Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

Jú Pachêco @jujuba_literaria 01/01/2021

Incrível!
?Eu vos digo, não há nada mais perigoso para uma nação do que um falso pacifista E ESTE PAÍS ESTÁ CANSADO DE FALSOS PACIFISTAS! ?
_
Econ e Opus são dois países que estão em guerra há mais de 100 anos devido a suas divergências políticas e disputa pelo poder. Movidas por um krystallo de energia, a guerra é simplesmente infindável e as vezes a população sente isso na pele. Dois jovens de países distintos, vidas distintas e que acabam de alguma forma metidos no meio da guerra. Falsas guerras, países desconhecidos, manipulação da mídia e do governo, corrupção, mentiras, uma sociedade secreta prometendo um novo futuro e crimes impensáveis estão enroladas nessa trama de tirar o folego!
_
Uma coisa sobre esse livro: quanto menos você souber, melhor. É simplesmente difícil falar de Krystallo sem soltar spoilers que vão destruir as surpresas que esse livro traz. Todos os personagens são bem fundamentados, principalmente Gray e Tomé, os protagonistas principais, além disso o livro é bastante descritivo nos fazendo praticamente viver cada uma das cenas. Admito que demorei bastante para ler esse livro, pois as vezes a escrita fica um pouquinho lenta e com pouca ação, mas isso não quer dizer que o livro não seja incrível. O livro é uma distopia, tratando de um governo totalmente manipulador e uma sociedade que promete mudar tudo aquilo, mas com intuito de beneficiar somente uma minoria. Os questionamentos e reflexões são bem gritantes ao longo da obra e vi muita coisa igual aos governos que vemos pelo mundo afora, inclusive o nosso. Acredito que esse livro é muito importante para que possamos abrir os olhos diante de situações seríssimas que estão acontecendo no Brasil atualmente e não nos deixar levar pela manipulação. Eu poderia passar horas comparando o livro com a vida real, mas vou deixar vocês descobrirem quando lerem essa belezura.

Bruna Melo 18/07/2019

Krystallo - Raphael Fraemam
Econ e Opus, após serem aliados e vencer uma guerra contra a Crátia, resolvem guerrear entre si por conta dos Krystallos amarelos, que são misteriosas fontes de energia inesgotáveis.

Tomé e Gray são pertencentes a tais países, os mesmos com ideologias e cotidianos bem opostos. Mas apesar das diferenças entre os dois jovens, tem algo em comum: eles acreditam em tudo que seus governos ditam.

Grandes acontecimentos fazem com que Tomé e Gray comecem a ter dúvidas sobre a vida que realmente levam, e é aí que Raphael Fraemam nos abre uma porta para uma história repleta de acontecimentos surpreendentes. Realidade misturada com ficção, caminhos perigosos e palácios de luxo. Desertos e mares. Crítica social-política. Romance e Fantasia.

Estou realmente orgulhosa dessa obra, um nacional riquíssimo, inteligente e desconcertante, a cada capítulo algo novo acontece, são vários acontecimentos e reviravoltas e isso nos deixa ansiosos pra saber qual será o desfecho da história.

Confesso que levei mais tempo do que de costume para termina-lo, mas não pelo fato de ser massante e sim por conter muitas informações e acontecimentos, então precisei de tempo pra processar tudo e dar continuidade. Sentia que não estava sendo somente prazeroso mas também um aprendizado. Acredito que além de nos entreter e divertir, o Autor quis abrir nossos olhos para acontecimentos semelhantes que ocorrem dia após dia em nossa nação. As vezes só precisamos abrir os olhos para enxergar o que está bem a nossa frente e tememos tanto em ver.

"Não se deixem levar pelo medo de vocês! SEJAM FORTES! RESISTAM!"

Fiquei bastante satisfeita com o desfecho da história e grata pela explicação de detalhes que achei que não seriam explicados, mas o término do livro para mim aparentou ficar meio em aberto, espero que venha continuação por aí, li boatos a respeito que me deixaram animada!

