Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

Camila.Oliveira 16/10/2020

Simplesmente INCRÍVEL
Tudo nessa obra me surpreendeu e me prendeu a ela. Os personagens, a narrativa, o universo inteiro de Krystallo, e toda a mensagem que a obra passa para nós. Recomendo super!

Beatriz.Patrocinio 16/10/2020

Jornadas para Além das Fronteiras
A dica de hoje é de “Jornadas para Além das Fronteiras” primeiro volume da saga Krystallo, uma obra do autor nacional Raphael Fraemam. A história é algo muito diferente do que eu já li e isso me surpreendeu muito.
Em Emperon, persiste uma guerra que dura mais de cem anos pelo controle dos Krystallos de energia entre as duas maiores potências do continente, se não do mundo, Econ e Opus. Desses dois países surgem os protagonistas da trama, de Econ conhecemos Tomé Stalmer e de Opus, Gray Frost. Esses dois personagens não possuem muitas coisas em comum, além do fato de ambos serem enganadas pelos seus governantes, bem como toda a população.
Depois que Tomé presencia algo inacreditável, ele começa a desconfiar do governo. Mas, o garoto não imaginaria o que estaria por vim e muito menos que seria teletransportado para um loca totalmente desconhecido. Já Gray é sequestrada no dia do seu aniversário por uma sociedade secreta e acaba indo parar em um navio com outros jovens. A partir, disso começa as jornadas desses dois protagonistas. O autor constrói a narrativa intercalando os capítulos narrados por Tomé e Gray, o que nos traz uma percepção maios do que acontece nos locais em que os dois estão.
A escrita do autor é bem detalhada e isso me colocou dentro da narrativa, sendo possível imaginar todas as cenas em minha mente! Cheio de personagens cativantes e reviravoltas, “Jornadas para Além das Fronteiras” é um ótimo livro para quem gosta de distopias e fantasias. Então, se você gosta desses gêneros, recomendo muito que leia essa obra nacional!

site: https://www.instagram.com/beatriznpatrocinio/

maxxiezzx 19/10/2020

?????+?
?? "Tomé e Gray foram tirados de suas casas, famílias e amigos para lugares totalmente diferentes. Onde descobrem que tudo que viveram até o momento é uma grande mentira e que tem muito mais por trás do que apenas um povo alienado e um governo manipulador."
?? "Dois países diferentes, mas com os mesmos intuitos e com a mesma ideologia de alienação da população, onde a tecnologia é seu maior meio. Juntos, porém separados, eles lutam para salvar seus amigos e família de uma nova tirania que está por vir. Eles correm contra o tempo, será que eles conseguem salvar o que chamam de lar de uma nova fase de alienação, e o pior, alienação dos jovens?"

?Krystallo me mostrou bastante sobre laços familiares e sobre amizade. Um nacional que realmente vale a pena ler, te faz entrar numa aventura onde as máscaras caem, onde não se pode esperar de mais ninguém do que de você mesmo por uma mudança. Esse livro me mostrou que a fantasia nacional pode sim ter um que de Harry Potter e outras fantasias incríveis e ser tão maravilhoso quanto!

@espaco_da_leitura 21/10/2020

4,8
A história foi incrível e a escrita do autor é muito boa. Porém, achei o final um pouquinho corrido, acho que teria sido melhor mais páginas para poder ter desenvolvido mais, então minha nota na verdade seria 4,8.

Tais Fernanda 26/10/2020

Uma fantasia distópica incrível!
Econ e Opus, dois grandes Estados, travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia, os Krystallos.

Tomé é de Econ e ele presencia um atentando no grande prédio de Babel. Ele filmou tudo na hora da explosão e ao rever a filmagem diversas vezes, acaba percebendo algo estranho: um pássaro azul saindo do prédio e carregando algo preto. Ao chegar em casa dias depois, ele se depara com uma moça roubando seu celular. Ao segui-lá, Tomé acaba sendo transportado para outro local.

Gray é de Opus e no dia do seu aniversário é sequestrada. Ela acaba indo parar em um navio com outros jovens da idade dela.

Uma fantasia distópica incrível! Sai totalmente da minha zona de conforto lendo esse livro e foi uma surpresa muito boa. Inclusive, se tornou um favorito ❤

Os capítulos são alternados pelos dois jovens, Tomé e Gray, e vez ou outra temos a visão de outros personagens importantes também.

