De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra

Resenhas - De Repente Esclerosei

Rosangela Max 15/04/2023

Aborda um tema importante.
Achei maravilhoso uma história que aborda o tema Esclerose Múltipla e nos mostra um pouco como é vida de quem tem esta doença e informações como tratamentos, grupos de apoio etc.
O que me incomodou um pouco foi o tom ?meloso? que a autora deu, tanto para o relacionamento amoroso da protagonista quanto com o relacionamento dela com outras pessoas (amizades, o chefe). Acho que tirou um pouco o foco e tornou a história fantasiosa demais. Mas isso é só porque não curto relacionamentos melosos.
A escrita é fluída.
Recomendo a leitura.

Mona_Lucky 20/08/2022

Da vontade de guardar ne um potinhoooo??????
História perfeita parece uma fanfic muito bem escrita, independente da parte da história você sente vontade de ler.
Tem frases incríveis Prometeu 3 estrelas e entregou 5 estrelas favoritados.
Também explica muito bem sobre a Esclerose múltipla, uma doença que quase não é conhecida, mas que deve ser mais valorizada????

paulafr 16/04/2020

Meu primeiro e-book
Foi minha primeira leitura em modo ebook, e desmistificou qualquer medo que eu pudesse ter dessa modalidade de livro.

Fiquei apaixonada e muito curiosa pela história da Mit, em alguns momentos me identifiquei, em outros achei situações impossíveis rs, me preocupei e me emocionei.

Uma leitura doce, leve e agradável. Além de me ensinar muito sobre a esclerose múltipla.
Renata.Silva 30/08/2021minha estante
Também foi meu primeiro ebook, depois dele até comprei um Kindle kkkk
Amei a história, e gostei muito da forma que a autora abordou o assunto.

paulafr 30/08/2021minha estante
Eu tbm comprei um Kindle kkkkk, e tbm adorei a forma como o assunto foi tratado, mesmo pq eu conhecia pouquíssimo sobre

Aninha Salgado 22/11/2021

De repente, esclerosei
De repente, esclerosei é perfeito. Eu não sabia muito sobre a Esclerose Múltipla, mas depois desse livro tive uma visão geral sobre. Eu adoro livros com doenças, ou que envolvam hospital, e esse livro não me desapontou, em relação a isso. Quem já leu "a culpa é das estrelas", vai amar esse livro.O que eu gostei mais do livro, foi que a escritora retrata um pouco da vida dela nele. O Dimi é perfeito, ele entende e respeita o espaço dela e ele apoia ela mais que tudo nessa vida. Enfim... recomendo demais, demais, demais.
Andresa 22/11/2021minha estante
Sua resenha super me cativou!

Lainy Pinna 06/09/2021

? Dor e muito AMOR!
Mitali, uma garota que não aguentava mais viver com os pais. Os dois só brigavam.

Sua mãe era controladora e ciumenta. Seu pai Maurice, trabalhava demais e quase não o via. Quando fez 18 anos arrumou um emprego que amava e alugou um apartamento. Digamos que encontrou a paz naquele momento. Dividiu o imóvel com a sua melhor amiga, Aurora. Elas eram unha e carne.

Seu chefe era a pessoa que se tornava mais próximo de uma figura paterna. E particularmente também me vejo na mesma situação. Enchergando a família dos outros como se fossem minha. Como se tivesse um buraco e precisasse preenchê-lo.

Os sintomas começaram a dar as caras disfarçadamente. Algo que ia e voltava, e Mitalie não entendia o que estava acontecendo. Talvez fosse o estresse!

Mitalie encontrou sua alma gêmea, apesar de não acreditar em contos de fada. Foi amor à primeira vista! Dimitri Mifti, esse era o nome do príncipe encantado. Aqueles caras que você não acredita que existe no mundo real. Estava ali bem à sua frente, em carne e osso. Um presente de Deus. Oh glória! Bateu uma inveja boa agora.

Idas e vindas aos médicos e hospitais, faziam parte da sua vida. Exames e mais exames. Perguntas sem respostas. O medo do desconhecido. A incerteza de um futuro. A dor de não poder fazer nada, apenas deixar acontecer o que Deus permitir!

"Só quem já esteve internado sabe o prazer de chegar em casa após dias no hospital, e a beleza de cada detalhe do mundo, que nos foi privada enquanto estávamos confinados."