E quanto a vocês leitores, não deixem de conferir esse nacional incrível, com certeza não vão se arrepender.

Paula1525 20/01/2021

Brilhante, envolvente e divertido!
5 ?

?... assim como no xadrez, precisamos considerar todas as nossas opções. Para ganhar uma partida, às vezes nem temos que movimentar todas as nossas peças, mas também pode acontecer de esquecermos alguma que poderia ser útil pelo simples fato de não possuirmos o costume de usá-la.?

O livro se passa em um mundo dividido entre dois continentes e seus respectivos países, que se diferenciam em suas ideologias, formas de governo e desenvolvimento tecnológico, após uma grande guerra que marcou e mudou o curso da história do mundo.

Nesse contexto, a possibilidade de utilização de cristais de energia como fontes ilimitadas de energia sustentável cria uma tensão entre as potências do norte, o que faz com que a credibilidade dos governos seja questionada pelos olhares mais atentos.

Aqui surgem os protagonistas da narrativa, Tomé e Gray, que mesmo pertencendo a países e vidas completamente diferentes, são igualmente afetados pelas transformações que movimentam o cenário político das nações.

A partir disso, a história se desenvolve carregada de aventuras emocionantes, passando por diversos cenários e ambientações, com perseguições, traições, planos mirabolantes e muito mais, que me deixaram ansiosa para saber onde toda a trama acabaria. Mesmo com minha imaginação à mil tentando descobrir o que viria depois, fui surpreendida com o desenvolvimento da história à cada capítulo.

A narrativa me encantou e conquistou cada uma das cinco estrelas com seus personagens muitíssimo bem construídos, quase palpáveis e bem característicos ? de forma que nos acostumamos com suas formas de agir e pensar ?, com uma grande trama muito bem trabalhada e construída de forma inteligente, perpassando diferentes pontos de vista em uma linha cronológica perfeita, com um humor próprio para a idade dos personagens e com uma importante mensagem em favor da liberdade, da igualdade e dos direitos de todos os homens.

Apesar de tratar constantemente de política, a linguagem é fácil para o público jovem e todas as questões são bem explicadas, de forma a não deixar dúvidas sobre as intrigas entre os países. Além disso, a fluidez e dinâmica tornam a história muito envolvente e divertida para o público.

O livro prendeu meu interesse do início ao fim, deixando pequenas suspeitas do que pode ser tratado nos próximos livros da saga. Já aguardo ansiosamente mais notícias sobre isso, e vocês?

- Ana

Karina.Motta 02/11/2020

Quaisquer semelhanças com a realidade não é mera coincidência.
Caramba, que livro!
Uma fantasia nacional cheia de referências históricas moderna e contemporânea, portanto, quaisquer semelhanças com a realidade não é mera coincidência.
Um livro eletrizante, onde cada final de capítulo tem um gancho que não te deixa querer largar a leitura.
Um destaque especial para as mulheres, todas as personagens são maravilhosas, fortes, inteligentes e líderes, deixando os homens em segundo plano, até mesmo os personagens centrais. Não consegui, por exemplo, ter muita conexão com o Tomé, mas os outros compensaram, rs.

Gabriela Vandeveld 29/08/2020

Krystallo- Jornadas para além das fronteiras
"Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem?"

?Econ e Opus estão em uma guerra há 100 anos para garantir o controle dos cristais de energia.

?Tomé Stalmer é um garoto de Econ, que está tentando se habituar com toda a tecnologia do seu país. Após um "acidente" ele vai parar em um lugar totalmente desconhecido.

?Gray Frost é uma garota de Opus, que sempre foi dedicada à sua família e seus estudos. No dia do seu aniversário, Gray acaba sendo sequestrada e vai parar em um navio, onde encontra outros jovens.

?O que eles não imaginam é que estão prestes a descobrir um enorme segredo que o governo de Econ e o governo e de Opus escondem da sua população e que podem, com ajuda de seus amigos, salvar seu país.

