Anne of Avonlea

Anne of Avonlea L. M. Montgomery

Resenhas - Anne of Avonlea

Pri229 25/01/2024

Essa foi uma leitura conturbada pra mim, pq comecei a ler em 2019 um clássico em inglês onde não tava acontecendo nada de interessante até 60%. O surpreendente foi q dps o livro passou a ter partes legais e fofinhas, e realmente passei a gostar dele.
Ainda assim, Anne de Green Gables é mto melhor, mas quero continuar essa série

Juliana 11/12/2023

Doçura sem fim
Anne segue sendo uma leitura para deixar o coração quentinho demais! Me pego rindo com as pataquadas nas quais ela se mete, torcendo para dar tudo certo. Anne melhora a vida de todo mundo, inclusive a minha.

Fran 20/10/2023

O final de Anne of Green Gables já dava uma boa noção de como a história seguiria, mostrando Anne deixando a infância para trás e assumindo uma personalidade mais contida, reservando até mesmo sua grande imaginação apenas para momentos específicos e controlados. Apesar de ser normal, e talvez até mesmo esperado, é um acontecimento que afeta bastante a história. Uma parte do dinamismo do enrendo se perdeu com a maturidade de Anne — sua tendência a sempre se envolver em confusões era o que movimentava a história, sendo algo que praticamente deixou de acontecer. Com isso, temos um livro com ritmo bem mais lento e arrastado, com poucos eventos importantes e dignos de destaque.

Como exceção, temos a introdução dos dois novos órfãos, que é um tanto contraditório. Davy, o único que tem um destaque notável, ajuda a trazer de volta a atmosfera de Anne of Green Gables, mas é bem pouco — as semelhanças que tem com Anne se resumem a enorme curiosidade, e seu comportamento maldoso o torna uma figura complicada. Dora, um exemplo tão grande de bom comportamento que quase nem se nota a presença, é praticamente excluída do enredo. Servindo como alvo das travessuras de Davy e das conversas entre Anne e Marilla, que repetem várias vezes como ela é sem graça e que gostam mais do irmão, ela se torna uma personagem muito injustiçada.

Ainda que não seja tão divertido e cativante quanto o anterior, é interessante acompanhar o amadurecimento e desenvolvimento de Anne enquanto envelhece.

Luiza 02/04/2023

Muito potencial desperdiçado.
Amo a escrita, os personagens, a delicadeza, mas acho que a autora focou muito em coisas que não são tão interessantes.
O primeiro foi avassalador, esse foi só ok.

alex nico 26/03/2023

"it's a pretty good world, after all, isn't it, marilla?"
Anne agora tem 16 anos e começa a dar aula na escola de avonlea. além de conviver com crianças na escola, tem que aprender a lidar com davy e dora em sua casa. as pessoas aprenderam a amá-la e ela faz parte de uma associação para melhorias.

para ser sincero, não gostei muito desse livro. a escrita normalmente já é parada, mas em anne of avonlea foi muito mais enrolada e entediante. a história em si foi boa, mas o modo que foi escrita não ajudou em nada. gostei bastante do davy e do paul, e da evolução que eles tiveram. a anne evoluiu muito, aprendeu a aceitar as mudanças da vida e a pensar na possibilidade de ter um amor romântico.

iS2ronan 24/01/2023

as vezes ele fica meio cotidiano demais mas não acho que seja de um jeito ruim, eu gosto muito da escrita mas a diagramação dessa editora tá bem ruinzinha (e eu também notei muitos erros de gramática/digitação).

ella 15/01/2023

Legalzinho, mas...
O primeiro tinha uma escrita muito leve, que me lembrava uma brisa de primavera... já esse, a escrita é massante e a narrativa é cansativa, não muito interessante.
Acredito que esse último livro da trilogia vai ser beeeemmm interessante, já que gostei do final desse

Rony 10/01/2023

Vivendo em poesia, não apenas em prosa.
Ler Anne of Avonlea foi uma ótima experiência. Anne é uma pessoa tão fascinante que dispensa comentários sobre o quanto ela nos desperta interesse. Mas vê-la nesse livro foi como rever uma amiga querida, que passou um tempo fora e tem muitas novidades para contar. A escrita do livro é muito fluída. Os capítulos não são longos, o que dá aquela impressão de "vou ler mais um capítulo para poder parar" e nisso você lê mais uns vários. Estou bastante ansioso para ver como vai ser a vida de Anne nos próximos livros, depois das coisas que aconteceram nesse livro.

Gio 06/12/2022

Amei esse livro. Só não dei 5 estrelas porque demorei quase dois anos pra terminar, não porque é ruim, mas pq fiquei com ressaca literaria por quase 1 ano.

Mi 13/07/2022

Pagando a língua
Não esperava que ia gostar tanto da Anne!
Muito legal acompanhar ela crescendo e seguindo o seu caminho, tô mega ansiosa pelo próximo livro!
E tô feliz com a conquista de ler o segundo livro em inglês esse ano!

Lia 11/06/2022

God, this was boring as hell!
Lord have mercy! I can't believe I had had to wait for the FINAL PAGEEEE for some real interaction between Anne and Gilberth. Girl, no. NO, NO NO. And was just a look, a few dubiously words... That's it.
It's wasn't a pleasing lection, I assure you that! Great for english vocalary, maybe, but nothing noticiable shine on these tedious pages.
Or like I said once Maybe my heart it's actually cold to receive the pretentious swetnnes from this book. Maybe i'm truly getting old (or depresses hauah).
Farewell redhead girl!

Thiago 21/01/2022

Um fase na história de Anne
Anne dá seus primeiros passos para a vida adulta nesse livro. Deixando os problemas comuns e juvenis, para se aventurar tendo um trabalho e responsabilidades mais complexas. Também notando como sua própria pessoa influencia em todos que a conhecem.

Novamente, como no primeiro livro, a simplicidade e detalhes da escrita de Lucy, demonstram como a vida apesar de seus desafios, é também um mar de aventuras e descobertas, que vale a pena viver.

@renatavarelaescreve 17/01/2022

Anne
Não tem como não se apaixonar por essa leitura. Muito bom acompanhar a Anne crescendo, os gêmeos, a rotina em Green Gables e os moradores de Avonlea. Ansiosa para ler os próximos