Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen




Resenhas - Orgulho e Preconceito


10143 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Patrícia 16/06/2024

"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen é, sem dúvida, uma joia literária que ocupa um lugar especial em meu coração. Este romance, publicado pela primeira vez em 1813, encanta gerações de leitores com sua narrativa envolvente e personagens cativantes.

A história gira em torno de Elizabeth Bennet, uma jovem inteligente e espirituosa que vive com sua família na Inglaterra rural do final do século XVIII. Elizabeth é a segunda de cinco irmãs, cada uma com suas peculiaridades e desafios, e é a favorita do pai, que aprecia seu bom senso e sagacidade. Desde o início, somos cativados pela interação dinâmica entre Elizabeth e Fitzwilliam Darcy, um homem de grande riqueza e posição, mas que inicialmente parece frio e arrogante.

O encanto de "Orgulho e Preconceito" reside na maneira como Jane Austen constrói e desconstrói os preconceitos e as primeiras impressões dos personagens. Elizabeth e Darcy, ambos orgulhosos e precipitados em seus julgamentos, passam por uma transformação profunda ao longo da narrativa. Austen habilmente revela as camadas de suas personalidades, mostrando que o verdadeiro caráter de uma pessoa é mais complexo e muitas vezes surpreendente.

A escrita de Austen é, ao mesmo tempo, elegante e perspicaz. Ela consegue capturar as nuances das relações sociais e as expectativas de gênero de sua época com uma sutileza encantadora. Suas descrições são vívidas e suas observações, afiadas, proporcionando um retrato fiel da sociedade georgiana.

Jane Austen criou um universo em que os desafios da vida são enfrentados com graça, inteligência e um toque de humor. É por isso que, de todos os livros da Jane Austen, este é e permanecerá sendo o meu favorito.
comentários(0)comente



nanaampvc 16/06/2024

Naturalmente atemporal
Sinceramente, por mais famoso e comentado que esse livro e autora sejam, eu não esperava que o livro fosse tão bom.

É doído pensar que não se trata de um romance de época, mas sim um romance escrito naquela época e, mesmo com essa diferença, o livro ainda é muito atual e com esta característica (de ser um livro de fato daquele período) ganha uma suavidade na trama que o tornam insaciável. Eu não me cansei em nenhum momento da história, mesmo a trama sendo batida e eu conhecendo o desfecho, ainda fiquei empolgada com certos momentos (como o temível "te amo ardentemente") e tudo parecia absolutamente novo (e olha que eu li todos os livros de Bridgerton).

Acho que o livro brilhou ainda mais para mim depois que o Sr. Darcy entregou para a Lizzy aquela carta explicando aquelas duas acusações que ela tinha contra ele que a fizeram o rejeitar. Aquilo para mim foi de uma dor e uma delicadeza... O orgulho dos dois personagens foi profundamente ferido; se por um lado havia alguém que teve de abdicar dele para explicar o que realmente aconteceu, do outro foi uma pessoa que se viu traída pelos seus próprios julgamentos que ela sempre os considerou inabaláveis. Eu me identifiquei muito com os dois personagens, simpatizei muito com eles e sentia que o livro ganhava uma camada a mais com esse momento.

Mas enfim, é isso. Espero ler outros livros da autora e até quem sabe espiar a fanfic de orgulho e preconceito com zumbis.

Ps: Tem livros que eu acho que ganham um toque a mais sendo lidos no formato físico. Eu li esse assim, já havia tentado ler outra vez há uns 3 anos atrás e não consegui por ser um pdf. Acho que se tivesse insistindo em ler digitalmente não teria gostado tanto.
comentários(0)comente



Laraalacerdaa 16/06/2024

Livro maravilhoso, envolvente, é uma leitura clássica mas de fácil interpretação, adorei demais! A gente sente que esta se apaixonando conforme os personagens vão desenvolvendo sentimentos também, vibramos e sofremos com eles!!! Estou encantada
comentários(0)comente



