Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Andreia Guida 26/09/2023

Eu fiquei pensando se vinha fazer a resenha no mesmo dia que terminei a leitura, pra não ser precipitada e dar 5 estrelas + favoritar no calor do momento...Mas pensando e repensando, não tem como fugir, é uma das melhores escritas que eu já tive o prazer de ler. Tudo faz sentido ao ler a obra toda, até mesmo os momentos maçantes ou de detalhamento exagerado...simplesmente tudo se encaixa. Briony é de longe a personagem que mais me causou raiva, e no fim, mesmo o egocêntrismo dela faz parte do brilhantimo dessa história. Já procurando mais do autor.

Cleber 26/09/2023

LC no canal literature-se
Gostei muito da leitura. A parte do hospital durante a guerra foi angustiante ver o sofrimento e o estado dos soldados que chegavam. Gostei da forma como a história é contada e espero ler mais livros do autor. Agora é esperar para o encontro na LC.
Já quero ver o filme também.
Vania.Cristina 26/09/2023minha estante
Quero muito ler esse

isisfy 26/09/2023minha estante
Acho que não darei conta até a discussão. ?

Cleber 27/09/2023minha estante
Bora ler tbm :)

Mariana Dal Chico 25/09/2023

Eu tenho uma mania de leitora: procuro guardar a leitura da grande “obra prima” de um autor que gosto muito para momentos necessários, como quando estou sem empolgação para me jogar em novidades e quero algo familiar, seguro, que sei que vou amar. Parecida com aquela sensação de voltar para casa e dormir na sua cama depois de meses viajando.

O primeiro livro que li de Ian McEwan foi Serena, em seu lançamento em 2012. Diferente de tudo o que eu costumava a ler na época, fui arrebatada pela escrita do autor e, ao pesquisar mais sobre ele, descobri que um dos meus filmes favoritos da vida foi baseado em um livro seu: “Reparação”.

Outra peculiaridade minha é que quando me empolgo com algo, posso ficar levemente obsessiva com o assunto por alguns meses, sempre me jogo de cabeça nas coisas que me despertam paixão. E em poucos dias eu já estava com uma bela coleção de livros do autor.

“Reparação” está na minha estante há alguns anos, mas eu sabia que seria uma leitura especial, então priorizei a leitura de outros livros de McEwan, até que no começo de agosto eu mergulhei nessa história.

O livro é dividido em diferentes partes, começa em 1935, em meio a uma tensão pré-guerra, no dia mais quente da temporada, acompanhamos o dia em que a infância de Briony acabou. Na segunda parte, estamos em 1940, em meio à guerra, com os personagens tendo de lidar com as consequências de uma decisão tomada por uma garota de 13 anos baseada em uma série de suposições que afetou irremediavelmente a vida de todos ao seu redor.

O fechamento do livro é surpreendente e faz com que a cabeça do leitor exploda um pouco e me fez voltar para as primeiras páginas para procurar por pistas que eu tinha deixado passar, mas que após ler a terceira parte, abriu meus olhos para as nuances das entrelinhas.

Esse é um daqueles livros que quanto menos se sabe sobre ele, mais se aproveita a leitura.

Minhas expectativas foram superadas e ele entrou para a lista de favoritos da vida.

site: https://www.instagram.com/p/CxoHuBIvjxx/

Mari Ayub 25/09/2023

Existe reparação?
Gostei muito do livro, de ter a visão de acontecimentos por diferentes personagens.
Livros sobre guerra sempre são pesados, mas eu gosto muito de ler.
Gostei muito da maneira como o livro acabou, realmente não estava esperando por esse final, porém ao mesmo tempo estava preparada para ele.

Delma 24/09/2023

A narrativa é incrível. O autor descreve os sentimentos com maestria, fazendo o leitor ?vivenciar? os acontecimentos.

mariaclara.pb 22/09/2023

Obcecada
Parabéns, Ian McEwan você criou uma obra de arte. Que livro fascinante sobre pontos de vistas, escolhas, consequências e como essas afetam nossas vidas e relacionamentos. Que livro triste, bonito e arrebatador.

