O feminismo é para todo mundo

O feminismo é para todo mundo bell hooks

Resenhas - O feminismo é para todo mundo

visreading 18/06/2021

''A mídia de massa convencional sempre escolheu uma mulher heterossexual para representar o que o movimento feminista defende – quanto mais hétero melhor.''
O feminismo das camisetas de loja de departamento, da novela e da musica ''desconstruída'' provavelmente (pra não dizer sempre) é o branco e o burguês.
A feminista que vai ter mais voz e vai ser mais ouvida vai ser a branca, cis, magra e que acha que virando CEO de uma multinacional ela vai destruir o patriarcado.
É muito mais fácil para nós, mulheres brancas, fingirmos que também não somos parte do problema, que não reproduzimos preconceito de classe e raça enquanto pregamos sororidade (mas claro, só para as nossas semelhantes).
Entender que não há como uma vencer se outra ainda está perdendo é vital.
Falar que seu corpo, suas regras e que você pode beijar quantos quiser em uma noite não é revolução enquanto mulheres negras ainda estão lutando para pararem de ser tratadas apenas como objetos sexuais.
Esse livros engloba tanta coisa e tem tantas coisas importantes que nada que eu possa escrever aqui vai surgir mais efeito do ''LEIAM''.

Débora 14/01/2021

Livro sensacional! Levanta diversos questionamentos que são pautas constantes do feminismo, mas vai além! Leva-nos a refletir sobre as nossas relações, sobre nossas escolhas, sobre a violência de modo geral e sobre como o feminismo precisa ser encarado de uma forma mais séria pra que mudemos a estrutura patriarcal na qual ainda vivemos!
Vale a pena a leitura! Recomendo demais!

Nielson.Silva 26/06/2022

Essencial para todo mundo
O feminismo é para todo mundo simmmm... Uma crítica honesta e uma declaração de amor sincera ao feminismo. Nenhuma dimensão humana irá avançar sem crítica e sem amor. A contribuição do feminismo a humanidade é imenso. Enfrentar o sexismo e a sociedade patriarcal que limita as relações humanas à exploração e dominação do outro é essencial. Essas chagas estão presentes em nossa cultura e por isso atravessa todo mundo, e é uma tarefa de todo mundo enfrentar esse mal em si, no outro e em nossas instituições é uma das tarefas mais nobres e necessária de nosso tempo.

herfleurs 22/11/2020

Eu admiro demais como Bell consegue entregar o que ela se propõe, o discurso dela é muito simples e direto e muito completo.

É muito prazeroso como ela traz várias pespectivas de problemas e como ela propõe soluções, como ela depois de tanto tempo ainda mantém um discurso aberto e otimista.
Ela não isenta ninguém de culpa e isso é muito claro nas obras dela.

O capítulo onze " Pelo fim da violência" foi incrível pra mim, além dos pontos que ela cita no capítulo eu ouso puxar o fato que ela expõe que é "a aceitação e perpetuação da ideia de que exista força coercitiva no relacionamento familiar", e independente se nossa criação foi violenta ou não sabemos que sempre foi uma opção e estava sempre presente e seria desculpado se acontecesse. De minha vivência pessoal eu sinto que isso se interliga demais com o que Bell também traz sobre trabalho não libertar a mulher da dominação masculina, principalmente quando ela cita "ameaça psicológica" dentro de interações hierárquicas familiares. O que quero dizer é que cada pequeno aspecto conecta outro que conecta outro e Bell traz muito forte isso.

Gosto dos termos que ela traz, explicando como os usados dão margem para apagamentos e como eles facilmente foram usados contra o movimento.

Foi uma leitura coletiva muito boa. Não vejo a hora de ler todos os livros dela.

Carol 06/08/2022

Interessante
A escrita é simples e trás conceitos importantes sobre o movimento feminista. De fato, a autora consegue explicar muito bem sobre o movimento feminista desde seu início até a atualidade. Um livro bem teórico, e, talvez por eu não estar acostumada a isso, demorei MUITO para concluir.

thaisinha 17/12/2020

bell hooks é uma autora que escreve de maneira simples e objetiva, de fácil compreensão. Livro excelente!

Giulia198 21/02/2023

Essencial!
O livro é essencial para quem está começando a estudar sobre o feminismo. bell hooks discorre sobre vários pontos importantes do feminismo, apontando as diferentes perspectivas presente no movimento feminista. Aliás, foi uma característica forte que reparei nessa obra: ela é democrática. Não busca "impor" somente uma visão de feminismo, e sim discutir diversas concepções, e no fim de cada capítulo chegar a uma conclusão. Acho fundamental isso para que formulemos nossas próprias opiniões e estimule nosso senso crítico.
No mais, percebi muitas semelhanças com Paulo Freire, tanto no modo de escrever, como nos ideais. Freire foi uma grande inspiração para bell hooks.
Recomendo!