O livro é repleto de ação e aventura com um toque de magia e tem piratas. Também fala sobre a política dos Estados e vemos como o governo é capaz de manipular a sociedade. Então assim, é tudo em um único livro; se você quer um livro completo, ta aqui! Hahaha além disso, o Raphael tem uma escrita fluída e objetiva, uma delícia de ler.

💬 QUOTE:
"... assim como no xadrez, precisamos considerar todas as nossas opções. Para ganhar uma partida, às vezes nem temos que movimentar todas as nossas peças, mas também pode acontecer de esquecermos alguma que poderia ser útil pelo simples fatos de não possuirmos o costume de usá-la."

Karina.Motta 02/11/2020

Quaisquer semelhanças com a realidade não é mera coincidência.
Caramba, que livro!
Uma fantasia nacional cheia de referências históricas moderna e contemporânea, portanto, quaisquer semelhanças com a realidade não é mera coincidência.
Um livro eletrizante, onde cada final de capítulo tem um gancho que não te deixa querer largar a leitura.
Um destaque especial para as mulheres, todas as personagens são maravilhosas, fortes, inteligentes e líderes, deixando os homens em segundo plano, até mesmo os personagens centrais. Não consegui, por exemplo, ter muita conexão com o Tomé, mas os outros compensaram, rs.

vane 06/11/2020

Krystallo me entregou tudo!
Vou confessar uma coisa para vocês (que possivelmente vocês já tenham notado): fantasia é um dos meu gêneros favoritos. Gosto de como os universos novos são criados, de como a política é um alvo de críticas e reconstrução, e principalmente de como os personagens tem todas suas certezas estilhaçadas quando encontram os furos no roteiro de um governo que diz proteger e lutar por sua população. ?
E Krystallo me entregou isso. ?
Além de inúmeras reviravoltas no decorrer do obra ? o que sempre é um bônus, temos personagens fortes e valentes. As personagens femininas são incríveis, fortes e únicas, cada qual a sua maneira.?
A obra de Raphael Fraemam traz a guerra sem fim entre Econ e Opus, as maiores nações de Emperon.?
No decorrer da trama tomamos mais conhecimento sobre a existência e funcionalidade dos krystallos, e como ambas as nações agem com a população sempre dizendo que estava tudo bem.?
A discussão sobre política e temas como opressão, ditadura, preconceito, manipulação por meio das redes sociais, é extremamente impactante de importante. ?
Demorei um pouco para mergulhar de cabeça na leitura, um pouco por causa da ressaca literária e também porque mergulhar em um universo completamente desconhecido para mim. A escrita é detalhada e incrível, trazendo lugares e personagens cativantes.?
Facilmente me peguei torcendo para o sucesso do Esquadrão Delta, a sobrevivência de Tomé nessa aventura no desconhecido, o retorno de Gray para quem ela ama. Assim como fui conquistada por piratas ? principalmente por Colosso. Torci muito para que tudo desse certo para Ricardo, Celina, Maggi e principalmente Jinan.

Pedro.Augusto 19/11/2020

Velha briga entre o roto e o rasgado
Tomé se sente preso em sua própria vida, principalmente diante da educação tão engessada de seu país, porém, no momento em que cruzou olhares com a invasora de seu lar aprendeu, dolorosamente, que nunca deveria ter desejado uma mudança em sua tediosa rotina.
Sem saber o que lhe acontecera, além de ter acordado em uma paisagem totalmente desconhecia, confuso, caminhou a esmo até encontrar uma cidade onde os guardas lhe incutiram uma responsabilidade que custou a descobrir seu motivo.
Após muito desentendimento e um bocado de medo, encontrou alguém que se dispôs a lhe escutar os lamentos, o presenteando com a resposta que tanto aguardara. Retornaria para sua casa.
Acompanhado de um dos mais prestigiados esquadrões do país para que fora teletransportado, embarcou em uma aventura recheada de perigos incalculáveis e reviravoltas que culminaram em eventos que consagraram a vitória de seu país sobre uma terrível organização que pretendia controla-lo. Essa era a “Ordem do dragão”.
Em um breve período de calmaria, Tomé encontrou a jovem Gray, uma pacífica e inteligente residente do país inimigo ao seu, porém que compartilhava de um mesmo male: a tentativa de golpe por parte da “Ordem do dragão”.
Apesar de ter uma participação completamente diferente a do garoto, Gray também foi sugada para o centro de eventos maquiavélicos contra sua vontade.

