O Menino que Comeu Uma Biblioteca

O Menino que Comeu Uma Biblioteca Letícia Wierzchowski

Resenhas - O menino que comeu uma biblioteca

Stefani.Maira 21/06/2022

Eva, Jósik
Gente, de verdade só leiam esse livro. Uma das coisas que mais gostei dessa história e a carta de Jósik para a Eva ? acho que sempre gostei de cartas.

Pam 09/03/2022

Ok, Eu levei muito MUITO tempo pra ler um
Livro de 280 páginas, eu sei
Mas
É que ele trata de assuntos que me deixam sensíveis e chegando pro final eu não queria acabar pq me apeguei as jornadas de jósik e eva. Eu simplesmente não queria dar tchau pra eles, infelizmente acabei dando hoje.
Escrita genial da autora
Desenvolvimento também
Primeiro favorito do ano :)

01/10/2020

Uma obra envolvente, emocionante e inspiradora!

Sou suspeita pra falar, porque adoro narrativas que envolvam guerra, mas, dessa vez, envolveu fantasia e amor à literatura! Um combo que não teria como dar errado!

Recomendo a leitura!

Gezinha 07/08/2022

Eis minha autora preferida
Livro maravilhoso!
Eu simplesmente AMO a forma com que a autora escreve.
Esse é o segundo livro da autora, que desde o primeiro parágrafo do livro "A prata do tempo", me fisgou.
Esse é um livro delicado, com sua escrita onírica, delicada, poética... Eu me sinto vivendo em um mundo flutuante de sonhos e memórias quando leio cada página.
Ela vai e vem no tempo, conta os próximos eventos como um lamoejo de pressa de um narrador tomado por emoções, volta e traça os acontecimentos de forma cronológica... De uma forma que não deixa confusão sequer no ar, mas nos dá a sensação de estar em uma íntima conversa, ouvindo Eva a contar toda a sua história, e a de Jósik Tatar, sua família, seu avô e o amor aos livros, suas descobertas, amores, dores e perdas.

Em alguns momentos o narrador muda para Jósik, em um muito específico, tudo se acelera em um magistral controle da escrita...

A história é linda. Um belíssimo romance de formação que nos trás de forma sutil, as dores sofridas pela Polônia na 2°Guerra Mundial.

Rafaella.Grenfell 02/08/2021

Sabedoria
Uma menina com o dom de ver o história de seu grande amor. Um menino que sofre com perdas inestimável e que reluta para sobrebiver aos terrores da segunda guerra mundial. Esses dois se encontram em uma terra não tão distante para ela e do outro lado mundo para ele e vivem um amor simples, corriqueiro e cheio cumplicidade.

Danny.Leal 16/02/2021

O poder da leitura na superação de uma guerra
Com um título intrigante e recheado de duplos sentidos, Leticia Wierzchowski traz uma história fascinante sobre o poder da leitura, que leva à superação de uma grande guerra.

?Sempre haverá pequenas cidades e grandes injustiças. Sempre haverá sonho, esperança e fome. Paixões juvenis e toque de recolher e violência e vidros de geleia de morango. Mude o que mudar o mundo, sempre haverá os livros, os leitores, as mães amorosas e os ditadores sanguinários.?

Passar alguns dias ao lado de Michael Wisochy e Jósik Tatar nos permite conhecer alguns dos grandes clássicos da literatura e seus autores... nos mostra as crueldades vivenciadas pelo povo polonês durante a Segunda Guerra Mundial e as atrocidades cometidas por um ditador sem precedentes... mas, acima de tudo, nos permite ver como os livros podem salvar as pessoas e essencialmente a humanidade.

Com certeza, ao longo desses dias me alimentei de cada página, de cada citação, de cada passagem histórica que encontrei neste livro, assim como suspirei, lágrimas caíram e a esperança ressurgia confortante em meu coração quando lia a narração de Eva. Afinal...

?... tudo pode ser contado de um outro modo, de forma que as histórias hão de brotar delas mesmas para todo o sempre... Porque tudo nesta vida são histórias - Jósik, vocês e eu somos histórias que, um dia, se tivermos sorte, serão contadas por aí [Eva].?