Julia.Dani 19/09/2021

O feminismo é para todo mundo
Nesta obra Bell Hooks fala sobre diversos aspectos do movimento feminista como os diferentes discursos entre feministas radicais, feminismo e masculinidade, dentre outros. Eu pude refletir sobre diversos aspectos sobre os quais nunca havia pensado e, assim, pude ampliar minha visão sobre feminismo. Recomendo a leitura, a escrita é impecável, tranquila e de fácil entendimento.

Lizzy 27/03/2021

Um livro sobre o feminismo objetivo, mas aborda várias questões muito interessantes sobre a luta feminina desde os anos 60/70. Vale a pena a leitura.

littledev1l 18/01/2021

A sororidade é poderosa
"Mudanças feministas já tocaram a vida de todas as pessoas de forma positiva. E, ainda assim, perdemos de vista o positivo, quando tudo o que ouvimos sobre feminismo é negativo."

Desde o início, o livro apresenta a essência do feminismo e pontua o movimento como antisexista e não anti homem (como muitos falam). Expõe os princípios do feminismo e como parte da dificuldade do movimento vem do fato de que muitos não querem abrir mão de seus privilégios.

"Ironicamente, o pensamento feminista revolucionário era mais aceito e adotado nos círculos acadêmicos. Nesses círculos, a produção de teoria feminista revolucionária progrediu, mas com muita frequência não estava disponível para o público. Tornou-se, e permanece assim, um discurso privilegiado, disponível para aqueles entre nós que são altamente letrados, educados e economicamente privilegiados."

Dentre as problemáticas surgidas na história do movimento, o que mais me chamou a atenção e que ainda hoje é presente, é a elitização do feminismo. A autora nos mostra que o movimento surgiu dentro de rodas de conversa em que todos participavam, mas que ao longo do tempo se elitizou e virou o que vemos hoje. Um movimento com linguagem académica, que prospera dentro de círculos acadêmicos e que não tem preocupação com levar a mensagem para todos.
Gostaria que todos lessem esse livro e refletissem sobre a elitização do movimento. Como somos egoístas em não ouvir e nos preocuparmos com as necessidades das mulheres não privilegiadas.

"Não existe um só caminho para o feminismo. Indivíduos de diferentes origens precisam de uma teoria feminista que dialogue com a vida que têm"

bartgirl 29/04/2022

O feminismo é pra todo mundo
É pra todo mundo, mas usa uma linguagem mega inacessível e aborda uns temas mais profundizados que não são de introdução?? Pra quem quer um livro pra começar a viver o mundo feminista não recomendo, maaaass pra quem já tá mais aprofundado, é bomm viu

Leila267 04/09/2023

Revelador - um divisor de aguas
Bell hooks trás em linguagem simples e direta o feminismo. Desde o surgimento do movimento, até os dias atuais, ainda tira o véu do preconceito que muitas vezes é abarcado sobre o movimento e mostra verdadeiramente as lutas e reinvindicações do movimento feminista, de forma envolvente e esclarecedora.

O feminismo não é um movimento antihomem, como foi pintado pela grande mídia hegemônica. O feminismo é a luta contra a opressão,contra o sexismo, contra o feminicidio, é sororidade, e como diria bell hooks é uma forma de amor revolucionário, que pode tocar e mudar, para melhor, a vida de todo mundo.

"Se você é uma pessoa que acredita no fim do sexismo, da exploração, do racismo e das opressões em geral, esse livro é para você. Se você não acredita, leia esse livro e se permita mudar de ideia. Feminismo bell hooks é para todo mundo. Feminismo de bell hooks é sobre você" Winne Bueno

Ceci 22/11/2022

Leitura super agradável
O feminismo é para todo mundo trás explicações de forma fácil e clara a cerca da historia, fundamento e objetivos do movimento feminista. É uma leitura didática e fácil de entender. ?Feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, exploração sexista e opressão?, a autora ressalta a importância da participação do homem no movimento de luta contra o sexismo, visto que não só as mulheres são vítimas dessa opressão, bem como critica a exclusão de mulheres negras no feminismo radical que se instaurou nas fases iniciais do movimento nos EUA. É muito gratificante ler um pouco sobre a trajetória de Bell Hooks, suas pesquisas e contribuições ao feminismo negro. Acho um bom livro para introduzir qualquer um ao tema, super recomendo.

Vitória Cruz 17/08/2020

O Feminismo é para todo mundo
A obra de Bell Hooks sem dúvida alguma é necessária para aos adeptos do feminismo. A autora dialoga a respeito do movimento trazendo discussões e recortes históricos com uma linguagem acessível para todos, debatendo os principais pontos da luta feminista, tais como raça,gênero, classe, espiritualidade, dentre outros.
Nesse sentido, o livro nos faz refletir sobre as ações que ainda devem ser tomadas e o que precisa ser resgatado para o movimento, e dessa forma, solidifica o sentimento de esperanças em dias melhores.