma-lo em um filme para o cinema, e a autora aproveitou para transformá-lo neste romance que acaba de ser lançado pela Editora Intrinseca no Brasil.
O livro, narra a estória de Dolly, Linda e Shirley que não tinham nada em comum até ficarem viúvas simultaneamente, quando seus maridos morrem num golpe frustrado ao tentarem assaltar um carro forte. Todas, com suas próprias características passam a viver o luto, até que Dolly, a mais velha e viúva de Harry Rawlins , que era o chefe do grupo, descobre uns arquivos do marido cheios de provas que comprometem diversos lideres do crime local e com todas as explicações sobre seus esquemas de roubos.
Logo ela percebe que tem muita gente interessada nestes arquivos, pois passa a ser assediada /perseguida tanto pela policia, que deseja prender todos os “nomes” destes arquivos quanto pelos bandidos locais, que veem ali uma chance de se livrar da policia e ainda aumentar seu poder de atuação, já que a morte de Harry deixou uma vaga de chefão do crime em aberto.
Surge então uma ideia maluca na cabeça de Dolly: Porque vender aquelas informações por uma ninharia se pode executar o plano do marido e ganhar um milhão de libras?
Porém de acordo como o plano, são necessárias quatro pessoas para executar o crime, e assim ela decide convocar as outras viúvas para ajuda-la a terminar o plano que matou seus maridos. Uma homenagem póstuma aos homens de suas vidas.
Dolly é decidida e pragmática. Mas atrás da mascara de frieza, é uma quarentona que trabalha como voluntária em um convento cuidando de crianças órfãs. Linda é fogosa e desbocada, trabalha em um fliperama numa zona da cidade cercada por prostitutas e afins. Está constantemente bêbada. Shirley é uma dondoca de 20 e poucos anos que ainda mora com a mãe. Ex-miss, entende tudo de roupas e maquiagem. Mas para que o esquema funcione elas precisam de um quarto elemento, e é ai que surge Bella, stripper e dançarina, com um jeito impetuoso de quem não leva desaforo para casa.
Impossível imaginar que tão diferentes “talentos” sejam capazes de executar um roubo de tal proporção, mas a autora vai aos poucos nos convencendo que elas foram feitas para isso, e logo estamos torcendo por nossas “meninas bandidas”.
É muito legal acompanhar todos os detalhes do plano. Precisam aprender a despistar a policia, roubar e arrumar carros, atirar, cortar portas com serra elétrica, comprar roupas especiais, carregar peso, chantagear pessoas e etc. A autora não esqueceu nenhum detalhe. Mas estamos em um livro de assalto, então nem tudo é tão fácil e tão claro. Pessoas começam a morrer e o detetive encarregado do caso tem uma verdadeira obsessão com Harry Rawlins.
Elas precisam tomar muito cuidado para executar o plano sem que ninguém perceba o que estão fazendo. Nem bandidos, nem a policia.
Mas filmes e livros precisam de plot twists, certo?
Lynda La Plante além de escritora é roteirista de series, já tendo até ganho Premios Emmy e Bafta, portanto ela sabe o que prende o leitor.
O principal plot twist do livro nem chegou a ser tão surpreendente, mas é extremamente importante para acelerar a narrativa, pois a partir deste ponto o leitor precisa saber qual vai ser vai ser o impacto daquela descoberta para nossas meninas. E o impacto é cruel.
Lutando para que tudo isso de certo, vamos acompanhando o crescimento no relacionamento destas quatro mulheres com vidas tão diferentes e isso torna a estória ainda mais atual, pois acaba sendo um hino ao empoderamento feminino. No começo elas se detestam, e são muitos egos em um mesmo ambiente, mas o tempo mostra que mulheres unidas podem fazer tanto ou até mais do que homens. E que até as mais fortes escondem esqueletos no armário.
Vai sair de férias? Este livro é perfeito para te acompanhar.
Para homens, com certeza será um ótimo divertimento. Mas as mulheres que o lerem, com certeza vão chegar ao fim da leitura com um sorriso estampado nos rostos que levará um tempo para ser apagado.
Edméia 17/01/2019minha estante
*Adorei a resenha , Helder ! Muito obrigada ! Vou comprar este livro no formato de e-book na Livraria Amazon !!!

Ed 03/01/2020minha estante
Amei esse livro, nas ultimas páginas não estava nem respirando direito de tanta adrenalina.

AnaJu76 12/09/2021

"O que você não sabe não pode revelar"
Eu simplesmente amei esse livro, retratou bem a questão de gangues e essas coisas, a história foi muito bem desenvolvida, amei ver o poder feminino, elas provando que também conseguem e fizeram o que eles não conseguiram.

@tigloko 04/02/2021

As viúvas barra-pesada
O livro me ganhou no prólogo: Um assalto que parecia perfeito, de uma hora para outra, acaba em desastre. Três ladrões morrem queimados. Um fugiu. E daí em diante acompanhamos a perpectiva de Dolly Rawlins, a viúva do líder dos ladrões e as outras viúvas, com a ideia de seguir com o plano do assalto que deu errado.