Se você assim como eu ama os livros e é apaixonado por romances ambientados historicamente, não pode deixar de ler esta surpreendente história do menino que comeu uma biblioteca.

Natascha 03/11/2023

Um gestação
Enfim, pari. Foram nove meses para concluir a leitura, mas como previa fiquei encantada com o final do livro. É uma história longa e lenta, como já foi dito, mas termina bem bonita na minha opinião. Como não podia deixar de ser, tenho em minha mente a feição de cada personagem e a visão de Jósik ao pisar na América do Sul.

Renata 12/02/2020

Adoro livros que falam de outros livros!
A história oscila entre dois cenários bem diferentes durante a Segunda Guerra Mundial: a Polônia e o Uruguai.
Uma abordagem diferente, não mais uma história sobre a Segunda Guerra...
Só não avaliei melhor devido ao estilo de escrita que não me agradou: a narradora conta o desfecho primeiro para depois explicar o que aconteceu. Para quem não suporta spoiler, melhor nem se aventurar.

Janaina438 25/09/2022

É um livro de uma sensibilidade imensa
O livro consegue nos conectar com Jósik com muita facilidade, sentindo suas dores e prazeres.
Seu sofrimento no tempo da guerra é de se emocionar e suas pequenas alegrias nesse mesmo tempo nos alegra também.

meudiariodepandora 03/03/2021

Amei!
Escrito pela Letícia Wierzchowski, é um livro maravilhoso. Sua escrita me prendeu de um jeito incrível, me deixando ansiosa para saber o que aconteceria depois.
A história é narrada por Eva, uma garota que vive com sua avó e seu irmão no Uruguai. Eva é fascinada com as cartas de tarô de sua avó desde o primeiro dia que as vira. E é a partir das cartas que sua história muda por completo, descobrindo, do outro lado do oceano, um garoto chamado Jósik.
Jósik morava com os pais na Polônia e, sempre que podia, visitava e recebia visitas de seu avô, Michael Wisochy, um amante da literatura. Por influência de Michael, Jósik se apaixonou por livros, se aventurando pela grande biblioteca da casa do avô todos os dias.
Através de visões e sonhos, Eva assiste a vida de Jósik e suas dificuldades perante a Segunda Guerra Mundial. Durante todo o livro, Jósik e Eva passam por provações e superações que os levam em direção a um final incrível.

✨"Pois esta não é uma história sobre a guerra, é uma história sobre o poder da ficção.
E a ficção não passa de uma semente que precisa de um pouco de terra onde brotar e florescer." ~Jósik Tatar

Com citações de Shakespeare, Conrad, Tolstói, entre outros, essa história me encantou, sempre relembrando o poder da literatura em nossas vidas.

✨“Se vocês lessem bons livros, iriam saber que a ficção invade a vida real para nossa grande benesse e alegria!” ~ Michael Wisochy

site: https://www.instagram.com/diario_de_pandora_/?hl=pt-br

luíza amaral 19/04/2023

Interessante
A proposta de ideia do livro é interessante, mas não gostei do modo que foi escrito. as narrações se repetem continuamente, o que deixa o livro cansativo.

Marianna 26/06/2023

Apaixonada
Esse livro é muito bom, toda a escrita dele envolve o leitor de uma forma bem simples e intensa ao mesmo tempo, gosto do fato do destino dos protagonistas estarem ligados, e gosto ainda mais da criatividade da autora, em ter misturado o tarot com um ocorrido da 2ª guerra mundial.
No início ele tem uma pegada um pouco lenta, que me deu uma pequena preguiça, mas logo as coisas vão acontecendo e se tornam empolgantes.
Todo o horror da guerra e o horror da vida pessoal da protagonista e narradora, é contado de um jeito leve, que te arrepia, emociona e empolga.
Uma leitura que recomendo à todos.

Miika2 14/03/2024

Gostei da história e de como ela aconteceu, porém eu não gostei da narração que misturava os acontecimentos.
A história em si é linda e tem lindas frases e um lindo aprendizado com sigo.
Recomendo para queles que buscam uma paz maior em sua vida.