Comece pelo porquê

Resenhas -

bettinacesario 28/01/2023

Clareza
O QUE: saber O QUE faz.
COMO: saber COMO fazemos O QUE fazemos.
PORQUÊ: poucos conseguem articular com clareza PORQUE fazem O QUE fazem. Qual é seu propósito, sua causa ou sua crença. POR QUÊ sua companhia existe? POR QUÊ você sai da cama toda manhã?

PORQUÊ > COMO > O QUE = CÍRCULO DOURADO. Mostra como bons líderes inspiraram ação em vez de manipular as pessoas para que ajam. Tudo começa de dentro para fora, tudo começa pelo porquê.

O PORQUÊ existe na parte do cérebro que controla os sentimentos e as tomadas de decisão, mas não a linguagem (sistema límbico). Já os O QUÊs existem na parte do cérebro que controla o pensamento racional e a linguagem (neocortex). Comparar a biologia do cérebro com a configuração tridimensional do Círculo Dourado revela um profundo insight.

As pessoas não compram O QUE você faz, mas O PORQUÊ você faz... e o mais difícil não é descobri seu PORQUÊ, mas sustentá-lo.

Anna Martins 25/01/2023

Conteúdo voltado para quem tem potencial pra ser fã de grandes corporações. Em relação a estrutura, esses livros de negócios costumam ser compilados de textos e muitas vezes acabam ficando repetitivos. Alguns argumentos são apresentados em todas os seções como se já não tivessem sido citados. Retomar o raciocínio é uma coisa, repetição é outra.

Camilittle 22/01/2023

Ótimos Exemplos práticos
Livro muito bom e com vários exemplos de e
Presas reais, porém um pouco repetitivo. Me arrastei na leitura pois não é bem o estilo que gosto, mas bom terminar e tentar usar algumas dessas lições no dia a dia.

Italo F 22/01/2023

O início do livro é muito bom, mostra o porquê devemos iniciar qualquer coisa na vida e não só pelo o quê. Mas ao longo do livro se torna repetitivo, visto que a ideia principal é mudar a forma como fazemos as coisas e inspirar.

Leituras da Luhh 21/01/2023

Comece pelo Porquê
O livro fala claramente sobre propósito. Porquê fazemos o que fazemos, qual o motivo. Pessoas que tem um forte propósito conseguem nos inspirar e fazer com que sigamos suas ideias defendendo sua causa. Existem 2 maneiras de influenciar o comportamento humano: manipulação ou inspiração. Trazendo para o mundo dos negócios: manipulação você consegue influenciar no curto prazo, fazer negócios e fechar transações; inspiração você cria uma relação duradoura de longo prazo, cria fidelidade de todos: clientes, funcionários, fornecedores. Para toda empresa ou pessoa que quer ter sucesso na vida, recomendo começar buscando o seu próprio porquê.

GiAlia 15/01/2023

Qual seu porquê?
Meu porquê é tornar os locais de trabalho mais atrativos e respeitosos, através de um estruturação corporativa condizente com a legislação e liderança.

Levar respeito aos CNPJ?s e CPF?s.

E se quando alguém nos comparar com outra pessoas dissermos: nao sou melhor que essa pessoa mas sou muito melhor do que eu fui ontem.

ótima leitura!

Stefrancisn 15/01/2023

Interessante
Neste livro, Simon Sinek nos elucida sobre um aspecto intrigante comum a qualquer empresa que tenha sucesso notável: um forte senso de propósito, ou seja, um ? porquê? muito bem definido.
Este propósito pouco tem a ver com o sucesso financeiro e sim um motivo muito mais intrínseco. Este ?porquê? de cada empresa é o que nos gera essa sensação de ? pertencimento ? e nos faz comprar através da emoção gerando uma taxa de fidelização exorbitante e resultados duradouros e notáveis.
Indico a todos empresários !

Carla Carolina 02/01/2023

Esse é um bom principalmente para quem tem ou quer ter seu próprio negócio, pois o autor fala da importância de saber o POR QUÊ da existência do seu negócio

pedro.pisa 01/01/2023

Essência de criar e prosperar instituições
O livro aborda d maneira simples, direta e objetiva os fatores que produzem organizações de sucesso. Associando com aspectos da biologia, o autor mostra a importância de conhecer, entender e difundir os nossos porquês dentro das organizações que criamos e promovemos.

a.cafreire 01/01/2023

Uma boa direção sobre começar pelo porquê.
O livro nos mostra o conceito do Círculo Dourado em que a parte mais importante é o porquê de algo ser feito, e isso pode ser aplicado em diversos sentidos das nossas vidas tanto pessoal como profissional.
Durante a leitura tive diversas reflexões que são mostradas no livro sobre objetivos, e notei que quando desânimo de fazer algo como aprender algo novo, uma nova língua, iniciar um projeto, o porquê não está sem definido ou não estou alinhada com esse porque.

