Krystallo

@bibliotecadadi 27/11/2018

Resenha Krystallo
Nota 4
#resenhabibliotecadadi

No continente de Emperon, duas superpotências, Opus e Econ, travam uma guerra secular por causa do Krystallo amarelo, um cristal de energia.

Uma guerra que a princípio tem o seu objetivo, mas que esconde segredos que pode mudar o curso da história e a vida da população.

Tomé vive em Econ, e após presenciar um atentado na sede do governo, começa a se questionar o que o presidente está escondendo, qual a verdade por trás da guerra. E Gray é sequestrada em Opus no dia do seu aniversário.

Dois jovens tentando sobreviver e encontrar a verdade no meio do conflito.

Krystallo é uma fantasia nacional que aborda questões políticas, governos autoritários e busca pelo poder. Uma fantasia que cativa, e que ao mesmo tempo que faz a gente viajar para um novo local, traz questões atuais que nos joga na nossa realidade, fazendo-nos refletir.

A narrativa prende, e o autor mostra um pouco de cada desses dois países, o que cada um pensa, suas ideologias e planos para o futuro. A criação do universo é interessante, e foi fácil imaginar os locais e os persongens. Com uma narrativa alternada entre os dois protagonistas adentramos juntos com eles na história para desvendar os mistérios.

Gostei principalmente de Gray, uma garota forte e determinada. Já Tomé achei um pouco apagado na história, e não consegui me apegar ao personagem. Foi uma história boa e já quero logo a continuação. Recomendado!

Ley 10/11/2018

O que acham da literatura brasileira?
Conheci Krystallo recentemente e em suas primeiras páginas percebi que iria amar o tema. Krystallo: Jornada para além das fronteiras é um livro de fantasia cujo autor, Rafhael Fraemam, é advogado e brasileiro, mais precisamente residente de Recife-PE. Ele lançou esse livro em outubro e já conquistou corações, inclusive o meu.
A história tem como um dos principais temas a política e suas consequências. Não é um tema fácil de falar e é preciso bastante atenção para ter domínio sobre o tema. A princípio iremos conhecer duas grandes potências chamadas Opus e Econ, são países superdesenvolvidos controlados por um sistema abusivo, e sustentado por cristais (krystallos) de energia. São nesses países que Gray e Tomé moram respectivamente. É bastante notável que há traços de capitalismo e comunismo presente nesses lugares.
Por um terrível acontecimento, Gray e Tomé são o obrigados a abandonar suas famílias e sair de seus países. Até então eles não conhecem a total verdade do que acontece no lugar em que viveram, percebem que mentiram para as pessoas e vão conhecendo aos poucos a verdadeira verdade sobre seus governos.
Ao longo da trama, descobrimos que o que está a espreita do governo é algo pior do que imaginam, há uma sociedade infiltrada nas massas, com o objetivo de transformar um governo deturbado em uma ditatura. Além das críticas envolvendo política, Krystallo nos faz pensar: "E se ao invés de melhorar, entrarmos em um tipo de governo pior?". Afinal, é esse o objetivo do livro, um governo pior não é um governo.
Refleti bastante sobre esse livro, sobre as decisões que tomamos que às vezes viram uma verdadeira bola de neve. Esse é um daqueles livros que nos faz ver com mais clareza o que se passa ao nosso redor.

Monnique 01/12/2018

Uma leitura envolvente!
"Antes terra era poder, ouro era poder, mas hoje A ENERGIA É QUE É PODER! E vocês fazem parte do país mais poderoso de todos, porque vocês possuem uma fonte ilimitada de energia! "

Opus e Econ são países intimidantes,  detentores dos mais poderosos cristais de energia. Mas países com tamanho poder saberia utilizar tão bem esse atributo ?

Grey e Tomé são moradores desses respectivos países , e após terem suas vidas viradas ao avesso ,começam a perceber que os países os quais  conheciam e sempre viveram  não passam de uma farsa.

