De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra

Resenhas - De Repente Esclerosei

Vanessa - Borboleta Literária 21/02/2022

Emocionante!!
Mitali é uma jovem cheia de vida que trabalha num café/livraria. Ela passa a ter sensações estranhas no seu corpo até descobrir que tem Esclerose Múltipla! A história vai contar todos os medos, angustias e aflições de quem descobre uma doença sem cura, mas tb mostra como o amor e as amizades podem ajudar a passar pelas dificuldades.

Um livro mto leve pra compreender um assunto sério. Adorei ler cada página e me emocionei demais! Um livro maravilhoso! Recomendo muito!

Geovana with an E 25/01/2022

Esse livro me fez sofrer com a personagem durante toda a jornada dela, ao mesmo tempo que o romance aqueceu meu coração!
Foi uma leitura bem leve e cheia de aprendizados sobre a Esclerose Múltipla, adorei a história?

Gabi @estantedagab 11/01/2022

Queria mais de EM :(
É um livro bem levinho e com uma história bem fluida, mas que acabou não me entregando o que eu imaginei que entregaria, que seria uma imersão maior na esclerose múltipla. A EM acabou sendo retratada somente em 20% (ou menos) do livro, e eu senti que ficou meio jogada no meio de vários outros acontecimentos que aconteceram de maneira bem rápida na história ?

Laura S. 08/12/2021

Leitura muito gostosinha
Comprei esse livro porque achei a capa bonita (metade da minha estante é assim) e me surpreendi positivamente com a história.
Misturando ficção com biografia (só Deus e a autora sabem quanto daquilo ali aconteceu ou não), o livro é um romance bem tranquilinho de ser lido. Eu achei muito fácil me identificar com a personagem principal, Mit, (mesmo nossas vidas sendo tão diferentes) e a leitura flui com facilidade.
Houve só duas coisas que me incomodaram um pouco nesse livro: o romance e tudo que o envolve acontece muito (!!) rápido; e as personagens são muito rasas (com exceção da Mit) e, mesmo com alguns (poucos) detalhes sobre as vidas delas, é como se só existissem na órbita da Mit, o que fez com que eu não me importasse muito com o destino delas.

Enfim, além de o livro ser lindo, achei ele muito gostosinho de ler, então super recomendo pra quem tá a fim de se distrair com algo mais fácil (:

Julia Barrow 06/12/2021

De repente, esclerosei
Esse livro é lindo, traz mensagens importantíssimas - e é nacional.
Adorei a história e os personagens, que são bem reais. Mitali tem uma trajetória incrível, que com certeza pode nos ensinar muito.
Tive algumas ressalvas em relação à rapidez com que algumas coisas acontecem e também com as descrições físicas dos personagens, praticamente inexistentes. Mas fora isso, é um livro maravilhoso.
Recomendo! ?

Aninha Salgado 22/11/2021

De repente, esclerosei
De repente, esclerosei é perfeito. Eu não sabia muito sobre a Esclerose Múltipla, mas depois desse livro tive uma visão geral sobre. Eu adoro livros com doenças, ou que envolvam hospital, e esse livro não me desapontou, em relação a isso. Quem já leu "a culpa é das estrelas", vai amar esse livro.O que eu gostei mais do livro, foi que a escritora retrata um pouco da vida dela nele. O Dimi é perfeito, ele entende e respeita o espaço dela e ele apoia ela mais que tudo nessa vida. Enfim... recomendo demais, demais, demais.
Andresa 22/11/2021minha estante
Sua resenha super me cativou!

@claudinha_csilva 22/11/2021

Um excelente conto de fadas de verdade
Marina Mafra apresenta de forma sincera, porém singela a realidade de uma pessoa com esclorose múltipla e dos revezes que a vida tem.
Amei as personagens, tanto as primárias quanto as secundárias são realmente cativantes.
Cada acontecimento nos pega de surpresa, mas ao mesmo tempo nos abraça como se fosse nós que estivéssemos na situação.
Amei a Mit e o Dimi. Que casal hein. Dimi é um homem maravilhoso e respeitoso, meninas, tenham como modelo.
Apesar das partes dolorosas, a parte dos revezes da vida que citei, é possível compreender o objetivo da autora em conscientizar sem chocar sobre a esclorose.
Enfim, um excelente conto de fadas de verdade!