Recomendo a leitura, e apesar de ficar um pouco repetitivo em alguns pontos por resgatar histórias de grandes nomes como Steve Jobs, Gates e outros, o livro fecha com a "maratona de Ben" que trás uma grande reflexão sobre com quem devo competir? E é muito interessante como as coisas mudam na sua cabeça, quando você reflete sobre o assunto e todos os pontos abordados no livro.

Vanessa 31/12/2022

Comece Pelo Porquê
É uma leitura com vários exemplos que ajuda e dão ideias para dar um pontapé inicial. O Comece pelo Porquê é para quem quer abrir um negócio, que procura um sentido para a vida, que queira sair da monotonia. Tudo começa pelo Porquê "Por que você acorda todo dia?".

Os 3 pilares que o livro aborda é a chave para o grande sucesso seja ele pessoal, profissional ou mesmo para relacionamentos interpessoais. Sinek demonstra e prova em seu livro que é possível ser feliz, realizado e bem sucedido buscando inspirar e fazer feliz os outros.

Ingrid 31/12/2022

Resenha - Comece pelo porquê
“Comece pelo Porquê” é um livro de desenvolvimento pessoal, escrito por Simon Sinek, que nos traz o conceito do Círculo Dourado, e a importância do Porquê na vida e principalmente, em empresas.

Esse é um livro que pode ser mais aproveitado por empresários, mas também tem seu valor para qualquer pessoa física. Afinal, quem não quer viver a vida sabendo qual é o seu Porquê? Qual sua motivação, o que te move.

É uma leitura um tanto repetitiva, mas é rápida, então você facilmente consegue finalizar e extrair ótimos ensinamentos desse livro.

Então, o livro consegue mostrar como o conceito do Círculo Dourado está diretamente relacionado com a biologia. Como o ser humano, biologicamente, tem mais dificuldades em colocar em palavras coisas como seu Porquê.

Nós facilmente conseguimos expressar O Que fazemos, e Como fazemos. Mas Porquê fazemos? Essa é a parte mais complicada.

O livro nos traz diversos exemplos de fundadores de grandes empresas que conseguem personificar o Porquê da empresa. E assim, inspiram seus funcionários, e conseguem repassar isso aos clientes.

Empresas como Apple, Microsoft e Walmart, que acabaram se perdendo com a saída de seus fundadores. Que encontraram o caminho de volta com seu retorno, mas que tem dificuldades em seguir sem eles.

Para esses empresários, que inspiram tanto, não é fácil tornar concreto o seu Porquê. Não é fácil fazer com que seus sucessores compartilhem desse Porquê e mantenham a empresa no mesmo ritmo.

Foi muito interessante ler sobre essas empresas, mesmo que pouco, e entender como elas chegaram onde chegaram. Para os pequenos empresários, esse livro também é importante, para tirar inspiração e conseguir entender qual o Porquê que move sua empresa, e você mesmo.

Livro super recomendado, uma leitura rápida, cheia de bons exemplos, que vai te ajudar a entrar no caminho certo para atingir seus objetivos.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Rafa 28/12/2022

Um livro para refletir sobre o quanto estamos alinhados com os nossos porquês! A ideia do Círculo Dourado, mostra o quanto é necessário estarmos não só alinhados, mas convictos da causa, motivo o PORQUÊ de fazermos algo e de não se esquecer disso, independente dos desafios e vitórias, sempre volte-se ao Porquê!

Luana 23/12/2022

Inspirador
Para mim faz muito sentido a ideia desse livro, é uma leitura um pouco extensa e as vezes um pouco repetitiva mas que traz ideias que precisam ser lidas é que precisamos refletir

annacmoitinho 15/12/2022

Comece pelo porquê
Livro que te traz para a realidade e te indica como analisar, seja empresarialmente, seja de cunho pessoal.
É uma filosofia de vida, que traz vários ensinamentos que te indica um caminho a seguir, não é uma receita de bolo.
Gostei bastante de terminar o ano com Simon Sinek