Lely alves 15/06/2024

EU AMO A LIZZY
Serio, acho qu de tudo nesse livro o que mais me encantou foi essa protagonista marlhavilhosa, sabia, sincera e MUITO IRONICA, e quando você para pra pensar que esse livro se passa e foi escrito no seculo 19, ela se torna ainda mais incrivel. Eu confesso que não esperava esse livro quando começei a ler ele, achei ele um pouco comum demais, calma, é pq é um cara rico que se apaixona por uma garota pobre, mas quando voce para pra pensar nas criticas sociais, ele se torna muitoo mais atraente e unico. Adoreiiii a leitura, foi meu primeiro classico e não espero que seja o ultimo!
comentários(0)comente



Naykelry 15/06/2024

Jane Austen é monótona?
Orgulho e preconceito é um romance clássico extremamente cansativo.
A história é completamente cativante, os personagens são interessantes e realmente dá vontade de saber o que vai acontecer a cada capítulo, mas a escrita da Jane Austen é MUITO monótona, entediante e exaustiva. Me peguei dezenas de vezes lendo no automático sem de fato prestar atenção nas palavras, pois a escrita me deixou cansada e entediada. Acredito que por isso demorei meses para terminá-lo.
Não podemos negar que a Jane é genial em vários aspectos, mas quando decidiu pôr a idéia de orgulho e preconceito em prática... o que conseguiu foi uma história meio densa que, em vários capítulos, senti falta do romance.
Mas, mesmo assim, recomendo este livro, ele ajuda a evoluir o vocabulário, a ter paciência (muita) e a história realmente vale a pena!
"A vaidade e o orgulho são diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, a vaidade com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós."
comentários(0)comente



ju wolfart 15/06/2024

Pra quem já gosta do filme vai amar?
O livro é fácil e rápido de ler, recomendo a leitura! A leitura é fluida, mesmo que muitas vezes tive que reler algumas partes para entender o que a autora quis transmitir, mas isso particularmente não me incomodou.

Eu já amava o filme, então para mim o livro serviu para agregar minha paixão pela história. Entretanto, algumas cenas marcantes do filme nunca existiram no livro, o que para mim trouxe um pouco de surpresa e desapontamento. Então, por essa questão ainda prefiro o filme ao livro.

Sobre a edição: o livro é bem traduzido e conta com notas no final de cada capítulo explicando alguns termos, jogos e descrições que foram mencionados sobre sociedade da época. Achei prático e interessante, tornou a leitura menos confusa.
comentários(0)comente



Mariana 15/06/2024

O clássico incompreendido
Amo de todo coração orgulho e preconceito, apesar da escrita ser um pouco parada e eu ter demorado 17 dias para ler ele, eu o amo de todo coração.
Acho que sua escrita parada é simplesmente pelo fato de que as coisas não se resolvem tão rápido, você não resolve os seus problemas com alguém em pouco tempo, você não reflete sobre suas decisões em pouco tempo e muito menos deixa o seu orgulho de lado em pouco tempo, o orgulho o cega e os personagens estavam cegos por ele.
Não é uma história apenas de amor, mas de vida, de deixar o orgulho de lado, de pensar duas vezes, de não tomar decisões precipitadas ou de julgar as pessoas rapidamente.
Eu acho um livro lindo, um livro que mostra personagens fortes, pois o orgulho de Darcy e de Beth tem vertentes diferentes, duas personalidades construídas num mesmo traço, num mesmo preconceito.
Amo o desenrolar do livro e a riqueza em detalhes, os personagens (mesmo os irritantes) cativantes.
Obrigada Jane Austen, obrigada por Orgulho e Preconceito.
comentários(0)comente



Jessie 14/06/2024

"You have bewitched me body and soul"
Eu não tava colocando muita expectativa porque sei o quanto os livros da Jane Austen são parados. Não que eu não tenha gostado do primeiro que eu li, mas achei que na fase que eu tava agora, essa dinâmica de chás, fofocas e passeios não ia me prender.

Terrivelmente enganada. As vezes a gente só precisa lembrar que, se um autor é muito aclamado, ele geralmente tem um motivo pra ser aclamado. Essa mulher me fez ler até aquelas cartas mortificantes do senhor Collings e me fez querer ir de volta pro século XIX pra roubar o Sr. Darcy de lá e casar com ele eu mesma. Muito, muito, muito bom.
comentários(0)comente



maylane vitoria 13/06/2024

O livro orgulho e preconceito se trata da história das irmãs Bennet tendo em foco principalmente Jane e Elizabeth, as duas filhas mais velhas, e seus relacionamentos tanto com os interesses amorosos, como com a própria família.

