De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra

Resenhas - De Repente Esclerosei

Rebeca 27/11/2018

Jovem, saudável e independente. Este é o perfil de Mitali, uma jovem que mora com a melhor amiga Aurora. Mas a partir de uma crise no trabalho foi levada até o hospital. E o que ela imaginava ser algo simples, com o passar do tempo, se mostrou uma doença grave.
Diagnosticada com Esclerose Múltipla, a jovem demorou a descobrir sobre a doença, uma vez que é grande a variedade dos sintomas. A doença não tem cura, mas os tratamentos podem ajudar a controlar os sintomas e reduzir a progressão da doença.
Um processo triste de superação do qual sofri junto com Mit. E passando por maus momentos em sua vida, ela nos ensina o verdadeiro significado de valorizar as pessoas e os momentos.

Parabéns, Marina. Obrigado por conscientizar sobre Esclerose e me ensinar muito sobre essa doença que até então, era nova pra mim.

P.S.: Me apaixonei por Dimi HAHAHAHAHA

"(...) Eu entendi que não há como prever o futuro, pois ele depende de uma série de fatores e ainda das escolhas dos que amamos. (...) Deveríamos viver todos os dias como únicos, sem preguiça para não gerar arrependimentos"
Marina Mafra 28/11/2018minha estante
Obrigada, sua Linda! ??? O Dimi é nosso! Haha Beijos

Marcos.Pujol 20/11/2018

De repente esclerosei - Marina Mafra
Esse livro contará a história da Mitali, uma menina trabalha numa livraria, conhecida por fazer o melhor capuccino. Tudo vai bem, até de repente acontecer num dia comum mancar as pernas. Mas o que era pra ser uma coisa ruim pra ela, faz com que ela aprenda, amadureça, como não amar esse livro? A Mitali é uma menina que tem uma fibra, que a gente se orgulha, logo de cara amamos ela, o Dimi também éum outro queridinho, sabe aquela pessoa romântica que estará ao lado de alguém? Ajudando? Pois é, é ele, o principal de tudo é a Marina Mafra contar de um jeito único essa história, mostrando realmente o que é essa doença, a esclerose múltipla, que não é um bicho de sete cabeças, aprendi mais ainda a me pôr no lugar da pessoa, melhor história, simplesmente leiam ??
Marina Mafra 20/11/2018minha estante
Onw! Muito obrigada, Ma! Você é um amor. Beijos

Marcos.Pujol 26/06/2019minha estante
De nd ?

Hailane Braga 19/11/2018

SURPREENDENTE
Simplesmente sem palavras para descrever. Mitali descobre bem cedo que tem esclerose múltipla. Suas dificuldades são : fazer os exames/tratamento, lidar com os sentimentos dela e de quem está ao seu redor, conviver com o pai, continuar a vida normalmente e aprender que quem tem esclerose também ama.

É um resumo bem simplista. Mas pra saber sobre essa obra maravilhosa, só lendo mesmo. Devorei.

Parabéns Mari. Aprendi muito com vc. Obrigada por essa lição. Chuva de bjs.
*-* Felicidade sem tamanho por ter gostado! Beijoca

Min 18/11/2018

Merece mais que cinco estrelas
"Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher."

Com uma capa linda e um pouco mais de 250 páginas, a história mais inspiradora que li esse ano é repleta de lições. Os personagens são um amor e parecem reais, então a identificação é imediata. É um daqueles livros que quando começamos não dá vontade de parar porque a leitura é muito gostosa, nem vemos o tempo passar.

A Marina escreve maravilhosamente bem e cumpre seu papel ao conscientizar, mas mais do que isso, sensibiliza o leitor de uma maneira que fica impossível não se colocar no lugar dos portadores da doença e refletir. Muitos sentimentos vem á tona, principalmente o de gratidão, e é isso que torna a obra tão especial.É uma indicação para todos os que desejam aquecer o coração.

site: https://www.instagram.com/p/BqUX_9rAd2x/
Marina Mafra 18/11/2018minha estante
Coisa linda! *-* Muito obrigada, princesa!

