Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

Lari @larireads 14/01/2019

#ResenhaLariReads IG @larireads

Raphael conseguiu escrever uma trama tão complexa sem deixar nenhuma ponta solta. Durante todo o livro vamos sendo bombardeados com informações importantes, que mais para a frente são desenvolvidas. Isso deixou-me muito curiosa durante toda a leitura e foi me fazendo devorar os capítulos em busca de mais. Para mim, foi quase impossível largar o livro depois que comecei a leitura. Consegui, de forma muito fácil, entrar no mundo da história e viver cada momento com os personagens. Fiquei apaixonada pelo mundo que o autor criou e pela trama tão forte e instigante. Achei ela bem diferente, toda a abordagem que o autor trouxe sobre a política, sobre manipulação e poder, foi maravilhosa. Não é um livro para apenas ler por diversão, é possível também pensar sobre diversas situações que ocorreram na trama, sobre a questão do dinheiro, egoísmo, um buscando ser mais do que o outro. Tudo isso foi muito interessante.

O livro também traz personagens jovens, que são forçados a lutar pelo o que querem e por sua sobrevivência. Gostei muito dos dois principais, são personagens coerentes e fáceis de se gostar. Também há muitas cenas de luta e ação, de ficar com o coração na mão, e cenas em que senti muita emoção e raiva. Foi uma leitura fantástica! Acabei bem surpresa. Sobre o final, gostei muito da forma que o autor achou para fechar tudo, achei genial e fiquei curiosa com aquela cena final dando brecha para um próximo livro!

Celly @livromaniacaporamor 16/01/2019

Surpreendente.
"Ecos e Opus estão em uma guerra secular que se iniciou logo depois da vitória de ambos sobre Cratia. Cratia era um país controlador e fascista onde se encontrava um cristal raro o Krystallo amarelo do qual se pode extrair muita energia. Após a derrota de Cratia Econ e Opus disputam o controle dos cristais.
Tomé Stalmer testemunha um atentado que acontece em um importante edifício de Econ, esse incidente envolve Tomé em uma aventura que ele nunca imaginaria para além das fronteiras do país.
Gray Frost, cidadã de Opus é sequestrada misteriosamente no dia do seu aniversário.
Dois acontecimentos diferentes que são interligados em uma grande aventura que mudará a vida dos dois adolescentes e toda sua visão dos governos de seus países, são levados para mundos totalmente novos e desconhecidos onde lutam para sobreviver e entender toda a situação e em conjunto com isso também acontece uma revolução no curso político das duas grandes potências Econ e Opus. "
____________________________________
? " Com personagens bem construídos, uma escrita fluída e sem pontas soltas, com elementos fantásticos muito bem pensados, esse livro nos faz viajar e refletir vários contextos políticos, eu amei cada aventura dos protagonistas e tbm gostei demais dos personagens secundários que tbm tem papéis importantes no livro, muito bom poder dizer que nossos nacionais estão a níveis estrangeiros e precisam ser reconhecidos cada vez mais. Terminei a leitura querendo mais e eu preciso muito do próximo livro. Pra quem ama fantasias como eu esse livro é uma ótima indicação , não vão se arrepender."

Ritchelly - @garotagirassol_ 17/01/2019

Krystallo, uma aventura fora das fronteiras
Econ e Opun são duas nações que vivem em guerra há mais de 100 anos pelo domínio dos cristais de energia. Cada nação tem sua ideologia e jeito de comandar seu povo e essas diferenças são frequentemente lembradas para os civis, porém o que ninguém suspeita é o real motivo dessa guerra nunca ter fim, ou outras nações não serem consideradas importantes.

Somos apresentados a Tomé, um garoto que está na fase de prestar vestibular, que acidentalmente vai parar em Stae, um continente que fora ensinado ser totalmente insignificante.

Apesar dos avanços tecnológicos não terem chegado até Stae, Tomé não acredita que a nação seja insignificante. E conforme vai passando os dias com o povo de Stae, Tomé vai percebendo que sua terra natal foi construída em cima de milhões de mentiras, e descobrir cada uma delas será dolorido.

