O feminismo é para todo mundo

O feminismo é para todo mundo bell hooks

Resenhas - O feminismo é para todo mundo

May 27/06/2020

Uma cartilha feminista
O livro "O feminismo é para todo mundo" forma o que a própria autora chamou de cartilha feminista. Definitivamente todo mundo precisa lê-lo - tanto quem se interessa pelo tema, quanto quem não faz a menor ideia do que “feminismo” signifique. Aqui Bell Hooks aborda temas muitíssimo relevantes de uma forma super didática e descomplicada como beleza, trabalho, raça, gênero, violência, maternagem/paternagem feminista, casamento, liberdade sexual, etc.
Em tempo, segue o conceito de feminismo que a autora desenvolveu e que de fato o define muito bem: "feminismo é um movimento para acabar com sexismo, exploração sexista e opressão.”

Mima 13/03/2021

Bell Hooks é pedagogia pura
Numa linguagem super didática, Bell Hooks traz em sua obra uma excelente explanação de como o Feminismo é, e também como deveria ser.
Um livro essencial, numa conversa super informal com o leitor, a autora discorre sobre o assunto de uma forma extremamente leve e fluída. Não é somente um conteúdo introdutório!
Repito aqui a definição de Bell pra explicar o movimento: Feminismo não é anti-homem é antisexismo!!!!

fleabookz 15/02/2021

Não gostei tanto quanto esperava. Uma introdução inteira falando o quanto era preciso um livro de fácil leitura e que falasse sobre o feminismo ser para todos.
 Tenho dúvidas sobre a proposta ter sido atingida ou não, mas não me agradou muito. Levei 8 dias pra terminar o livro, porque tava achando bem chatinho e não concordo com algumas coisas.
 Faltou referências, "dar nome aos bois", a autora quase não cita outra pessoa a não ser ela mesma. O que custava apontar o nome das tantas "pensadoras feministas"? Deveria haver essa bibliografia para que dirigisse os leitores a outras obras sobre feminismo.
 Ela fala que o feminismo é para todo mundo e isso eu concordo, não dá para ser só uma luta das mulheres. Mas em alguns momentos a autora fala sobre lutarmos pelos direitos dos homens e pra acabar com todas as violências, achei até engraçado essas partes.
 Compreendo que  o patriarcado exerce uma expectativa grande em cima dos homens, pois eles devem ser másculos e poderosos. Porém, eles ainda são mil vezes mais privilegiados que nós mulheres, por isso que estão no topo da estrutura de poder. Então não entendo qual direito exatamente que eles poderiam ter, se estivesse tão ruim para eles, o sistema já teria mudado. O feminismo é justamente porque as mulheres não têm os seus direitos garantidos e acabam sendo controladas pelo patriarcado. Não consigo me sentir disposta a lutar por alguém que já tem tantos direitos garantidos.
 Não acho interessante a troca do termo "violência doméstica" para "violência patriarcal" como a hooks sugere. Muito generalizado, às vezes as pessoas só são mau caráter mesmo, não precisa de toda a culpa de um sistema maior para tentar explicar algum comportamento abusivo.
 Engraçado a persistência de falar o quanto as mulheres podem ser tão violentas e sexistas quanto os homens. E também do problema das feministas excluírem a raça e a classe, porém isso é tão repetido no livro que chega me deu uma preguiça.
 Senti falta de uma crítica aos homens machistas, porque o livro todo eles são tratados como aliados ou como vítimas também. Ela realmente tava muito disposta a querer apagar a ideia de que feminista é anti-homem né? Nem mesmo pra criticar o abandono parental.
 Enfim, é o meu primeiro contato com as obras da bell hooks e não faço a mínima ideia se irei ler outros livros. Tenho medo de pegar outros livros dela e ser mais uma escrita narcisista, onde ela só fala dela mesmo o tempo todo para provar seu argumento.
Martina23 16/02/2021minha estante
O livro dela "E eu não sou uma mulher?" é muito bom, ela faz uma análise bem mais aprofundada sobre mulheres negras e feminismo, desde o período da escravidão, claro que um estudo baseado na vivência de mulheres lá no EUA. O livro tem muitas referências e alguns relatos de pessoas que foram escravizadas.
Nesse livro dela que vc leu, acho que o objetivo dela é só apontar alguns tópicos que precisam ser analisados, observados e discutidos e não realizar uma análise completa. Ela é bem repetitiva mesmo, mas o primeiro volume original em inglês foi escrito em 2000 e essa tradução é recente, então pode ter algumas características ultrapassadas e as formas de análise também pelo fato de ser um livro que já tem 21 anos. E nesse livro ela trás um alerta necessário de que precisamos estudar a teoria feminista de forma decolonial e buscar referências em mulheres que estão dispostas a falar sobre feminismo de um ponto ou lugar de fala não supremacista.

