De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra

Resenhas - De Repente Esclerosei

alinetiemi 17/01/2024

Livrão! Muito triste, emocionante e com lições bonitas sobre a vida, amor, amizade e perdão.
Não esperava gostar tanto desse livro, tão lindo.
Ainda mais sabendo que é baseado na vida da autora, deixa tudo mais lindo.
Tem romance, mas tem muitos ensinamentos, vale super a pena.

Mellbee 26/10/2023

Li o livro da Marina assim que lançou... Comprei em digital e perdi acho que em algum email.... Pra quem tem esclerose múltipla é um alento.... Se ver em algumas situações.... Foi muito bom ler..... E queria indicar pra todos que dizem que esclerosado é velho!

Lucineide 25/07/2023

Perdão autora
Eu sei que é mais ou menos sobre a história dela, mas a escrita é terrível. Livro é muito pobre de emoção, os momentos emocionantes não causa emoção porque é tudo feito tão rápido.
Claro que ela deixou claro desde do início que deu um toque de fantasia a sua história, mas acredito que passou do ponto e acabou prejudicando a narrativa do livro.

Angelina35 10/07/2023

O começo do livro pode até não prender muito a sua atenção, mas com o passar das páginas o drama na vida da personagem vai lhe chamando a atenção. De repente esclerosei é um romance leve que lhe arranca risadas, reflexões e uma história emocionante.

Victoria668 05/07/2023

Conta a história de Mitali que é surpreendida pelo destino ao conhecer Dimitri e a sua adaptação com o diagnóstico de Esclerose Multipla que faz com que ela perceba a necessidade do perdão.

Helen 26/06/2023

De repente, esclerosei
Mitali divide o apartamento com sua melhor amiga, Aurora. Ambas se consideram as únicas da família, uma da outra.

Apesar de Mitali ter um pai, sente um grande ressentimento em relação a ele, um homem extremamente ausente.

Mas, por algum motivo, ele resolve reaparecer. Com isso, irá tentar reatar esse laço perdido entre eles, e ao menos, reconquistar o amor de sua filha.

Neste momento, a protagonista está passando por enormes dilemas e reviravoltas em sua vida, inclusive, sua vida amorosa.

Ao decorrer da história, nossa personagem é diagnosticada com Esclerose Múltipla.

A partir de então, Mitali vê sua vida se transformar de uma maneira da qual jamais havia planejado.

Ainda, os problemas não acabaram, pelo contrário, começam a surgir novos, com grandes dificuldades, mas nem tudo está perdido.

? "Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Então viva, se não por você, por quem não possa mais escolher."

De fato é um livro com uma abordagem leve, doce e amável. Confesso que o tipo de romance que a autora aborda, não me agrada, achei tudo muito conto de fadas.

No entanto, a narrativa é muito fluida, e os assuntos abordados são ótimos também, inclusive a descrição dos sintomas apresentados pela personagem.

Tiveram vários momentos tristes e dolorosos, mas, que são minimizados sempre que surgem, por outros momentos felizes e descontraídos.

É um livro excepcional, equilibrado.

Juliana 24/06/2023

Bonitinho, mas muito conto de fadas
Livro leve e fácil de ler, uma leitura água com açúcar, apesar da parte da doença como parte da história.

Me incomodou um pouco porque achei muito meloso, parecendo um conto de fadas, um mundo "perfeitinho" demais para alguns dos acontecimentos.

A parte da doença achei que teria mais presença e desenvolvimento dentro da história, mais detalhes de como foi e como é a vida da personagem depois do diagnóstico, não foi como eu esperava.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 19/04/2023

Pra deixar a pulga atrás da orelha
De repente esclerosei é um livro que nos lembra que todos nós estamos sujeitos a condições imprevisíveis e que nada têm a ver com quem somos ou com o que fazemos, mas que isso não significa que somos os únicos no mundo passando por determinado problema.

Como gosto de histórias que podem nos ensinar algo sobre coisas reais e as quais eu não tenho muito conhecimento, o título deste livro logo chamou a minha atenção e sua sinopse terminou por me fisgar de vez.

