De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra

Resenhas - De Repente Esclerosei

poly 01/04/2020

O livro é bom, mas minhas expectativas estavam muito altas.
Me apaixonei pelo livro desde a primeira vez que vi ele no Instagram. Segui a autora, li todas as resenhas e comentários sobre o livro (todos sempre elogiando) e decidi que leria ele de um jeito ou de outro.
O livro não era o que eu estava esperando. A escrita da autora não era o que eu esperava, algumas situações eram muito ???, diálogos forçados algumas vezes e a Aurora... Não vou nem comentar.
É um livro bom, com uma leitura rápida e que vai te deixar soft no final, mas é bem improvável que vá virar seu livro preferido. Li achando que seria o livro da minha vida, mas acabou sendo só mais um com uma capa bonita.

@eusoudanivieira 23/01/2023

De repente esclerosei
' - E no meio das pesquisas sobre o Japão,  descobri a Lenda dos Tsurus.

Já ouviu falar? - ele perguntou e balancei a cabeça, negando.

- Os Tsurus são pássaros considerados sagrados pra eles.

Representam tantas coisas boas, que segundo a lenda, se você fizer mil origamis no formato deles tem seus desejos atendidos.'

De repente esclerosei é um livro sensível sobre uma personagem com uma bagagem familiar estremecida, que se descobre portadora de Esclerose Múltipla e tem sua vida virada, inicialmente, de pernas pro ar.

Um adendo importante:

Não leia achando que encontrará um guia sobre a doença pois este não é um livro técnico.

E ainda bem!

Nele, você encontrará situações cotidianas, sentimentos pra lá de intensos, singelos e erráticos, demasiadamente humanos, discorrendo sobre a vida, essa engraçadinha que as vezes resolve nos pregar peças, mas com uma pitadinha de fantasia pra trazer leveza para essa história.

Mitali não retrata a biografia fiel de sua autora embora, acredito eu, tenha pitadas dela por toda a parte.

(Vai uma coca-cola aí? ?)

Penso que a história foi criada para ir além da perfeição e nos mostrar que sim, é possível seguir adiante, mesmo quando eventos inesperados como uma doença dessa magnitude ou quando perdas familiares te tiram o chão.

E é gratificante terminar uma leitura tão emocionante e que te conscientiza para além da sua realidade como é o caso deste, que me faz querer entender e saber mais sobre o dia a dia de pessoas portadoras de EM.

A você, Marina, meu muito obrigada pela partilha!

Lucineide 25/07/2023minha estante
Concordo.

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 20/09/2021

"Você não acreditar não faz as coisas não existirem."
Que livro fofo, a leitura é uma delícia, e a narrativa realmente fluida. Apesar de toda carga dramática que a vida da Mit passa, é uma história super leve, que deixa de fato nosso coração quentinho no final. A escrita é tão sensível, que me peguei emocionada muitas vezes, fora que é impossível não se apegar a praticamente todos os personagens apresentados. O livro é lindo, recomendo demais!!

Fernanda 18/02/2020

Lágrimas de agradecimento
DRE é esclarecedor. Tudo a respeito dessa obra, desde os aspectos relacionados à EM até o relacionamento entre Mitali e o pai são extremamente necessários. Tudo nessa história me tocou e iluminou. A Marina conseguiu duas coisas dificeis: me fazer ler os agradecimentos e CHORAR COPIOSAMENTE COM ELES. Imagina a história em si como é rica e linda? Vale muito a pena a leitura!

Gih 23/05/2022

De repente, esclerosei
Um conto de fadas, na vida real e com personagens pcd!!!!!

