Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Dani (@danimoura1) 21/10/2023

Genial
"... deixo os jovens apaixonados viver e ficar juntos no final".

A construção dessa história é de uma genialidade absurda. Estou completamente obcecada por esse livro e quanto mais penso nele, mas ele cresce... são tantas camadas! É definitivamente uma obra prima.

jamilidepaula 20/10/2023

A história de um vaso histórico, visto (ou não) de vários pontos de vistas e que, num acidente, se quebra. então ele é reparado com uma cola qualquer que até engana, mas se olhar bem de perto saberá que ele pode desabar do nada e deixar de existir como tesouro e ser só um amontoado de cacos.

Lai ( : 19/10/2023

O vaso... o vaso...
Assim como aconteceu com o vaso logo no início do livro, não há reparação que dê conta de juntar os cacos, de amenizar os estragos. Não consigo não julgar a Bryoni, nem consigo sentir dó, embora tenha entendido que ela carregou algum peso pelo que fez.
A escrita é maravilhosa. Nunca tinha lido Ian McEwan. Gostei bastante, a Parte II parecia um filme enquanto eu lia de tão vívidas as imagens que as palavras desenharam em minha mente..

Bruna.Bandeira 17/10/2023

Que escrita!
Texto impressionante, narrativa magistral! Os personagens são bem construídos e a história é simplesmente maravilhosa. Nos lembra de pensar sempre na consequência de nossos atos.

Kami 17/10/2023

Tenho muitos sentimentos ambíguos sobre a narrativa e modo de escrita do livro. Estava com receio de começar por medo de ser uma história densa (que é) e difícil de ler, mas me surpreendeu bastante porque superou totalmente minhas expectativas. O que eu acho mais incrível é a falta de confiança que se deve ter com os pontos de vista, já que são bem subjetivos, não tendo como verdade muito dos relatos de cada um. Em comparação com o filme, fiquei com muito mais raiva da Brionny, já que se vê muito mais os sentimentos dos personagens. É preciso muita cautela com a história e, por isso, a torna tão incrível.

nadia 15/10/2023

Expiação
É realmente surpreendente, e relembrar o livro já sabendo o final é melhor ainda. Acho muito interessante para se pensar a escrita não apenas de forma técnica, mas como método de elaboração. Conseguir finalmente falar sobre algo difícil através da escrita, expor o que se sente, o que se fez.

No mais, estou devastada.

Aline 15/10/2023

Reparação
História dividida em três partes, mais uma para concluir. Forte presença de fantasia infanto-juvenil, com características da fase como traquinagens, descobertas e curiosidades sobre a vida, porém ao mesmo tempo muitas vezes imaturos, irreverentes e impróprios. A segunda parte, é marcada pelas consequências, dos atos e decisões erradas, irreparáveis, que podem levar a dores e sofrimentos, sem volta. Atos inconsequentes, irresponsáveis e anti-éticos. A terceira parte, mostra como o tempo não perdoa as más escolhas, o quão a culpa, o remorso são duradouros, assim como as marcas são para todo o sempre. A última parte acrescida, leva ao desfecho explicativo e descritivo de uma vida que se foi... Enfim, refletimos o quão responsável somos por nós mesmos e pelos outros, o quanto podemos transformar histórias para o bem e para o mal, o quão a falta de certeza, a imparcialidade é perigosa. Pontos de vistas, devem ser considerados ao mesmo tempo que, tratados como um ponto de vista entre muitos outros existentes, dependendo do lugar que se fala, do lugar que se vê, do lugar que se ouve, do lugar que se vive.

Karla Nascimento 13/10/2023

Repare meu psicológico, Ian McEwan
Demorei o máximo que pude nessa leitura, sobretudo porque sabia o soco no estômago que inevitavelmente alcançaria-me ao fim, mas também porque gostaria de viver para sempre numa casa de campo de Surrey no verão de 1935. Com uma prosa belíssima, nos é permitido dissecar essa cena, bem como sua inevitável consequência, de três ângulos diferentes, que contrastam a inocência e a urgência que move as personagens. Simplesmente não sei fazer resenhas que não sejam impressionistas, portanto vou parando por aqui.

Ludmilla 13/10/2023

Um dos livros que mais gostei esse ano. Quando você mergulha no enredo, não dá vontade de parar. Um drama psicológico muito bom.

Pugli_ 08/10/2023

O livro é um dos melhores que já li, não tem como não ficar imaginado o que possa acontecer, nem torcendo pra que tudo se resolva... Mas admito que a segunda parte foi um pouco difícil de vencer. O final, realista como não estamos acostumados, mas valeu a leitura

Diego Rodrigues 29/09/2023

"Não há reparação possível para Deus nem para os romancistas [...] desde o início a tarefa era inviável, e era justamente essa a questão. A tentativa era tudo."
Inglaterra, anos 30. Em meio às tensões da iminente guerra, uma família tradicional inglesa se reúne em sua casa de campo. O encontro é marcado por um calor escaldante, drinques refrescantes, jantares suntuosos, e claro, relações complexas, afinal, toda família tem as suas rachaduras e nem mesmo os Tallis escapam a isso. Caçula da família, Briony encontra-se naquela estranha fase, perdida em algum ponto entre a infância e a adolescência. Incapaz de compreender os meandros da vida adulta e dotada de um egocentrismo exacerbado, busca resposta para tudo em sua fértil imaginação e isso leva a uma série de interpretações equivocadas que desembocam em um trágico desfecho. A partir desse ponto, Briony passará o resto de sua vida tentando reparar o dano que causou. Mas será isso possível?

Publicado originalmente em 2001, "Reparação" é um drama psicológico que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. McEwan constrói aqui uma intrincada narrativa na qual os personagens são ricamente trabalhados no campo psicológico, onde muitas vezes teremos um mesmo acontecimento sendo narrado através de diferentes pontos de vista, evidenciando o quanto somos complexos e distintos enquanto humanos. Mas o primor narrativo não fica só por conta disso, é também um livro repleto de ambiguidades e que irá suscitar dúvidas na cabeça do leitor em diversos momentos, sem nunca deixar de prendê-lo. Não sou adepto do "zero spoilers" - acredito que, se um livro é bom, sobreviverá a eles -, mas, neste caso em específico, quanto menos sabemos, mais intrigante se torna a leitura. Por isso, não vou me ater muito a trama aqui.

O desfecho de "Reparação" é simplesmente arrebatador! Difícil falar sobre, pois é um final que muda completamente a perspectiva sobre TUDO o que foi lido e que nos convida a uma reflexão sobre o poder da literatura e também as suas limitações. Esteticamente, é um livro impecável e um belo exercício de metaficção, ideal pra quem gosta de pensar literatura. A obra angariou inúmeras nomeações para importantes prêmios literários e recorrentemente aparece em listas especializadas de melhores romances do século XXI. Em 2007, ganhou uma aclamada adaptação cinematográfica pelas mãos do diretor britânico Joe Wright, concorrendo a nada menos que sete categorias no Oscar do ano seguinte, das quais infelizmente só levou uma.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Aline Oliveira 28/09/2023

Sei de mais nada...
Li participando da LC com a Mell Ferraz, e não sei nem o que escrever sobre este livro, imaginei uma direção e no final foi tão oposta kkkkkkk. A escrita é fluida e prende muito, apesar de ter achado a segunda parte um pouco arrastada, a busca pelo desfecho me levou a ler sem parar.
É muito interessante ver a perspectiva de cada personagem sobre o fato ocorrido, porém a terceira parte 'bugou' minha cabeça totalmente...e quanto mais eu penso, mais portas se abrem. Que livro!
Cleber 28/09/2023minha estante
Adorei a leitura, não é nada do eu esperava e a parte final então adorei

Klelber 27/09/2023

Reparação
Esse livro é um soco no estômago. Fim.
.............................................................
Lobita_______ 29/09/2023minha estante
Esse acabou comigo ?

Babi 27/09/2023

Que escrita maravilhosa !!!
Ao terminar a leitura imediatamente escrevi uma resenha , mas acontece que "Reparação " não é aquele livro que você fecha e simplesmente começa outra leitura.
Ele é daqueles livros que como dizem os twetteiros "alugam um triplex na sua cabeça " .

Quando eu encerrei a leitura tive um misto de fascínio por ter lido uma história muito bem escrita (tanto na forma como ela foi construída como no estilo de escrita do autor ) e um gosto amargo.
O último capítulo muda um pouco a perspectiva do livro e traz uma frustração para nós leitores .Porém ao mesmo tempo é muito coerente.

Fiquei em dúvida se daria cinco estrelas , mas no final me convenci que esse livro merece essa nota e talvez até seja favoritado. Pois apesar de ter me incomodado com algumas das decisões do autor no livro e ter achado uma parte ou outra um pouco maçante .A leitura de "Reparação " foi incrível ! É daqueles livros que dá vontade de sair destacando tudo .