Enquanto isso, vamos acompanhar a história de Gray, uma menina de Opun que foi sequestrada de seu país e trancafiada em um navio junto com outros jovens também sequestrado. A menina luta para voltar para sua casa a cada chance que o destino lhe dá, porém quando finalmente tem a esperança de reencontrar sua família, a menina descobre sobre uma organização secreta que planeja um golpe ao governo colocando todos em risco.

Logo, Tomé e Gray irão descobrir que apesar das mentiras que seus países escondiam, ter o poder tomado pela organização secreta será bem pior para o mundo.

Este foi o enredo mais frenético e inteligente que tive o prazer de ler este ano, cada detalhe desta história foi minunciosamente pensado para garantir uma conclusão sem pontas soltas.

A história conta com um leque de personagens incríveis e muito bem trabalhados, apesar do foco principal ser Tomé e Gray, o autor conseguiu introduzir a visão de outros personagens e fazer com que estivéssemos presentes em vários cenários de Emperum.

Krystallo também conta com muitas tramas políticas, que são apresentadas durante toda a narrativa de forma que não ficasse cansativo e arrastado. Particularmente senti falta de um mapa no livro e, em alguns momentos senti que as explicações ficaram repetitivas. Porém a leitura me agradou muito e já estou pronta para encarar o próximo livro!

Um universo totalmente novo, com questionamentos e ideologias perigosas esperam você neste livro incrível que recomendo de olhos fechados para quem curte uma boa fantasia.

site: https://www.instagram.com/garotagirassol_/

Gabi Oliveira 21/01/2019

Uma aventura incrível
Duas nações, Opus e Econ, ambas em guerra a muito tempo, uma contra a outra. Ambos possuem os KRISTALLOS amarelos, esses cristais despertam interesse entre outras nações.
Gray mora em Opus, é uma garota que estuda muito, mora com sua família e segue as leis da sua cidade, pois onde ela mora tem hora para chegar em casa e hora para deixarem de fazer as atividades feitas durante o dia.
Tomé é um garoto de Econ que mora com sua mãe e seu irmão mais velho, gosta de se divertir e se sente muito bem e feliz onde ele mora. Todo dia é normal para Tomé, mas um dia ao dar um passeio, ele vê algo que vai mudar sua vida.
De repente Tomé e Gray são capturados, ambos para lugares diferentes. Eles conhecem pessoas, lugares e coisas novas, descobrem que nem tudo que sabiam é verdade e tudo que eles acreditavam muda completamente. Assim eles começam a se descobrir, testar seus medos, saber o que importa de verdade, valores, conquistas e o que podem fazer para tornar um mundo melhor para todos.
Aqui nós temos uma distopia com fantasia, com direito a Navio Pirata e seres místicos, a escrita do autor é muito boa, a leitura é super fluida, com personagens bem construídos, personagens esses que te cativam desde o início. Vai abordar temas atuais do mundo, como política, manipulação da sociedade, divisões de classes sociais, avanço da tecnologia e da medicina, e outros.
Foi uma leitura incrível que eu recomendo muito. Se você gosta de Jogos Vorazes, Divergente, Mase Runner, vai amar.

Gio 31/05/2021

Gostei bastante
Não tenho muito costume de ler o gênero mas o livro me surpreendeu positivamente, ainda mais por ser literatura nacional, temos que valorizar muito!

