O assassinato do comendador, volume 1

Resenhas - O assassinato do comendador - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

amanda 22/01/2023

baita
de todos os que ja li do murakami esse de longe foi o mais arrastado no começo. uma parte de mim diria que dava pra tirar bastante coisa mas no fim das contas não dá não, ele se encaminha muito bem e tudo constrói os personagens e a trama com muita delicadeza.... mas de qualquer forma é lento sim e o protagonista me parece demais com os outros protagonistas do murakami (por mais que todos se pareçam esse aqui era muito todos os outros e pouco ele) mas assim, é muito bom igual todos né ! não consigo acha um livro desse cara ruim :p acho que a continuação deve ter um ritmo bem mais interessante então esto ansiosa ! mas to braba também pq não explicou o prólogo e eu to sedenta por isso

Trix 16/03/2019

Sentimentos conflitantes
Assim como toda obra que eu li do Murakami, a história é cheia de coisas intrigantes e que despertam sentimentos intensos porém não tão facilmente identificáveis, bem próximos de um universo onírico. Assim como nos sonhos, as emoções são sentidas e muitas vezes se sobrepõe ao entendimento. Não que o livro seja difícil de entender - pelo contrário, a narrativa e a escrita do autor, como sempre, são bastante prazerosas. Os capítulos curtos e bem estruturados também te fazem devorar o livro rapidamente. Mas constantemente em seus livros muitos símbolos acabam ficando sem explicações, residindo apenas no campo dos sentimentos. Fato que eu, particularmente, gostava muito nos meus primeiros livros do autor, mas confesso que agora tem me cansado um pouco. Claro, ainda teremos o segundo volume, mas tem algumas coisas no enredo que temo que ficarão com esse status. Vamos ver.

Pessoalmente, achei o livro bem arrastado, assim como a trilogia 1Q84 (que poderia ter durado elegantemente um volume só). Só que diferentemente de 1Q84, na minha opinião, considero mais interessante a narrativa restrita em um personagem central, assim como os próprios personagens relacionados. E os elementos fantásticos também são bem mais plausíveis, mas sem perder a mágica (o que considero um trunfo).

Resumindo, foi uma leitura estruturalmente bem agradável (e rica em boas referências, como é de praxe nas obras do Murakami). Mas, acho que só vou poder dizer se realmente gostei do conteúdo quando sair o próximo volume.

jaque103 23/01/2022

A verdade as vezes só traz uma profunda solidão
Bom, é o primeiro livro que li do Haruki, e acredito que seja um dos livros mais bem escritos que já li. O personagem principal não tem nome (acho isso muito legal), é uma narrativa muito descritivas, por alguns olhares pode até ser cansativa. Não existe acontecimentos bombásticos e talvez decepcione mas a vida também é assim.
Gostei bastante dos personagens e suas excentricidades. Ao começar a ler fui com a expectativa de ter bastante gatilhos mas acabei não me deparando.
No mais, gostei bastante e preciso ler a continuação!
Obrigado pela indicação namu ??

Paulo da Silva 18/12/2021

Quem pensa demais na chegada perde toda beleza do caminho
Ainda que eu concorde com boa parte das críticas ao livro (realismo fantástico sem profundidade, trechos sobre sexo um pouco creep, momentos tediosos...), gostei bastante dessa obra de Murakami, mais do que 1Q84 inclusive.
Talvez porque eu tenha entendido que não existe um grande mistério ou algo a desvendar no final do livro. Pelo contrário, Assinato do Comendador é, no máximo, uma bom companheiro, como um amigo que conta seu dia a dia, mas sem grandes emoções.
Li sem esperar um grande desfecho e sinto que aproveitei melhor essa obra.

Juan.Martins 09/12/2021

Boa leitura
A história é bem escrita e detalhada, mas isso torna o livro lento e a história se desenvolve lentamente, essa primeira parte do livro fica a sensação de que o autor está só apresentando a rotina e os personagens, porém a leitura é fácil e tranquila. Só no fim dessa primeira parte que a história começa a se desenvolver e ficar mais interessante.

Carlos Eduardo 15/11/2019

Murakami sendo Murakami
Haruki Murakami talvez seja o escritor mais famoso do Japão. Suas obras foram traduzidas para mais de 50 idiomas e, nos últimos anos, tem sido cotado para ganhar o prêmio nobel de literatura. Seus livros são marcados pela escrita fluida e envolvente. O autor possui uma habilidade incrível de criar ambientes absolutamente imersivos. Ler Murakami é como estar dentro de um sono alucinante em que a realidade se mistura com a fantasia e os acontecimentos aparentemente não tem sentido.

Para mim, a leitura em geral é como um cantinho de refúgio, onde posso dar um tempo da realidade e me transportar para um mundo de imaginação que é só meu e Murakami tem o poder de potencializar isso ao máximo. Sinto um conforto incrível quando estou lendo um de seus livros, mesmo que suas histórias muitas vezes sejam absurdamente esquisitas.

