Falsa Acusação

Falsa Acusação T. Christian Miller

Resenhas - Falsa Acusação

Débora 19/02/2021

Impressionante
Um livro perturbador e emocionante, que te prende a cada página.
Uma história triste, que dói na gente saber que é um fato real, mas vale a pena a leitura.

Pâmela Sampaio 13/05/2020

INACREDITÁVEL.
NOTA | 5.0

O livro é inacreditável. Em certos momentos, cheguei a me questionar se as informações eram, de fato, verdadeiras. E são. Duras e enfuriantes verdades. É doloroso pensar em quantas outras mulheres passaram pelo mesmo que Marie por causa de pré-conceitos seguidos de incompetência por parte da policia, e da sociedade, no geral.

É uma leitura necessária para se entender como o estupro ainda é tabu, e, principalmente, como mulheres são má vistas quando o reportam. O livro conta uma história que ocorreu nos EUA, mas não duvido que tenham muitas narrativas iguais as de Marie aqui no Brasil.

Agora vou assistir a série da Netflix para passar mais um pouco de raiva e desacreditar ainda mais no sistema judicial.

Laura.Novelli 06/06/2020

Inacreditável
Excelente texto sobre a ocorrência verídica de uma série de estupros, em que uma das vítimas foi acusada de falsa acusação. Os autores fazem uma pesquisa minuciosa sobre todo o caso, com texto fluído e fácil de acompanhar, apesar do teor e da quantidade enorme de informações que sempre acompanha livros como este.

É particularmente impressionante observarmos, além é claro dos crimes de estupro em si, como pequenos detalhes podem distorcer tanto o resultado de uma investigação.

E, com mais inconformismo ainda, podemos testemunhar o quanto a falta de conexão entre as diversas polícias e também as regionalizações de municípios, estados e até países podem facilitar o cometimento de crimes em série.

Um livro para se reler de tempos em tempos, para que não nos fuja à memória tantos assuntos pertinentes e informações preciosas trazidas pelos autores.

Mila 29/06/2020

Falsa acusação
Que livro.... no começo achei que não fosse gostar, achei muito pesado. Mas persisti, e concluo assim: livro maravilhoso, real e necessário.

Amanda Cabral 31/12/2020

Um livro para refletir!
É muito diferente ler sobre crimes tão frios feitos por uma homem totalmente fora de suspeita. Como uma vítima pode ser desacreditada pelo simples de não existirem tantas evidências e a má vontade de profissionais, que por sua também não eram bem treinados. O livro é incrível, não encontrei defeitos, somente parabéns aos jornalistas escritores.
Todos deveriam ler esta obra ?

"Pesquisas mostram que, quanto mais íntima a natureza do crime, mais as pessoas tendem a jogar o foco de sua atenção no comportamento da vítima, e é claro que não existe crimemais íntimo do que a violência sexual", explica Archambault.
Pág 92.

PS: cada pessoa reage de uma maneira, e neste livro, vamos entender muito bem.

Jana 21/01/2021

Falsa Acusação
Ai, achei o livro mal escrito, arrastaaaaado demais, exagerado. A pesquisa foi bem feita, dá pra perceber isso, mas ficam dando um ar de dramaticidade muito exagerado. Para um livro com temas tão importantes, deixou a desejar. Poderiam ter explorado mais a questão da mente do acusado que diz muuita coisa é só no final é falado bem superficialmente, e aí em coisas mais banais, ficam dando detalhes desnecessários.