Ally 17/02/2021

Ler ?Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras? foi uma experiência completamente diferente das que já vivi. Quando comecei a história, tinha apenas uma vaga ideia do que ela se tratava. E, confesso, com base no que sabia do livro, não esperava gostar tanto dele. Afinal, não é o tipo de livro que costumo ler, mas caros leitores, estava completamente enganada.
A história é envolvente, a cada capítulo você fica querendo saber o que vai acontecer em seguida e quando você vê chegou ao fim. Ela gira em torno de dois jovens, Tomé e Gray. Dois jovens de países diferentes. Dois jovens de países em guerra há mais de cem anos. Um de Econ e outro de Opus. Países diferentes e semelhantes ao mesmo tempo. Econ possui um viés mais capitalista, enquanto Opus, um viés mais socialista. Mas ambos oprimem seu povo, mentem e escondem fatos importantes.
Por motivos diferentes, Tomé e Gray são obrigados a deixar seus países. E é nessa jornada além das fronteiras de Opus e Econ, que eles irão descobrir as mentiras contadas pelo governo, farão novos amigos, conhecerão um mundo completamente diferente e ainda se depararão com um mal muito pior: a Ordem do Dragão. Será que eles voltaram para casa? Será que a Ordem do Dragão será detida? Será que as mentiras contadas pelo governo serão expostas? Só lendo para descobrir.
Mas vou logo avisando, se você começar a ler a história esperando um romance entre Tomé e Gray, não vai encontrar. O livro não é sobre isso. E por isso torna a história melhor.
?? Os personagens são bem construídos. Tomé com sua personalidade mais aventureira fez com que eu gostasse dele logo no início. Com Gray foi um pouco diferente. A personalidade dela é mais cautelosa, desse modo demorei mais para me identificar com ela. Mas conforme a história avança e Gray começa a ter uma participação ativa na luta contra o mal, minha opinião sobre ela muda.
?? Não posso também deixar de comentar um pouco sobre os personagens secundários, tão importantes para história e que ganharam meu coração. Adorei a coragem de Maggy e de Ricardo, arriscando tudo para salvar seus países. Achei os tripulantes do Esmeralda interessantes. Gostei da união e confiança da equipe Delta. E adoraria ler mais histórias sobre eles.
Enfim, adorei o livro e já estou ansiosa para a continuação. Para saber quais são as próximas aventuras desses personagens.

Leituras da Juh 04/02/2019

Em busca do poder
Krystallo alterna seus capítulos entre Tomé Stalmer de Econ, Gray Frost de Opus e seus amigos/familiares. Conforme esses personagens vão percorrendo seus caminhos, novas descobertas e amizades vão sendo traçadas. O enredo fala basicamente da política, conflitos e mentiras do continente de Emperom e sobre a guerra para controlar os cristais de energia. A escrita de Raphael é muito fluida e apesar do gênero fantasia não ser o meu forte, em nenhum momento a leitura se tornou arrastada, personagens é o que não falta, mas todos eles tem um importante papel na construção dessa distopia.
As mulheres de Krystallo são muito fortes e determinadas, é nítido a atenção especial que o autor deu ao criá-las. Cheio de criaturas mágicas, aventuras de tirar o fôlego e a busca pelo poder, uma leitura nacional surpreendente.

Tuca 23/12/2020

Um dos melhores livros nacionais atuais
Um livro envolvente e cheio de mistérios a serem solucionados, me prendeu do começo ao fim.
Achei toda a história muito bem estruturada e cada sociedade, país e lugares bem trabalhados. Gostei muito de como foram tratados os problemas de cada país e as ideologias dos jovens personagens. As reviravoltas também me agradaram muito, quando tudo estava perdido ou ganho, o autor me surpreendeu com novos acontecimentos.
Ao longo dos capítulos temos uma troca de narradores, passando dos dois principais, Tomé e Gray, para o irmão do Tomé, Ricardo, para a amiga de Gray, Maggi, e até mesmo para alguns personagens secundários. Eu gosto muito disso, porque sempre me ajuda a ter uma visão melhor de todo o contexto do universo criado.
Ao final do livro algumas coisas aconteceram rápido demais (o que me incomodou um pouco) e outras ficaram em aberto, que eu acredito que serão trabalhadas nos próximos livros (que eu espero que não demore muito para serem lançados).
E sabem qual a melhor parte?? É um livro de fantasia e é NACIONAL!!

site: https://www.instagram.com/p/CIT9NLOgaEn/

Quecia Fonseca 18/06/2019

Mergulhe no universo de Krystallo!
O primeiro ponto importante para se mencionar nesse livro é a escrita impecável do autor. Com uma linguagem super fácil e jovem, o livro se tornou bem rápido e fluido de ler. Eu simplesmente não conseguia parar de ler.