Marina Mafra 19/11/2018minha estante
Obrigada, mais uma vez, gatona! *-*

Danii 16/11/2018

Gratidão
Isso aqui não é uma resenha. É a opinião de alguém que terminou de ler um livro há cinco minutos (ok, um pouco mais) e precisou escrever algo ou não pararia quieta. Então relevem.

Uma das coisas que eu mais admiro em livros é quando eles nos fazem rir, chorar e aprender sem ter exageros (sem milhares de dramas que, em vez de nos emocionar, nos irritam), que te fisgam pela história, pela narração, pelos personagens, pelo que te ensina... E senti isso tudo lendo esse livro.

Ele me fez emocionou e me conquistou na medida certa. Tem doença? Sim. Tem drama? Sim. Chorei lendo ele? Sim. Mas eu terminei ele sorrindo e grata por ter o lido.

Porque mesmo sendo um livro sobre uma protagonista com esclerose múltipla, vai além de falar disso como um relatório médico, ele traz sensações, medos, receios, emoções, sentimentos... É uma visão de alguém que vive na realidade e não só na teoria.

"Deveríamos viver todos os dias como únicos, sem preguiça para não gerar arrependimentos."

Passa bem a mensagem de que a sua vida continua mesmo se você descobrir que tem uma doença. Que a doença não é você, é só algo que faz parte do seu crescimento. Que você é mais que um diagnóstico. Que temos que viver cada dia como se fosse único.

"? Todos temos uma história triste pra contar, Mit. (...) Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer."

A gente se conecta com a protagonista. Queremos ser amigos dela. Queremos fazer tsurus (não que eu tenha conseguido ainda). Queremos tomar cappuccino. Queremos roubar o namorado dela, rs. E no final queremos abraçar os personagens e a autora.

Então se eu fosse resumir o que senti lendo o livro em uma palavra, ela seria "gratidão".
Obrigada, Marina.

"Algumas pessoas têm o dom de tornar o mundo melhor, não por conseguir mudar o que está ruim, mas apenas por existirem"
Marina Mafra 16/11/2018minha estante
Tão Tão maravilhosa! Vou guardar você em um potinho com o Dimi, gostou?haha Mais uma vez, muito obrigada por todo carinho com o livro, Danii! *-*

Danii 28/11/2018minha estante
Eu que te agradeço por esse livro lindo (e por criar o Dimi kkkkk). E obrigada, assim nunca vou sair desse potinho ?.

Marina Mafra 28/11/2018minha estante
Haha jamais! Eternamente guardada no potinho com o Dimi! Linda! *-*

Danii 09/12/2018minha estante
?????

@eu_sandroka 13/11/2018

Lindo projeto.
Conhecia a Marina por suas resenhas no Instagram... Soube então desse lindo projeto a que ela estava se dedicando, e desde sempre torci para que fosse - e seja - bem sucedido.
Obviamente gosto de sua escrita, e ainda assim a ficção baseada em realidade me surpreendeu positivamente. Leve, fluida, nuances bem delineadas nos personagens... Que delícia de leitura.
Vale como romance por si só. Vale como alerta sobre quão importante a empatia é. Vale como apoio pra quem tem que lidar com.
Recomendo.

@eu_sandroka 14/11/2018minha estante
S2

Leticia 12/11/2018

Maravilhoso!!
Estou na metade e posso dizer que se não fosse minha falta de tempo causada pelo trabalho, já teria terminado. Fiquei muito presa a leitura e sempre que o dever me chama, sofro em ter que deixa-lo. Acho inspirador a sua coragem de escrever sobre a sua doença, por coincidência, uns dias antes de você comentar sobre sua esclerose, uma conhecida descobriu a doença e estava internada. Passei a pesquisar sobre esclerose múltipla e logo depois vi seu post. Comecei a ler o livro não só por curiosidade em saber como é essa doença, como para poder presentear a minha amiga com o livro. Não vejo a hora de ter físico! Parabéns.
Marina Mafra 12/11/2018minha estante
Que Maravilha! Muito feliz por estar gostando! Sinto muito pela sua amiga! Espero conseguir te passar bem a visão do lado dela. Ela está bem? Já saiu do hospital?

