Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Gabriela.Lopes 17/12/2020

Muito bom!!!
O que mais gostei no livro foi como o autor conseguiu mostrar de maneira muito bem feita a tenuidade entre um erro cometido de forma até ingênua, para algo maior e difícil de ser consertado. Leitura ótima, mas com certeza um livro para se ler com calma, pois a graça está nos detalhes e sem eles o livro não seria tão bom e tão único como é.

Zé - #lerateondepuder 25/12/2020

Um livro surpreendente
Uma escrita detalhada e longa. São praticamente 4 partes, em que serão contadas uma história de amor (quase) impossível, onde um ato leviano de algumas pessoas causa uma mágoa tão profunda para alguns.
O final é absolutamente surpreendente e inesperado, por conta de como vinha sendo colocada a narrativa.
Vale totalmente a pena! Um clássico.

Alessandra.Adams 30/12/2020

Perfeito
Vale muito a leitura. Sem dúvidas uma história muito bem escrita. Recomendo assistir ao filme depois.

Mari Pereira 04/01/2021

Um livro emocionante, que te prende da primeira à última página. Muito bem escrito, com narrativa bastante fluida. Uma linda história sobre amor, família, guerra, escrita. E sobre como nossas decisões afetam várias vidas sem que nos demos conta.

Mandark 16/01/2021

A tentativa era tudo.
Eu não estava preparado para encarar esse livro. Eu estava ansioso e decidido por enfrentá-lo, mas nunca preparado. Eu o lia com uma ânsia, um desespero e um deleite que poucas vezes me acometeu durante uma leitura.
A narrativa do Ian já havia me encantado anteriormente com "Enclausurado" e seu narrador improvável, mas nada havia me preparado para Briony. Eu fui novamente enganado, conscientemente enganado, mesmo já tendo sido apresentado à belíssima adaptação cinematográfica. Eu queria ser enganado e deixei o Ian me guiar.
Cada página me arrebatava como poucos livros realmente já fizeram ao longo dos anos. Eu acompanhava sedento essa tentativa de reparação. Como ele bem disse, "a tentativa era tudo".
Ainda estou digerindo esse livro, tentando ruminar sua grandiosidade. E enquanto escrevo essas palavras, reflito sobre como esse livro me mudou: como pessoa, como leitor e espero que, em breve, como escritor novamente. Nem que seja apenas para mim mesmo!

Weltri 17/01/2021

Acho que criei muitas expectativas pra esse livro kk a história em si é MUITO boa, mas achei muito arrastado e cansativo na maior parte do livro

Camila 21/01/2021

Uma das melhores leituras da vida!
Leitura fluida que me fez apaixonar, sofrer, chorar e indignar.
Ainda não aceitei o fim e estou com uma ressaca literária enorme!
Inesquecível!!!

JV 26/01/2021

A história é bem interessante. A narrativa é envolvente e rica em detalhes. Um daqueles livros que a gente passa muita raiva.

Nélio 01/02/2021

Leitura 2/8 do meu Desafio Literário de 2021

O livro começou morno. Continuei, pois confiava em quem o tinha recomendado. Fui lendo. O título é muito sugestivo e eu ficava pensando nele... E fui seguindo com a leitura.
Um ponto negativo é que demorou demais a surgir qual era o fato crítico em si. Só depois de 40% do livro ele veio, e como um monstro de tão terrível.
Mesmo forçando a leitura, já havia notado algo interessante no estilo do autor: ele mescla muito bem as narrativas das três personagens que ele escolhe para nos contar tudo. Ele caminha com uma personagem, normalmente para em algum ponto de tensão; corta para a narrativa na perspectiva de outra personagem; chegando a outra tensão, passa para outra personagem... Volta na primeira...E assim vai... E a maestria é que o narrador não é personagem! O foco narrativo é em terceira pessoa! - Haverá uma surpresa no final, é claro!
Há um narrador personagem cujo corte para a entrada da outra personagem é muito bem feita! Não cansa, não é pedante e não repete os fatos em si, são olhares outros que fazem todo o sentido no desenrolar da narrativa! E isso foi um ponto muito positivo.

Quando chega o fato principal do livro, o crime em si, um erro ? que não é um erro inocente ? eu parei em choque! Pensei que não era possível uma coisa daquela!
Foram muitas as emoções, deu vontade de chorar, de avançar, de abandonar o livro, de... de... de tanta coisa!
Vem uma segunda parte da obra, que mais parece outro livro. Com isso, o estilo do autor já está aceito, e tudo vai seguindo. As outras partes que se seguem também agradaram em muitos pontos, mas o que prende a leitura até o fim é o desejo de conhecer o desenrolar do ato criminoso já citado!
Não quero contar tudo, pois seria uma pena para quem for ler o livro já saber o que ocorre... Vou parar aqui! Só preciso dizer que a parte final da obra é carregada de tanta emoção e sensibilidade, que me lembrarei dela por muito tempo! São daquelas cenas que vamos acompanhando ao serem contadas, como se estivéssemos lá, vivendo na pele o que Briony nos conta...

glaucevivianne 23/03/2021

Uma grata surpresa.
Caí de paraquedas na narrativa do Ian McEwan (que sorte a minha!) e foi um dos livros mais incríveis que eu já li na vida. Demorei um pouco para escrever sobre ele, pois ainda estava digerindo e ruminando os sentimentos. Com uma narrativa em terceira pessoa (impecável!!!) o Ian nos reveste e desnuda das mais diversas sensações, em numerosos momentos peguei-me pensando ?como um autor acorda um belo dia e tem uma ideia assim? Como alguém pode escrever tão bem??, embora eu saiba que a escrita é uma arte laboriosa, ainda me questiono.

