Falsa Acusação

Falsa Acusação T. Christian Miller

Resenhas - Falsa Acusação

Luna 13/03/2020

Inacreditável!
É desesperador ler sobre o inferno que Marie viveu. Não é fácil ler tudo o que está escrito neste livro. Não é fácil saber que tudo foi real. Que aos dezoito anos de idade, após ter tido uma vida tão complicada, e mesmo assim nunca tendo desanimado, ela passou por um pesadelo como esse, sendo violentada não só pelo estuprador, mas pelo próprio sistema judiciário, que a agrediu de uma maneira ainda pior. Que destruiu a sua vida. Porque quando a polícia a tachou de mentirosa e o judiciário a processou, Marie passou a sofrer todo tipo de ameaça e acusação. Perdeu seus amigos, seu emprego, suas mães adotivas já não a queriam mais por perto, as pessoas das quais antes ela era próxima a olhavam com ódio, como se ela fosse um monstro. Todos os seus sonhos foram assassinados. E seu emocional ficou em ruínas. A depressão tomou conta, o medo intenso, a sensação de que nada nunca mais daria certo, que tudo tinha chegado ao fim.

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/02/falsa-acusacao-uma-historia-verdadeira.html

Nilson 17/03/2020

PERSISTÊNCIA
Não fosse isso, uma injustiça ficaria eternizada. História muito interessante que deve se repetir com bastante frequência muito mais ainda em nosso País. Uma pessoa denunciar um estupro que alem de ser desacreditada corre o risco de ser acusada de fazer a policia perder tempo com suas invenções.
Estupros sao mais comuns do que se imagina e nem metade deles são denunciados por pura descrença das vítimas de levarem a sério suas denúncias. Bom livro

Mila 29/06/2020

Falsa acusação
Que livro.... no começo achei que não fosse gostar, achei muito pesado. Mas persisti, e concluo assim: livro maravilhoso, real e necessário.

Andrea M 01/05/2020

Ver pra crer.
A leitura é densa e têm vários cenários por se tratar de um documentário. Parece ficção, mas não é... Muitos casos iguais também acontecem na justiça Brasileira, como outros que não estão relacionados somente a estupro.

Jess 02/05/2020

Falsa acusação
O livro conta a história de uma jovem que foi estuprada e teve que lidar com policiais e pessoas próximas não acreditando nela, é realmente inacreditável que isso tenha acontecido. Além de ter sofrido o abuso, ter que viver com todo aquele trauma praticamente sozinha. Aborda o lado de todos os envolvidos, para entendermos qual foi a linha de raciocínio de cada um. O começo achei bem emocional, depois foi bem focado na investigação (dos bons policiais) e também conta um pouco da história (antiga) de como as mulheres sofreram como vítima do agressor e do sistema que deveria ficar do lado delas.

Lilian_89 02/05/2020

Pertubardor
Um livro baseado em fatos reais com descrições horripilantes que escancara uma realidade perturbadora em relação às investigações de crimes sexuais de estupro. O livro narra uma história real de uma jovem que denunciou um crime de estupro e que, em uma reviravolta aterrorizante se vê sendo acusada por aqueles que deveriam protegê-la de estar mentindo. A polícia não apenas não acredita na vítima como também a acusa de estar mentindo e move um processo contra a mesma pelo crime de falsa denúncia criminal. Abalada emocionalmente a jovem se vê sem saída e acaba por ser coagida a admitir estar mentindo o que acaba com seu psicológico. Tempos depois, o criminoso, que por não ser sequer investigado apropriadamente, comete o mesmo crime novamente vezes seguidas e acaba sendo preso. Somente após essa prisão o caso da jovem acusada de mentirosa pode ser provado por outros policiais, o que finalmente faz com que a garota possa seguir em frente após as humilhações sofridas.
Um fato perturbador é que isso não é um caso isolado, na verdade muitas vítimas de estupro e crimes sexuais se negam a realizar denúncias justamente por isso, o medo de ser desacreditada é enorme.
Uma leitura impactante e perturbadora e infelizmente real.