Nat 15/02/2021

O que se pode escrever na resenha de um livro sobre o qual a sinopse já diz tudo e qualquer coisa que você escreva parece spoiler? Apesar de fugir de temas polêmicos nas minhas escolhas de leitura, este livro foi o mais atrativo na lista dos vencedores mais atuais do Prêmio Pultizer. Violência sexual, a questão do gênero, são assuntos que se discutem bastante hoje em dia, e o livro prende a atenção pela quantidade de informações, que mostram a quantidade de casos não resolvidos, além de mostrar o quanto o sistema ainda age de forma muito preconceituosa com as vítimas, na maioria das vezes as transformando em culpadas nesse nosso mundo culturalmente patriarcal. Fiquei curiosa para ver a série da Netflix (o episódio de Law & Order eu já vi e confesso que me deixou muito insatisfeita com o fim dele). 2021 mal começou, mas já posso afirmar que este foi uma das melhores leituras do ano.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/01/falsa-acusacao-t-christian-miller-e-ken.html

rxvenants 11/03/2019

"(...) alguém precisa fazer esse trabalho. E alguém precisa fazê-lo bem."
Trabalho fantástico de T. Christian Miller e Ken Armstrong.

Falsa Acusação não trata apenas de histórias pesadas de sobreviventes de abusos sexuais, mas fala também dos mitos que envolvem esse tipo de agressão e os estigmas que ainda cercam casos de estupro.

São abordados vários materiais de apoio sobre casos assim. Todas as dúvidas que alguém poderia ter sobre esse assunto (Existe padrão de reação das vítimas? Quais os danos neurológicos depois de um trauma como esses? Como abordar o assunto? Como ajudar essas pessoas?) são esclarecidas com comentários de especialistas sobre o assunto.

Miller e Armstrong deram uma voz única para a questão de como "nas investigações de agressões sexuais, a credibilidade da vítima é tão debatida quanto do acusado."

Foi EXTREMAMENTE difícil ler sobre Marie e não me sentir péssima. Como mulher, foi horrível me colocar no lugar dela e imaginar o quão terrível dever ter sido ter seu relato calado por pessoas que deveriam te acolher e proteger.

O livro é fantástico na sua proposta de apresentar como a descrença nas palavras das vítimas pode influenciar investigações e machucar ainda mais uma pessoa em um estado tão delicado.

É complicado demais ler sobre todos os kits de estupro não analisados e todos os casos não levados à justiça, mas livros como esse me dão a esperança de que pelo menos discussões sobre isso estão sendo feitas.

A narrativa sobre o casos O'Leary é perturbadoramente brilhante. Edna e Stacy foram excepcionais em seu trabalho de investigação.

O cuidado com a escolha de palavras e nota dos autores é muito tocante. Tudo foi descrito de forma bem cuidadosa para que o livro em si não abrisse ainda mais as feridas das mulheres envolvidas.

Falsa Acusação mexeu tanto comigo, que minha cabeça tem milhões de coisas para falar, mas não consigo achar as palavras certas para falar sobre todos os aspectos que merecem maior visibilidade.

Eu entendo que a leitura pode ser muito difícil para pessoas que não conseguem lidar com esse assunto, mas é muito, MUITO importante ler histórias como a de Marie, Doris, Amber, Sarah, Lilly e tantas outras para entendermos como essas sobreviventes não devem e não podem ser silenciadas pela descrença de pessoas que nunca tiveram que travar uma batalha pela sanidade de seus corpos e mente.

Caminhamos aos passos de tartarugas, mas espero ansiosamente pelo dia em que vítimas ao redor do mundo serão tratadas com mais empatia e confiança e que estas, mortificadas, mas não apagadas, consigam cada vez mais denunciar seus abusos e lutar pela justiça que tanto merecem.