Em “O assassinato do comendador”, o protagonista, um jovem pintor de retratos e cujo nome não é revelado, se vê diante de um divórcio inesperado. Em um belo dia sua esposa decide que não quer mais viver com ele e inexplicavelmente anuncia a separação. O jovem, então, resolve viajar de carro pelo Japão durante um tempo, até que decide ir morar na casa do falecido pintor de arte japonesa Tomohiko Amada, pai de um amigo.

Ao vasculhar o sótão da casa, o protagonista descobre uma obra inédita de Amada chamada justamente de “O assassinato do Comendador”. A partir daí as coisas começam a ficar estranhas e a fecunda imaginação de Murakami toma conta do enredo. Monges budistas enclausurados em covas profundas, um guizo tocando no meio da noite, um vizinho misterioso e enigmático, um motorista de um Subaru Forrest indefinido, e, claro, um comendador, passam a fazer parte da vida do jovem pintor.

Além da típica fantasia, diversos elementos, já carimbados em outros obras, também aparecem aqui, tais como: gatos, orelhas, sexo descrito de forma minuciosa, música e alguns elementos da cultura pop. Gostei bastante das descrições sobre pinturas, em especial, a abordagem sobre a arte japonesa Nihonga.

Enfim, Murakami pode não agradar todo mundo por causa do surrealismo aparentemente sem explicação, mas se você abandonar sua mente cartesiana e se deixar levar pela atmosfera envolvente, como eu o faço, com certeza, será uma ótima experiência literária.

Juli 01/09/2023

O mais chato que eu li até agora do autor
Esperava mais, para mim não trouxe nenhuma grande reflexão e a história não me prendeu. Por conta disso, não considero ler o segundo livro com a parte dois.

Hugo 04/02/2020

Apenas o volume 1, no final das contas...
Geralmente quando leio algo do Murakami, a primeira coisa que penso é se eu recomendaria tal livro para um amigo como primeira obra dele. Infelizmente não recomendaria o Assassinato do Comendador. Esse primeiro volume possui muitos dos clichês murakamianos que caracterizam o autor, porém até metade do livro a narrativa não se estabiliza precisamente. Como isso também é algo típico da escrita dele, continuei a ler pois sabia que uma hora me encontraria ali, e agora esperar o por mais respostas com o segundo volume.
Não pretendo escrever muito mais do que isso antes de ler o segundo volume, mas ao mesmo tempo reflito que ao ler 1Q84 em seus três volumes não tive esse mesmo sentimento...
Agora resta dormir e esperar nenhum guizo tocando altas horas da madrugada.
Danielle Aquino 06/02/2020minha estante
fanboy

Felipe.Protti 06/03/2020

Incrível
Segundo livro do Murakami que eu leio, como o outro esse foi incrível. Cada coisa surreal que eu fico tipo, como isso? Kk. Mesmo o livro não ser de terror, em um determinado momento do livro, fio muito mais assustador do que diversos filmes.

Filipe 10/12/2022

O assassinato do Comendador: Vol.1
Haruki Murakami. Simplesmente um gênio das referências músicais, teatrais, automobilística, geográficas e artísticas.
O volume 1 foi o primeiro livro que li do Murakami e posso afirmar que foi uma experiência maravilhosa lê-lo.
Uma narrativa tranquila que nos faz sentir o clima da região.
Quando ler esse livro recomendo levar algo para anotar as referências que te são apresentadas.

O livro um mistério, uma fantasia, uma metáfora. Gostei muito do primeiro livro, mas o segundo...

Grace @arteaoseuredor 28/02/2021

?O Assassinato do Comendador, vol. 1, Haruki Murakami

?Ler Murakami é sempre bom, ele é um de meus escritores favoritos, e depois de um tempo você reconhece sua escrita e sua fórmula de elaborar histórias, seus finais sem explicações, sua mistura de realidade com realismo fantástico, isso tudo me atrai na sua obra.
Nesse romance que é a primeira parte da história, ele volta a abordar temas como solidão, aceitação. Não tem como falar muito da história para não entregar as surpresas, o personagem principal, que para variar não tem nome, é o narrador, ele acabou de se separar e se mudou para casa que era do pai de um amigo. Fica em um lugar afastado e lá começa a acontecer coisas estranhas que interferem em sua vida. Ele é um pintor, que acabou, mesmo contra vontade, virando um retratista. O antigo dono da casa também era um pintor, especialista em arte nihon-ga. Ele tem um passado meio obscuro, através da história dele Murakami fala um pouco da Segunda Guerra. A história aborda também bastante sobre pintura e dessa vez a música predominante no livro é clássica e ópera, tudo que eu gosto. Um livro que prende a atenção, como sempre ele está falando de realidade e de repente aparece o fantástico e quero continuar lendo para descobrir o que tem de errado com esses personagens. O final desse volume já me fez começar o segundo kkk. Para quem gosta de Murakami, vai gostar do livro e para quem ainda não o leu, é um bom lugar para começar.

Lara 13/05/2020

surpresa feliz
já li outros trabalhos do autor antes, mas nenhuma havia me cativado. leitura intrigante que deixa muitas perguntas para o próximo volume. só não dei 5 estrelas porque o protagonista me pareceu muito repetitivo e enjoativo em alguns momentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5