Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

José Carlos 30/08/2021

Uma fantasia nacional leve e interessante
O livro começa com um clima que faz lembrar de 1984, típico de distopias totalitárias. As duas nações principais são o exemplo clássico do combate entre uma nação que vive o ideal comunista e outra o ideal do liberal, e ambos tem profundas falhas. O livro que logo parte da distopia política para a fantasia. O universo apresentado tem coisas interessantes e a forma de apresentação da narrativa alternando entre os personagens ajuda a prender na história. O livro peca por apresentar muitos personagens mas não desenvolver profundamente eles. Sem revelar nenhum spoiler, a resolução final pareceu muito simples. No mais é uma leitura leve, uma boa diversão, e deixa alguns elementos que devem ser explorados nos próximos livros que o autor pretende escrever.

Evonir 13/08/2021

Uma história repleta de referências e reviravoltas que se revelam aos poucos. Uma grande miscelânea (no bom sentido) de tudo que uma boa aventura épica deve ter. De piratas a hipogrifos, de mocinhos a bandidos, de democracia a corrupção e regimes totalitários. Ótima leitura que nos faz questionar nossa própria realidade e contexto social.

Marcel 12/08/2021

Não é mais uma história juvenil, é mais que isso.
Confesso que para alguém como eu, que já está BEM saturado de histórias de fantasia envolvendo adolescentes, esse livro me surpreendeu!
Eu digo fantasia mas percebo que a trama tem mais elementos de distopia, um pouco mais leve que outras já conhecidas como Jogos Vorazes e Divergente. O autor nos apresenta diferentes países, com diferentes tipos de governos, sendo um mais capitalista e outro mais socialista porém ambos extremamente incompetentes, cada um a sua maneira, e também uma organização perigosa que lembra a covarde extrema-direita mundial. Também podemos ver como esses três tipos de organização manipulam a realidade para enganar populações e assim manter, ou conquistar, poder. O livro poderia ter um mapa, até para ajudar o leitor a se localizar, talvez.
O final traz os destinos que cada personagem principal assume (a Gray é minha favorita, mais madura e determinada), e eu diria que eles foram felizes até demais, então estou curioso para saber como que essa trilogia vai continuar.
É ótimo descobrir e apoiar uma obra de fantasia nacional!

Eduardo.Anjos 05/08/2021

Krystallo é Surpreendente
Acho que de todos os livros de fantasia que já li, nenhum tinha os mesmos elementos de Krystallo. Mas do que elementos como magia e criaturas mágicas, ele traz conflitos políticos, tecnologias avançadas e até discussões sociais bem pertinentes. Sem dúvida uma leitura muito importante para os amantes do gênero. Um trama original, muito bem desenvolvida e com personagens carismáticos.

Maria Lucia 28/07/2021

Ótimo livro de fantasia com críticas históricas e politicas
É um livro de fantasia que instiga o pensamento reflexivo, que contribui para análise de nossa realidade social, percebendo as sutilezas das mazelas de sistemas sociais e suas implicações históricas, politicas e sociais. Para quem gosta de filosofia, história, sociologia e ciência política recomendo muito a leitura!

nanda_enfimresenhei 24/07/2021

Ótimo livro distópico e NACIONAL
Resenha

Em um futuro distópico, Econ e Opus são dois países que ficam no continente Emperon. A guerra entre as duas nações já perdura por mais de um século e, aparentemente, está longe do fim. Embora haja essa rivalidade perceptível, anteriormente, eles acabaram se aliando para acabar com Crátia, outro país do continente. A busca de Econ e Opus é para deter o poder dos cristais amarelos, nomeados de Krystallo, que são fontes de energia ilimitadas. Afinal, a energia é o poder. É o que é capaz de sustentar os Estados e amenizar o que acontece ?por trás dos panos?. Porque, sim, tem muita coisa que as pessoas nem sonham que está ocorrendo.

?E, afinal, quando uma mentira é repetida mil vezes, acaba se tornando verdade, não é mesmo??

Além da guerra, os governos dos países são autoritários, ou seja, controlam tudo e todos. E não há nenhuma melhora à vista, já que, a cada dia, eles se tornam mais fortes e os indivíduos mais contidos. Inclusive, isso acontece com Tomé Stalmer, um jovem que vive no país Econ com sua mãe e seu irmão, Ricardo. Ele vive normalmente, estudando em casa através de vídeo aulas e se preparando para, um dia, ser alguém. Ou seja, é um privilégio que muitos nem sonham em ter. Em um dia tranquilo, dentro do que se pode esperar, ele acaba se deparando com uma situação estranha, que o manda para outro continente: Parsagena. No entanto, pouco se fala sobre esse lugar para os cidadãos, muito por conta do governo não achar ?adequado? dar mais informações sobre. Isto é, tudo é novidade para Tomé.