Michelle Trevisani 30/10/2021

um livro bem gostoso de ler
Sobre o livro:

Mitali ama o que faz. Gerente de uma cafeteria que fica dentro de uma livraria, ela não almejada mais nada na vida - tem livros e cappuccino à vontade e seu chefe é quase como um segundo pai. Na verdade mais que isso, já que seu pai verdadeiro nunca foi presente e sua mãe morreu já faz um tempo. Mitali tem um pé atrás com o amor: o modelo de casamento que seus pais lhe deram não era dos melhores. Muita briga e discussão. Mas de repente a livraria ganha um novo gerente - um tal de Dimitri - e fica difícil não se deixar levar por todo o seu charme.

Tudo vai bem na vida de Mitali, até que ela começa a sentir um desconforto nas pernas. E o desconforto foi crescendo a ponto de paralisa-la. O que será que está acontecendo com ela? Mitali não quer admitir para si mesma que talvez esteja com algo mais grave e lidar com isso agora que seu pai resolveu voltar para sua vida, bagunçando toda a sua sanidade, não vai ser fácil.

Opinião:

Escrita leve e fluída. Conscientização sobre esclerose múltipla. Casal fofo e com uma química incrível. Melhores amigas. Um pai que se sente culpado pelas besteiras que fez e se reaproxima. Vamos encontrar todos esses elementos em "De repente esclerosei". Eu li esse livro em dois dias, de tanto que ele pega a gente pela mão e conduz sem esforço. O jeito que Marina escreve é muito envolvente, apesar de ser uma história que tem como pano de fundo uma doença, a mesma não foi retratada de forma pesada. Fomos descobrindo junto com a Mitali porque seu corpo estava apresentando tantas mudanças diferentes e me senti torcendo por ela em vários trechos.

O ambiente da história também favorece - cafeteria, livraria, deixou o enredo mais mágico e aconchegante. Adorei o casal formado por Mitali e Dimi também. A amiga doida e preocupada de Mitali, a Aurora, também é uma personagem importante na trama, já que ela se torna a única família de Mitali.

Primeiro livro sobre esclerose múltipla em personagem principal que leio. E como a própria autora tem a doença, ela descobriu uma forma de passar isso para o mundo dos livros e conscientizar mais pessoas da doença. Amei a leitura e recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/livro_docelivro/

Isa 15/10/2021

Incrível
Eu me apaixonei por essa personagem, a força dela me inspira e esse livro me surpreendeu demais. Super recomendo, é uma ótima leitura.

escritoriando 13/10/2021

Tudo muito rápido
Me interessei por esse livro pela premissa de tratar a Esclerose Múltipla, e me decepcionei ao notar que ela só começou a ser abordada de fato nos últimos capítulos.

Pra mim, a história foi tão corrida e jogada que não consegui me conectar com os personagens. Em alguns momentos senti os acontecimentos até irreais, achei os diálogos engessados e tinha que me lembrar a todo momento que os personagens eram adultos, porque pra mim todos agiam como adolescentes.

Enfim, talvez seja um livro que agrade um público mais juvenil, a história é rápida de ler, mas pra mim não rolou.

Bianca 06/10/2021

Me identifiquei demais
Eu realmente pensei que seria bem chato e entediante, mas foi totalmente ao contrário, eu tenho diabetes e mesmo que não seja como na esclerose múltipla eu me identifiquei com a personagem de uma forma surreal, além de me dar uma lição de vida me fez acordar e encher o mundo com outros olhos, me deu uma enorme vontade de viver. Foi uma leitura que me prendeu mas ao mesmo tempo me fez querer ler com calma para absorver cada pedacinho da história.
Simplismente incrível, todos deveriam se dedicar a ler esse livro.
Recomendo muito mesmo.