Kristallo é uma história intrigante, que em alguns pontos me remete a 1984 de George Owen , a cada capítulo se faz querer saber mais sobre o capítulo seguinte . Uma aventura empolgante a qual as reviravoltas são surpreendentes, contando com personagens inteligentes e determinados, que buscam forças nas lembranças de suas famílias para desmascarar os tiranos e trazer justiça para seu povo.

Chico Rosa (insta: @capa_de_livro) 09/12/2018

Leitura ótima
Resenha do livro!!?? Krystallo, é uma história como tantas outras sobre guerras, magias e nações separadas por suas culturas e ideologias. Mas, seria um pecado não pontuar tais temas, desta realidade fantástica e distópica.

A princípio, vemos dois personagens centrais de duas nações distintas: Gray, habitante de Opus e Tomé de Econ, são tirados de suas vidas comuns, para serem ligados diretamente a uma antiga guerra que dura mais de 100 anos entre esses países. Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras, passa a ser um jornada para o crescimento dessas duas pessoas.

O que muitas vezes acreditamos ser o certo e imutável, em contato com outras realidades, passa a ser um choque. Informações incompletas e direcionadas na formação, conceitos muito próximos sobre o próprio país caem por terra, quando Gray e Tomé descobrem que essa antiga guerra era uma farsa ideológica plantada para manter o poder centralizado entre seus antigos e atuais governantes.

Aliás, Poder é a palavra que rege toda essa realidade manipulada. Por um lado, a guerra e por outro, a busca pelos ?krystallos?, cristais de poder que acabam por reger a maior parte dessas nações.

Os cristais mencionados possuem características distintas, enquanto alguns tem a habilidade de gerar energia infindável para todo um país, há outros que podem abrir portais para qualquer lugar do planeta, e ainda há outros que desconhecemos.

Essa teia Fantasia/Realidade, durante a leitura se amplia, pois, de nações superdesenvolvidas, passamos para países nem um pouco reconhecidos, cruzamos com seres de atmosferas fantásticas como sereias, hipogrifos e animais gigantes, em prol unicamente de trazer o leitor o mais próximo desses conflitos sociais, econômicos e políticos que os ?krystallos? acabam desenvolvendo na trama.

De fato, uma leitura necessária para compreender e se familiarizar com alguns "contratempos" sociopolíticos que temos atualmente. O autor nos apresenta de uma forma lúdica e crítica problemas que a sociedade apoia por não ter conhecimento, não querer se informar ou se envolver, ou apenas se envolve como uma massa de manobra orquestrada por pretensiosos e gananciosos que já detém o poder.

Sarah @surtoliterario 28/12/2018

Uma obra que mostra a realidade através da fantasia.
Krystallo - Jornadas Para Além das Fronteiras é um nacional que mistura distopia e fantasia. Aqui vamos conhecer Econ e Opus, dois países que são considerados as grandes potências de Emperon por serem os únicos a possuírem os cristais de energia, também denominados Krystallos e que estão em guerra ao longo de um século, a qual se iniciou com os países aliados, lutando contra um governo ditatorial.
??
Em Opus vamos acompanhar as jornadas de Gray Frost e em Econ, Tomé Stalmer. De início somos guiados para conhecer os países e ressaltar as diferenças entre eles, mas tudo muda quando Gray é raptada e Tomé magicamente aparece em um jardim estranho, é aí que aventura começa. Aonde eles estão? Qual o sentido do que aconteceu com eles? O que é real e o que é falso? Entre navios piratas, sereias, desertos com escorpiões gigantes e palácios vamos descobrir isso e muito mais.
??
Preciso dizer que esse livro me surpreendeu. É um universo muito bem construído, com personagens incríveis. A narração é em terceira pessoa e apesar de não gostar muito desse tipo de narração, foi algo que não me incomodou, achei super interessante quando os personagens narravam simultaneamente, cada um em seu cenário. Gostei de como o autor foi introduzindo personagens aos poucos para melhor assimilação do leitor, coisa difícil de se ver em livros de fantasia.
??
A obra cabe perfeitamente no momento político e social em que o nosso país vive atualmente, pois aborda temas como luta pelo poder, democracia e sociedade elitista. Diversas vezes associei os acontecimentos da trama com nossa realidade, esse foi um livro que me levou a diversos questionamentos e aprendizados.
Apesar de alguns pontos soltos na trama que diversas vezes me deixaram confusa, isso se explica por ser um série e não vejo a hora de ler a continuação.
??
O mundo precisa conhecer Krystallo, um livro que consegue abordar assuntos difíceis e super importantes de uma maneira leve e divertida.