?A história, ao todo, é muito bem construída, tem fantasia, distopia, tecnologia, cristais de alto poder, piratas e apesar de envolver tantos elementos o autor conseguiu fazer com que nada fosse desnecessário. A escrita do autor é ótima! Os personagens são incríveis, tanto os protagonistas, quanto os personagens secundários. Em minha opinião, tudo foi feito da melhor forma possível e fiquei extremamente satisfeita com essa leitura.

cinthiaan 16/02/2020

Muito bem escrito.
AMBIENTAÇÃO DO LIVRO: ⁣
Krystallo tem um cenário distópico, que mescla com fantasia, tecnologia avançada, artefatos mágicos, cristais com alto poder, piratas (SIM, piratas!), animais mitológicos, portais e muio mais. Muitos elementos assim em um único livro exige um domínio muito grande para que nenhum venha a ser descartável na estória e isso o autor soube fazer com propriedade. Cada elemento agrega algo a narrativa e todos se unem e formam uma trama de tirar o fólego!⁣

👉 PESONAGENS:⁣
A construção dos personagens neste livro é maravilhosa. Cada qual possui a sua própria personalidade, seja da mais repulsiva a mais ingênua. Alguns queremos matar e outros queremos abraçar e lutar ao lado.⁣

👉 CAPÍTULOS:⁣
O livro é narrado em terceira pessoa e os capítulos são divididos entre os acontecimentos com Tomé e Gray e ficamos a todo momento ansioso para ver a hora em que o caminho dos dois irá se cruzar. Em todos, algo nos prende e nos puxa para o próximo, o que se torna quase impossível parar

Maddulobo 27/12/2019

As duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar. As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História.

Kirystallo é uma fantasia nacional surpreendente! Fazia muito tempo que queria ler, então fico muito feliz por ter sido convidada a conhecer esse livro!

Tentei não deixar minhas expectativas muito altas para não me decepcionar com a historia, mas, felizmente, isso não aconteceu. O autor não foca muito no romance, e isso foi um ponto positivo, pois acredito que se tivesse mais ficaria deslocado no meio da historia. São tantas coisas acontecendo, conspirações, teorias para criar que nem senti falta.

A historia não é focada em um personagem só, tem os dois principais (Gray e Tomé), mas vários outros também ganham destaque. Inclusive, temos muitos pontos de vistas. Isso ajudou bastante na historia, porque, como eu disse, são várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e cada um dos personagens está em um lugar diferente. Consegue-se ter uma visão bem ampla de tudo

Apesar de Krystallo ser uma fantasia distópica, conseguimos assemelhar muitas situações com nossa realidade atual. Com discussões políticas super relevantes e importantes, esse livro nos leva a fazer reflexões sobre muitas coisas na qual vivemos. Uma leitura necessária nesses últimos tempos!

Bárbara 03/11/2019

Um excelente nacional

Imagine um lugar chamado Emperon, cujas potências, Econ e Opus, vivem há mais de um século em guerra. A razão do embate secular tem uma razão: o controle dos cristais com poderes extraordinários.
O que a população não sabe é que a guerra é forjada. Uma mentira construída para manter o povo apático frente à corrupção. Cada país é detentor de um cristal poderoso, com capacidade para abastecer o país inteiro com energia.
Nesse ambiente, conhecemos quatro personagens: Tomé e Ricardo, irmãos; Gray e Maggi, melhores amigas; os primeiros moram em Econ, enquanto que as segundas, em Opus. De uma hora para outra, Tomé e Gray são teletransportados para lugares diferentes. Ele, para Stae: um local, atrasado, sem perspectivas de futuro. Era o que ele achava... Ela, para um navio chamado Katrina, junto com outros jovens, presos, sem informações, com direito a comida e roupas estranhas.
A partir daí, ambos partem em busca de lugares e conhecem pessoas diferentes; tudo o que conheciam até então era envolto em mentiras. Os lugares ditos bárbaros são surpreendentes, cheios de vida e seres sobrenaturais. Gray conhece piratas, e lugares que sequer existiam nos mapas escolares. Ambos têm grandes passos a dar em busca da volta ao lar.
Ricardo e Maggi conhecem uma sociedade secreta chamada Ordem do Dragão que, sob a pretensão de acabar com a corrupção, se organiza para dar um golpe de estado em Opus e Econ. O discurso da Ordem é bastante inflamado; os defensores acreditam que um governo repressor é melhor que um governo corrupto. O fim da democracia, o poder de voto, tudo seria aceito, para que uma sociedade mais forte pudesse renascer.
Krystallo tem uma leitura rápida e voraz. De alta qualidade, é narrado em terceira pessoa, e ideal para fãs de Harry Potter eJogos vorazes. Original e inteligente, um nacional bem escrito. Um chamado a pensar nossa democracia e nos perigos dos governos opressores.
"Quando é que você vai entender que não é porque o governo atual é ruim que temos que legitimar outro pior?".