AmAlia51 13/04/2019

Dolorido. Perturbador. Necessário.
"Este é um livro perturbador". Essa é melhor definição desta obra.
Em 2008, Marie, uma adolescente de 18 anos, foi a polícia denunciar um crime. Um homem mascarado, com luvas e uma mochila cheia de apetrechos invadiu seu apartamento e a estuprou.
A polícia, após alguns dias de investigação, começa a desconfiar da veracidade do crime e Maria passa de vítima a suspeita. Pressionada pela polícia e pelo olhar desconfiado de todos, ela admite que mentiu e que tudo não passou de uma estratégia para chamar atenção.
Marie foi julgada por todos.
Após dois anos, a detetive Stacy Galbraith foi designada para investigar um caso de estupro. Ao colher informações, chega a outros casos semelhantes em que o estuprador utilizava o mesmo modus operandi e tinha as mesmas características.
Eu - sinceramente - tive vontade de abandonar o livro em vários momentos. É revoltante a forma como a polícia trata uma vítima de violência sexual, esse modo cruel de me deu ânsia de vômito várias partes do livro. E o tempo todo veio em minha mente a máxima de "e estamos falando dos Estados Unidos, imagine no Brasil". É inevitável não fazer essa comparação.
A narrativa jornalística é bem descritiva e, ao mesmo tempo que isso cansa um pouco, nos traz muitas informações sobre o contexto da história.
Fora os sentimentos de indignação e nojo que nos faz querer jogar o livro bem longe, é uma obra NECESSÁRIA. Nesse mundo (ainda machista!), ser mulher é uma luta constante e ininterrupta. Temos que provar valores, capacidades e competências a cada respiração. E, como não poderia ser diferente, a nossa voz é questionada o tempo inteiro. Não basta ter sido vítima de uma violência (seja ela psicológica, física ou sexual), a mulher ainda precisa enfrentar o descrédito de uma sociedade extremamente machista.
O livro é dolorido, mas incrivelmente importante. ???????????????????????????
Mulheres, avante!

Lídia Dias - @lendoquandoda 09/07/2019

Um trabalho incrível
O ano era 2008 e Marie, com 18 anos, tinha acabado de conquistar a tão sonhada independência. Após passar por diversos lares adotivos ao longo dos anos, sua vida parecia ter tomado um novo rumo. Com o apoio de uma ONG, tinha um apartamento para chamar de seu e a perspectiva de um futuro repleto de possibilidades. No entanto, os sonhos da jovem foram frustrados quando um homem entrou em seu apartamento no meio da madrugada e a violentou sexualmente em sua própria cama. Marie prestou queixa na polícia, mas por apresentar um comportamento ?fora do padrão? para uma vítima de crime sexual, seu depoimento foi desqualificado e os investigadores a coagiram a dizer que tudo não passava de mentira. Quando ela tentou voltou atrás, a trataram como criminosa. Além disso, Marie foi acusada de comunicação falsa de crime e praticamente todos que a conheciam acreditavam que ela, de fato, tinha inventado tudo.
Simultaneamente a história de Marie e as consequências do estupro negligenciado pela polícia, acompanhamos uma investigação realizada por duas detetives, de cidades vizinhas a da jovem, que acabam unindo forças e recursos quando percebem que vários crimes sexuais acontecidos nos últimos anos podem ter ligação. Em contrapartida, alguns capítulos mostram a visão do estuprador e como, quando e de que forma ele começou a cometer os estupros.
Os autores, T.Christian Miller e Ken Armstrong, são jornalistas do ProPublica e são vencedores do prêmio Pulitzer. Uma coisa que fez com que eu me demorasse na leitura é o detalhamento da vida pessoal das investigadoras e de alguns policiais envolvidos no caso, entendo que os autores optaram por contextualizar e enrobustecer o protagonismo desses personagens, mas achei desnecessário em alguns momento, o que não diminui a perfeição com que esse livro foi escrito.
Antes de ler esse livro, é importante saber que há passagens fortes, que podem ser consideradas gatilhos. Por outro lado, é um livro reportagem muito completo e foi escrito com base nos artigos de investigação policial e entrevistas realizadas durante a apuração. Como se trata de uma investigação policial, e muitas mulheres foram violentadas, é importante ficar atento aos nomes dos personagens, para não se perder. A obra traz à tona como as vítimas de estupro são tratadas com desconfiança e como a polícia ainda é despreparada para lidar com casos desse tipo.