Devo ressaltar, porém, que mais do que me ensinar algo, esta narrativa despertou ainda mais a minha curiosidade para o tema da esclerose múltipla.

Mitali (Mit) e Aurora (Rora) são melhores amigas desde a infância e dividem a vida que estão construindo na cidade grande, depois de saírem de Boieira, a cidade natal delas. Apesar de bem diferentes uma da outra, as duas se dão bem e, principalmente, zelam muito pela vida da amiga.

Não é de se espantar, portanto, que Aurora fique muito preocupada com algumas queixas de Mitali: formigamento nas pernas, dificuldade em andar, perda de equilíbrio. Mitali, contudo, vai deixando para lá tudo isso, até o momento em que não é mais possível ignorar seus sintomas e ela precisa buscar ajuda urgente.

Entre os primeiros acontecimentos preocupantes de Mitali e o seu diagnóstico, porém, muitas outras coisas ocorrem e, pouco a pouco, vamos descobrindo mais sobre ela e sobre sua história.

Mitali trabalha como gerente em uma livraria e o seu chefe, o senhor Braga é quase como um pai para ela. Não que Mitali não tenha um pai de verdade: Aurora perdera os pais em um acidente de carro e a mãe de Mitali também falecera anos antes, mas Maurice ainda é vivo, só nunca fora um pai muito presente.

A aproximação desse pai que até então fora muito ausente, no meio do turbilhão de coisas que acontecem com Mitali, é mais um ponto de reviravolta na história, fazendo nossa protagonista parar e refletir sobre seus sentimentos e sobre a sua própria vida.

O senhor Braga, por sua vez, é o responsável por apresentar Dimitri a Mitali e, novamente, a vida da protagonista sofre uma grande transformação.

Não sei se eu que sigo desacreditada demais do amor, mas achei que o romance entre Mitali — uma pessoa até então bem fechada para os sentimentos, principalmente amorosos — e Dimitri foi de zero a cem muito rápido. De qualquer forma, Dimitri é uma figura essencial para que Mitali consiga lidar com tudo o que está passando e é angustiante vê-la tentando afastá-lo.

Para além da esclerose múltipla, esta é uma obra que fala sobre o amor ou sobre os laços que construímos com as pessoas de nosso sangue ou não. E o laço principal que esta história aborda é a amizade.

Por isso, é bem difícil não se abalar com as brigas de Mitali e Aurora, que tem muita dificuldade de entender pelo que a amiga está passando. Em algumas situações, chega a dar até um pouco de raiva da Rora.

De repente esclerosei também fala bastante sobre perdas, não apenas de uma vida “normal”, mas também das pessoas que amamos.

E claro, com uma história dessas, esta obra também tinha de falar do medo, principalmente do amanhã, sempre tão desconhecido.

A escrita do livro é envolvente: já nas primeiras páginas eu não queira mais largá-lo. Em alguns momentos me perdi um pouco no tempo da narrativa, mas nada que prejudicasse em grande medida a experiência.

site: https://blogdastatianices.com/2023/04/19/de-repente-esclerosei-marina-mafra/

Rosangela Max 15/04/2023

Aborda um tema importante.
Achei maravilhoso uma história que aborda o tema Esclerose Múltipla e nos mostra um pouco como é vida de quem tem esta doença e informações como tratamentos, grupos de apoio etc.
O que me incomodou um pouco foi o tom ?meloso? que a autora deu, tanto para o relacionamento amoroso da protagonista quanto com o relacionamento dela com outras pessoas (amizades, o chefe). Acho que tirou um pouco o foco e tornou a história fantasiosa demais. Mas isso é só porque não curto relacionamentos melosos.
A escrita é fluída.
Recomendo a leitura.

Maysa 08/04/2023

Uma história inspiradora!
A história conta sobre a vida de Mitali, uma jovem que já sofreu muito e tem apenas Aurora, sua melhor amiga.

Mas como a vida é surpreendente, ela conhece um moço, Dimitri, capaz de fazer ela se abrir e conhecer o amor.

E como as surpresas não param, o pai de Mitali volta para sua vida e quer a chance de reconquistar a filha. Mas será que isso tudo dará certo? Só lendo para descobrir!

