Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

ninafurtado03 02/04/2023

Três pontos de vistas
Na Inglaterra, no dia mais quente de 1935, Leon pergunta a sua irmã mais nova de 13 anos, Briony, que sempre gostou de organizar o caos do mundo nos seus escritos, "Você fez alguma coisa errada hoje por causa do calor? Você quebrou as regras? Por favor, diga que sim". No momento, Briony responde que não, mas anos mais tarde ela descobre que nessa noite ela cometeu o maior erro da sua vida e passa o resto da sua vida tentando repara-lo.

O livro é dividido em três partes: 1. o dia mais quente de 1935; 2. a guerra em Dunkirk; 3. um hospital na Inglaterra que recebe os soldados de Dunkirk.

É um livro tão real que poderia de verdade ser uma autobiografia. Então, por ser tão real, para quem gosta de romances com muito clichês talvez não se agrade com a leitura. Isso porque os temas, entre eles injustiça e luta de classes, são abordados sem nenhum filtro exageradamente romântico e fantasioso. Mas se você ama uma narrativa detalhista (aqui até um vaso recebe descrição detalhada) e com plots inimagináveis, se joga nesse livro. Além disso, gostei bastante da narrativa especialmente da primeira parte porque demonstra o ponto de vista (diversos) de três pessoas diante de uma mesma cena.

O filme de título "Desejo e Reparação" é simplesmente incrível também (é um dos meus favoritos), na minha opinião tem ares de Titanic.

Bia Paiva 24/03/2023

Pra quem foge de um clichê
É uma escrita com muita riqueza de detalhes sobre o ambiente, as percepções e pontos de vista. Personagens muito bem construídos, fazendo vc ter diferentes sentimentos por eles, principalmente pela Briony. A história apesar de girar em torno de um fato e dos desdobramentos dele, não há mistério quanto aos acontecimentos, mas diferentes ângulos e repercussões na vida dos personagens. A narrativa um pouco diferente do que estou acostumada, mesmo nos livros clássicos de romance, esse se destaca com o excesso de informações e descrições. Adorei a conexão da narrativa com a personagem ser escritora e narrar a própria história, inclusive o final e a ?quebra da quarta parede?, achei um máximo.
Ainda assim, a história como um todo não me cativou tanto, demorei mto pra conseguir engatar na leitura, achei bastante cansativo, e com muitas descrições bem irrelevantes. Mas é um romance/história que foge muito do esperado.

Érica 23/03/2023

Eu li em 2019 Enclausurado e agora, lendo Reparação, parecia que eu estava lendo outro escritor, tudo, absolutamente tudo nos dois livros é diferente e achei isso fantástico!
Reparação começa parecendo um romance à la Jane Austen e termina sendo uma história triste e linda.
Fui caçar o filme que eu nunca tinha assistido (tenho pavor da Keita Knightley kkkkk) e, obviamente que não tão bom quanto o livro, mas que é muito bonito também, elenco estrelado que não tinha como dar errado.
Preciso de um novo Ian MacEwan para saber se ele é mais Enclausurado ou mais Reparação, ou ainda se é outro completamente diverso e surpreendente.
Dani 24/03/2023minha estante
Eu tbm só li enclausurado dele.
Querendo ainda mais ler Reparação agora...

Érica 24/03/2023minha estante
Leia! vc vai gostar!!

Robbie 20/03/2023

Tentativa de redenção
O livro conta a história de uma pessoa que passa a vida tentando reparar um erro que destruiu a vida de muitas pessoas.

Interessante, pois paramos pra pensar, já que o erro foi cometido quando ainda criança. Então até que ponto essa criança tinha consciência e maturidade pra distinguir o que realmente tinha acontecido? Percebemos que a personagem não conta uma mentira, apenas interpreta os acontecimentos de acordo com a experiência de vida que tem no momento. E isso não é o suficiente para te dar conhecimento do que realmente estava acontecendo.

Talvez possamos tirar a lição de que precisamos tratar as crianças da forma mais franca possível ao longo do seu desenvolvimento. Tentar ser direto e não fantasiar as coisas pode ser uma ótima alternativa para o desenvolvimento de um ser humano.

