Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Bookworm.Club 27/05/2024

Entrou para a minha estante dos favoritos
Jane Austen é mais uma prova de que autores ingleses nunca erram e que suas obras são o ouro da literatura.

Orgulho e Preconceito e simplesmente um romance atemporal, para um livro que foi escrito em 1813.

O livro relata a vida de Elizabeth Bennet, que apesar de ser calma e concentrada, tem uma vida problemática por causa dos seus problemas com a família. Esses problemas se agravam ainda mais quando sr.Darcy chega a Heartfordshire e se apaixona pela dama de Loungburn, Elizabeth. Entretanto o Orgulho de cada um impede que tenham uma relação de amizade em plena paz.

Possue personagens bem desenvolvidos e muito cativantes, sendo bem fácil de se apagar a elas.

Confesso que senti um enorme vazio ao terminar o livro e tipo vontade de chorar.

theriver 27/05/2024

Vi o filme quando eu tinha entre 15 e 17 anos e achei superestimado demais. escolhi ler o livro pra ver se minha opinião mudava, mas odiei e dropei.

agora aos 25 anos me deu vontade, dps de ver uma edit no twitter, de ver o filme de novo. e aí eu chorei e entrei numa bad tremenda. dessa vez eu entendi o filme. tb peguei o livro e fui tentar ler de novo (numa versão bem melhor do que a que tentei antes) e me apaixonei completamente por esse romance. entendi tamanha grandiosidade dessa obra e da escrita de jane austen. não é superestimada, mesmo.

amadurecer tem seus lados bonitos de se observar.

Paola521 26/05/2024

Meu livro favorito
O que posso dizer do meu livro favorito?? Esta já é a minha terceira leitura dele e continuo amando ?

Joyce Silva 26/05/2024

Jane Austen encantando até hoje
Foi meu primeiro livro da Jane Austen, e não me arrependo de ter começado por ele, apesar de muitos acharem ele muito longo pra começar.

Eu simplesmente devorei porque ficava ansiosa pra saber o que a Elizabeth ia aprontar kkkkkkkkk.

Eu amei a Elizabeth, me vejo muito em certas atitudes dela. A relação com o pai me tocou profundamente porque tive uma relação carinhosa e de cuidado com o meu enquanto ele esteve nessa vida comigo. A mãe dela uma insuportável, as irmãs mais novas tolas como o pai delas se referiam kkkkkkkk a Mary ainda dou um desconto por não ser tão fútil, e a Jane era só péssima em comunicar o que sentia.

Ficava imaginando as paisagens, as casas citadas também.

Aiiii, e a carta do Darcy? Eu gritei de empolgação kkkkkkkkkkk.

Leia sem medo, no seu tempo, porque realmente é um livro grande, mas que vale cada página!

Favorito e especial pra mim ??

rkive 26/05/2024

Você é pobre e sua família é inadequada, quer casar comigo?
Orgulho e preconceito é um livro marcante de literatura que todo mundo ouviu falar, seja o filme ou o livro. O fato de eu nunca ter assistido o filme me fez querer ler o livro antes de assisti-lo, isso fez a experiência do filme ser excepcional pelo fato de reconhecer as cenas do livro, lembrar dos diálogos e também perceber certas mudanças feitas no filme.

a forma de narrar da jane austen muitas das vezes é confusa, especialmente por chamar todas as senhoras bennet de sra. bennet, sendo que haviam CINCO senhoras bennet, deixando assim o leitor a sua própria confusão sem saber quem estava sendo especificada em certos momentos.
mesmo que eu já estivesse acostumada com a escrita da jane austen, eu ainda encontrei dificuldades em entender certos diálogos e tive que voltar em várias partes para reler, mas isso mudou mais ou menos na metade do livro onde eu me foquei melhor na história.

os personagens são interessantes mas senti falta de uma descrição melhor em relação a aparência deles, e no final do livro também notei que haviam pouquíssimos detalhes em relação ao relacionamento dos casais, me pareceu que chegando perto do final a autora correu para acabar logo.
o sr. darcy me divertiu muito ao longo do livro, mesmo que no começo ele aparente ser uma pessoa ruim, ele vai se desenrolando e aprendendo a ser sociável pela Elizabeth. inclusive eu ri demais quando ele se declarou pra ela ofendendo não só ela, mas também a família inteira da Elizabeth ?

enfim, a minha consideração final é que não é um livro ruim, porém eu ainda prefiro o filme!

giuliasaintx 26/05/2024

Um excelente romance!
"Em vão tentei lutar contra isso. Mas de nada adiantou. Não posso reprimir meus sentimentos. Permita que eu lhe diga como são ardentes o meu amor e a minha admiração por você."