Leticia 13/11/2018minha estante
Oii. Já está melhor e saiu sim.

Carous 11/11/2018

Eu obviamente sou um ponto fora da curva na minha avalição sobre o livro, pois não AMEI como todo mundo que já resenhou aqui embora não tenha achado abominável.

Eu sigo a Marina no Instagram e fiquei supercontente quando soube que ela escreveu um livro sobre uma personagem com Esclerose Múltipla (doença que a autora também tem e eu descobri poucos meses antes do anúncio do lançamento do livro).
Aproveitei a promoção de ebook grátis do livro (anunciada pela autora no Ig) ignorando todas as vezes anteriores que furei minha TBR anual e me decepcionei com a leitura porque eu estava ansiosa demais para saber como Marina Mafra se saía como escritora. E porque pode não parecer, mas eu apoio escritores nacionais sempre que posso.

O livro tem seus altos e baixos. Para quem é marinheiro de primeira vez até que está muito bom. Minhas partes favoritas vão da "nota especial" até o capítulo 2. Não que as demais partes decaiam, mas foi esse pedaço que prendeu minha atenção e mexeu comigo.

A redação da Marina é muito gostosa. Eu já li tanto livro em que a escrita parecia engessada, os diálogos pobres que me surpreendi com a qualidade das palavras aqui.
Além disso, a autora soube equilibrar as informações médicas com a parte de ficção sem deixar maçante, soar falso.
(Embora eu vá consultar alguém da área da Saúde para confirmar que anestesia geral é a solução que médicos chegam quando um paciente se recusa a fazrler ressonância. Pareceu algo tão drástico que me fez pensar que deva existir um meio termo. Eu tenho mais medo de tomar contraste do que de fazer o exame)
Trata-se de uma história de uma escritora estreante e não pareceu que ela estava tentando além da conta. E tem tantas citações maravilhosas...

O ponto baixo é que... desculpe, mas eu não consegui comprar o romance da história.
O problema nesse caso nem foi o instalove, que é algo que me incomoda (e é algo que minha amiga chegou a comentar comigo:"Já reparou que em todos os livros que você lê os personagens se apaixonam à primeira vista?'' Sim, reparei, amiga. Acredite: se eu pudesse mudar isso eu o faria), mas como Mitali descreveu o súbito amor que despencou de paraquedas no minuto em que ela e Dimitri foram apresentados um ao outro. E todas as cenas entre os dois a partir dali. O lado bom é que ao menos o sentimento entre Mit e Dimi era recíproco. O ruim é que os trechos pareciam exagerados e forçados demais a ponto d'eu ler por alto esses pedaços porque, francamente, estava cansada de revirar os olhos.

Mitali, Aurora, Maurice, Enrico, Melissa pareceram tão REAIS, foram tão bem desenvolvidos, mas Dimitri e Filipi foram personagens completamente superficiais (mas, na boa, quem se importa com o Filipi?).
Estou feliz que a escritora não optou por um personagem que se manda quando a pessoa amada mais precisa, mas senti falta de personalidade em Dimitri.

E eu acredito em alma gêmea, mas não sei se aprovo pessoas que confiam cegamente nessa crença e dão chaves da casa para quem mal conhecem, afirmam que seu maior sonho é realizar o desejo da pessoa amada e fim e todas afirmações melosas e apressadas ditas por Dimitri e Mitali.
Eu sou adulta e esses casais sem personalidade que não desgrudam não me soa mais como um romance que eu gostaria de viver. Soa como uma doença que eu jamais quero pegar.