@lendoquandoda

Bruna 28/07/2019

Um tapa na cara da sociedade
Antes de mais nada: recomendo fortemente este livrão!
Agora posso falar sobre a leitura rs

Um livro de tema denso e de leitura que pode conter vários gatilhos, ou seja, se prepara porque vai ter descrições dos crimes e o ponto de vista "frio e calculista" do criminoso. Mas que apesar disso, é escrito de uma forma que eu não diria que "minimiza", mas que suaviza os acontecimentos como uma forma de respeito as vítimas e a nós, leitores.
É um trabalho primoroso feito pelos dois autores- jornalistas investigativos-, que além de darem uma aula de como é feita uma boa investigação jornalística, trás a luz um tema que ainda provoca arrepios em muita gente por aí: casos de estupros.
E os arrepios a que refiro-me não é o do crime ser hediondo (o que é), mas a forma como ele é tratado tanto por parte dos policiais como pela sociedade em um modo geral.
Quem nunca se deparou com uma matéria que tratava-se de um caso de violência sexual e que não tenha sido escrita/realizada de forma sensacionalista? Ou o descaso com que autoridades tratam alguns desses casos? Até mesmo, a vergonha e o medo que as vítimas sentem ao relatarem o crime e serem desacreditadas e marginalizadas por amigos e familiares!?

Neste livro de pouco mais de 320 páginas, encontraremos além do relato e dados do caso (estuprador em série que aterrorizou Denver e arredores), uma discussão sobre os preconceitos que giram em torno deste tipo de caso e todas as implicações que isso vem a ter quando se necessita investigar este tipo de denúncia.

Eu já falei que recomendo fortemente a leitura deste livro a pessoas que se interessam sobre este tipo de discussão? Para, também, aquelas que querem se aprofundar com dados sobre este tipo de crime e todo o preconceito que ronda sobre ele? rs

Obs.: Quer saber mais sobre o livro?! Vem comigo no Podcast "Papo de Biblioteca", disponível nas plataformas:
Google Podcast: encurtador.com.br/HIJO6
Anchor: https://anchor.fm/brucksoares

site: encurtador.com.br/amoCQ

Cris @cristinadaitx 16/05/2024

Uma história real baseada em pesquisas e entrevistas realizadas pelos autores sobre a atuação e prisão de um estuprador, nos Estados Unidos. Esse homem abusou e torturou diversas mulheres, dentro de suas próprias casas. Além disso, os autores trazem um relato histórico sobre os avanços nas investigações de abuso sexual com a implementação de um cadastro on-line unificado e dos avanços das análises de DNA. Porém, o mais relevante é como os autores abordam o preconceito relacionado a esse tipo de crime, principalmente, em função do preconceito sofrido pelas mulheres frente aos agentes de polícia que, muitas vezes, inviabilizam a fala das mulheres e tornam-nas culpadas ao invés de vítimas. Nesse caso, particularmente, o abusador foi preso graças ao trabalho de duas agentes femininas que acreditaram nas vítimas e não desistiram de investigar, assim como alguns agentes masculinos fizeram. A pena atribuída a ele foi de mais de 300 anos de prisão, mas as sequelas deixadas nas mulheres que atacou serão inesquecíveis.

Erica 25/10/2019

A desconstrução de uma vítima real de estupro. “Aliás que estupro?”
Nunca passei por uma situação onde alguém duvidasse avidamente da minha honestidade, mas com certeza se isso acontecesse eu ficaria puta da vida, agora imagine você dizer para todo mundo que foi estuprada e as pessoas simplesmente duvidarem porque você não está sendo tão convincente e sua versão é contraditória, pois uma pessoa que acabou de ser violentada tem que fazer sentido, chorar bastante, tem que ser lucida e narrar o crime de forma gráfica e em mínimos detalhes pra polícia, afinal o que são as palavras “trauma”, “vergonha”, “choque”...? É algo de comer?