csartoretto 04/05/2020

Vítima duas vezes
Nenhuma pessoa com o mínimo senso de justiça vai conseguir ficar imune a esse livro. Meu sentimento foi raiva, indignação e tristeza, ao constatar que as pessoas que deviam trabalhar a empatia são as primeiras a emitir julgamentos e onde deveria haver apenas escuta e investigação, existe desconfiança e desrespeito. A vitima sofre violência duas vezes e a segunda pode ser bem mais devastadora, por ter sua dor ignorada.
O que hoje chamamos cultura do estupro é muito mais antigo de que eu poderia supor e na realidade faz todo sentido, as histórias de bruxas estão aí pra provar que sempre tentaram silenciar, diminuir e utilizar o gênero contra as mulheres.
Existe uma pesquisa municiosa não só dos casos, mas dá origem histórica da hostilidade e desprezo com que são tratadas as vítimas de violência sexual, onde essaa vítimas são consideradas culpadas pela violência sofrida ou acusadas de serem interesseiras e vingativas fazendo uso da denúncia como arma contra homens considerados inocentes, vítimas dessas megeras sem coração.
Em 1670 podia fazer sentido esse argumento, embora não consiga entender, mas o que é inadmissível é que até bem pouco tempo esses tratados ainda eram aceitos nas cortes americanas.
Não foi uma leitura fácil, ver como os agentes da lei são influenciados por uma cultura
machista e misógina que não acolhe as vítimas e as transforma em culpadas, e constatar que ainda temos um longo caminho pela frente pra acabar com essas distorções.
Apesar de dolorido vale muito a leitura!

Aline Oliveira 13/05/2020

Inacreditável
Muito interessante. Apesar de ser meio cansativo de ler em alguns pontos devido à linguagem super técnica, é.muito interessante ver como uma.investigacao é conduzida. Por outro lado, é difícil pensar em tudo que a vítima passou.

Pâmela Sampaio 13/05/2020

INACREDITÁVEL.
NOTA | 5.0

O livro é inacreditável. Em certos momentos, cheguei a me questionar se as informações eram, de fato, verdadeiras. E são. Duras e enfuriantes verdades. É doloroso pensar em quantas outras mulheres passaram pelo mesmo que Marie por causa de pré-conceitos seguidos de incompetência por parte da policia, e da sociedade, no geral.

É uma leitura necessária para se entender como o estupro ainda é tabu, e, principalmente, como mulheres são má vistas quando o reportam. O livro conta uma história que ocorreu nos EUA, mas não duvido que tenham muitas narrativas iguais as de Marie aqui no Brasil.

Agora vou assistir a série da Netflix para passar mais um pouco de raiva e desacreditar ainda mais no sistema judicial.

mayara.marinheiromartinelli 17/05/2020

Um livro dolorosamente devastador sobre como as denúncias de estupro não são levadas à sério e como as pessoas da sociedade e encarregados de investigações levam mais tempo duvidando das vítimas do que gastando ele com investigações que poderiam levar os culpados à cadeia!! Ninguém duvida de vítimas de roubo e assalto!! Pq com o estupro tudo é tão diferente?

Laura.Novelli 06/06/2020

Inacreditável
Excelente texto sobre a ocorrência verídica de uma série de estupros, em que uma das vítimas foi acusada de falsa acusação. Os autores fazem uma pesquisa minuciosa sobre todo o caso, com texto fluído e fácil de acompanhar, apesar do teor e da quantidade enorme de informações que sempre acompanha livros como este.

É particularmente impressionante observarmos, além é claro dos crimes de estupro em si, como pequenos detalhes podem distorcer tanto o resultado de uma investigação.

E, com mais inconformismo ainda, podemos testemunhar o quanto a falta de conexão entre as diversas polícias e também as regionalizações de municípios, estados e até países podem facilitar o cometimento de crimes em série.

Um livro para se reler de tempos em tempos, para que não nos fuja à memória tantos assuntos pertinentes e informações preciosas trazidas pelos autores.

Beatriz 13/06/2020

Muito mais q uma história, um livro para esclarecer
Uma grata surpresa. Uma história de estupro, em que aborda os passos investigativos, as ferramentas desenvolvidas para casos de estupros, os preconceitos e estigmas desses crimes violentos e as estatísticas de forma esclarecedora a partir de um caso de falsa acusação.

Queli.Bastos 14/06/2020

O preconceito com a mulher diante da acusação de estupro
Marie é uma jovem que finalmente está conquistando sua independência depois de anos sendo jogada de lar em lar adotivo. O que parecia ser um sonho vai se desmoronar após ela ser estuprada em seu próprio apartamento, além de lidar com o trauma de um crime inacreditável, ela vai se ver passando de vítima a acusada de um crime. Esse livro choca pelos detalhes e pela forma como a sociedade lida com a notificação de um estupro, e em como as mulheres são desacreditadas e pressionadas. Uma história real que expõe o preconceito e o sexismo, mas também mostra que há quem lute pela causa, que não descansa até obter as respostas. Simplesmente necessário essa leitura!

Rittes 11/12/2018

Quando o jornalismo vale a pena
Simplesmente uma aula de jornalismo, esse livro dos repórteres que trabalham para a Pro Publica. Absurdamente bem escrito e bem apurado, mostra o quanto ainda precisamos evoluir quando o assunto é a abordagem do crime de estupro pelas autoridades policiais. Estamos falando aqui dos EUA, então, dá para imaginar que no Brasil muitas mulheres se quer iriam registrar o crime. Às vezes, a dor causada pelo estupro é menor do que a indiferença e a desconfiança da polícia. Imperdível.