Martina23 16/02/2021minha estante
O livro não é cheio de análise ou de referências justamente por ser voltado para a classe popular e não acadêmica e ela trás as questões como ponto de reflexão. E ainda, não acho que ela errou ao atribuir a violência ao sistema patriarcal, porque todos estamos inseridos nele então todos temos tendências violentas que são fomentadas a partir de um ponto em comum em que a autoridade é construída a partir de um ponto de submissão do outro sujeito, no caso do homem a mulher, no caso da mulher o filho(a) e quando esse sujeito dominante sente o respeito sendo minado, parte para a violência para o meio de conquistar o respeito através novamente da violência e submissão. E acho que isso surge justamente da base patriarcal que dá todos os privilégios aos homens que constrói a partir daí a masculinidade baseada nesses privilégios e "autoridade" incontestável. E a mulher que é inserida nesse sistema também absorve essa idéia conturbada de se obter respeito através da violência então não acredito que a bell hooks esteja totalmente errada com relação a isso.

fleabookz 17/02/2021minha estante
Eu sei que o intuito é alcançar muitas pessoas mostrando que o feminismo é acessível e tals. Além de mostrar que a mulher pode ser tão abusiva e sexista quanto o homem, propagando a "violência patriarcal", só não achei interessante a ideia da substituição do termo dentro do ambiente doméstico.

fleabookz 17/02/2021minha estante
Pretendo ler os outros livros dela ainda.

milfont 21/02/2021minha estante
Concordo em tudo. Acabei de ler esse livro, a minha leitura também demorou, chegava a dar preguiça de pegar no livro. Creio que esse livro serve apenas como um complemento pra quem já entende bastante do assunto, mas, se alguém leigo pegar e ler, irá aprender sobre um feminismo raso e superficial, que aborda apenas sobre os assuntos secundários e generalizados. Achei engraçado o fato de que ela só citava ela mesma. Percebi também que as páginas sobre os assuntos eram poucas, ela não tinha muito o que falar e eram assuntos bastante subjetivos.
Pra ser sincera, totalmente decepcionada.

Hana 30/09/2020

Cumpre perfeitamente o papel de ser um livro para ter em mãos para apresentar o movimento feminista aos colegas, amigos, familiares, pessoas que se interessam pela luta feminista e mesmo as envolvidas com a causa há um certo tempo, porque o livro aborda tanto os principais aspectos do feminismo (ou os que são discutidos com mais frequência na atualidade), quanto aspectos que muitas vezes não paramos pra pensar tanto assim, como foi o caso da espiritualidade feminista que, no meu caso, pude perceber que essa é a espiritualidade que eu busco mas nunca a tinha associado com o feminismo.
A escrita é simples e didática e a leitura é rápida. Eu indico pricipalmente para todos os homens que têm o coração aberto para o movimento e gostariam de seguir dando passos em direção a desconstrução do sexismo.

Canuto 30/12/2020

Que livro!
Quer um livro didático sobre feminismo, de fácil leitura, sem conceitos difíceis ou complexos de entender? Então este é o livro certo pra você. Depois desta leitura não tem como eu não ir atrás de outros trabalhos da autora.

anita 04/06/2020

bell hooks trata de assuntos muito importantes da perspectiva feminista nesse livro, como a diferença de realidade entre as mulheres negras e as brancas, a importância de ter os homens como aliados na luta por uma sociedade mais equalitária, a educação como política arrebatadora, e outros tópicos extremamente necessários. muito didático e leve de ler.