Em ?Orgulho e Preconceito?, livro escrito pela majestosa Jane Austen, ficamos imersos em bailes, grandes casas, paisagens de tirar o fôlego, frivolidades, falsas cortesias e aparências.

A trama gira em torno da jovem e perspicaz Elizabeth Bennet, que tenta navegar em uma sociedade onde a importância das mulheres advém de seus casamentos. Pelo seu ponto de vista, somos arremessados em opiniões e cenários conflitantes e, por vezes, caóticos. Outro personagem importante é Mr. Darcy que, com sua posição estóica, superior e inevitável, engata em um embate romântico com Elizabeth.

O título do livro não é mero enfeite, pois denota um importante raciocínio e visão sobre as interações entre os personagens. Orgulho, muitas vezes representado por Darcy e Preconceito, representado por Elizabeth, apresentam papel crucial que ajudam na imersão e caracterização da sociedade em que o livro se passa. Tal postura - de Elizabeth e Sr. Darcy - não são engessadas e por vezes, um ?assume? o papel do outro em assumir preconceitos e orgulho. Tal postura não se resume apenas aos protagonistas, mas são explorados por toda a trama, revelando as sutilezas da interação humana.

A escrita de Austen é fantástica e imersiva, levando-nos ao lado de Elizabeth para acompanhar os absurdos impostos por uma sociedade opressora. São muitos os méritos da escritora, mas ela carrega seus louros, indiscutivelmente, no modo como eleva suas personagens femininas a sua mais alta capacidade. São infinitas as possibilidades que essa sociedade proporciona, como deixar-se levar por dinheiro, capricho e inveja, e Jane Austen explora a maioria delas, mas sem nunca tirar a essência estabelecida por suas personagens no início da obra.

Seus personagens, mesmo os coadjuvantes, são cativantes e importantes, construindo um fundo que brilha tanto quanto a dinâmica principal. Talvez seja isso que torne ?Orgulho e Preconceito? um dos romances mais importantes de todos os tempo e carregue o aspecto de atemporal e influente com louvor.

Apesar de ter demorado para apreciar tal obra, não posso colocar culpa na escritora, pois trabalho e estudo são questões que aparecem em meu dia durante horas a fio. O livro tem uma linguagem diferente, mesmo que já esteja habituada, e lenta. Muitas descrições e construções de personagem e lugares fazem com que se torne um livro um pouco cansativo no início. Mas após alguns capítulos, me vi imersa. Eu recomendo imensamente essa obra ??

melbernardoo 26/05/2024

Conhecer para amar.
?[?] Tal mudança em um homem tão orgulhoso não só estimulava a admiração como também a gratidão dela - pois devia ser atribuída ao amor, um amor ardente.? p. 293

Publicado pela primeira vez em 1813, Orgulho e Preconceito permanece atual. Essa é uma obra capaz de encantar e ensinar sobre paixões, virtudes, e principalmente, orgulho e preconceito.

Jane Austen é capaz de exibir de modo fidedigno os defeitos e mazelas que se perpetuam em nossa sociedade. Outro ponto evidente é a questão dos temperamentos de cada personagem, a autora consegue trabalhar cada um com maestria, de modo que até os personagens que não têm muitas falas são muito bem definidos.

Tentei ler a primeira vez em 2022, mas acabei abandonando. Na época, não estava na ?vibe? de ler um romance tão romântico como esse. Felizmente, em 2024, isso mudou.
Me vi dando pulinhos de alegria conforme se desenrolava e crescia o amor entre Elizabeth e Darcy! ?