O livro em si é MUITO bem desenvolvido e escrito. Tanto o mundo em que ele se passa (com suas localizações e personagens secundários) quanto com os personagens principais mesmo, já que o autor consegue descrever tudo de uma forma leve e rápida, que prende mais ainda os leitores.

A única coisa que me incomodou um pouco nesse livro é os capítulos intercalados em personagens diferentes, já que o autor mudava de perspectiva sempre que alguma coisa interessante ia acontecer. No começo isso me irritou demais, mas com o passar do livro eu até me acostumei.

Sobre o final do livro, foi um dos finais que eu mais gostei em toda a minha vida literária. Ele tem uma sucessão tão rápida de acontecimentos e tudo acontecendo ao mesmo tempo com personagens diferentes que eu simplesmente já quis uma continuação assim que terminei de ler.
Apesar de esse livro ter um final super fechadinho e organizado, muita coisa pode ser explorada nesse universo maravilhoso e eu fiquei MUITO feliz quando o autor me disse que estava trabalhando na continuação!

Recomendo DEMAIS pois, além de ser uma leitura nacional, retrata coisas do nosso cotidiano e de um futuro próximo.

site: https://www.instagram.com/p/ByyAj8fDp_x/?utm_source=ig_web_copy_link

Bru 01/07/2019

Ótimo!
Eu estou impactada com este livro. Primeiramente, a escrita do Raphael é impecável e nos envolve do início ao fim. Acredito que, escrever e cativar um leitor é um dom. A história é muito bem escrita, os assuntos que embasam a historia, com toda certeza, foram muito bem estudados e preparados.

O desenrolar das histórias se conectam perfeitamente e não existem pontas soltas que deveriam ser respondidas neste livro. Digo isso pelo fato de estar claro a continuação da história, portanto há sim perguntas que devem ser respondidas na continuação. Mas, neste primeiro livro, terminamos a leitura sabendo exatamente o que devemos saber.

Estou surpreendida com tudo em Krystallo. Por não ser uma leitora assídua de fantasia, houve um receio em empacar no meio do leitura, mas sinceramente, não há como empacar em um livro fluído, contextualizado e coeso.

Para você que gosta de fantasia ou quer experimentar, recomendo Krystallo.

Luiza Cavalcante 18/07/2019

Krystallo | Raphael Fraemam
"Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem?"

Hoje vim falar sobre um livro nacional, chamado Krystallo do autor Raphael Fraeman, que trás uma história de fantasia com o público voltado para os fãs de Harry Potter, Percy Jackson e Jogos Vorazes.

Em Krystallo conhecemos Gray Frost e Tomé Stalmer que são dois jovens de países diferentes (Econ e Opus) que adotam ideologias opostas. Esses dois países estão em guerra a mais de cem anos pelos controles dos cristais de energia.
Depois de presenciar um atentado, Tomé Stalmer começa a desconfiar do governo. Já Gray Frost é uma aluna exemplar que vive em Opus. No dia do seu aniversário ela é sequestrada e levada para um navio isolado, com outros adolescentes da sua idade.

O livro tem uma linguagem fácil e a narrativa é cheia de acontecimentos.
Os capítulos são alternados entre os personagens e eu adoro quando os capítulos são assim, pois dá para ter uma visão mais ampla da história.

Os personagens foram muito bem desenvolvidos. É interessante ver como eles evoluem conforme a história avança e gostei muito de como o autor deu um final para todos os personagens.

A escrita do Raphael Fraemam é impecável e nos envolve do começo ao fim. Estou surpreendida com tudo em Krystallo.