Clarissa 17/09/2023

Terminei essa história impactada. Primeiro que a escrita é incrível, e é o terceiro livro que eu leio do McEwan e é impressionante como ele não segue fórmulas! Nesse aqui, o impacto vem de todos os lados, em cada ponto da narrativa é uma emoção diferente que arrebata a gente, e no final, parece que tudo se une em um forte e irremediável gosto amargo na boca. Que gênio é esse autor, quem ainda não leu, só leia.

carlineeeee 15/09/2023

Briony tallis top 1 personagens da ficção que eu deitaria no soco!!! meu ódio por ela só cresceu, mas recomendo o livro se tu quiser sentir MUITA raiva de 1 unidade de pessoa

Mariana 07/09/2023

Leitura arrebatadora, me tirou o chão
Fui para essa leitura cega, sem saber nada sobre a história. Nem sabia que tinha filme baseado no livro. Comprei numa dessas indicações de top leituras que vi alguém recomendando e, nossa, sou eternamente grata.

Fui completamente tomada por essa obra. Foi minha primeira leitura do Ian McEwan e estou fortemente impactada. A habilidade com que ele nos envolve na história e brinca com isso. A metalinguagem do autor ser o Deus daquela narrativa e definir o que é a verdade, assim como Briony fez naquele fatídico dia, é jogada na nossa cara sem dó nem piedade. Assim como a polícia e todos os envolvidos acreditaram em Briony, nós também. Me fez terminar o livro chorando, em choque. Foi a primeira vez que eu chorei lendo. Que final cruel!

É tudo tão bem amarrado até o clímax que chega a doer relembrar as pequenas dicas ao longo da narrativa. As pequenas metalinguagens antecipando o que estava por vir. O paradoxo de sermos, como leitores, o centro da reparação, que, na vida real, nunca poderia acontecer.

Um dos melhores e mais surpreendentes livros que eu já li na vida. Confesso que o início, apesar de envolvente, não me fez imaginar ou antecipar o que estava por vir. No final, eu precisei ler as últimas páginas várias vezes para acreditar. QUE OBRA!

@limakarla 08/08/2023

A vida não tem reparação
Que leitura intensa, angustiante e difícil. O início foi um pouco truncado, mas você vai compreendendo melhor os personagens, como eles foram construídos e criados num mesmo ambiente, assim facilita demais compreendermos algumas das várias atitudes que vão tomando durante a narrativa, o que não torna nada mais fácil de engolir e digerir.

O sentimento o tempo quase inteiro foi de muita revolta e injustiça, acompanharmos a decadência da vida das pessoas por uma única escolha e atitude de um outro. E aceitar que assim é a vida, uma pequena ação pode desencadear tantas desgraças, tanto sofrimento. O último capítulo é das coisas mais tristes e injustas que eu já li.

Um puta livraço! Escrita envolvente, cheia de pontos interessantes para se conversar e discutir. Lembrarei para sempre do amor de Robbie e Cee.

Bruna Peixoto 05/08/2023

Gostei bastante. Livro muito bem escrito. Não consegui gostar de ninguém, além da Cecília e do Robbie. Os outros personagens são todos detestáveis.

Fabio.Nunes 03/08/2023

Ódio, cobiça e uma obra de arte
Reparação - Ian McEwan
Editora: Cia das letras, 2002

Olha aqui, deve haver em algum lugar um tribunal literário que decide se um livro deve ou não se transformar num clássico.
Com a devida vênia aos ilustres imortais desse tribunal fictício, e munido da santa vaidade do mundo contemporâneo, eu declaro: esta obra é um clássico.