?Para ganhar uma partida, às vezes nem temos que movimentar todas as nossas peças, mas também pode acontecer de esquecermos alguma que poderia ser útil pelo simples fato de não possuirmos o costume de usá-la.?

Enquanto é narrado a ?vida nova? do garoto neste local, por outro lado, se analisa também o dia a dia de Gray Frost, outra adolescente, só que moradora de Opus, o país que vive em pé de guerra com Econ. Gray, contudo, é muito estudiosa e deseja chegar à faculdade. Para isso, precisa se dedicar muito, justamente para não depender de ninguém além do que ela mesma. Entretanto, tudo muda quando ela é surpreendida no dia do seu aniversário de 16 anos: ela sofre um sequestro. Quando acorda, se vê cercada por outros jovens que sofreram exatamente o mesmo que ela. Eles estão em um navio, sem saber o rumo que tomará. Porém, ela não aceita que tudo fique como está, sem mais nem menos. Portanto, quando surge uma oportunidade, percebe que é hora de lutar.

?Bons livros só dependem de uma coisa: boas histórias.?

Ao longo da história, é possível perceber que os governos de Opus e Econ deixam algumas informações bem escondidas mesmo, uma vez que eles não querem que os moradores saibam do que se trata, de verdade, a guerra, e o porquê ela não ter chegado ao fim até hoje. Pois, de certa forma, eles têm aquele pensamento de que o quanto mais as pessoas sabem, mais elas questionarão as atitudes de terceiros. As aventuras tanto de Gray quanto de Tomé, com suas respectivas vidas, os levam a lugares inimagináveis, fazendo com que eles comecem a descobrir alguns segredos, bem como organizações um tanto quanto secretas também.

Opinião

Eu nunca havia lido um livro de fantasia escrito por um autor brasileiro, mas posso dizer que sofri uma grata surpresa. Não esperava que fosse gostar tanto de Krystallo, porém, aconteceu. A escrita de Raphael é envolvente, você quer sempre saber mais e mais. Todo o ambiente criado foi primordial para que pudesse me sentir inserida na história e participar das aventuras junto com os personagens. As críticas feitas aos governos também foram muito bem elaboradas ? e necessárias, vale ressaltar. Ainda mais para o momento em que vivemos, né?

Eu amei cada detalhe do livro, achei interessantíssimo toda a ligação entre os protagonistas ao decorrer da história. Tem bastante ação, o que eu, particularmente, sou apaixonada. Li-o em poucos dias, já que fiquei bem encantada com a história por completo ? ainda que alguns pontos tenham me feito tirar meia estrela na avaliação. Por exemplo, acho que faltou um pouco uma maior descrição dos personagens. Não consegui visualizá-los na minha mente, porque as características deles foram faladas poucas vezes. A questão dos capítulos intercalados sobre Tomé e Gray me fez ficar um pouco confusa também, me senti um pouco perdida quando parava a leitura e depois retornava.

Maria Tereza 21/07/2021

Uma fantasia com toques de realidade
Krystallo é uma obra incrível. É uma fantasia sobre política, sobre mundos diferentes e separados, sobre descobrir um universo inteiro fora da nossa bolha. Ele traz um tapa na cara de tão semelhante com a nossa realidade.

Que surpresa e que honra receber esse livro, com uma história tão bem construída e uma crítica tão coerente. Eu recomendo que todas as pessoas que gostam de fantasia, mistérios e uma boa narrativa, conheçam esse livro imediatamente.

Veja a resenha completa no meu IG @uchihachanleu

site: https://www.instagram.com/p/CRh9vQ2rbzC/

Cyy 20/07/2021

Um livro sobre política em um universo de fantasia
Gostei bastante do livro, achei que o enredo se desenvolveu super bem. O universo em que se passar é muito bacana e é bem focado em uma luta política.
Quando fui começar a ler, não era o que eu esperava, mas achei ainda melhor por ser da forma que é.
No final, eu achei que foi bem corrido e poderia ter sido mais detalhado, como todo o começo e meio do livro estavam sendo.
Mas de modo geral, curti bastante o universo e os personagens :)

Kah.Ximenes 19/07/2021

Melhor fantasia nacional, sem sombra de dúvidas!
" No mais, você se encanta, se entristece (e se emput3ce rs) junto com os protagonistas ao saber das histórias fora dos portões de Econ e Opus.