Eu acredito que deva existir acusações falsas de estupros, mas primeiro é preciso fazer uma investigação decente e não simplesmente duvidar só de olhar pra cara da pessoa, é absurdo julgar depoimentos de supostas vítimas com esse descaso todo, a impressão que dá ao ler o livro é que a polícia é vidente, preguiçosa e que em maioria dos casos é preciso ser uma policial para compreender uma vítima feminina. Absurdo!

Bom... deixando de lado minha indignação, o livro é muito bom, ele tem uma crítica forte e pesada em relação ao estigma que vítimas reais de estupro carregam graças a casos isolados de pessoas que mentiram que foram estupradas, ou seja, se você quiser que alguém acredite em você, tem que fazer aulas de dramatização em Hollywood com direito a indicação ao Oscar, porque simplesmente fazer uma denúncia e mostrar evidencias, não dá! É inacreditável, mas é a realidade que o livro mostra através do relato chocante de uma jovem que passou por essa discriminação, o que faz com que o estuprador cometa o crime uma, duas, três...várias vezes sem ser pego. Aliás que estuprador? Se todo mundo está mentindo (óooodio!).

A história é baseada em fatos reais e é narrada em forma de investigação, apesar de indigesta e triste, pra mim foi uma leitura indispensável com tema importante e necessário, a escrita também foi bem viciante. Recomendo bastante!

Luisa1033 14/01/2020

Inacreditável (Netflix)
Falsa Acusação é um livro de não ficção. Dois jornalistas juntam-se após descobrir que estão escrevendo sobre a mesma história: um caso de um estuprador em série. O livro lhe apresenta a história de Marie uma garota que foi estuprada e tem sua história desacredita e sobre uma queixa de Falsa Acusação; duas detetives do Estado Colarado que formam a colcha de retalho que é a investigação de dois casos de estupro que possuem as mesmas características e poucos dados do suspeito e o estuprador, toda a mente desse homem.
A escrita é incrível. O livro não é sensacionalista e procura não expor as vitimas mais que necessário mas, lhe apresenta todo o processo desde a chamada a policia, os passos da investigação, quem é o criminoso, como o processo seguiu a tribunal e dados estatísticos e históricos sobre estupro. Como a doutrina jurídica e como delegacias tratavam casos de estupro.

O tema é pesado e bastante forte as consequências de toda a história para os envolvidos. Ao mesmo tempo, o livro é um exercício de visão sobre um assunto sério e, infelizmente, tão presente no mundo.
Obs. Falsa Acusação é o livro que serviu de base para a série Inacreditável (Netflix). O caso é real e o nome do estuprador é dito no livro e é possível ver matérias sobre o caso e o rosto do criminoso na internet.
Obs2: O livro acompanha toda a investigação e todo o processo. As garotas foram estupradas então, se o tema for sensível não é a leitura ideal.

- J 05/02/2020

Por favor, leiam as informações finais do livro!
Escrito por dois jornalistas investigativos, este livro conta a história dos inúmeros estupros praticados por um ex-militar e o modo como ele finalmente foi capturado. Passando por delegacias em que o tratamento às vítimas foi ultrajante (chegando ao cúmulo de acusar uma delas de comunicar falsamente o crime) e também por outras em que os esforços intermunicipais em conjunto foi o que levou à prisão do estuprador em série, o leitor depara-se com o incrível estudo feito pelos autores.

Quando vi que a série Inacreditável saiu na Netflix, precisei imediatamente começar este livro, que já estava na minha lista há tempos. Mas esse livro me surpreendeu de inúmeras formas. Primeiramente pela linguagem não muito apelativa do livro; mais como uma reportagem ou notícia mesmo. Nisso, entra também o fato de não terem os autores escondido detalhes que poderiam desacreditar as personagens. Outra questão que me chamou muito a atenção foi o estudo sobre a história das acusações de estupro e como a abordagem a esse crime foi se modificando com o tempo.

Em suma, é um estudo memorável igualmente sobre o descaso e a colaboração policiais. Sobre o feminismo e a resiliência das sobreviventes. E principalmente sobre a força de uma vítima falsa e precipitadamente julgada.