Raquel Lima (Destaque literário) 11/12/2018

Uma jornada para além das fronteiras
As duas maiores potências do mundo, Econ e Opus, vivem em uma guerra que dura mais de 100 anos pelo domínio dos Cristais amarelos, que são nada mais, nada menos que as maiores fontes de energia do mundo. E por causa dessa guerra nós iremos conhecer Tomé e Gray. Ambos tiveram suas vidas mudadas após serem transportados para outros países.

Ao presenciar e filmar um ataque ao Governo de Econ, Tomé passa a ser vigiado de perto, até que por um descuido, ele tem seu celular roubado. Ao perseguir o respectivo ladrão, ele acaba tocando em um objeto que o teletransporta para um reino chamado Stae. Um lugar totalmente diferente do seu lugar de origem e que ele sequer sabia que existia. Sem saber o que fazer e o que pensar, ele pedirá para voltar para casa, mas para isso terá que servir como moeda de troca e assim seguirá rumo a Econ, sendo escoltado por um esquadrão de elite do governo de Stae. Mas essa jornada não será nada fácil, já que a estrada é cheia de ciladas e grandes riscos.

Gray é uma jovem inteligente que, no dia do seu aniversário, foi sequestrada por uma facção e enviada para um navio com outros jovens que também foram sequestrados. Lá ela começa a obter informações sobre seu país de origem e as mentiras que envolvem o atual governo. Decidida a fugir daquele lugar e voltar para seu lar, Gray embarcará em um navio de piratas, mas para seu desespero, ela ficará mais distante ainda de casa e mais próxima do perigo e da grande verdade.

Em meio a esse conflito, os dois jovens partirão, separadamente, em uma jornada altamente perigosa, onde a principal missão será lutar pela própria sobrevivência, ao mesmo tempo que buscam compreender os mistérios e as mentiras que envolve não só Econ e Opus, mas outros países que foram excluídos e escondidos pelos governantes dessas duas potências.

Ao longo da trama vamos descobrir que existe um grupo misterioso que está disposto a dar um golpe de Estado e assumir o poder, ao revelar ao mundo um acordo secreto firmado entre Opus e Econ, que há tantos anos vem enganando a sociedade e mantendo-os submissos a um governo tirano e opressor, que faz da “guerra” sua maior publicidade. Mas até que isso aconteça, haverá muitas reviravoltas, descobertas e muita, muita aventura.

Krystallo é um livro repleto de questões políticas que reflete o mundo atual que vivemos. A corrupção e a ganância pelo poder, predominam a história, mas é a parte da fantasia e o mistério que traz o diferencial para a trama. É uma história instigante e muito bem contada. A escrita do autor é envolvente e te incita continuar a leitura. E como uma boa amante do gênero fantasia, eu recomendo a leitura desse livro. Permita-se embarcar nessa jornada para além das fronteiras e conhecer mais sobre esse universo distópico criado pelo autor Raphael Fraemam.