O livro nos apresenta a Bryone, uma garota de 13 anos, aspirante a escritora embrenhando-se na descoberta do mundo adulto e todas suas nuances, ainda com sua mente imatura e incapaz de entender as situações que a cercam. Bryone presencia uma situação e a interpreta de maneira equivocada, o que acabará tendo consequências desastrosas. A personagem me causou emoções controversas, ora a odiava, ora nutria simpatia por ela.

Esse livro é um rompimento da infância e toda inocência, um desabrochar. A narrativa caminha lentamente, mas a ambientação é muito bem executada, assim como a evolução dos personagens, além do tom de elegância descomunal. Há uma alternância de focos narrativos, tal artifício dá maior credibilidade aos fatos.

Será que existe reparação para um erro desastroso do passado?

Ah, REPARAÇÃO tem a história de amor mais linda e sincera que eu já vi, um amor que venceu as atrocidade da guerra, um amor atemporal. Foi um dos melhores desfechos que li nos últimos tempos. Para quem tem fraco pra livros com metalinguagem, assim como eu, esse é um prato cheio.

Vou ler tudo desse autor!!!!

Débborah 27/03/2021

Inesperado
Assim que li a última frase do livro fui tomada por uma emoção muito forte e não pude evitar me derramar em lágrimas e soluços. Não consigo explicar de onde veio essa emoção, mas a causa certamente está nas últimas páginas e no peso de tudo que foi retratado nelas.

Eu comecei a ler esse livro despretensiosamente, me identifiquei de pronto com Briony (o que depois de mais leitura passou a ser embaraçoso, mas inegável), e a curiosidade pra saber o que aconteceria me atiçava a continuar, uma vez que, não posso mentir, a leitura é lenta e arrastada em algumas partes. Descobri que tinha um filme com um cast incrível, assisti para me estimular ainda mais a ler, e deu certo. O filme quase todo é muito justo no que retrata, e da forma que retrata, menos o final dele, que por algum motivo decidiu deixar elementos essenciais de fora.

No mais, eu recomendo DEMAIS esse livro. Vale a pena lutar com as partes mais lentas para ver tudo que acontece. As diferentes perspectivas, a narração completamente diferenciada, toda a metalinguagem envolvida que dá camadas ao leitor, as incertezas que vão aparecendo, tudo isso dá um toque de genialidade imperdível.

Diana Vila 30/03/2021

Arrebatador
Prefiro não saber nada sobre o livro que vou ler, para ser surpreendida durante a leitura. Mas, mais do que me surpreender, essa leitura me arrebatou.

Um romance de intrigas, erros, enganos, dores e um desejo latente de perdão, de reparação.

É um dos livros mais lindos e bem escritos que já li, com cenas amplamente descritivas mas nem por isso cansativas, com uma estrutura narrativa impecável, que nos faz sentir todo carga emocional das personagens.

Simplesmente maravilhoso!

Hannah 11/04/2021

Desejo mais do que reparação
Conheci a história pela primeira vez quando assisti ao filme já alguns meses e amei. São bem parecidos, o que torna o meu amor maior. Gosto dos personagens centrais do romance, Cecília e Robbie, apenas. A Briony foi mesquinha durante todo o livro e, apesar de ter passado a vida inteira tentando reparar o que cometeu, não conseguiu me comover o suficiente para perdoá-la pelo seu crime. Ainda a enxergo como a criança mimada que queria atenção durante o livro, com exceção da parte final, onde ela finalmente amadurece.
É um livro bom, mas é muito enrolado, tanto que demorei muito tempo para terminar de ler, porque simplesmente não tinha paciência. É descritivo mais do que o suficiente e extende acontecimentos simples em uma descrição de duas, três páginas ou mais.
Reparação também nos faz pensar em como nossas ações podem transformar a vida alheia e, muitas vezes, de forma irreparável. É um romance trágico e que trata da esperança de que as coisas possam mudar, mas realista em seu final. Gostei também por ter mostrado o destino dos personagens depois do desfecho da história, coisa que raramente vemos em outras obras.

Maiara.Alves 15/04/2021

Excepcional
A maior parte da história se desenrola no verão de 1935. Briony Tallis, a personagem central, é uma garota de 13 anos, com uma mente bastante fantasiosa e que sonha em ser escritora.

Uma série de acontecimentos envolvendo sua irmã e Robbie Turner, um empregado da mansão Tallis, marca irremediavelmente a vida de Briony. Os fatos desconexos que ela testemunha encontram terreno fértil em sua imaginação. As consequências dos atos e a mentira de Briony vão muito além de um mal-entendido.

Alternando o foco entre Cecilia, Robbie e Briony, McEwan desenvolve um enredo que desperta vários sentimentos – desconfiança, indignação, surpresa e, por fim, perplexidade.

“Reparação” é uma grande história, protagonizada por personagens intensos, e que gera uma série de reflexões a respeito do impacto das pequenas coisas e da influência que uma pessoa pode ter na vida da outra. Para mim, foi uma leitura de altos e baixos, mas é sem dúvida uma daquelas histórias que nunca esquecemos.

Fico até sem palavras para descrever o final desse livro. No início achei um pouco entediante e maçante, mas com o decorrer da leitura, acostuma-se com a escrita do autor e tudo flui com mais facilidade. A história é toda muito bonita e a escrita do Ian McEwan é extraordinária.