Confira essas e mais histórias de personagens intimamente conectados à um grande e único acontecimento que pode levar o mundo à uma nova escravidão e consequente destruição.

site: https://www.instagram.com/entremagasedemonios/ e https://www.facebook.com/entremagasedemonios

Jordy- twitch.tv/viajantedocosmos 19/11/2020

Fantasia distópica
O ritmo da história é muito bom, intercalando com muita ação, exploração e capítulos mais calmos, mas com muitas revelações acerca dos mistérios da trama. A escrita do autor é bastante fluida e isso ajuda na leitura.

O jogo político presente é bem interessante e fica evidente a referência com o nosso mundo. Sobretudo na representação das......

O resto da resenha se encontra no IG @binoculoliterario

site: https://www.instagram.com/p/CHykaKbjRgr/

Thuus 03/12/2020

Já tem uns dias que terminei e posso dizer que é um prazer e uma alegria para a literatura nacional.

Não sei se encaixa no gênero fantasia talvez se encaixe melhor como distopia.

Krystallo é narrados sob dois povs principais: o de Tomé e o de Gray.

Os adolescentes são de países diferentes onde um é super tecnológico e avançado enquanto o outro é o oposto. Os países lutam um contra o outro numa guerra civil que já dura mais de 100 anos. É em meio a governos ditadores e governanças suspeitas que Gray é sequestrada por uma organização no dia de seu aniversário. Enquanto Tomé, após ter visto algo que não deveria, acaba indo parar num reino em que diziam nao haver civilização. A partir daí os jovens se vêem cada um em uma jornada cheia de aventuras e muitas descobertas.

O livro é muito bem escrito e tem uma narrativa super envolvente. É incrível como o autor usou da aventura para fazer murais críticas a nós seres humanos.

Governos com ideologias ditadores, desigualdade, ignorância e falta de transparência. A guerra, a ideia de um país mais capitalista e outro mais comunista.

Você começa a ler e vai fazendo várias ligações com a atualidade, é incrível.

E em meio a tudo isso tem os cristais que é motivo de ambição por todas as partes.

Os personagens, não só os protagonistas são muito simpáticos, agregando mais ainda para o livro.

O autor usou de muitos artifícios para implementar a história e na minha opinião funcionou muito bem.

A história terá sequência e esse começo foi esplêndido.

Pequenos detalhes no final me impediram de dar 5 estrelinhas.

E na minha opinião a Gray teve muito mais relevância na história do que o Tomé, mas podemos observar mais na sequência.

Novamente quero mencionar o quantp fico feliz por ser uma obra nacional.

Super recomendo!

Hilma 14/12/2020

Uma jornada empolgante
Quando recebi o livro, já percebi que iria gostar... Mas não imaginava que seria tanto! Cada capítulo te deixa com um "gostinho" de quero mais. A leitura é fluida, a narrativa bem amarrada e a ideia, genial. Terminei a leitura sentindo orgulho de termos escritores brasileiros contemporâneos com tamanha qualidade.

Tuca 23/12/2020

Um dos melhores livros nacionais atuais
Um livro envolvente e cheio de mistérios a serem solucionados, me prendeu do começo ao fim.
Achei toda a história muito bem estruturada e cada sociedade, país e lugares bem trabalhados. Gostei muito de como foram tratados os problemas de cada país e as ideologias dos jovens personagens. As reviravoltas também me agradaram muito, quando tudo estava perdido ou ganho, o autor me surpreendeu com novos acontecimentos.
Ao longo dos capítulos temos uma troca de narradores, passando dos dois principais, Tomé e Gray, para o irmão do Tomé, Ricardo, para a amiga de Gray, Maggi, e até mesmo para alguns personagens secundários. Eu gosto muito disso, porque sempre me ajuda a ter uma visão melhor de todo o contexto do universo criado.
Ao final do livro algumas coisas aconteceram rápido demais (o que me incomodou um pouco) e outras ficaram em aberto, que eu acredito que serão trabalhadas nos próximos livros (que eu espero que não demore muito para serem lançados).
E sabem qual a melhor parte?? É um livro de fantasia e é NACIONAL!!

site: https://www.instagram.com/p/CIT9NLOgaEn/

Edu | @leituraelfica 23/12/2020

Esse livro foi tudo pra mim
Não sei se ainda estou em condições de escrever uma resenha sobre um dos livros favoritos do ano pra mim.