Seguimos três linhas narrativas que se cruzam: a das viúvas planejando o assalto ao carro forte. A da polícia, atrás dos livros contábeis do marido de Dolly e do quarto integrante foragido do assalto. E a dos mafiosos, também atrás dos livros, buscando ascensão com as informações ali contidas.

Das três, a mais interessante de se acompanhar é a das viúvas. Elas não compram a ideia inicialmente proposta por Dolly. E isso acaba gerando desconfiança e conflito, que foi bem trabalhada pela autora. Além da personalidade de cada uma ser bem explorada ao longo do livro. Dolly, fria e calculista. Linda, a impulsiva e explosiva. Shirley, a atenciosa e gentil. E Bella, centrada e os músculos da operação. Sem dúvida a interação entre elas foi o melhor que tirei do livro.

A da polícia e dos mafiosos foi um saco de acompanhar, o mais clichê possível. Nem vale a pena mencionar.

Pode ser cisma minha mas senti um certo preconceito da autora com pessoas obesas. Uma ou duas passagens não seria algo para me incomodar. Não sou de ficar caçando pelo em ovo. Só que, sem exagerar, a cada capítulo( no minimo nos primeiros 15 cap, quase metade do livro) eu encontrei algo depreciativo. E são coisas que não fariam falta se tivessem de fora da história, como se fosse gratuito. Me incomodou isso.

Pra fechar, a história foi se desgastanto na minha experiência. Comecei muito empolgado para o plano do assalto, as viúvas tomando o controle da situação e dependendo somente de si. A forma como Dolly dobra tanto a polícia como os mafiosos( e esses sempre duvidando do que ela é capaz). Só que na parte final já não aguentava mais a enrolação para a execução do plano, foi muito arrastado. E quando de fato acontece, eu já estava saturado da história. Tem uma deixa para sequência, que não sei se existe.

Enfim, foi bom pra conhecer, só não sei se leria novamente.

Gabriel 04/06/2021

Curti e odiei ao mesmo tempo
Parte de mim achou esse livro FODA PARA CARALHOOOOOO pela temática e pelas personagens (Dolly badass da porra) e a outra parte achou um pouco cansativo e cheio de passagens que envelheceram mal.

O talento de criar uma grande história com personagens profundas da autora é inegável. A premissa da história é incrível por si só e somada a todos os plots da narrativa, nós temos um suspense ótimo.

As personagens são muito bem construídas e desenvolvidas e os personagens secundários também são bem explorados.

Os meus problemas com esse livro foram:
1) Em alguns momentos a história é muito enrolada e chega a dar sono. Quase abandonei o livro quando estava na metade dele (cheguei a procurar Spoiler para saber o final, mas não achei).
2) Eu sei que o livro foi escrito há 40 anos atrás mas eu não consigo não me sentir incomodado por algumas passagens do livro, agumas palavras usadas durante a narrativa envelheceram bem mal. Mas consegui compreender que a história se passa nos anos 80 e naquela época algumas coisas eram consideradas "normais", mas enfim, a alma militante vive.
3) Algumas cenas são muito toscas e idiotas. Perdi as contas de quantas vezes as personagens principais deram tapas na cara umas das outras. A Linda é aquele personagem que só serve pra te fazer sentir ódio (estúpida o tempo todo, sempre fazendo cagada).

Em síntese, gostei bastante da história e da temática e, apesar dos pesares, achei que a leitura valeu a pena. O final é um tanto quanto aberto, então vou procurar se existe alguma continuação ou algo do tipo.

Andressa 22/06/2021

O recomeço veio da morte
Eu me interessei por esse livro depois de ver o filme. A história é diferente em diversos aspectos, começando pela época, por alguns acontecimentos, personagens e até o comportamento das viúvas, mas tirando isso a história mantém a sua essência de ação e descoberta de quatro mulheres que tiveram suas vidas mudadas por conta de um assalto mal sucedido.

clai 30/05/2021

Um dos melhores livros que eu já li.
A história é extremamente envolvente, a autora consegue fazer com que você simpatize com os personagens, torça por eles e as vezes até desgoste um pouco.
O plot é extremamente maravilhoso apesar de ser um pouco revoltante, mas acho que o segredo está justamente ai.
Outra coisa incrível é a riqueza de detalhes sobre cada personagem e acontecimentos e as suas importancias para a construção da história, tudo fica bem amarrado e conectado, a autora tem total controle sobre a sua história.
No mais, Dolly Rawlins é simplesmente genial, rainha, patroa que no máximo se equivoca mas nunca erra.
Recomendo demais esse livro, são 400 páginas que são mega envolventes e te deixam um gostinho de quero mais.

beatrizcsantos 10/11/2020

Poderia ser bom...
Custei muito para finalizar esse livro, a premissa era boa, mas o livro nem tanto...