O livro trata sobre um tema muito importante e pouco conhecido: esclerose múltipla. E essa doença é muito difícil e muda a vida da pessoa que a tem completamente e também de quem está ao seu redor. No livro é descrito com perfeição esses acontecimentos.

A amizade de Mitali e Aurora é muito verdadeira, elas são verdadeiras irmãs, mesmo que algumas coisas chatas acontecem ao decorrer da história.

O romance se desenvolve de forma bem rápida, em minha opinião, mas como não era o foco da história, não me incomodou tanto. E o casal é fofo, me apaixonei por eles e torci muito para tudo dar certo.

Eu gostei bastante da escrita da autora e da propriedade ao falar da doença, pois ela é portadora e soube abordar muito bem o tema, desde o diagnóstico até como viver com ela. Não houve romantização de algo tão sério.

Foi uma história real (com pitadas de faz de conta) e inspiradora para todos que tiveram a oportunidade de ler essa obra. Recomendo!

Thiandra.Pasini 30/03/2023

Melhor livro que já li.
Desde que fiquei sabendo da existência desse livro, me veio uma mistura de sentimentos. Quando tive a oportunidade de ler, me identifiquei do início ao fim, havia acabado de ser diagnosticada com Esclerose Múltipla e tinha muitas perguntas, principalmente como viviam as pessoas com o mesmo diagnóstico. Mas, por favor, não pense que é uma biografia ou um livro técnico, leia esperando um lindo romance, cheio de magias.

De repente esclerosei traz uma verdade absurda sobre a realidade do eu que vivo e vivi.

Mitali é uma doce menina que cresceu em meio a relação conturbada dos pais. A única pessoa que acreditava ter na vida era Aurora, sua melhor amiga desde a infância, mas não contava com o reaparecimento do pai e nem que teria um colega de trabalho que se tornaria o amor de sua vida.

Trabalha no café de uma livraria, nos fazendo desejar um capuccino. Tem como chefe o Sr Braga, um pai ideal, amigo incrível, que está sempre a apoiando e prezando pelo seu melhor, tanto que contratou um gerente para livraria, pensando que traria mudanças incríveis para a vida dela.

Por não ter tido o exemplo de casamento perfeito em casa, Mitali não conseguia abrir seu coração, mas foi impossível se manter assim depois da chegada de Dimitri. Ele é um príncipe encantado, o homem ideal e que a ama incondicionalmente. Sim, até parece um conto de fadas, mas eu avisei que é um romance cheio de magias.

Ela se vê confusa com o retorno do pai para sua vida, nunca tiveram uma relação próxima e já havia se habituado assim, porém, essa volta repentina traz algumas surpresas e uma reconciliação que ela nem sabia que precisava.

E como se não bastasse tantas emoções, ainda recebe o diagnóstico de Esclerose Múltipla, o que faz sua vida dar uma volta de 360°. Esse assunto foi tratado com tanta sensibilidade e propriedade, que me fez debulhar em lágrimas, passou um filme na minha cabeça e ajuda que compreendam um pouco da nossa realidade.

Aurora é uma amiga superprotetora, com uma pitada de drama acaba dificultando um pouco a vida de Mit mas, sinceramente, quem não gosta de ser amado e cuidado, não é mesmo? Quem dera que todos tivessem uma Aurora na vida que falasse as verdades nuas e cruas sem ficar lamentando o tempo todo, ou olhando com piedade, afinal de contas, todo mundo tem suas porções de lutas, não é?

Lembro que quando terminei, fiquei com muitas dúvidas e arrisquei chamar a Marina, que prontamente me respondeu, super simpática. Sou suspeita, mas esse é o livro mais perfeito que já li.

Ma, obrigada por existir, obrigada por nos presentear com essa linda história.

Pah 22/03/2023

A vida continua após o diagnóstico
É um bom livro mas não passou disso na minha experiência, a leitura é fluida, aborda temas intensos com leveza e o tema da esclerose múltipla do forma muito natural. Mas os acontecimentos são colocados de forma muito automática e acelerada. Recomendo para o público mais juvenil.