Onde todos os elementos que eu gosto estavam presentes, os protagonistas são ótimos e com personalidades construídas além do amadurecimento de cada um ao longo da jornada que estão trilhando aqui.

O mundo com um toque de magia na medida, cheia de intrigas políticas e reflexões necessárias (o tanto de quotes que eu marquei vocês não tem noção).

Acho que é um livro que eu indico pra quem gosta de fantasia ou pra quem quer começar a ler fantasia. Apesar do arco "se fechar no final" fica espaço pra ser trabalhado em um segundo volume que o próprio Raphael Freamam já anunciou e eu estou extremamente ansiosa.

Simplesmente perfeito S2 comprei o livro físico e pretendo reler novamente antes do lançamento do segundo.
Leiam, leiam e leiam!!

Felipe 26/12/2020

Após o final da Segunda Guerra Mundial, um rápido processo de mudança na configuração política no mundo. Podia-se ver uma grande polarização do mundo em dois blocos, um capitalista e outro socialista. Na América Latina, essa polarização exerceu grande influência nos governos. Os Estados Unidos chegaram a apressar a formação de alianças regionais com vistas a combater a expansão soviética e comunista na América Latina.

À época, o inimigo dos EUA não era mais representado pelos antigos regimes autoritários de tendência fascista, mas por governos reformistas ou movimentos sociais capazes de pressionar o governo por reformas políticas e sociais, o que prejudicaria os interesses norte-americanos. Naquele período, a exportação de ideais norte-americanos para o Brasil não se dava apenas por meio da ação de emissários e viajantes.

Também foram enviadas grandes expedições científicas ao Brasil. Diversas traduções foram levadas ao nosso país por editoras estadunidenses. No cenário descrito, era possível constatar uma grande influência dos autores estadunidenses sobre os autores nacionais brasileiros.

A Guerra Fria acabou há quase 30 anos, embora conflitos entre Rússia e Estados Unidos instilem em alguns analistas políticos a crença de que elementos daquele período ainda estão presentes nos dias de hoje. Ela chegou a inspirar diversos autores tanto no período em que vigorou quanto após o seu término.

Em “Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras”, livro lançado pelo autor brasileiro Raphael Fraeman em 2018, vemos um enredo ambientado em um mundo fantástico que muito se assemelha ao contexto político da Guerra Fria. Econ e Opus eram as duas maiores potências do planeta e estavam em conflito. Econ representava o futuro e o progresso. Opus, por sua vez, representava o atraso e o retrocesso. O conflito mencionado anteriormente decorre de disputas por cristais de energia.

Naquele contexto, acompanhamos Tomé Stalmer, ao qual um dos focos narrativos do livro se dedica. Ele morava em Econ e era o segundo filho de Ângela Stalmer. Era um estudante com facilidade de aprendizado. Após alguns acontecimentos, um dos quais mencionarei ao longo desta resenha, Tomé tem o seu celular roubado e, na tentativa de recupera-lo, se envolve em grandes aventuras.

O outro foco narrativo da história se dedica a jovem Gray Frost. Habitante de Opus, a narração da vida de Gray nos permite conhecer melhor a potência. Em Opus, a prática da escrita como um Lazer era proibida. Educação e saúde eram gratuitas.

Gray era exemplar tanto como filha quanto como aluno. No dia do seu aniversário, ela é sequestrada. Inicialmente, explicações para o ocorrido não são fornecidas. Em meio ao sequestro, acaba chegando a um navio, Katrina. A partir deste momento, passa a vivenciar as aventuras narradas ao longo do livro.

Gostei muito da forma como a história foi contada. Cada capítulo terminava em meio a um acontecimento impactante que despertava a minha curiosidade a respeito do que aconteceria no próximo em que o foco narrativo se encontrava. É uma história para ser lida rapidamente.

Uma vez que o enredo é dividido em dois focos narrativos, concluimos a leitura de um capítulo diante de um gancho para dois capítulos a seguir. Isso estimula o leitor a concluir a história em um breve espaço de tempo. A escrita do autor é leve, o que impede a exaustão do leitor e permite que ele abstraia as principais reflexões trazidas pela história.