Ir.Vivian.CMES 26/05/2024

Surpreendida
Nunca li nada da Jane Austén com medo de ser aqueles romances pegajosos e sem direção alguma (aí dá pra ver que não conheço nada sobre ela) mas resolvi dar uma chance por conta de um comentário de alguém com muita importância para mim, confesso que foi a melhor coisa que eu fiz, orgulho e preconceito é um romance cheio de valores e virtudes onde se revela a dignidade do ser humano, suas buscas e também seus defeitos que por muitas vezes temos que dobrar e passar por cima para ver o real valor do outro.
Valeu super, quebrar meu preconceito e minhas falsas visões sobre a Austén para encontrar um tesouro gigantesco, com certeza vou ler outros, pois ela entrou na minha lista de escritores favoritos.

laramartinssr 26/05/2024

Não tava botando muita fé não, ainda mais que tava voltando ao hábito de ler, mas eu recomendo muito!! é uma mistura de sentimentos e reviravoltas incríveis, te faz chorar, rir e até mesmo pensar em sua vida e suas atitudes. é mais que um romance, mas um ensinando sobre a vida em si!
Eu absolutamente amei esse livro, e vai ser meu favorito por muito tempo!

Mila 26/05/2024

Não me pegou de primeira...
Mas insisti um pouquinho e consegui me conectar com a história.
Jane Austen teve um humor muito perspicaz ao escrever esse livro.
A narração e a forma como ela descreve as cenas e personagens partindo do ponto de vista da Elizabeth é muito inteligente.
A escrita é rebuscada e eu gosto disso.

Um clássico é um clássico!
Leiam!

San_book 25/05/2024

Não sei bem como começar a falar sobre este livro.
Inicialmente, a leitura foi muito chata para mim. Inclusive, cheguei a abandoná-lo por um bom tempo, até retomar a leitura porque o livro era indicação de uma amiga. No início, a leitura foi um pouco chata e cansativa, eu diria até monótona. (Talvez para mim, que não estava acostumada com esse tipo de escrita e livros de época, foi ainda pior). Depois que me acostumei com a escrita e o tipo de história, esse não foi mais um problema, mas sim a demora para a história se desenrolar.

A trama fica melhor e mais envolvente a partir dos 40%. No entanto, quando parece que vai engatar e acontecer coisas interessantes, o livro simplesmente volta ao ritmo devagar.

Outra coisa que me incomoda neste livro é a falta de descrição. Gosto muito das descrições, tanto dos personagens, quanto dos cenários e do ambiente em que estão inseridos. As descrições deste livro são muito poucas, especialmente em relação aos personagens que têm menos relevância para a história. Não é comentada a aparência nem muitas características, como as roupas que estão vestindo, suas expressões faciais, o clima ou mesmo a cor do cabelo e o penteado(são raros). Gosto desses detalhes para poder imaginar os personagens, e isso não é muito desenvolvido no livro.

Outro detalhe que eu acho que atrapalhou a leitura é que a história é narrada em sua maior parte, tendo momentos que o personagens falam. E muitas vezes, algumas coisas importantes eram simplesmente resumidas pelo narrador.

Além disso, percebi que alguns detalhes da história poderiam ter sido mais explorados para enriquecer a experiência de leitura .

Não é um livro ruim. Talvez não seja uma boa leitura para mim. Acredito que se você não estiver com pressa, essa leitura pode valer a pena para você. É isso.

Fabi 25/05/2024

Belíssimo
Eu já assisti o filme tantas vezes que acabei adiando muito essa leitura. E que agradável ler Jane Austen. Impressionante como vários personagens são tão bem trabalhados na história e podemos acompanhar diversos dramas ao mesmo tempo. Fantástico. Iria dar um tempo na leitura dessa autora, mas vou emendar um livro no outro. Adorei a experiência.

Luma.basso 25/05/2024

Q livro entediante ,prometeu tudo e não entregou nada!as personagens são irritantes.mais parte disso foi culpa minha que acabou colocando muita expectativa nesse livro

Ana Menezes 25/05/2024

Orgulho e Preconceito
Tenho um certo medo de ler livros de romance e acabar não gostando, por isso demoro a ler um, mas Orgulho e Preconceito é diferente, a leitura foi rápida e a história muito interessante.
Ver a Lizzie vencer seus preconceitos e Darcy o seu orgulho, é algo muito gostoso de ler, mesmo o livro não tendo cena de beijo, a história entre eles é linda. Depois de ler o livro, assisto o filme com uma perspectiva bem melhor, se eu já gostava, agora gosto mais ainda.