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara
Cecilia.Alcantara 03/11/2019minha estante
É livro único?

Raphael.Fraemam 04/11/2019minha estante
Cecy, "Krystallo - Jornadas para Além das Fronteiras" é o primeiro livro de uma trilogia. Essa primeira história tem começo, meio e fim, mas ela faz parte de um universo ainda maior que vai ser explorado ao longo da trilogia. Se você tiver interesse em conhecer ainda mais sobre o projeto, dá uma olhadinha no instagram do livro: https://www.instagram.com/sagakrystallo/?hl=pt-br

Se tiver mais alguma dúvida, fica à vontade para me procurar!

Silas Jr 13/10/2019

Resenha publicado no silas resenha
Opinião

?Quantas guerras já começaram por conta de um homem estúpido que acredita ter mais poder do que realmente tem??

Homens, na totalidade da raça e não de gênero, quando possuem poder tendem há uma única fagulha de acesso quererem controlar tudo e a todos. O poder, seja ele vindo de fontes mágicas ou não encantam e alimenta o ego. Krystallo em sua essência retrata o quão sádico o homem é quando se tem poder. Com aventura em cenário distópico, o autor nacional Raphael Fraemam entrega ao leitor um livro que nos faz pensar sobre o poder.

Emperon possui duas grandes potências, Econ e Opus. Cada uma delas possui uma forma de governar, respectivamente antagônica e extremista. Em Econ acompanhamos Tomé Stalker e com ele temos a visão do que é esse país. Um regime totalitário em que se deve obedecer e cumprir as leis de um governo que cheira o facismo.

Por outro lado, Opus que é governado por Tito Loste que vivem em uma ditatura em que o necessário a população é garantido, no entanto muitas coisas são censuradas e proibidas. Aqui conseguimos enxergar mais dessa sociedade sobre o olhar de Gray Frost uma jovem humilde.

Deixando de lado o momento que esses personagens se unem, é importante retratar que nesta história vemos dois regimes lutando entre si motivados pela necessidade de ter o controle dos cristais de energia em mãos, e são justamente esses cristais de energias que fazem a história de Tomé e Grays andaram lado a lado.

O autor escolheu falar de política e toda sua sujeira acompanhada com muita magia e atributos fantásticos. A história se desenvolve quanto mais os reinos/países se caminham para uma nova guerra pelo poder dos cristais.

Krystallo é um livro político e que leva o leitor a refletir sobre a atual situação política do mundo. Onde, a necessidade de impor ideologias estão acima do que realmente o povo precisa, se esquecendo das necessidades de um mundo que beira o colapso. É sem sombra de dúvida uma das melhores fantasias nacionais. Os ?forninhos? para continuação estão acessos, leiam!