Krystallo tem uma forte crítica social, assim como a jogada do cunho político e educacional são excelentes. Além de que o enredo, a construção dos personagens e tudo dentro desse livro são tudo muito bem feito. Muito bem pensado e com uma genialidade fora do comum. "

Uma ótima fantasia nacional e que eu super recomendo!

Resenha completa no instagram: @nichoroxo

Laura 19/07/2021

"?? ??????? ???? ??? ????????? ????? ????."

Fiquei muito feliz quando fui convidada pelo @raphaelfraemam para ler Krystallo!

Sua obra possui 2 protagonistas: Tomé, que mora em Econ, um país capitalista e desenvolvido, mas desigual. E Gray, que vive em Opus, com um governo voltado para o socialismo. Estes países travam uma guerra há mais de 100 anos por um cristal de energia infinita que os abastece.

Por acaso, um dia Tomé filma um atentado contra Econ, sem querer. Dias depois, ele tem seu celular roubado, e durante a perseguição para recuperá-lo, ele acaba sendo teletransportado para outro local. Enquanto isso, no dia de seu aniversário, Gray é sequestrada e vai parar em um navio com outros jovens que também haviam sido raptados.

O desenvolvimento da história é cheio de aventuras, com criaturas mitológicas, piratas e magia, ao mesmo tempo que possui muitas reflexões políticas. Krystallo é um livro que eu recomendaria muito para quem está começando a praticar a leitura, pois é voltado para um público juvenil.

O que mais me agradou foi a forma como o universo foi construído, destacando várias diferenças culturais (envolvendo até comida) entre os personagens. Além disso, o autor não deixou pontas soltas no final! Por fim, os personagens são muito divertidos, mas eu gostaria de ter me aprofundado um pouco mais neles.

Se você gosta de uma mistura de fantasia + distopia + aventura, deveria ler Krystallo!

Renan 02/07/2021

Além das fronteiras
Está procurando um bom livro de aventura leve e divertido? Recomendo muito que leia Krystallo!
Esse primeiro volume, de uma futura trilogia, conta a história de Tomé e Gray em diversos percalços envolvendo os artefatos chamados de ?krystallos?. Este livro é uma clássica aventura, mas que discute muitos assuntos extremamente atuais como segregação, extremismo e manipulação da informação. É muito fácil associar o que acontece em ?Krystallo? com o que vivemos no Brasil e no mundo hoje em dia.
Recomendo que dê essa chance a Krystallo e ajudem a divulgar esse livro.

Jessica1248 30/06/2021

Política
"Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem?"

"Tratar diferente só por conta do país de nascimento é discriminar. É segregar."

"Quando é que você vai entender que não é porque o governo atual é ruim que temos que legitimar outro pior?"

Comecei lendo esse livro sem saber nada, não li resenhas, nadinha. Acreditava ser um livro 100% fantasia, mas me enganei. E foi uma grata surpresa ver que estava lendo algo distópico com fantasia, adoro quando os autores mesclam os gêneros.

Adorei a ambientação e os saltos, de cada capítulo ser de um personagem diferente e com visões a respeito do local em que reside. No caso, Tomé de Econ e Gray de Opus, então temos a oportunidade de conhecer sobre cada local e o regime político. A reviravolta na vida de ambos é gigante e cada um vive aventuras únicas, mas com desfecho em uma mesma coisa.

Gostei que ao fim do livro, tivemos pequenos trechos de outros personagens (que inclusive estava me perguntando o que tinha acontecido com eles). Achei que no final tudo foi resolvido muito rápido e de maneiras "fáceis", umas enganações bobas e tals. Mas no geral, gostei muito da história, e o final já me deixou curiosa se terá uma continuação, afinal tem um personagem por aí que não se teve notícias. No aguardo.
Gisele.xl 01/07/2021minha estante
Esse título é gatilho pra CC ?

Jessica1248 01/07/2021minha estante
Muitooooo kkkkkkkkkkk

Caroline.Dias 25/06/2021

Fiquei encantada com esse livro
“Lá em Econ, só os ricos vivem bem, enquanto as ruas são infestadas de pessoas sem-teto, sem comida e sem oportunidade de vida. Sempre seja muito agradecida por estarmos do lado certo do mundo, minha filha”, ouvia a sua mãe falar vez ou outra."

Descrição:
As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar.

As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.

---
Fiquei encantada com esse livro, sou suspeita para falar por gostar de uma boa aventura, mas realmente o livro é incrível, começo meio e fim.
Explosões, sequestros, escorpiões gigantes, hipogrifos, o livro é muito bem recheado, muito bem escrito e cheio de detalhes, com capítulos curtos, e sempre nos instigando a querer "só mais um capitulo".

Livro disponível no Kindle Unlimited