Foi uma leitura arrastada, as primeiras 200 páginas do livro são tediosas e nas demais acontece tanta coisa de uma vez só que os fatos se perdem, o plot foi bem previsível e nada criativo.

Há tantos problemas nesse livro... a premissa de personagens femininas que se unem por um fim comum se perde no quesito "união", as personagens não fazem outra coisa senão desconfiar e falar mal uma da outra até as últimas páginas; há diversas menções preconceituosas no decorrer de todo o livro; a história é repleta de pontas soltas e fatos sem sentido (mortes desnecessárias e vazias), sem falar no final em aberto, no mais senti falta de descrições mais completas das características dos personagens - muitas são citadas em momentos aleatórios.

Poderia ser bom, mas faltou desenvolvimento e emoção. Foi um livro mais ou menos, que a princípio tinha uma história ok, porém com personagens ruins.

2,5/5

Rebeca 03/04/2021

A história é muito bem desenvolvida. Amei os personagens, mesmo eles dando muita raiva em vários momentos. São muito reais, cheios de defeitos e atitudes questionáveis. Mas você torce para dar tudo certo com elas, e depois até pelos que você não torcia acaba querendo que se dão bem. É aquela coisa: o inimigo do meu inimigo é meu amigo.
As capítulos são curtos e possuem no próprio capítulo várias divisões, o que deixa a leitura bem rápida e dinâmica. Você vai indo de só mais uma parte e acaba lendo 100 pgs.
Praticamente 3/4 do livro e toda a preparação para o assalto, e os acontecimentos pós mortem dos maridos. E o quarto final o desenrolar do assalto e a fuga, com um pouco da repercussão do assalto, não só na vida das viúvas, mas na dos policiais e traficantes que queriam tomar o lugar.
Deixa muita coisa em aberto sobre o que aconteceu com o elenco masculino. Mas, para mim, nada que necessite explicar. Até tenho medo de ler a continuação e me decepcionar. Esse livro tinha um objetivo muito claro: o assalto. Tudo nele foi desenvolvido a partir dessa premissa, então, mesmo tendo vários pontos que podem ser explorados, eu não me sinto tentada a ler a continuação. Não sei se a história manteria esse padrão alto, e as vezes é melhor deixar as coisas como estão para evitar desgostos.

E os defuntos deveriam permanecer como defuntos.

gii 13/11/2020

O plot é muito previsível então quando a revelação aparece não há choque algum. O livro demorou muito para desenrolar, até a página 200 não tinha acontecido nada realmente relevante e a leitura se tornava massante, pois as personagens estavam sempre inseguras e desconfiando umas das outras e isso ocorreu até a última página.

Não é ruim, mas também nao é bom.

Hanna Carolina | @mundinhodahanna 12/03/2022

Que livro foi esse...
Eu nem sabia da existência desse livro, até que vi por aqui no Skoob. Depois de um tempo, pude ler e foi uma experiência incrível. As personagens são muito bem elaboradas e construídas e dão um show de união, força e inteligência, mesmo quando o mundo conspira contra. É uma leitura que rende um misto de sentimentos, agonia, raiva, alma lavada em alguns momentos, etc. Gostei bastante de conhecer As Viúvas e vai ser um livro que ficará marcado por muito tempo em mim.

tata 24/03/2021

As Viúvas
Comecei adorando e terminei não gostando. Teria um potencial muito maior se os macho tudo tivessem morrido&sofrido do jeito que mereciam. Mas feliz pelas viúvas e é só isso.

Regina 03/05/2023

Bom livro
Um livro bem escrita. Uma leitura fácil, bem amarrado. Uma personagem muito chata e burra ( não citarei o nome). Bem desenvolvido. Recomendo

Felipe 20/04/2021

Muito bom!
Que livro incrível! Gostei muito da história e da escrita da autora! Vale muito a pena ler, é um livro pra descontrair! Muito divertido e engraçado em alguns momentos e com assuntos pesados/sérios em outros e é isso o que faz ser tão divertido! Tô empolgado pra ver o filme com o incrível Viola Davis!!!

João (Taylor's Version) 04/12/2020

Amei, simplesmente apaixonado, eba, uhu, dale, pqp.
Meu deus, livro bom ao extremo! A forma como a Lynda La Plante escreve cativa qualquer um. As viúvas merece cinco estrelas por ser um livro eletrizante, bem escrito, bem construído, com plots ótimos, personagens icônicas, um humor acido e por fazer o leitor não largar o livro por um sequer instante. É incrivelmente difícil um livro me fazer chorar, e esse conseguiu, assim como me fez gargalhar.
Para quem gosta de livros criminais que também foquem no desenvolvimento dos personagens, As Viúvas é perfeito.
Mesmo não tendo visto o filme e a serie dos anos oitenta, consegui imaginar as personagens da melhor maneira possível. As Viúvas merece mais reconhecimento, puta livrão.