Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Mayra.Mattoso 13/02/2024

Uma menina de 13 anos faz uma ação que impacta a vida de sua família. Após adulta e ciente do mal que causou, ela tentará reparar o que fez.
Adorei a leitura, me prendeu bastante para saber quais foram os desdobramentos daquela atitude, além de ser uma leitura fluida com cenas impactantes da segunda guerra como pano de fundo. Quando pensava que a história ia tomar determinado rumo, ela seguia um caminho diferente. A última parte me surpreendeu.

Zefa 04/02/2024

O livro conta a história de Brionny, uma criança com a mente inventiva que, em minha opinião, por conta de um amor não correspondido, cria um enredo em sua cabeça e a partir dele tira conclusões sobre fatos que não consegue provar.
Acho inteligente o limbo que o autor nos deixa, pois em determinados momentos me perguntei se Brionny realmente acreditava no fato que ele descrevia ou se ela sabia que estava criando uma história.

Fato é que o enredo criado e divulgado imputa um crime sobre Robbie, amor de sua irmã e seu amor de infância não correspondido e que não há reparação possível.

Achei o livro meio maçante em alguns bons capítulos e um pouco desconexo da história...
Esperava que fosse narrado de outra forma.

"Não eram só o mal e as tramoias que tornavam as pessoas infelizes; era a confusão, eram os mal-entendidos(...)"

Flá Costa 04/02/2024

O melhor de 2023
Fiquei chocada por não ter feito resenha do livro que mais me impactou em 2023. Um livro intenso, cheio de nuances e perfis psicológicos. Maravilhoso!

luizbrbs 03/02/2024

Terminando de ler Reparação, tenho a impressão que li dois livros diferentes.
A primeira parte te pega de um jeito diferente das outras duas partes que a seguem.

A parte um foca nos acasos que acontecem em um dia de verão na mansão dos Tallis e a distorção de fatos que levam os laços familiares a serem quebrados. Com muito humor, sarcasmo e um tom de fofoca que faz você virar uma pagina atras da outra sem nem sentir.

As outras duas partes, a parte da segunda guerra mundial, leva um tom trágico, pesado. Por vezes muito detalhista e difícil de seguir em frente.

Mas com a sua conclusão, quase um epílogo, McEwan termina de dar o seu golpe no leitor de um jeito arrebatador.

Com certeza, Reparação é um livro que vou levar comigo, me pegar pensando em todos os acontecimentos, em todas as reflexões que ele trouxe, por muito tempo.
edu basílio 03/02/2024minha estante
... tava doido para saber sua impressão ao término =)))

EuGabes 28/01/2024

É possível perdoar o imperdoável? O autor pode ser Deus em seu próprio mundo e reparar os danos da sua vida? Reparação é uma ótima leitura que começa devagar e vai esquentando aos poucos, o final é arrebatador e o filme também é excelente, recomendo as duas mídias.

Nati 28/01/2024

Para alguns erros não tem Reparação, ainda bem que não é o caso do erro de ainda não ter lido esse livro.
Se eu pudesse dar uma dica para quem está pensando em ler esse livro, além de comece logo, é: não procure saber muito da história. Isso porque Ian McEwan foi tão genial ao escrever esse livro, que ele brinca o tempo todo com nossa percepção dos fatos lidos, como os personagens viram brinquedo nas mãos de um destino cruel.

Além de uma história de amor linda e trágica, tão doce e amarga ao mesmo tempo, também temos o sentimento predominante do arrependimento, mas não qualquer arrependimento, aquele que nos faz reviver o mesmo fato todos os dias, como um inferno pessoal.

Esse livro narra em primeira pessoa, então vemos os acontecimentos, e na primeira parte, os mesmo acontecimentos, pelo olhar de diferentes personagens, seu mundo interior se encontrando com o exterior, chocando-se com outros mundos interiores, como acontece na realidade, e como isso, mas que tudo, constrói e destrói destinos, como a realidade é mera ilusão, já que cada mente forja a sua.

É um livro muito intimista e reflexivo, às vezes agoniante, mas nunca sem ser envolvente. É impossível largar a leitura depois de começar, mesmo nas partes bastante descritiva da guerra. Esse livro tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial e até essas partes ganham o toque da escrita única McEwan , levando o leitor por um caminho pouco observado quando lemos lidos com esse mesmo pano de fundo.

É um livro para ler e reler, tenho certeza que terei outro olhar para diversas partes relendo, mesmo sabendo, ou mesmo por isso, do recurso usado pelo autor para surpreender o leitor.
Só digam uma coisa, leiam, não há como se arrepender da experiência. Não há como não se encantar, se enfurecer, torcer, se entristecer, se apaixonar pela história e odiar um pouco mais alguns personagens. E duvidar, claro.

Fernando 28/01/2024minha estante
Quero ler

Iarine 24/01/2024

Gostei muito desse livro. Fui esperando um romance clichê e me deparei com uma história envolvente do quanto uma criança pode ser má e destruir vidas. O livro tem uma ótima construção de personagens e um o enredo bem trabalhado e redondinho, vale muito a pena.

Line 17/01/2024

Uma boa história
Apesar de não me identificar com livros de época, tão pouco que se passa em cenário de guerra, resolvi arriscar essa leitura devido a tantos elogios, e após concluir a leitura, descobri que... eu realmente não gosto de livros de época e em cenários de guerra ?.

Embora a história seja boa e bem construída, achei os capítulos muito arrastados e os personagens rasos.

Esperei ansiosa para ver como seria a vida adulta da protagonista, como seria o desfecho de tudo isso e no final... achei tudo muito sem graça.

Zero emoção. Se quer, consegui enxergar o título do livro na história.

Mas acredito ser sim um bom livro. Só não funcionou para mim.

Fran 15/01/2024

Difícil chegar até o final.
todo mundo fala muito bem dessa obra, que conta com uma adaptação respeitadissima, mas ela simplesmente não funcionou pra mim. achei tudo muito arrastado, as personagens desinteressantes, a história sem pique... estava em 40% do livro e ainda não tinha um ponto de virada, daqueles definitivos, que te prendem. talvez não fosse o momento certo pra encontrar essa história, mas é inegável a importância da obra para a literatura mundial.

Ana Rabelo 06/01/2024

Um engano que altera destinos
No verão de 1935, a caçula da família Tallis acaba cometendo um engano que muda o rumo da vida do promissor filho da governanta da família e amigo de infância de sua irmã Cecília. Personagens bem construídos e uma história envolvente!

Su.livros 03/01/2024

Desmascarando Expectativas: Uma jornada
O ano de 2023 me presenteou com uma leitura surpreendente, marcando minha estreia na obra de Ian McEwan. Inicialmente perdida, a trama me conquistou, despertando emoções que variaram de raiva a carinho. A complexidade se transformou em um quebra-cabeça fascinante, com revelações que desmascararam minhas expectativas. A incerteza ao longo da história me deixou com uma pulga atrás da orelha, tornando cada página uma descoberta. Recomendo a leitura, especialmente aos que apreciam reviravoltas e desafios emocionais. Vale a pena dar uma chance e se deixar envolver por essa trama que surpreende até o último capítulo.