5 / 5 estrelas

Lendocom.afran 23/11/2018

Resenha
Krystallo conta a história do ponto de vista de dois personagens no início
Tome que é de Econ e Gray que é de Opus, os dois são forçados a saírem de suas casas de formas diferentes, mas não por vontade própria.
Tomé vai para Stae e lá conhece pessoas e um país totalmente diferente do que o seu país Econ alegava.????????????
Gray é raptada pela Ordem do Dragão que quer fazer lavagem cerebral em jovens para a sua organização.????????????
É aí que os dois passam por muitos apuros e vão descobrindo as mentiras que os dois países contavam para a população. As farsas, guerras que eram mentira e marcavam pessoas inocentes e como a Ordem do Dragão se dizia que ia ajudar mas era até pior que o governo atual.?????????????
????????????
Vou me segurar um pouco para não dar spoiler para vocês, mas o que tenho a dizer é que vai ter muitas surpresas, um início de paz e união, todos os personagens vão ter que tomar decisões bem difíceis, mas que no final vai valer a pena. ???????
????????????
O que eu achei do livro?
Eu adorei o enredo, me apaixonei pelos personagens, fiquei o livro todo muito curiosa com o final e foi ótimo já estou ansiosa para ler o próximo.
Mas o que eu mais gostei por ser um escritor digamos mais novo ele escreve muito bem, a narrativa ficou boa em nenhum momento me cansei do livro, não ficou enrolado, ele criou varios elementos e cenários diferentes ele criou toda uma fantasia muito bem baseada e descrita a cada página eu conseguia me imaginar na cena e adoro quando isso acontece.

Aline Sampaio 20/12/2018

Adorei! Mas...
3,5??

Duas fortes potências, Opus e Econ, guerrilham por mais de cem anos com o único objetivo: dominar os Cristais de energia pura, ou Krystallos, que possuem características peculiares, mas poderosas.

Enquanto Econ é um governo capitalista, moderno e ícone de progresso com uma manipulação sutil, Opus, tem um sistema mais igualitário, mas com uma ditadura disfarçada. É interesse, pois identificamos os mesmos defeitos que muitos governantes do mundo enfrentam ou enfrentaram.

A narrativa nos apresenta Tomé, um jovem morador de Econ e Gray, moradora de Opus. Por serem de países diferentes, conhecemos melhor como é a organização politica de cada país e isso foi fascinante! Uma verdadeira aula de história. Além de que, alguns eventos acabam unindo ambos protagonistas, mesmo que separados, em um objetivo comum e aos poucos a verdadeira face de cada presidente é revelada.

Apesar de achar tudo fascinante, alguns pontos me incomodaram. A história se inicia nos contando sobre um tratado de guerra, entretanto, a leitura deste capítulo não fluiu. O autor nos joga em um mar de conversas politicas a principio sem sentido, e nos apresenta alguns personagens que não retornam em lugar nenhum da história, como Anna e Sylvia. Senti-me como se tivesse sido transportada para uma conversa em um mundo totalmente novo em que eu não conhecia a língua. Somente após vários capítulos entendemos do que se trata esse tratado.

Outro ponto que me incomodou foram algumas partes demasiadas lentas enquanto outras rápidas demais, principalmente o final. O ritmo mudou drasticamente, o autor quis explicar muito o que aconteceu, e ainda assim, senti que algumas pontas ainda ficaram soltas?

Apesar disso, gostei bastante da história por causa da abordagem politica, das aventuras de Tomé e Gray (as cenas em Esmeralda foram ótimas!) e das mensagens por trás da narrativa: As pessoas podem facilmente serem manipuladas através de um discurso bonito, principalmente em meio a crises e medo, uma pessoa de influência pode modificar sua maneira pensar, e o significado da verdadeira amizade, família e lar.

Leituras da Juh 04/02/2019

Em busca do poder
Krystallo alterna seus capítulos entre Tomé Stalmer de Econ, Gray Frost de Opus e seus amigos/familiares. Conforme esses personagens vão percorrendo seus caminhos, novas descobertas e amizades vão sendo traçadas. O enredo fala basicamente da política, conflitos e mentiras do continente de Emperom e sobre a guerra para controlar os cristais de energia. A escrita de Raphael é muito fluida e apesar do gênero fantasia não ser o meu forte, em nenhum momento a leitura se tornou arrastada, personagens é o que não falta, mas todos eles tem um importante papel na construção dessa distopia.
As mulheres de Krystallo são muito fortes e determinadas, é nítido a atenção especial que o autor deu ao criá-las. Cheio de criaturas mágicas, aventuras de tirar o fôlego e a busca pelo poder, uma leitura nacional surpreendente.

