Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

GiuLaganá 09/07/2023

Reparação
A história de um amor interrompido por um erro, uma frase escrita a mais em uma carta que seria o início de uma vida que se desenhada desde a infância.
Uma interpretação infantil de fatos que destroçou a vida do jovem Robie e de seu amor, Cecília.
Um romance sobre erros, acertos, paixão e uma tentativa tardia de reparação.

Giovanavski 09/07/2023

A melhor leitura do ano, até agora! Que livro lindo, emocionante, com vários sentimentos . Amei do início ao fim! O escritor gosta de narrar bem as passagens e assim conseguimos ter uma visão completa das cenas! Impactante!
Estou louca para assistir o filme agora!

Vieira67 12/06/2023

Palavra é sentença
Quantas vezes sentenciamos pessoas (da coisa mais vil a mais grave) em julgamentos e acusações por conta de um perspectiva turva que temos dela? É importante refletirmos que podemos estar diante de "dois vultos num lago", do nosso próprio repertório contaminado de pressuposições, que no final, dizem mais sobre nós mesmos.

Ao longo do livro a postura insolente de Briony me causou muita raiva. Vivi com os personagens cada emoção. Todavia, a parte que um dos personagens vivencia a guerra me deu tédio.

Amei a forma como o autor mostra a perspectiva de cada personagem de forma similar porém única, com as consequências de impressões subjetivas. A gente sente ao longo do livro o infinito particular de cada um: seus devaneios, observações e prelúdios.

Por fim, viver é estar sujeito a sentença do outro, e ter consciência disso é a chave para não sermos também os sentenciadores da vez, já que não há reparação para a palavra dita, para a acusação uma vez feita. Toda tentativa de reparação será uma medida paliativa para um estrago já causado em menor ou maior grau.

Certos atos são perenes e o que resta é a eterna responsabilidade por eles.
Alê | @alexandrejjr 07/09/2023minha estante
Parabéns pelo belíssimo texto, Ana!

Vieira67 09/09/2023minha estante

Cassiana.Perez 09/06/2023

Livro maravilhoso!
Partindo de um crime de estupro e uma acusação leviana, a história trabalha a busca por perdão (principalmente o auto-perdão) e reparação, trazendo ainda, como pano de fundo, a Segunda Guerra, questões de classe e de gênero e, acima de tudo, o poder da escrita literária, com suas possibilidades e limitações. Pode parecer uma "salada", mas o autor não deixa nada sobrar, nada faltar, fechando um texto redondinho!
O texto, no entanto, pode não agradar àqueles que curtem uma narrativa mais dinâmica. Isso porque o autor constrói muito bem as personagens, descrevendo suas impressões, seus sentimentos, suas dúvidas e motivações, o que eu, pessoalmente, adoro!

Gabriela.Gratival 30/05/2023

Mesmo sabendo o final, ainda foi de cortar o coração
Ian escreve lindamente, isso é um fato. O início do livro me cativou completamente, li 30% a 40% correndo, literalmente devorando. A descrição do dia mais quente do ano, e não pude deixar de ligar isso a uma ideia de inferno, foi estupenda.
Mais para a metade do livro e seus 70% eu não curti tanto, achei muitas partes desnecessárias e até cansativas, como o relato da guerra. Mas talvez isso seja por causa da minha sede para chegar ao final. Então, a culpa pode ser minha mesmo.
O final foi lindíssimo, muito melhor do que o exposto no filme. E sem dúvidas triste.

Luiz Souza 13/05/2023

O dia mais quente do ano
O livro conta a história de uma família em decadência morando num casarão escuro e começamos a trama no dia mais quente do ano.

Briony é uma adolescente que está em transição pra vida adulta ela muda o destino de sua irmã e de Robbie Turner o filho da empregada por causa de um mal entendido ela vê os dois no lago através de sua janela e interpreta outra coisa tudo fruto de sua imaginação de escritora.

Mais para frente vemos que Briony nutria uma paixão secreta por Robin.

Na 2 parte do livro acompanhamos a saga de Robin durante a guerra que se alista no exército para diminuir sua pena na cadeia.

Na 3 parte Briony vira enfermeira sendo a mesma profissão de sua irmã Cecilia ela continua culpada ainda pelo seu erro no passado mas no fim ela faz a Reparação.

No fim depois de vários anos vemos já Briony na sua velhice como uma escritora muito famosa.

O livro é bastante rico de detalhes e cenas bastante ricas.

Ótima leitura.

Camila.Mesquita 30/04/2023

Da primeira à última página eu odiei Briony com todas as minhas forças. Assim como o restante da família, apenas Cecília e Robbie se salvam de toda a família e agregados.
Se existe algo que defina a personagem é o puro e simples egoísmo. Do início ao fim. Sofreu foi pouco no hospital.
A pergunta que fica é: Reparação???? Pra quem,Briony?

Rodrigo 21/04/2023

Que ódio
Fazia tempo que não sentia tanta raiva de uma criança mas veio ai Briony para estressar todo mundo que lê esse livro. escrita muito fluida apesar de não tão simples de ler, até as partes de guerra são viciantes
e esse final hein..........devastador

Luana.Iannone 13/04/2023

Um dos meus livros preferidos
Gente, sério. leia esse livro.
eu terminei hoje, no epílogo chorei muito. não tô bem mas ao mesmo tempo tô bem porque o que eu não queria que acontecesse de fato não aconteceu (e isso é um alívio)
ian mcewan é um ótimo contador de histórias. os personagens desse livro são muito bem desenvolvidos, tudo se encaixa, nenhuma ponta fica solta. não vou falar nada sobre o enredo porque acho que tudo aqui pode ser spoiler, recomendo que você comece a leitura direto.
valeu a pena cada página lida. ótima história, mesmo! leiam!

Eduardo1304 09/04/2023

Reparação
O livro é escrito sob os ângulos de diversos narradores envolvidos na história, mas principalmente sob o olhar de Briony, Cecilia e Robbie.
Abordando a perda da inocência, o amadurecimento e a complexidade da vida.

Denise.Marreiros 03/04/2023

É um livro curto, mas não é uma leitura rápida. Não tem uma escrita fluida, embora seja muito bem escrito.
Nem sempre uma leitura arrastada significa um livro ruim, as vezes é preciso tempo para assimilar a complexidade da história.
Não gostei de ninguém, odiei especialmente a Briony, mas gostei da história e me sinto feliz por tê-la conhecido. Mas, não houve "reparação" em momento algum.

Pamela.Castro 02/04/2023

Não foi possível reparar o passado
Eu conhecia um pouco da história pelo filme, mas a experiência do livro é sensacional. Como um erro, um engano, pode ter efeitos tão desastrosos na vida das pessoas.
Sensacional