Para mais resenhas, sigam @destaqueliterario no instagram. :)

Bruh Silva 12/12/2018

Krystallo
Depois de uma grande guerra, Emperon foi dividido em dois importantes reinos, Econ e Opus, essas duas potências travam uma guerra que já dura mais de cem anos, onde eles brigam pelo poder do cristal de energia amarelo, mais conhecido como Krystallo.
Krystallo são objetos com propriedades mágicas, são parecidos com cristais, possuem diferentes cores. O mais popular e conhecido é o amarelo, pelo qual Econ e Opus brigam para terem o seu poder total.
Depois de um acordo firmado anos atrás, Econ e Opus tem grandes vantagens pelo Krystallo amarelo, mas, o mesmo não ocorre com os demais Países. Esse segredo é guardado a sete chaves pelas duas potências, porém, esta prestes a ser revelado.
Tomé mora em Econ, um País muito bem desenvolvido. Após presenciar um atentado ao local, o jovem Tomé é teletransportado para outro País, ainda dentro de Emperon, onde descobrirá que nem tudo o que é contado e ensinado em Econ, se aplica a realidade. No mesmo período a jovem Gray é sequestrada em Opus, justamente no dia do seu aniversário. A jovem é levada para um navio, onde descobre que lá existem outros jovens que assim como ela, também foram sequestrados, e a partir desse momento a moça descobri todas as mentiras que Opus conta e impõem para a sua população. Os dois jovens acabam indo parar em Parsagena, onde irão trilhar os caminhos de volta para casa.

O diferencial da história é que teremos dois protagonistas totalmente diferente um do outro, que percorrem caminhos diferentes, mas que se juntaram para combater um mal maior.
Com uma narrativa, leve e fluída o autor nos levar a uma viagem fantástica, cheia de aventuras, conspirações, organização secreta, piratas, desertos, elementos e animais mágicos.

Além disso, também conseguimos perceber que no decorrer da narrativa o autor faz uma belíssima critica politica, nos mostrando como os governantes conseguem e manipulam a população em prol do seu bem próprio ou comum, e o quanto essa população se deixa ser enganada, sem nem ao menos se impor.

Leila Macedo 17/12/2018

Política e Poder!
Sinopse: As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar. .
As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.
Resenha: Uma fantasia que se encaixaria perfeitamente como Distopia... Com vários "protagonistas" e "mundos" diferentes, você acaba vendo como mentes são capazes de escravizar mentes, e até onde, pessoas são capazes de chegar para controlar pessoas...
Autor nacional, @raphaelfraemam consegue fazer do seu livro, apesar de "toda distância" que aparenta ter da nossa realidade, um livro que trata de política e poder de forma inteligente e que nos faz pensar, o quanto falta pra chegarmos até certos pontos!
@sagakrystallo nos faz ver que cada pessoa é importante para que mudanças possam acontecer, para o bem ou para o mal, independente da sua classe social!
Leiam Krystallo!

Miry 17/12/2018

Dois livros em um só
Eu sinceramente não sei como opinar. A experiência de leitura foi ótima, mas sensação de ler duas histórias diferentes em uma me incomodou um pouco e algumas pontas soltas não fecharam a história completamente.

Dani Ramos 18/12/2018

Ótimo!
Este nacional que mistura fantasia com distopia, me surpreendeu além do que esperava! É um livro excelente que deixou-me curiosa do início ao fim, fazendo-me ficar ansiosa para desvendar o final.
As duas maiores potências de Emperon ? Opus e Econ ?, batalham-se entre si há décadas pelo domínio dos cristais de energia. Após acontecer um atentado em Econ, Tomé Stalmer ? um jovem tentando habituar-se em sua sociedade ? começa a desconfiar de toda a verdade que o governo implica sobre a população. Ao mesmo tempo que em Opus, Gray Frost ? uma adolescente dedicada à família e estudos ? é sequestrada no dia de seu aniversário. Agora o que ambos possuem em comum? Quais os segredos os governos de Econ e Opus escondem de seus povos? O que há de tão importante nesses cristais de energia?
Eu adorei os personagens interessantes, determinados e reais. A história é muito bem desenvolvida e fluída. Os acontecimentos encaixam-se perfeitamente ao longo do livro e os segredos e lutas que Tomé e Gray enfrentam, começam a se desvendar e desfazer. Mais um nacional que me encantei e fiquei muito feliz em ter a oportunidade de o ler!