Para mim, o ponto forte da história está em sua originalidade. Raphael Fraeman reinventa criaturas mágicas contidas em outros livros de ficção e os adapta ao universo que criou em Krystallo. O exemplo mais ilustrativo disso está na aparição dos piratas na história.

Conclua a leitura da resenha no blog. Caso tenha gostado da resenha e deseje ler outras nos mesmos moldes, siga o perfil no instagram: @literaturaemanalise

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2020/12/resenha-krystallo-jornadas-para-alem.html

Hobbits Leitores 29/12/2020

“Krystallo – Jornadas para além das fronteiras”, de Raphael Fraemam
Ao começar a leitura de Krystallo, deparamo-nos com o capítulo “zero” que logo de cara prende a atenção. Através dele se começa a ter uma ideia do que vai gerar boa parte da trama nessa fantasia distópica maravilhosa, fazendo com que o leitor engate a marcha e pise no acelerador sem pestanejar!

Em Econ, somos apresentados a Tomé, estudante prestes a fazer mais um exame nacional, depois de passar os dias grudado na frente no computador, assistindo as caras aulas compradas com muito esforço por sua família.

Referidas aulas trazem um ensino selecionado com a versão mais favorável de Econ e não condizente com a realidade, que gera adultos um tanto cegos, como a mãe e o irmão de Tomé.

Em Opus, somos apresentados a Gray, também estudante, mas em uma realidade totalmente diferente de Tomé. A menina tem aulas presenciais que assiste em uma sala precária com mais de 300 alunos.

Neste início, já é possível notar as diferenças gritantes que existem entre os dois países, mas nem que por isso deixam de ter suas semelhanças, a começar pelo governo que ilude a população. Todos os livros e estudos existentes nos dois territórios trazem somente a ideologia e os deveres impostos pelo governo. De acordo com este, tudo que ficasse além da fronteira era arcaico e não importava, pois o conhecimento e o avanço tecnológico não existiam. Ledo engano!

Tudo muda quando o prédio do serviço de inteligência de Econ explode e, em Opus, Gray é raptada por um caminhão preto, logo no dia de seu aniversário.

A explosão estranha, tida como um ataque de Opus e assim divulgada pela mídia do governo, causa estranhamento a Tomé, pois referida explicação não fazia sentido para o garoto, que presenciara e gravara o acontecimento em seu celular.

Tais fatos se revelam o inicio da jornada dos protagonistas, que tem o seu mundo virado de cabeça para baixo: Gray se pega a bordo da estranha embarcação Katrina e Tomé, ao ter seu celular roubado, na tentativa de recuperá-lo, descobre-se no reino de Stae. A partir daí, começam a ter muitas revelações sobre a verdadeira face do governante de seus países e as dificuldades em seus caminhos se multiplicam.

Para defender a democracia, a população e seus entes queridos, os personagens precisarão fazer de tudo para evitar um golpe de estado que, até então, a venda da ignorância e da crença fiel em seus governantes não deixava enxergar.

Nesta aventura impressionante, de um lado temos Gray, Jinan e Maggi, de outro, Ricardo e Marion, e no meio de tudo isso o Esquadrão Delta (Cesar s2), todos colocando a vida em perigo para evitar que Econ e Opus, ocupados por um governo ruim fossem tomados por outro ainda pior! O que será que acontecerá com eles?

Em “Krystallo” encontramos organização criminosa, críticas arrebatadoras e construtivas, piratas, exércitos e criaturas fantásticas que tornam a história extremamente substanciosa e especial, porém o que mais encanta são os personagens, seus ideais e discursos.

E por falar nisso, nunca um discurso político em prol da humanidade e da democracia me emocionou tanto, e veio de um personagem para o qual o leitor torce o nariz no início da história.

O autor soube colocar as palavras certas na hora mais propícia, encaixando-as em um perfeito tetris. É muito gratificante ler uma obra assim. Com certeza virou uma das minhas fantasias favoritas, juntamente com O Senhor dos Aneis e a série O Legado Folclórico.

Raphael, meu filho! Continue esse trabalho incrível! Estou doida para saber quais serão as próximas aventuras da Saga Krystallo! Segundo livro #vemnimimseulindo

Por Babih Hilla.

site: https://hobbitsleitores.blogspot.com/2020/10/krystallo-jornadas-para-alem-das.html