Afreitas 16/08/2019

PRECISAMOS FALAR SOBRE KRYSTALLO
?O livro vai falar sobre dois países, cujo nomes são Econ e Opus. Enquanto um é um país extremamente capitalista, onde o que prevalece é a "meritocracia", o outro é um país extremamente socialista, onde tudo é divido igualmente para todos, respectivamente. A história vai ter um grande destaque em dois adolescentes, Gray e Tomé, que de forma bem estranha são submetidos a novas experiências fora dos seus países. E é no meio disso tudo que os dois começam a descobrir grandes segredos de Econ e Opus, que podem mudar tudo o que acreditavam até o momento.
?Começo falando que o autor conseguiu me prender na leitura. Me surpreendi muito com a sua capacidade de criar toda história, explicando cada detalhe da guerra, como se de fato fosse realmente verdadeira. Além da narração da história, outro ponto positivo que achei foi a construção dos personagens. Bem direto, ele consegue abordar cada detalhe importante destes, sem deixar a leitura cansativa.
?Como falei anteriormente, me prendi muito a leitura. O Raphael fez com que, por meio da sua escrita, o leitor sentisse na pele cada momento e ficasse angustiado junto ao personagem. E eu achei isso muito bacana, uma vez que é difícil encontrar uma característica assim tão importante em qualquer leitura.
?Embora os protagonistas sejam o Tomé e a Gray, acredito que os que tiveram os papéis mais importantes foram a Jinan, Ricardo e Marian. Posso dizer aqui que sem eles, o rumo da história poderia ter seguido por outro caminho, julgo pior. Sem esquecer também da amiga da Gray, a Maggi, que também teve seu papel na história.
?Também quero dar destaque as alusões encontradas no livro. É encantadora a forma como o autor faz alusão tanto a política quanto a outros livros de fantasia tão queridos. Em certos momentos me lembrava muito algumas características de alguns filósofos enquanto em outros me lembrava de Harry Potter ou até mesmo das crônicas de gelo e fogo (não sei se foi a intenção dele). Enfim, amo livros que não se prendem apenas ao seu conteúdo, trazendo outros de diversos autores e até diversos assuntos discutidos.
?Enfim, o livro superou minhas expectativas e pretendo voltar a ler a história logo logo. Com certeza recomendarei a todos que conhecer.

@ofantasticomundodebabs 29/08/2019

Amei!
Oi, gente! Vim trazer minhas impressões + resenha da @sagakrystallo , a qual fui convidada a conhecer pelo autor, Raphael Fraemam. De antemão, já posso dizer que gostei bastante! Foi uma leitura fluida, não achei nem um pouco cansativa e me pegou de surpresa em alguns momentos (adoooro plot twists ?)! Mas como eu sou eu, queria fazer só duas consideraçõezinhas: não consegui sentir um gostinho de final de história, achei que as coisas meio que acabaram "do nada" e eu senti falta daquela sensação que a gente tem de história concluída, sabe? Pelo o que eu entendi terá uma continuação, mas queria que a conclusão tivesse sido um pouquinho mais detalhada; além disso, também gostaria de uma interação maior entre os dois personagens principais. Achei que o contato deles seria frequente e meio que esperei por isso durante toda a leitura, MAS isso não torna o livro ruim, longe disso!! São só considerações bestas mesmo porque gosto de ser transparente nas minhas impressões. Fora isso, foi um livro realmente muito bom e fico muuuito feliz por divulgar um autor nacional (e ainda mais nordestino!!!) pra vocês!

Então vamos à resenha?

? O livro traz a história de Tomé e Gray, adolescentes de um mundo distópico em que existem duas grandes potencias: Econ e Ópus. Estes dois países estão em guerra há mais de 100 anos e há uma grande rivalidade entre eles. Cada um possui uma infinita fonte de poder e de energia que permite o pleno funcionamento de toda a nação em que ele se encontra: o Krystallo amarelo.