Renato Esteves 05/03/2023

Uma exploração profunda e emocionante sobre o que significa buscar o perdão após um erro somente justificável por ser aquele que era uma pessoa inocente na época. Começo morno, quase despretensioso, mas conforme avança McEwan mostra que a sensibilidade
e inocência do começo vai se mantendo, mas como uma forma de prisma para as desgraças que se sucedem na vida de seus protagonistas. Embora 'Reparação' seja, em grande parte, um romance trágico, McEwan incorpora elementos humorísticos para mostrar que a esperança é sempre possível, mesmo em meio a uma grande tragédia.

Adorei o fato de você ter versões que não são contraditórias, são apenas versões explicadas sobre os fatos sob ponto de vistas diferentes.

Extremamente sensível e envolvente. Um livro sensorial. Consegui sentir os cheiros, vislumbrar as cores. Em algumas partes, atinge a arte da escrita em todo o seu esplendor.

Lú Ribeiro 24/02/2023

Reparação?
Não sei se foi de maneira proposital, mas ao final da leitura me senti ludibriada.
É um belo livro, muito bem estruturado e de leitura fluída.Mas, não me encantou.
Em algumas partes achei bastante repetitivo, e cansativo...Na minha opinião, acredito que a história poderia ter sido contada em menos páginas com a mesma qualidade.

Ana Lima 24/02/2023

Não sei o que pensar meu deus do céu!!!! O livro é muito bom, gosto da história (já conhecia por causa do filme), mas eu não lembrava que sentia tanta raiva no final. São muitas nuances, não sei o que sentir AAAAAAAAA (desculpa pela resenha ruim, não consigo parar de pensar no final)

gabriela cardoso 17/02/2023

Reparação
lindo lindo, inacreditável, perfeito. estou me sentindo meio sem rumo depois desse livro, será que um dia irei superar? não sei. foi uma experiência incrível, queria sofrer amnésia e poder ler esse livro pela primeira vez de novo e me deliciar com essa escrita. ler reparação foi como ter um gostinho do céu, estou fascinada com a escrita de ian mcewan! se esse livro tivesse 1000 páginas, eu leria e releria e ainda assim não estaria saciada.

Erica.Barone 31/01/2023

Um romance envolvente, com contexto histórico muito interessante. Escrita agradável, embora as vezes muito descritiva. Enredo original, com final coerente. Reparação é um livro muito interessante, daqueles que despertam amor ou ódio em relação aos personagens.

Daniela 31/01/2023

Tudo tem consequências
Um clássico muito bem escrito, rico em detalhes, história que te prende com cenários diferentes.
E fica a reflexão: tudo tem consequências, independente se é criança, adulto, idoso? e as vezes não tem como reparar o que fazemos.

Luan 07/01/2023

Um livro dentro de um livro
Em questão de estilo e estrutura, o final é o que se espera: um livro dentro de um livro.

O que eu não esperava era que a "realidade", após um "fim" agridoce, um tanto feliz até, fosse me dar um soco no estômago.

Sorri ao ler a última parte. Um sorriso nostálgico, alegre e triste. E então chorei.

Rosa Alencar 05/01/2023

Estrago, dano, devastação
Em três tempos e um epílogo inusitado, acompanhamos as consequências devastadoras de um equívoco. A narrativa envolvente, os detalhes que nos permitem construir cada ambiente, cada semblante, cada emoção. Poderíamos escolher não ler o epílogo, estaríamos reconfortados. Mas é preciso participar das homenagens, e para isso, é determinante concluir a leitura da Reparação.

Angy 26/12/2022

Existe mesmo uma reparação para tanto mal causado?
Ao meu modo de interpretação, não, não há Reparação, vidas foram destruídas pelo egoísmo de uma garota egocêntrica, que passou sua vida fugindo da realidade, não por culpa, mas por pura covardia, Bryone é uma personagem absurdamente bem construída, é quase inevitável não odiá-la pelo que fez, por sua maldade, já havia assistido o filme que agora está disponível na Netflix, e achei muito bom, é o tipo de filme que te faz querer saber mais e mais daqueles personagens, e o livro é simplesmente incrível, mesmo com o desfecho que a história teve, é o tipo de leitura que me fez ficar pensando por horas, tentando digerir aquele final com aquele plot.