Caroline 21/06/2022

O feminismo é para todo mundo.
Uma leitura ótima para ser feita aos poucos e com muita reflexão. Demorei mais que o normal para concluir o livro pq sentia a necessidade de absorver o tema tratado em cada capítulo antes de prosseguir.
O livro é dividido em 19 capítulos que, dentre outros temas, trata sobre corpo, beleza, trabalho, raça e gênero, casamento, maternagem e paternagem, espiritualidade etc.
Alguns capítulos conversaram diretamente comigo e me causaram uma sensação de compreensão que vou usar para me aprofundar mais em leituras como esta e refletir sobre o meu lugar em uma sociedade ainda sexista (mas que, admito, vem melhorando a passos lentos).

Alguns dos muitos trechos grifados por mim:

"Sabemos que todas as mulheres do mundo poderiam se tornar feministas, mas, se os
homens permanecerem sexistas, nossa vida ainda será desvalorizada."

"O feminismo, como movimento para acabar com o sexismo, exploração sexista e opressão, está vivo e passa bem."

"As políticas feministas têm por objetivo acabar com a dominação e nos libertar para que sejamos quem somos - para viver a vida em um lugar onde amamos a justiça, onde podemos viver em paz. O feminismo é para todo mundo."

bell hooks é sensacional.?
Débora 21/06/2022minha estante
Nossa, Carol, preciso ler esse!!!

Caroline 21/06/2022minha estante
Vc vai amar ?

Débora 21/06/2022minha estante
Eu imagino!???

Krishna.Nunes 26/01/2024

Era para ser um manual de feminismo para leigos
A obra visa explicar o que é feminismo através da desconstrução de inúmeras ideias errôneas de feminismo. Ele começa dando uma definição simples e concisa de feminismo que servirá muito bem para propósitos do texto, a saber: "um movimento para acabar com o sexismo, a exploração sexista e a opressão". O que realmente funciona nessa definição é que ela não exclui que atos sexistas podem ser praticados também por mulheres que estão profundamente dominadas pela cultura do patriarcado. Assim, é fundamental compreender que o patriarcado é um sistema de opressão que, de forma aparentemente contraditória, beneficia sempre os homens, mas nem todos; e prejudica todas as mulheres, mas nem sempre.

Como uma arguta teórica do femininismo, Bell Hooks tem uma visão muito límpida de como o patriarcado se beneficia de outros sistemas opressores como o capitalismo e o
racismo para perpetuar violências que visam manter o domínio não apenas de gênero, mas também de classes e de raças. Ela ainda é capaz de traçar uma linha do tempo e de enxergar os avanços conquistados, bem como os retrocessos e os perigos enfrentados.

A todo momento a autora ressalta que feminismo não pode ser visto com um movimento de mulheres raivosas que odeiam homens (o que é constantemente propagado pela mídia dominante e por movimentos antifeministas); que o feminismo não deve excluir os homens que apoiam suas causas; que mulheres educadas e de classe social superior não devem se aproveitar dos mesmos privilégios do patriarcado em detrimento das mulheres da classe trabalhadora; que os debates de gênero não podem estar isolados das causas de raça e classe; e especialmente que o movimento feminista não pode cometer erros que suas pensadoras identificam no passado, como de exigir mudanças sem oferecer alternativas, de não buscar uma educação não sexista para meninos e meninas, e de se conformar com certas conquistas a ponto de não conseguir impedir os retrocessos.

Os temas tratados no livro, de forma geral, são: o que é feminismo, o poder da sororidade, como educar de forma inclusiva, noções de beleza no patriarcado, colonialismo e globalização, classe e raça, maternidade, sexualidade e visões para o futuro. Em todos esses pontos ele traz uma bela dose de conhecimento, contextualização histórica, estado da arte e reflexões pessoais da autora.

Entretanto, falha em cumprir o que a autora diz ser sua principal função: a de servir como um panfleto/manual/cartilha de feminismo para leigos. Pode ser que a autora esteja tão imersa no meio acadêmico e acostumada com seu jargão de especialistas em estudos de gênero, que passa longe de escrever um texto com linguagem simples. É tanto "corpus", "ethos" e "status quo" que eu não sei como ela pode ter imaginado que isso seria um livro para leigos.