Eu cresci lendo histórias de almas gêmeas, amores verdadeiros, contudo NUNCA conseguia me identificar, eu uma pessoa com deficiência e doença crônica, obviamente nunca me sentia realmente nós livros, já que, normalmente, todos os personagens são mega saudáveis, sem deficiência, etc etc.
Até que esse livro chegou para mim, assumo que acabei semana passada mas não sabia oq falar aqui na resenha, além de eu ter ADORADO.
A esclerose é muito bem explicada no livro e bem desenvolvida na história. Vejo muitas críticas falando q a e.m não teve o foco etc etc, mas isso só desumaniza quem é pcd, somos BEM mais que nossa deficiência. Esse não é um livro científico para vc estudar sobre a esclerose, é um livro de romance com personagem "esclerosada".
Vale MUITO a pena ler!!!!!

MarAlia.Mafra 01/11/2018

Apaixonante!
Um lindo trabalho, construído com uma sublimação extraordinária de um aprendizado nada poético. Tenho certeza que todos vão se divertir, chorar, amar e o mais importante, se conscientizar da realidade que é a Esclerose Múltipla. Orgulho! Parabéns, Marina! ♥
Marina Mafra 01/11/2018minha estante
Meu fedô! ?

Amanda 29/08/2021

Entrou pra minha lista de favoritos
É um livro muito sensível, que carrega uma mensagem sensível. Eu não sabia nada sobre esclerose múltipla e seus sintomas, e estar na mente de alguém que passa por isso... não tem como não gerar empatia. Essa é a magia e o poder da leitura. Acredito que os livros tem sim o poder de nos tornarem pessoas melhores, por nos permitirem viver, ainda que só por algumas horas, uma realidade diferente da nossa; isso pode nos transformar.

Recomendo muito a leitura!

"Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Então viva, se não por você, por quem não possa escolher mais".

Tarcila de Oliveira 03/11/2018

Apaixonante
Gente q livro... Ele acabou e fiquei querendo mais, mto mais... Li em um dia, não consegui largar... Quem puder leia e quem não puder leia tbm... Mto linda a história os personagens... Confesso q fiquei mto brava com a Aurora e me identifiquei mto na relação da Mit com o Dimi...simplesmente apaixonante... Amei
Marina Mafra 04/11/2018minha estante
Que maravilha!!! Me fez muito feliz por ter aberto um espaço na sua vida para essa história! Beijo gigante

Chris Liz 04/06/2021

Esse livro me pegou em alguns momentos e sentidos.
Aqui a autora nos apresenta a doença esclerose múltipla.
Nos mostra o que uma pessoa sofre antes de descobrir o diagnóstico, tratamento e como conviver com a doença.
A relação com sua família, com sua amiga, achar o amor da sua vida e conviver com a doença.
Vale a pena ler !!

Vanessa - Borboleta Literária 21/02/2022

Emocionante!!
Mitali é uma jovem cheia de vida que trabalha num café/livraria. Ela passa a ter sensações estranhas no seu corpo até descobrir que tem Esclerose Múltipla! A história vai contar todos os medos, angustias e aflições de quem descobre uma doença sem cura, mas tb mostra como o amor e as amizades podem ajudar a passar pelas dificuldades.

Um livro mto leve pra compreender um assunto sério. Adorei ler cada página e me emocionei demais! Um livro maravilhoso! Recomendo muito!

Diene6 08/09/2021

Esse livro conta um pouco da vida de Mitali ou Mit para os íntimos e ela conta um pouco da sua vida, como conheceu o amor da sua vida, como se resolveu com seu pai com quem não tinha tanto contato e como foi diagnosticada com esclerose múltipla.
Ler esse livro nos faz conhecer uma doença que é única para cada paciente. Nele podemos acompanhar Mit nesse processo que muitas vezes não é fácil e algumas vezes angustiante.
Mit é inspiradora, mas também nos dá um pouco de dor de cabeça as vezes ? Aurora nos estressa muitas vezes também mais é por preocupação excessiva e por amar demais.

Bianca 06/10/2021

Me identifiquei demais
Eu realmente pensei que seria bem chato e entediante, mas foi totalmente ao contrário, eu tenho diabetes e mesmo que não seja como na esclerose múltipla eu me identifiquei com a personagem de uma forma surreal, além de me dar uma lição de vida me fez acordar e encher o mundo com outros olhos, me deu uma enorme vontade de viver. Foi uma leitura que me prendeu mas ao mesmo tempo me fez querer ler com calma para absorver cada pedacinho da história.
Simplismente incrível, todos deveriam se dedicar a ler esse livro.
Recomendo muito mesmo.