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 20/09/2021

"Você não acreditar não faz as coisas não existirem."
Que livro fofo, a leitura é uma delícia, e a narrativa realmente fluida. Apesar de toda carga dramática que a vida da Mit passa, é uma história super leve, que deixa de fato nosso coração quentinho no final. A escrita é tão sensível, que me peguei emocionada muitas vezes, fora que é impossível não se apegar a praticamente todos os personagens apresentados. O livro é lindo, recomendo demais!!

Diene6 08/09/2021

Esse livro conta um pouco da vida de Mitali ou Mit para os íntimos e ela conta um pouco da sua vida, como conheceu o amor da sua vida, como se resolveu com seu pai com quem não tinha tanto contato e como foi diagnosticada com esclerose múltipla.
Ler esse livro nos faz conhecer uma doença que é única para cada paciente. Nele podemos acompanhar Mit nesse processo que muitas vezes não é fácil e algumas vezes angustiante.
Mit é inspiradora, mas também nos dá um pouco de dor de cabeça as vezes ? Aurora nos estressa muitas vezes também mais é por preocupação excessiva e por amar demais.

Lainy Pinna 06/09/2021

? Dor e muito AMOR!
Mitali, uma garota que não aguentava mais viver com os pais. Os dois só brigavam.

Sua mãe era controladora e ciumenta. Seu pai Maurice, trabalhava demais e quase não o via. Quando fez 18 anos arrumou um emprego que amava e alugou um apartamento. Digamos que encontrou a paz naquele momento. Dividiu o imóvel com a sua melhor amiga, Aurora. Elas eram unha e carne.

Seu chefe era a pessoa que se tornava mais próximo de uma figura paterna. E particularmente também me vejo na mesma situação. Enchergando a família dos outros como se fossem minha. Como se tivesse um buraco e precisasse preenchê-lo.

Os sintomas começaram a dar as caras disfarçadamente. Algo que ia e voltava, e Mitalie não entendia o que estava acontecendo. Talvez fosse o estresse!

Mitalie encontrou sua alma gêmea, apesar de não acreditar em contos de fada. Foi amor à primeira vista! Dimitri Mifti, esse era o nome do príncipe encantado. Aqueles caras que você não acredita que existe no mundo real. Estava ali bem à sua frente, em carne e osso. Um presente de Deus. Oh glória! Bateu uma inveja boa agora.

Idas e vindas aos médicos e hospitais, faziam parte da sua vida. Exames e mais exames. Perguntas sem respostas. O medo do desconhecido. A incerteza de um futuro. A dor de não poder fazer nada, apenas deixar acontecer o que Deus permitir!

"Só quem já esteve internado sabe o prazer de chegar em casa após dias no hospital, e a beleza de cada detalhe do mundo, que nos foi privada enquanto estávamos confinados."

A vida é dura e ao mesmo tempo bela!

Vi muito de Mitali em mim devido a tudo que já passei.

" Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte."

*Johnny Depp

Confesso que chorei. Ter a presença de pessoas ao seu lado torna tudo tão mais leve! Uma biografia com ficção e muito, mas muito AMOR!

Tô chocada! Como algo que abala o emocional de um ser humano pode trazer, por outro lado, a felicidade! Graças as pessoas ao seu redor, o mundo se tornou mais bonito e assim Milie pode contemplar as estrelas!

"Um faz de conta de verdade."

"Deus lhe tirou parte da sua saúde mas lhe deu a paz que tanto desejava."

Uma jornada com um baita peso nas costas mas o peso do amor foi maior que o mundo!

APOIO SALVAM VIDAS!

Nana 06/09/2021

Muito fofo!
O que mais me surpreendeu nessa leitura é que eu normalmente não gosto e não acredito em personagens muito bonzinhos como o Sr Braga (dono da livraria) e como o Dimi (namorado da Miti), mas mesmo assim amei a livro.
Ele nos ensina um pouco sobre a esclerose múltipla,  nos mostra os sintomas e as dificuldades que os portadores vivem com a descoberta da doença e como convivem com ela. Apesar da autora ter a doença, não é uma autobiografia, pois na trama ela romantizou um pouquinho para dar uma suavidade a leitura, e fez isso com sucesso. Valeu muito!