Carla | @literarialibelula 02/08/2019

Leitura adorável
Há 100 anos Opus e Econ, vem guerreando entre si. Isso porque querem o Krystallo, um cristal que fornece energia para a nação. Esses governos fazem de tudo para enganar a população, querem passar a imagem de que tudo esta bem. Sendo assim pregam nas escolas um ensino ditatorial para que não haja oposição ao governo.
Tomé nasceu em Econ, e por acidente (talvez...), embarca em uma jornada fora de seu país. Gray é moradora de Opus, na noite de seu aniversário é sequestrada e levada para um lugar completamente desconhecido. Os caminhos desses jovens se cruzam em uma jornada que irá revelar a verdade por trás desses dois governos e descobrem coisas surpreendentes que jamais teriam imaginado.
Em vários momentos fiquei de boca aberta com as reviravoltas dessa história. É tudo muito envolvente e você fica a todo o momento querendo saber o que vai acontecer depois.
Os personagens secundários são muito bem construídos e inseridos na narrativa, e em diversas situações ganham destaque no livro nos ajudando a nos envolver ainda mais.
Eu amei as personagens femininas que são fortes e presentes, o tema político é muito legal, além de todo o mistério.
Nesse livro você encontrará mitologia, fantasia, aventura, diversidade cultural, ilhas, piratas e muito mais!

Thais645 05/08/2019

Uma fantasia nacional que merece destaque pela originalidade
"As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia..."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No meio disso, Tomé, um jovem de Econ achava o regime político do seu país aceitável, até o país sofrer um atentado, por conta disso ele começa a desconfiar dos princípios impostos pelo governo, aparentemente, totalitário e tirano. Em Opus, a jovem Gray toma um grande susto no dia do seu aniversário, ela é sequestrada e levada para um navio, com outros jovens do seu país, mantidos aprisionados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A partir daí, os dois embarcam em uma jornada para além das fronteiras dos seus lares. Onde buscam incansavelmente o caminho para casa e lutam para sobreviver em meio a um jogo político onde tentam encontrar a verdade por trás dos acontecimentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
" É difícil para qualquer pessoa compreender que o mundo no qual você e tudo que passou a vida inteira aprendendo se trata de uma ilusão."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando iniciei a leitura desse livro me senti, de certa forma, desorientada. Fui apresentada há muitos nomes, lugares e coisas que me deixaram um tanto perdida. Por conta disso, enrolei um tempo para finalizar a leitura do livro, sei que essa não foi a intenção, sendo uma fantasia é até comum ter tantas coisas para memorizar, pelo menos consegui apreciar bem a história. No entanto, não consegui me conectar com nenhum personagem, porém, o enredo se mostrou bem construído e bem direcionado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Levando em conta os próximos acontecimentos conflitantes da trama, fui me deixando levar. O que não me agradou, foi substituído por grandes surpresas. As aventuras contidas no livro foi empolgante e me vi torcendo pelo e justo e pelo certo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em suma, toda história envolvendo os jovens e suas lutas foram notáveis e deixou uma sensação que vale a pena continuar essa história. Uma fantasia nacional, que merece destaque pela originalidade.
#resenhasonhadoralit

site: https://www.instagram.com/sonhadora_lit/

Afreitas 16/08/2019

PRECISAMOS FALAR SOBRE KRYSTALLO
?O livro vai falar sobre dois países, cujo nomes são Econ e Opus. Enquanto um é um país extremamente capitalista, onde o que prevalece é a "meritocracia", o outro é um país extremamente socialista, onde tudo é divido igualmente para todos, respectivamente. A história vai ter um grande destaque em dois adolescentes, Gray e Tomé, que de forma bem estranha são submetidos a novas experiências fora dos seus países. E é no meio disso tudo que os dois começam a descobrir grandes segredos de Econ e Opus, que podem mudar tudo o que acreditavam até o momento.
?Começo falando que o autor conseguiu me prender na leitura. Me surpreendi muito com a sua capacidade de criar toda história, explicando cada detalhe da guerra, como se de fato fosse realmente verdadeira. Além da narração da história, outro ponto positivo que achei foi a construção dos personagens. Bem direto, ele consegue abordar cada detalhe importante destes, sem deixar a leitura cansativa.
?Como falei anteriormente, me prendi muito a leitura. O Raphael fez com que, por meio da sua escrita, o leitor sentisse na pele cada momento e ficasse angustiado junto ao personagem. E eu achei isso muito bacana, uma vez que é difícil encontrar uma característica assim tão importante em qualquer leitura.
?Embora os protagonistas sejam o Tomé e a Gray, acredito que os que tiveram os papéis mais importantes foram a Jinan, Ricardo e Marian. Posso dizer aqui que sem eles, o rumo da história poderia ter seguido por outro caminho, julgo pior. Sem esquecer também da amiga da Gray, a Maggi, que também teve seu papel na história.
?Também quero dar destaque as alusões encontradas no livro. É encantadora a forma como o autor faz alusão tanto a política quanto a outros livros de fantasia tão queridos. Em certos momentos me lembrava muito algumas características de alguns filósofos enquanto em outros me lembrava de Harry Potter ou até mesmo das crônicas de gelo e fogo (não sei se foi a intenção dele). Enfim, amo livros que não se prendem apenas ao seu conteúdo, trazendo outros de diversos autores e até diversos assuntos discutidos.
?Enfim, o livro superou minhas expectativas e pretendo voltar a ler a história logo logo. Com certeza recomendarei a todos que conhecer.