Embora durante a leitura eu tenha escrito que não via a hora de finalizar a leitura (eu devia estar numa das partes em que Mitali e Dimitri estavam juntos reafirmando o quanto se amavam e não viveriam sem o outro), eu fico feliz de ter dado uma chance ao livro.

EDIT: Outra coisa que me chamou atenção e eu simplesmente adorei foi o fato da autora não ter colocado a descrição de nenhum personagem. Achei uma excelente sacada que deu a sensação de que a Mitali poderia ser eu descobrindo uma doença ou eu poderia ser o Dimitri descobrindo que minha namorada/o tem EM, ou eu podia ser a Aurora tendo que enfrentar que minha amiga tem uma doença grave e assim por diante.

A gente não vê isso em livros ultimamente.
Marina Mafra 11/11/2018minha estante
A história foi baseada na minha vida e no meu diagnóstico. Sinto muito por ter achado superficial, mas não muda o fato de ser a minha realidade. Precisei da anestesia geral na minha primeira ressonância. Foi exatamente como descrevi na história e bastante traumático pra mim. Que bom que pelo menos não foi total perda de tempo pra você. Mais uma vez, obrigada por ter lido.

Rafa Hitomi 10/11/2018

De Repente Esclerosei
“A vida acaba em um piscar de olhos. Já ouviu essa frase? Foi literalmente o que eu senti hoje. Se eu não tivesse acordado após a anestesia, o que eu teria feito da minha vida até aqui? Como viver sem saber quando será a última vez que fecharemos os nossos olhos? Consegue entender?”.

Mitali é uma jovem que mora com sua melhor amiga Aurora e trabalha na Braga Nobel, um local onde você toma café e lê livros. Tem o passado triste assim como Rora, porém construíram um carinho uma pela outra a partir dessa dor.

É então que alguns formigamentos surgem, começando pelos pés, e Mit procura médicos, mas seu “trauma” por hospitais dificultava certos exames. Digamos que, ao cessar os sintomas, Mit não procurou especialista para descobrir o motivo. Nesse meio tempo, ela conhece Dimitri, o novo gerente do café/livraria, e sim, é atração à primeira vista para ambas as partes. No entanto, seu pai ausente retorna tentando criar um novo vínculo com a filha.

No decorrer da estória, o romance fica seguro, diferentemente do seu corpo que muda gradativamente. É então que vários incidentes ocorrem, abalando toda a estrutura física e emocional da protagonista.

Como será o futuro com a Esclerose Múltipla? Será que tem um futuro? E os sonhos? As possíveis conquistas? Mitali lidará de que forma com tantos eventos em sua vida? E claro, o que seu pai quer depois de tantos anos afastado?

site: https://rasgaapagina.com/?p=319
Marina Mafra 11/11/2018minha estante
Que delícia! Não canso de ler suas palavras! Estarão sempre no meu coração! Gratidão eterna pela atenção e carinho com a minha história, Rafa! Um beijo

Rafa Hitomi 11/11/2018minha estante
Obrigada pelo carinho e pela atenção também! Te desejo todo o sucesso do mundo. Que venham mais e mais histórias!!!

Vanessa 07/11/2018

Cativante!
Livro maravilhoso, surpreendente! Comecei a ler sem saber direito o que esperar. Achei a introdução da história muito boa, mesmo nas primeiras páginas já me sentia totalmente conectada com as personagens. Um daqueles livros que não conseguimos soltar até chegar ao fim, mas quando chegamos o coração fica apertado por ter acabado tão rápido!Engraçado, emocionante e acima de tudo, real! Mostra que não somos perfeitos, que muitas vezes nos desentendemos com pessoas queridas, mas o amor prevalece! Recomendo muitooo!
Marina Mafra 07/11/2018minha estante
Onw!*-* Que palavras lindas!!! Fiquei tão feliz por ter gostado!! Muito obrigada por ter lido. Beijocas =)