Outro aspecto é que ele não tem uma unidade que vá de capa a capa, parecendo mais uma coletânea de ensaios. Cada capítulo é como um artigo que pode ser lido individualmente, com um tema fechado em si e que não se desenvolve nos capítulos seguintes. O livro também se beneficiaria de ter uma seção de bibliografia, já que traz inúmeras citações e referências que não são corretamente tratadas. Alguns capítulos também deixam a impressão de estarem ligeiramente datados, por não terem sido atualizados do ano 2000 para cá. Acima de tudo, o formato de ensaios deixa a obra um tanto inconclusa, com uma aura de "e aí?" e um certo gostinho de quero mais no final.

No fundo, no fundo, "O feminismo é para todo mundo" parece uma versão simplificada de "Mulheres, raça e classe", e não tem nada a acrescentar para quem já leu o livro de Angela Davis. Esse não tentou se passar por uma obra "para leigos" e abordou os mesmos temas com mais aprofundamento, mais qualidade técnica e com as devidas referências, além de ter uma unidade no desenvolvimento do raciocínio que faltou no livro de Hooks.

Assim, apesar de ter seu mérito como uma grande obra feminista, esse livro não está perto de ser uma obra acadêmica nem de ser uma obra introdutória, ficando num meio-termo que serve a pessoas já com conhecimento prévio do tema.

thaw 16/05/2021

?O feminismo visionário é uma política sábia e amorosa. A alma da nossa política é o fim da dominação. O amor jamais poderá se enraizar em uma relação fundamentada em dominação e coerção.?

Uma leitura essencial não só para quem deseja estudar feminismo mas para todo mundo, como enfatiza a própria autora. Aqui Bell Hooks vai apontar não só as contribuições mas também as falhas do pensamento feminista, discutir as relações de classe e raça dentro do feminismo e a necessidade da reconstrução de um movimento inclusivo e de massa. Muito rico e muito inquietante pois nos leva a reconsiderar e questionar alguns posicionamentos.

Carol 06/08/2022

Interessante
A escrita é simples e trás conceitos importantes sobre o movimento feminista. De fato, a autora consegue explicar muito bem sobre o movimento feminista desde seu início até a atualidade. Um livro bem teórico, e, talvez por eu não estar acostumada a isso, demorei MUITO para concluir.

Luana 12/03/2020

Uma excelente introdução
Como uma das principais autoras do feminismo, a leitura de bell hooks é sempre interessante. Tenho pontos de discordância, mas sem dúvida para quem está iniciando os estudos em feminismo, é um excelente ponto de partida.

Nielson.Silva 26/06/2022

Essencial para todo mundo
O feminismo é para todo mundo simmmm... Uma crítica honesta e uma declaração de amor sincera ao feminismo. Nenhuma dimensão humana irá avançar sem crítica e sem amor. A contribuição do feminismo a humanidade é imenso. Enfrentar o sexismo e a sociedade patriarcal que limita as relações humanas à exploração e dominação do outro é essencial. Essas chagas estão presentes em nossa cultura e por isso atravessa todo mundo, e é uma tarefa de todo mundo enfrentar esse mal em si, no outro e em nossas instituições é uma das tarefas mais nobres e necessária de nosso tempo.

jamilly274 17/08/2022

leitura obrigatória
maravilhoso! eu adoro a didática da bel, e como ela preenche todas as lacunas, consegue pontuar direitinho tudo o que é necessário e engloba vários aspectos.
todos deveriam ler esse livro!

Natalia 15/03/2020

Essencial
Esse livro é simplesmente necessário para quem apoia o feminismo, para que se diz contra e para quem não sabe muito o que é o feminismo. Qualquer pessoa que se importa com questões sociais deveria ler.

Lizzy 27/03/2021

Um livro sobre o feminismo objetivo, mas aborda várias questões muito interessantes sobre a luta feminina desde os anos 60/70. Vale a pena a leitura.