@ofantasticomundodebabs 29/08/2019

Amei!
Oi, gente! Vim trazer minhas impressões + resenha da @sagakrystallo , a qual fui convidada a conhecer pelo autor, Raphael Fraemam. De antemão, já posso dizer que gostei bastante! Foi uma leitura fluida, não achei nem um pouco cansativa e me pegou de surpresa em alguns momentos (adoooro plot twists ?)! Mas como eu sou eu, queria fazer só duas consideraçõezinhas: não consegui sentir um gostinho de final de história, achei que as coisas meio que acabaram "do nada" e eu senti falta daquela sensação que a gente tem de história concluída, sabe? Pelo o que eu entendi terá uma continuação, mas queria que a conclusão tivesse sido um pouquinho mais detalhada; além disso, também gostaria de uma interação maior entre os dois personagens principais. Achei que o contato deles seria frequente e meio que esperei por isso durante toda a leitura, MAS isso não torna o livro ruim, longe disso!! São só considerações bestas mesmo porque gosto de ser transparente nas minhas impressões. Fora isso, foi um livro realmente muito bom e fico muuuito feliz por divulgar um autor nacional (e ainda mais nordestino!!!) pra vocês!

Então vamos à resenha?

? O livro traz a história de Tomé e Gray, adolescentes de um mundo distópico em que existem duas grandes potencias: Econ e Ópus. Estes dois países estão em guerra há mais de 100 anos e há uma grande rivalidade entre eles. Cada um possui uma infinita fonte de poder e de energia que permite o pleno funcionamento de toda a nação em que ele se encontra: o Krystallo amarelo.

Pois bem, os jovens citados acima viviam suas vidas normalmente, dentro do esperado para cada país: Tomé crescia na democracia de Econ e Gray, na ditadura de Ópus. Até que, de repente, suas vidas viram totalmente de cabeça pra baixo.

Tomé tem seu apartamento invadido e seu celular roubado mas, ao perseguir a ladra responsável pelo roubo, acaba acordando magicamente em um lugar desconhecido completamente diferente da sua cidade e país.

Já Gray é sequestrada por pessoas encapuzadas e jogada numa van preta no dia de seu aniversário. Sem saber onde está nem porque foi raptada, ela é forçada a entrar num navio e, lá, encontra mais jovens que também foram sequestrados da mesma forma que ela.

Ambos tentarão a todo custo voltar pra casa e, para isso, encontrarão aliados importantes ao longo do caminho e, ao mesmo tempo, precisarão lutar contra um inimigo em comum: a Ordem do Dragão. Esta organização (ou seita, melhor dizendo) planeja derrubar os governos de Econ e Opus e instalar uma verdadeira ditadura no mundo e, por isso, Gray e Tomé terão que fazer de tudo que estiver ao alcance deles para tentar impedir esse golpe.

Será que eles vão conseguir? Será que conseguirão voltar pra casa? Quem eles perderão pelo caminho? Como eu sempre digo: só lendo pra saber, hehehe ?.

É isso, gente! Achei bem interessante porque a história aborda muito os temas políticos e a importância da democracia e liberdade de se expressar e se posicionar. Espero mesmo que tenha uma continuação pra que eu possa matar minha curiosidade sobre alguns pontos da história.