A vida é dura e ao mesmo tempo bela!

Vi muito de Mitali em mim devido a tudo que já passei.

" Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte."

*Johnny Depp

Confesso que chorei. Ter a presença de pessoas ao seu lado torna tudo tão mais leve! Uma biografia com ficção e muito, mas muito AMOR!

Tô chocada! Como algo que abala o emocional de um ser humano pode trazer, por outro lado, a felicidade! Graças as pessoas ao seu redor, o mundo se tornou mais bonito e assim Milie pode contemplar as estrelas!

"Um faz de conta de verdade."

"Deus lhe tirou parte da sua saúde mas lhe deu a paz que tanto desejava."

Uma jornada com um baita peso nas costas mas o peso do amor foi maior que o mundo!

APOIO SALVAM VIDAS!

Nana 06/09/2021

Muito fofo!
O que mais me surpreendeu nessa leitura é que eu normalmente não gosto e não acredito em personagens muito bonzinhos como o Sr Braga (dono da livraria) e como o Dimi (namorado da Miti), mas mesmo assim amei a livro.
Ele nos ensina um pouco sobre a esclerose múltipla,  nos mostra os sintomas e as dificuldades que os portadores vivem com a descoberta da doença e como convivem com ela. Apesar da autora ter a doença, não é uma autobiografia, pois na trama ela romantizou um pouquinho para dar uma suavidade a leitura, e fez isso com sucesso. Valeu muito!

Gabi @estantedagab 11/01/2022

Queria mais de EM :(
É um livro bem levinho e com uma história bem fluida, mas que acabou não me entregando o que eu imaginei que entregaria, que seria uma imersão maior na esclerose múltipla. A EM acabou sendo retratada somente em 20% (ou menos) do livro, e eu senti que ficou meio jogada no meio de vários outros acontecimentos que aconteceram de maneira bem rápida na história ?

Dara.Salles 05/02/2021

Decepcionada
Esse livro tinha exatamente tudo pra ser exatamente como eu gosto, um pouco adulto, um pouco adolescente, amor, amizade. Mas foi muito decepcionante a leitura, os romances totalmente "sem sentimento". Tudo acontece de forma tão rápida que você não tem tempo de imaginar a pessoa se apaixonando. Você pisca já estão namorando, apresentando pra família. Eu não gosto de livro enrolado, mas uma paixão...que evolui para o amor, tem que ter algo mais que, "ele é tão lindo" "ele me completa" "estou ansiosa pra ver ele"...não era nada como eu esperava.

@leiturasdadudis 17/03/2022

Razoável
Infelizmente, a história não funcionou pra mim. Os personagens não tem personalidade bem desenvolvida, assim como seus relacionamentos. Tudo acontece de maneira muito automática e rápido demais. Não dá tempo de respirar entre um acontecimento e outro.

Achei que aprenderia mais sobre a esclerose, mas isso foi uma parte mínima no livro. Acredito que poderia ter sido levado mais a sério, mas o tema foi deixado de lado por um romance mais ou menos. O casal não tinha química, assim como as amizades da protagonista. Achei que a leitura melhoraria depois da metade, mas aconteceu o contrário.

Enfim, é uma história que dá pra ler rapidamente, mas tem um enredo fraco, com situações clichês, personagens que não cativam e pouco foco na doença.

Aline 10/06/2022

De repente, esclerosei ?
Leitura leve e cheia de aprendizados sobre a Esclerose Múltipla.

Me identifiquei muito com a personagem após receber o diagnóstico, pois passei pelas mesmas situações que ela quando eu fui diagnosticada com a doença. As incertezas são muito reais.

E, de quebra, tem um romance pra aquecer o coração.

Achei que o desenrolar do romance aconteceu muito rápido, mas, com base nos acontecimentos tristes da vida da personagem, eu perdoo, ela merece ser feliz.

Letícia 16/03/2020

Leiam!
É simplesmente tocante! Todos deveriam dar uma chance pra esse livro, e obrigada Marina por mostrar a realidade dessa doença de forma simples, mas tão real que você fica imerso na história

@eusoudanivieira 23/01/2023

De repente esclerosei
' - E no meio das pesquisas sobre o Japão,  descobri a Lenda dos Tsurus.

Já ouviu falar? - ele perguntou e balancei a cabeça, negando.

- Os Tsurus são pássaros considerados sagrados pra eles.