Comecei esse livro e logo após algumas páginas pensei: esse não é um livro comum. E concluí: o livro não é só incomum, é extraordinário.
Dividido em quatro partes, começamos na casa dos Tallis, na Inglaterra, em 1935, na pele de nossa protagonista, Briony - uma pré-adolescente, caçula, mimada, altamente criativa, inteligente, com traços fortemente narcisistas e que comete um crime, acusando uma pessoa, que é presa por um ato que não cometeu. Seguimos já em 1940 numa espécie de romance histórico, já diante das ofensivas da segunda guerra mundial e terminamos na última parte dando um salto para 1999.
A ideia do livro é acompanhar Briony em busca de reparação, e é literalmente nas últimas páginas que a gente entende a esplêndida criação de McEwan.
Ao longo da leitura fui tomado por um sentimento de cobiça terrível, afinal, como pode um ser humano escrever com tanta habilidade e o restante de nós, aqui, chafurdando no be-a-bá? É muita sacanagem.
A experiência foi tão visceral que pela primeira vez eu senti ódio, ojeriza, por um personagem literário. Tive até reações físicas de ansiedade. Quase abandonei a leitura por conta da raiva que eu senti.
E além disso o livro tem várias camadas. Terei de relê-lo em breve.

No fim, quem lê sabe que está diante de uma obra de arte, ainda que não entenda os por quês.

Ana 02/08/2023

O que é um escritor senão Deus?
Poderia ser apenas mais uma história sobre a Segunda Guerra Mundial, mas McEwan não é um escritor comum. Eu já conhecia o poder envolvente de sua narrativa pouco convencional por causa do maravilhoso "O Enclausurado", mas nem mesmo assistir de antemão à adaptação "Desejo e Reparação" me preparou para este encontro literário com os personagens por quem tanto me afeiçoei no filme. Fiquei completamente seduzida pela narrativa e a alternância de fluxos de consciência permite ao leitor vivenciar uma experiência imersiva totalmente diferente.
É difícil colocar em palavras o efeito que "Reparação" teve sobre mim sem entregar aspectos reveladores da história. O que posso dizer é que este é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros que já li na vida e Ian McEwan é o escritor mais genial e inteligente de seu tempo. Ele não só domina a escrita, como também possui uma técnica e uma compreensão de sua habilidade que poucos escritores conseguem alcançar.

upss__neh 20/07/2023

O poder de um escritor
Comecei o livro pq sou apaixonada pela história, já tinha visto o filme e fiquei apaixonada pela história!!!
A escrita do Ian é sensacional, cada página parece q ele está escrevendo várias histórias, com tantos detalhes, nossa!!

Terminei ontem de madrugada e crlh, o cara me emocionou dms em uma única página!!!
Como antes só havia visto o filme, n tinha reparado em certas coisas, e oq a história realmente nós traz.
N é só uma história de amor na segunda guerra, é MUITO mais q isso. Ian nos mostra o grande poder de um escritor, a capacidade dele de criar e recriar finais, tanto tristes e felizes, como um escritor pode alterar as coisas
conforme ele imaginar!!!

Briony era uma garota c uma imaginação muito fértil, e no dia mais quente do verão de 1935, vê e lê coisas que n entende, então acaba supondo q sua amada irmã mais velha, está em perigo... oq ela n sabe, é q sua irmã estava apaixonada, estava em luta com seus sentimentos sobre Robbie Turner, o filho da faxineira.
Briony cometeu um grande crime, q destroçou o futuro de sua irmã. Fadada pela culpa, Briony quer consertar oq fez!

Ao longo do livro temos três pontos de vista, o de Briony, Robbie e Cecília.
O Ian é sensacional, ao longo do livro ele solta frases e parágrafos q podem nos revelar oq acontece no fim do livro, achei isso extremamente inteligente!!

A última frase do livro faz nós concretizarmos oq ele queria ao longo do livro, o poder q um escritor tem de alterar, criar e mentir sobre as coisas!! Essa foi a peça chame para terminar o livro!!!! Nossa amei!!!
como eu disse, na última página do livro, ele me fez sentir um bilhão de emoções, em apenas UMA PÁGINA!!!

Recomendo demais o livro e o filme tbm, os dois são sensacionais. Com toda certeza essa continua sendo minha história favorita!!
Merece muito mais q cinco estrelas!!