Pois bem, os jovens citados acima viviam suas vidas normalmente, dentro do esperado para cada país: Tomé crescia na democracia de Econ e Gray, na ditadura de Ópus. Até que, de repente, suas vidas viram totalmente de cabeça pra baixo.

Tomé tem seu apartamento invadido e seu celular roubado mas, ao perseguir a ladra responsável pelo roubo, acaba acordando magicamente em um lugar desconhecido completamente diferente da sua cidade e país.

Já Gray é sequestrada por pessoas encapuzadas e jogada numa van preta no dia de seu aniversário. Sem saber onde está nem porque foi raptada, ela é forçada a entrar num navio e, lá, encontra mais jovens que também foram sequestrados da mesma forma que ela.

Ambos tentarão a todo custo voltar pra casa e, para isso, encontrarão aliados importantes ao longo do caminho e, ao mesmo tempo, precisarão lutar contra um inimigo em comum: a Ordem do Dragão. Esta organização (ou seita, melhor dizendo) planeja derrubar os governos de Econ e Opus e instalar uma verdadeira ditadura no mundo e, por isso, Gray e Tomé terão que fazer de tudo que estiver ao alcance deles para tentar impedir esse golpe.

Será que eles vão conseguir? Será que conseguirão voltar pra casa? Quem eles perderão pelo caminho? Como eu sempre digo: só lendo pra saber, hehehe ?.

É isso, gente! Achei bem interessante porque a história aborda muito os temas políticos e a importância da democracia e liberdade de se expressar e se posicionar. Espero mesmo que tenha uma continuação pra que eu possa matar minha curiosidade sobre alguns pontos da história.

Ally 17/02/2021

Ler ?Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras? foi uma experiência completamente diferente das que já vivi. Quando comecei a história, tinha apenas uma vaga ideia do que ela se tratava. E, confesso, com base no que sabia do livro, não esperava gostar tanto dele. Afinal, não é o tipo de livro que costumo ler, mas caros leitores, estava completamente enganada.
A história é envolvente, a cada capítulo você fica querendo saber o que vai acontecer em seguida e quando você vê chegou ao fim. Ela gira em torno de dois jovens, Tomé e Gray. Dois jovens de países diferentes. Dois jovens de países em guerra há mais de cem anos. Um de Econ e outro de Opus. Países diferentes e semelhantes ao mesmo tempo. Econ possui um viés mais capitalista, enquanto Opus, um viés mais socialista. Mas ambos oprimem seu povo, mentem e escondem fatos importantes.
Por motivos diferentes, Tomé e Gray são obrigados a deixar seus países. E é nessa jornada além das fronteiras de Opus e Econ, que eles irão descobrir as mentiras contadas pelo governo, farão novos amigos, conhecerão um mundo completamente diferente e ainda se depararão com um mal muito pior: a Ordem do Dragão. Será que eles voltaram para casa? Será que a Ordem do Dragão será detida? Será que as mentiras contadas pelo governo serão expostas? Só lendo para descobrir.
Mas vou logo avisando, se você começar a ler a história esperando um romance entre Tomé e Gray, não vai encontrar. O livro não é sobre isso. E por isso torna a história melhor.
?? Os personagens são bem construídos. Tomé com sua personalidade mais aventureira fez com que eu gostasse dele logo no início. Com Gray foi um pouco diferente. A personalidade dela é mais cautelosa, desse modo demorei mais para me identificar com ela. Mas conforme a história avança e Gray começa a ter uma participação ativa na luta contra o mal, minha opinião sobre ela muda.
?? Não posso também deixar de comentar um pouco sobre os personagens secundários, tão importantes para história e que ganharam meu coração. Adorei a coragem de Maggy e de Ricardo, arriscando tudo para salvar seus países. Achei os tripulantes do Esmeralda interessantes. Gostei da união e confiança da equipe Delta. E adoraria ler mais histórias sobre eles.
Enfim, adorei o livro e já estou ansiosa para a continuação. Para saber quais são as próximas aventuras desses personagens.