Maysa 08/04/2023

Uma história inspiradora!
A história conta sobre a vida de Mitali, uma jovem que já sofreu muito e tem apenas Aurora, sua melhor amiga.

Mas como a vida é surpreendente, ela conhece um moço, Dimitri, capaz de fazer ela se abrir e conhecer o amor.

E como as surpresas não param, o pai de Mitali volta para sua vida e quer a chance de reconquistar a filha. Mas será que isso tudo dará certo? Só lendo para descobrir!

O livro trata sobre um tema muito importante e pouco conhecido: esclerose múltipla. E essa doença é muito difícil e muda a vida da pessoa que a tem completamente e também de quem está ao seu redor. No livro é descrito com perfeição esses acontecimentos.

A amizade de Mitali e Aurora é muito verdadeira, elas são verdadeiras irmãs, mesmo que algumas coisas chatas acontecem ao decorrer da história.

O romance se desenvolve de forma bem rápida, em minha opinião, mas como não era o foco da história, não me incomodou tanto. E o casal é fofo, me apaixonei por eles e torci muito para tudo dar certo.

Eu gostei bastante da escrita da autora e da propriedade ao falar da doença, pois ela é portadora e soube abordar muito bem o tema, desde o diagnóstico até como viver com ela. Não houve romantização de algo tão sério.

Foi uma história real (com pitadas de faz de conta) e inspiradora para todos que tiveram a oportunidade de ler essa obra. Recomendo!

Ariana.Souza 08/01/2019

"Um faz de conta de verdade"
Como abordar a conscientização da esclerose múltipla numa história envolvente? É o que De Repente Esclerosei (DRE) nos traz.

Mitali cativa com sua liberdade, sua força, seu amor por aqueles com quem convive e sobretudo pela sua paixão em viver, despertada sempre pelos seus planos em direção aos sonhos.
Seu pai, Maurice; a amiga-irmã "dramática" e tão amada por Mit, a Aurora; Dimitri, o deus grego que caiu do céu e permanece na vida de Mit como um anjo, um porto seguro; Filipi, que chegou na vida de Mit através de Rora e se tornou um grande amigo; tia Léia, que mesmo "in memorian" na história, revela muito sobre Mit, em especial a gratidão. Estes e outros personagens (é claro, não menos importantes) ajudam a autora a nos trazer o dia-a-dia, os sintomas, as dificuldades, as necessidades e tantos outros fatores com os quais Mit se deparou com o início e o diagnóstico da esclerose múltipla. A autora nos traz isso de uma maneira tão intensa que quando se percebe a história não vem mais até você, você está totalmente dentro dela: na livraria onde Mit trabalha; na praça em frente a livraria; no parque para levar Lila para passear; no apartamento a noite, tomando um chá quente; na casa rosa...

DRE é um livro que deve ser lido. Um livro que tende a ser aquele que você deixa na cabeceira para ler e reler, tantas vezes quantas quiser reencontrar Mit e todos os outros.
Um livro que me fez resenhar, me deixou inquieta externa e internamente!
Marina Mafra 09/01/2019minha estante
Aaaaaaa! Que amor, Ari! Tô encantada com essa resenha, essas palavras! Você é maravilhosa! *-*

Ariana.Souza 09/01/2019minha estante
Nhaaaa!!! Eu não ia sossegar se não escrevesse! Minha primeira resenhinha tinha que ser tão especial (não pela escrita, mas a que ela se refere), DRE é um marco na minha vida! Agora não estou aguentando a ansiedade para enviar o livro pra Jô! Ainda não enviei x) Mas é que quero preparar tudo com muito carinho! DRE e vc são muito especiais!!! ?

Marina Mafra 10/01/2019minha estante
Ansiosa pra saber o que a Jô vai achar! *-*