A.Maia 09/11/2018

Krystallo #1
O livro começa totalmente imerso na política local. Somos colocados na história enquanto ela está em andamento, acabei ficando confusa com muitas informações, logo no início. Mas conforme o enredo evoluiu me envolveu cada vez mais. Senti como se os personagens estivessem vendados e, conforme coisas vão acontecendo, a venda vai caindo e a verdadeira realidade, do país onde vivem, começa vir à tona.

Uma grande crítica às formas de governo, como a população acaba sofrendo diante das decisões de seus lideres. E, o quanto, através de meios de comunicação ou dos próprios estudos oferecidos à população, pode-se alienar um indivíduo

A narrativa, em terceira pessoa, mostra os personagens com suas vidas e pensamentos nublados, pelo que a sua nação quer que eles pensem. Como os capítulos se mesclam entre o que está se passando com mais de um personagem, acabei não conseguindo me apegar e nem me identificar com alguém em específico. Encontrei uma história com carga política e uma parte de fantasia curiosa de ser lida, com animais exóticos e ambientes diferentes.

A história não é tão leve devido ao tema com mensagens políticas, cheias de detalhes e argumentos.  O autor soube dosar muito bem todos os elementos presentes, principalmente com relação as características dos governos citados. Eu, que não sou muito desses assuntos, acabei me envolvendo e gostando!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Neylane Naually 07/11/2018

Uma aventura inteligente e muito criativa
Raphael Fraeman nos apresenta um mundo diferente, com animais fantásticos, cristais mágicos, civilizações distintas e uma seita que prega um discurso totalitário e de segregação que pretende controlar os governos. Sensacional.

O livro traz dois protagonistas principais, Tomé e Gray, cada um representando os países mais importantes do livro, Econ e Opus, mas minha linha de história favorita foi a do Ricardo, irmão do Tomé. O desenvolvimento de personagem dele é de longe o melhor, apesar dele não passar por tantas aventuras como os dois protagonistas, sua jornada, pra mim, foi a mais importante do livro, e ele se tornou meu personagem favorito.

O livro fala muito sobre política, pode-se até dizer que é o tema principal, com explicações sobre regimes totalitários, tratados internacionais, defesa da democracia e liberdade. Tudo de um jeito bem fluído, sem parecer forçado e fazendo jus a própria história. Com certeza indicado para os dias de hoje.

Agradeço de coração ao autor por ter me disponibilizado o livro e fico muito feliz em poder avaliar de forma tão positiva!

Thaynara Carolina 06/11/2018

Não há momento melhor para essa leitura, se não agora.
Krystallo é um livro que me surpreendeu em todos os requisitos, com uma narrativa envolvente, com ganchos impecáveis, um universo criado a partir de referências reais, muita fantasia, uma distopia incrível e personagens femininas super emponderadas.
Em muitos momentos da trama consegui fazer ligação com a nossa realidade, o que deixa uma questão importante sobre a influência da opinião pública na sociedade, o poder da nossa voz política e até quanto suportamos até sermos corrompidos.
Um livro necessário nos tempos atuais, em que o ódio e a violência combinados com a desmotivação da população, estão colocando o nosso poder de escolha e nossos direitos em perigo.
Outro ponto que mais me impressionou foi as estratégias de César Lance, que fizeram meus olhos brilharem como os Krystallos amarelos de energia.

site: https://www.instagram.com/resenhasdathay/

@alvorecerliterario 24/12/2018

Distopia brasileira | @apequenabiblioteca
Duas nações declararam guerra para controlar os cristais de energia (chamados Krystallos), de forma que isolaram-se do mundo por mais de 100 anos. Suas populações não podem ter contato com nada que seja estrangeiro, e muito menos obter informações que não sejam as passadas pelos próprios governos. Agora imagine viver num lugar onde você mal sai de sua própria cidade e convive com as mesmas pessoas desde seu nascimento e, de maneira misteriosa, tivesse sua vida mudada totalmente e descobrisse que tudo que lhe foi ensinado era uma tremenda mentira. Foi isso que aconteceu com Tomé e Gray, nossos dois protagonistas e possíveis heróis. Tomé Stalmer vivia em Econ, uma das duas potências participantes da guerra. Um dia, após o aparecimento de um pássaro azul (e muito exótico, parecia até mágico), Tomé surgiu numa terra distante chamada Stae. Enquanto isso, Gray Frost estava pronta para comemorar seu aniversário quando, sem aparentes motivos, foi sequestrada de Opus e mantida refém no navio Katrina. Cada um luta para sobreviver em terras estranhas, convivem com pessoas que são ou não confiáveis e ainda encontrarão muitas criaturas mágicas que nunca imaginaram. Tudo isso é apenas o começo de uma trajetória de tirar o fôlego e com muitas interrogações a serem descobertas.

Foi um livro que me deixou impressionada logo de cara. Krystallo reuniu alguns elementos de sagas maravilhosas e acrescentou originalidade para descorrer a política, assunto delicado e que cada vez mais há necessidade de ser discutido. Durante a leitura, senti como se o Raphael fosse do futuro e estivesse tentando nos avisar para nunca abrirmos mão do conhecimento e da curiosidade. Os protagonistas vivem diversas aventuras com personagens e situações inimagináveis e nem um pouco tediosas, com direito a risadas e muitas expressões de espanto que me fizeram devorar o livro ? e ao finalizar, deu um gostinho de quero mais. Uma distopia leve, mágica e nacional! Recomendo que todos possam dar uma chance para esse e outros tantos autores nacionais incríveis que estão surgindo.

site: https://www.instagram.com/p/BrtZYdMgiLD/

Weslei 25/12/2018

Krystallo: Jornadas para além das fronteiras
Aqui temos uma sociedade que vive em guerra há muitos anos.
Cratia está sendo derrotada por Econ e Opus, que se uniram para tirar do poder um presidente extremista que governa com muita impunidade e violência.
Quando enfim a união consegue destruir Cratia e subjulgar seu poder, todos pensam que este será o fim da guerra e o início de um período de paz.
Porém a aliança criada por Opus e Econ vem ao chão, pois Econ quer ter em seu poder o Krystallo que gera energia ilimitada, enquanto Opus também quer.
O que antes era uma aliança se torna uma disputa para ver quem terá o poder do Krystallo para si. E assim outra guerra tem início.
Tomé é um jovem rico que vive em Econ e tudo o que mais quer é chegar logo a faculdade. Porém, em um determinado dia, toda a sua trajetória muda quando é "sequestrado" por um país que pensou ter sido exterminado. Agora ele será uma moeda de troca, além de adquirir conhecimento sobre várias coisas que achou ser impossíveis de acontecer.
Gray é uma garota pobre e esforçada que vive em Opus, tudo o que mais quer é conseguir ajudar sua família e as pessoas que estão ao seu redor. Porém no dia do seu aniversário
é sequestrada e levada para um barco junto com outros jovens que não sabem como nem quem fez isso com eles. E o pior é não saber para onde estão indo.
Paralelo a esses acontecimentos temos muitas outras subtramas que prendem o leitor até a última página.
A habilidade de criar cenários e situações que o Raphael tem é impressionante.
Os personagens são bem desenvolvidos e tem uma profundidade incrível. As reviravoltas desse livro pegam qualquer um de surpresa e com certeza tornam o livro imprevisível.
Gostei de todos os ângulos dessa história e fui pego totalmente de surpresa.
Para quem pretende ler mais nacionais em 2019, Krystallo é uma excelente pedida.

site: https://www.instagram.com/p/BryKAq7gS8D/