Se tem uma coisa que eu adoro na Jane Austen é que ela sabe escreve arcos de evolução para seus personagens de forma sutil. Gosto de como todos os personagens desse livro tem defeitos podendo citar vários exemplos, mas acho que só o casal protagonista basta, Darcy é orgulhoso e Elizabeth preconceituosa como o próprio titulo já sugere, porém o interessante disso é ver a gradual mudança em seus comportamentos e é claro ter um final que mostra que ainda a coisas a melhorar em seus caracteres. Percebe também certa semelhança entre um personagem desse livro e de Razão & sensibilidade, quem leu sabe que certo personagem de inicio aparenta ser um ótimo interesse romântico e depois é revelado um passado com uma mulher jovem que está ou esteve sobre tutela do verdadeiro interesse amoroso.

Tive certa dificuldade em embalar um ritmo, não era o tipo de leitura que me faz passar a madrugada acordada, porém ainda foi uma leitura prazerosa. Os romances entre Elizabeth & Darcy e Jane & Bingley são super cativantes, mas o que realmente me cativou foi a personalidade de Elizabeth e como em certas horas ela me encantava e em outras ela me irritava. Mesmo tendo minha personagem favorita declarada, nada me impede de apreciar os outros personagens e personalidades caricatas (mas mantenho minha opinião sobre o SR. e a Sra. Bennet).

Super indicaria esse livro.
comentários(0)comente



Weroniquinha 13/06/2024

Depois de meses para terminar esse livro, finalmente acabou. Eu gostei da história, ms confesso que gostava mais quando o Darcy aparecia e em muitos momentos foi bem entediante a leitura. O livro de fato não é ruim, ms a escrita da Jane foi bem difícil de entender e varias vezes eu ficava muito tempo em uma página só por n entender nada do que estava escrito. Ache legal, porém n leria dnv
comentários(0)comente



naike.jordan 13/06/2024

O retrato da sociedade
Tenho que começar dizendo que no começo do livro a leitura é difícil, com algumas palavras que a pessoa não está aconstumada, pelo menos eu não estava, e tive que parar algumas vezes para procurar o significado para melhor entendimento, mas isso é bom, pois aumenta nosso acervo do vocabulário, e depois a pessoa se acostumar no resto do livro com isso. E o livro é muito bom, de fato, vemos como a sociedade gira em torno do orgulho de cada um, e com um "pré" conceito que elas fazem das outras pessoas antes mesmo de conhecê-las, antes mesmo de saberem os reais motivos das coisas, como um retrato da sociedade de antigamente, e quase igual o de hoje também. Mas é muito bom ver todo o desenvolvimento da história de Eliza e Darcy, e também de todas as pessoas ao redor deles, com algumas reviravoltas interessantes para a história.
comentários(0)comente



Fanny 13/06/2024

Orgulho e Preconceito
Terminei esse livro há, pelo menos, 3 meses atrás. E não sei porque não entrou na contagem dos livros que li esse livro, fiquei put@
Amanda S 13/06/2024minha estante
Amo!!! ????


Amanda S 13/06/2024minha estante
PS: Só não amo esses bugs do Skoob! ?




SILVANA 13/06/2024

Interessante
Enfim matei a curiosidade de ler esse tão aclamado livro.
É uma boa leitura, embora, não sei se por conta da tradução ou outra coisa, às vezes sr torna confuso como, por exemplo, quando a autora está falando de umas 5 pessoas ao mesmo tempo e, do nada, vem com um "ele fez ou disso isso" mas sem especificar em momento algum quem dos 5 ou mais é ele.
Achei bem prolixo em muitas partes, dando visibilidade e notoriedade excessiva a personagens desinteressantes, quando por outro lado muitas vezes negligencia o Mr
Darcy.
E o final? Muito corrido, tudo se resolvendo rapidinho demais com a Lizzy e elaborado com Jane... quando poderia ser o contrário levando em conta a protagonista.

Mas é legal de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



makenfy 12/06/2024

Por ser um livro de época ele é meio parado, mas de resto amei tudo nele! jane austen escreve personagens femininas incríveis e acho fascinante saber como eram os costumes e pensamentos daquela época
comentários(0)comente



10143 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR