Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Julio.Jose 29/12/2023

Que livro!!!!
Todo mundo fala bem desse livro que também está naquela lista ?1001 livros para se ler antes de morrer? e a minha psicóloga também me indicou?.bem, comecei a ler e não estava entendendo pq era tão cultuado até que após as 80 primeiras páginas +/- ocorre um fato que transforma a obra e o seu desejo incessante de terminá-la.

Já no final da obra e concordando que era uma boa obra, as últimas 2 páginas te deixam tonto e amarram tudo aquilo que você leu. Realmente é uma obra grandiosa e feita para os amantes da boa literatura. Recomendo!

Sara 29/12/2023

Posso dizer um dos melhores livros que li em 2023, simplesmente não consegui parar de ler,me emocionei e fiquei tensa de ler sobre as partes da guerra,e até senti uma raiva da Briony.
Reparação é um livro incrível,uma escrita imersiva e fluida
A história gira em torno de Briony Tallis, pré adolescente que quer ser escritora.No dia mais quente do verão de 1935,numa casa de campo da Inglaterra,a menina vê uma cena que não compreende: sua irmã mais velha,Cecília,tira a saia e a blusa e mergulha de com suas roupas íntimas na fonte do quintal na frente de Robbie,deu igo de infância e filho da arrumadeira. A partir daí todas as coisas só vão de mal a pior,com acontecimentos que Briony com sua mente fértil comete o crime que vai mudar a vida de todo mundo ali,e gente fiquei com tanto ódio dela dando depoimento e dando certeza da história que ela acha que viu,depois disso com o crescimento Bryoni vai passar o resto da vida tentando reparar esse mal que ela fez,nesse livro os personagens tentam reparar tudo o que está e foi quebrado por isso reparação.
O livro aborda horrores da guerra,culpa,amor que ultrapassa tudo, esperança,traz a desigualdade, ascensão social e muito mais . Um drama intenso.O romance aqui presente é muito lindo e aquece o coração,fiquei torcendo o tempo todo pra tudo da certo,pra não ser atingido na guerra,chegar em casa e pelo reencontro,esse livro faz a gente sentir as dores dos personagens e sofrer junto.
Simplesmente incrível e agora eu quero ver o filme que tem da adaptação desse livro.

Bookster Pedro Pacifico 25/12/2023

Reparação, de Ian McEwan
O autor britânico Ian McEwan sempre aparece na minha caixa de entrada, com leitores me recomendando algum de seus livros. E, sem qualquer dúvida, “Reparação” é o mais indicado e o queridinho de muitos por aí, ganhando maior repercussão depois que foi adaptado ao cinema, com o filme “Desejo e reparação”, indicado em várias categorias do Oscar de 2008. Mas será que é tudo isso que dizem?

Na minha opinião, é um livro maravilhoso e merece todos os elogios! Com pouco menos de 500 páginas, o romance de Ian McEwan serve um pouco de tudo: personagens bem construídos, pano de fundo histórico, escrita fluída e uma narrativa envolvente. O que mais podemos pedir? E o curioso é que demorei para seguir a recomendação de tantos seguidores por aqui, porque a sinopse não me chamava tanto a atenção. Mas o talento de McEwan nessa obra só me confirmou que eu preciso confiar mais em vocês!

A personagem principal é Briony Tallis, uma garota que passa o verão com sua família em uma casa de campo na década de 30, pré Segunda Guerra Mundial. Em um dia de muito calor, Briony vê da janela sua irmã mais velha tirando a roupa e entrando em uma fonte, enquanto um garoto a observa. Influenciada por esse acontecimento, a jovem acaba fazendo escolhas e acusações que vão segui-la por toda a sua vida. Um erro que poderá ser reparado?

A parte da infância de Briony, sua perspectiva do que está a sua volta e os fatos que circundam o acontecimento é, para mim, o ponto alto do livro. Mas o autor também consegue dar sequência à narrativa de forma impecável, desenvolvendo as complexidades psicológicas de cada personagem. Destaque também para a parte envolvendo a Segunda Guerra e para o epílogo.

“Reparação” é um daqueles livros que, durante a leitura, me pegava pensando: que incrível!!!!

Nota 10/10

Para mais resenhas, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/C0-VJAWrcss/
Camila.Mendonca 25/12/2023minha estante
Um dos melhores do ano!!!!! Chorei muitoooo

GabriellaEstrela 25/12/2023minha estante
O filme é tudo tb ???

Cris Marques 24/12/2023

Concluindo a leitura, posso dizer que é bom, mas por vários momentos pensei em largar, não é uma leitura que prende.
Mas a escrita é muito boa.

Cafe_Fili 06/12/2023

Cheio de reviravoltas
Uma história muito intrigante. No geral te prende e gostei bastante do final que é surpreendente, a muito tempo que queria ler algo do autor, valeu a pena.

isa farinacio 05/12/2023

Agora tô de férias e posso ler mais!
Mt bomm, é daqueles que te fazem querer parar tudo até terminar de ler
Gostei bastante de o livro trazer várias perspectivas e não focar num personagem só, e dos vários cenários
Recomendo ler quando vc tiver tempo de ficar só lendo o dia todo e não parar no meio por um mês igual eu (não foi minha culpa, a faculdade q inventou que a gnt tinha q ter prova ?)

Grazielle.Bonfim 30/11/2023

Como me esqueci de fazer a resenha desse livro?
Reparação é uma leitura com uma escrita bem intensa e marcante? que me fez inclusive pesquisar mais sobre ele (ouvindo podcasts e posteriormente assistindo ao filme baseado nele)?

Como eu não havia visto o filme antes, foi bem legal pois eu não tinha spoiler de como é o final dessa história? e que bom? pois foi o que permitiu uma experiência tão perturbadora ao ler as páginas finais? eu fiquei tipo: ?o que? Como?? E fui ler de novo pra ter certeza que eu havia compreendido corretamente?
Enfim.. recomendo a leitura!

Bcoralli 27/11/2023

A história parece simples, mas é tão complexa quanto o desenrolar dela. Como uma falsa certeza pode mudar a vida de tantas pessoas?
Gostei da escrita, do enredo e de personagens que não são perfeitos, mas o que me fez dar poucas estrelas foram os capítulos muito grandes, em vários momentos a leitura pesou, muitos detalhes, o que te faz estar inserido no lugar, mas ao mesmo tempo não foi uma leitura que fluiu para mim, acabei demorando mais do que o meu normal.
Longe de ser um livro ruim, pelo contrário, uma história sensível e bem escrita, porém se tivessem mais capítulos menores, acho que fluiria melhor na minha opinião.

Gabriela Gonçalves 25/11/2023

Que leitura incrível! Eu não consigo traduzir em palavras o quanto esse livro é maravilhoso. É um trabalho sensacional de domínio sobre a escrita, a narrativa e todos os elementos literários. Uma verdadeira aula de literatura para todos que gostam de ler e escrever. A história é tão bonita e triste ao mesmo tempo. E esse título (fica muito mais poético e emocionante no português do que no inglês, "atonement") é exatamente tudo o que o livro e a literatura significam. Não sei mais o que dizer sem dar spoiler '-' Apenas leiam e vocês não irão se arrepender! Prestem atenção em cada escolha de palavras, como cada coisa é dita, as escolhas narrativas de quem escreve... Deliciem-se com a escrita potente do Ian, que consegue desatar sentimentos emaranhados e colocá-los em ordem com as palavras. LEIAM!!!

bwinstonn 25/10/2023

"VOU ESPERAR POR VOCÊ. VOLTE."
Terminei essa leitura sem palavras.

Esse livro é o exemplo de como mentiras, fantasias e suposições destroem a vida de alguém - como a reparação é muitas vezes impossível de ser alcançada e sem ela restam apenas arrependimento e culpa. Finais felizes as vezes são apenas obras de ficção, a realidade é bem mais triste, bem mais difícil de ser engolida.

Já conhecia muito bem o enredo da história porque muitos anos atrás havia assistido ao filme "Desejo e Reparação", no qual o livro foi adaptado. O filme já nos causa aquela sensação de destruição interna conforme nos damos conta do que realmente aconteceu, e posso afirmar que o livro torna isso ainda mais intenso.

No início, achei tudo muito arrastado, com narrações sobre clima, ambientações e muitas outras coisas que eu achei que não eram relevantes, pensei até em deixar a leitura de lado. Mas insisti e foi a melhor decisão que tomei, porque cada detalhe compõe cenários tão realistas que é como estar realmente vivendo os acontecimentos.

Cada detalhe desperta sentimentos diversos. Vale muito a pena.

Rogers.Silva 23/10/2023

Uma preciosidade...
O dia mais quente de 1933, uma mansão em decadência, uma família decadente e uma nova guerra iminente, esse é o cenário inicial de Reparação.

A jovem Briony é uma criança criativa, solitária e ciente do quão talentosa é em criar histórias e narrativas. Após um momento de frustração acaba presenciando uma cena estranha envolvendo sua irmã mais velha, Cecília, e o filho da arrumadeira da casa, Robbie, provocando nela uma série de conclusões precipitadas. As conclusões de Briony a levarão a cometer um crime ao acusar Robbie de uma violência que ele não cometeu, mudando assim a vida de todos a sua volta.

Anos depois, Briony busca reparar seu erro e de alguma forma consertar o que talvez não tenha mais conserto.

Livraço! Terminei a história tão chocado e melancólico, que ainda sinto que não superei o que acabei de ler. Precisarei de um bom tempo ainda, mas é inegável a capacidade impressionante de Ian McEwan de contar uma boa história com inteligência, sensibilidade e muita poesia nas construções de suas personagens tão complexas.