Representam tantas coisas boas, que segundo a lenda, se você fizer mil origamis no formato deles tem seus desejos atendidos.'

De repente esclerosei é um livro sensível sobre uma personagem com uma bagagem familiar estremecida, que se descobre portadora de Esclerose Múltipla e tem sua vida virada, inicialmente, de pernas pro ar.

Um adendo importante:

Não leia achando que encontrará um guia sobre a doença pois este não é um livro técnico.

E ainda bem!

Nele, você encontrará situações cotidianas, sentimentos pra lá de intensos, singelos e erráticos, demasiadamente humanos, discorrendo sobre a vida, essa engraçadinha que as vezes resolve nos pregar peças, mas com uma pitadinha de fantasia pra trazer leveza para essa história.

Mitali não retrata a biografia fiel de sua autora embora, acredito eu, tenha pitadas dela por toda a parte.

(Vai uma coca-cola aí? ?)

Penso que a história foi criada para ir além da perfeição e nos mostrar que sim, é possível seguir adiante, mesmo quando eventos inesperados como uma doença dessa magnitude ou quando perdas familiares te tiram o chão.

E é gratificante terminar uma leitura tão emocionante e que te conscientiza para além da sua realidade como é o caso deste, que me faz querer entender e saber mais sobre o dia a dia de pessoas portadoras de EM.

A você, Marina, meu muito obrigada pela partilha!

A garota Cenozóica 19/07/2020

Linda história de amor e resiliência!
Eu acho que a primeira coisa que preciso de dizer sobre esse lindo livro é que ele vai te dar uma nova perspetiva sobre a vida.

De Repente Esclerosei conta a história da Mitali, uma jovem que depois de um diagnóstico, vê a sua vida mudar e começa a trilhar uma estrada muito difícil, de constante tratamento, de sofrimento, de angústia e aflição, de medo e de desespero, mas também de muito amor, de crescimento pessoal, de perdão, e de resiliência.

Ninguém está em controlo da vida, e não se sabe quando o nosso mundo pode desabar. “A vida acaba em um piscar de olhos.” A ilusão do controlo é quebrada aqui completamente quando Mitali é diagnosticada com Esclerose múltipla.

Tem tanta coisa nesse livro, tanto aprendizado. Aprendi tanto sobre a doença, algo que eu acho muito importante para a conscientização, pois por vezes, as pessoas que estão de fora são ignorantes por falta de informação.

Também vemos Mitali navegar pelo sistema de saúde brasileiro que em muitas ocasiões falha em dar a assistência adequada. Ela que detesta tanto os hospitais, que resistiu até a ideia de sequer ir ao médico depois de sentir o formigamento nos seus pés e tentou de tudo para não ter de ir, viu-se presa a esse sistema que mostrou-se muitas vezes incapaz e dececionante.

Ao mesmo tempo que ela lida com essa doença, tem um milhão de coisas acontecendo na sua vida, desde a relação com o seu pai, com a sua irmã, e a melhor de todas, a relação com o Dimitri. Quem não gostaria de ter um Dimitri na vida real? Essa história, acima de tudo, é uma história de amor. Ela mostra como o amor tudo pode, tudo supera. Marina conseguiu transmitir as emoções de cada personagem de um jeito puro e singelo e mesmo os personagens com os quais no início eu tive dificuldades para me conectar, como a Aurora, eu acabei por entendê-los mais tarde, entender as suas motivações e o seu comportamento. Entender que são simplesmente seres humanos errando e aprendendo.

Essa é uma história de seres humanos e suas complexidades, suas diferenças, e sobre a humanidade dentro de cada um para lidar com o que vem e descobrir que a vida pode existir e pode ser boa e feliz apesar de tudo.

site: https://www.instagram.com/anacravid/?hl=fr

escritoriando 13/10/2021

Tudo muito rápido
Me interessei por esse livro pela premissa de tratar a Esclerose Múltipla, e me decepcionei ao notar que ela só começou a ser abordada de fato nos últimos capítulos.

Pra mim, a história foi tão corrida e jogada que não consegui me conectar com os personagens. Em alguns momentos senti os acontecimentos até irreais, achei os diálogos engessados e tinha que me lembrar a todo momento que os personagens eram adultos, porque pra mim todos agiam como adolescentes.

Enfim, talvez seja um livro que agrade um público mais juvenil, a história é rápida de ler, mas pra mim não rolou.