Bruno.Buchner 05/11/2018

Inspirador
Nunca me senti tão conectado a um livro. A minha vontade era não fazer mais nada além de ler. Quase me apaixonei pelo Dimitri.rs Como paciente de esclerose múltipla, sei que tudo que colocou no livro passa pelas nossas cabeças... os medos, a esperança e principalmente a vontade de fazer o amanhã diferente do hoje.
Marina Mafra 05/11/2018minha estante
Meu esclerosado favorito! *-*

Keitty 04/11/2018

Delícia de leitura!!!
Há muito tempo eu não lia um livro tão rápido!!! A história é envolvente e te faz pensar no quanto a vida pode passar rápido e nós a deixamos passar sem perceber e sem nos ocuparmos com o que realmente importa.
Adorei o livro e a sua narrativa. A leitura flui fácil e gostosa!!! Assim como a personagem de "a culpa é das estrelas" agora vou ficar pensando em como a história de Mit vai continuar....
Marina Mafra 05/11/2018minha estante
Ah! Sua linda! Muito obrigada pelo apoio e pela força. Foi muito importante para mim. Tô radiante que gostou da história!hehe Super beijo

Adeline Passos 04/11/2018

Coiso muito esse LIVRÃO!!!
Mitali é uma moça simples que mora com a melhor amiga Aurora, e trabalha como gerente em uma cafeteria. Ao conhecer Dimitri, o novo gerente da livraria, o amor desperta como num passe de mágica, um breve piscar de olhos. A relação deles é divertida, espontânea e intensa. Uma série de mudanças acontece tanto na vida de Mit quanto em seu corpo. É o momento em que ela aprende sobre o perdão, aceitação, confiança, a necessidade do apoio e companheirismo, o valor da amizade, as lutas e alegrias da vida. É impossível o leitor não se emocionar tanto. Os "Eternamente coisados" tem um amor tão profundo e puro um pelo outro, que é muito fofo! Ganharam um espaço especial no meu coração.

Além disso, a autora aborda as dificuldades de uma esclerosada e suas angústias do jeito mais real possível, que toca o coração do leitor e sacode suas emoções. Detalha como é a esclerose múltipla, o tratamento e as consequências. Nota-se a crítica contra o sistema de saúde do país e isso é um ponto muito importante, que conscientiza a todos do mal atendimento e falta de agilidade por parte dos funcionários diante de um paciente com sintomas severos. Com uma escrita leve e humorada, recheada de diálogos legais e lições de vida, De repente esclerosei ( @livrodre ) é um livro muito precioso que deve ser lido por todos. Os personagens são tão reais que eu juro que posso encontrá-los a qualquer momento. Uma jóia rara assim, tão linda e perfeita, tem que ser apresentada ao mundo todo! Te mostra que a vida é difícil sim, mas precisa ser vivida com amor e positividade. Eu amei demais o quanto esse livro me ensinou, sensibilizou e me prendeu na história até o final. Obrigada Marina por me conceder a oportunidade de ler um livro tão incrível! Espero que esse seja o primeiro de muitos outros.

"Cada um tem sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer."
Marina Mafra 04/11/2018minha estante
Hahah fui completamente coisada por essa resenha! Um beijo, sua linda!

Leila 04/11/2018

♥ Uma história intrinsecamente humana ♥
“— (...) algo em você me chama. Feito ímã. — Olhava minha mão, enquanto falava. — E eu precisava ficar mais perto, para entender o motivo.” (Capítulo 3)

Sabe aquele livro cuja premissa te atrai como se fosse um ímã gigante? “De Repente Esclerosei” me causou exatamente essa sensação quando escutei sobre ele a primeira vez. Eu necessitava conhecer de perto a história da moça do interior que, após uma cota grande de sofrimento, rumou para a cidade grande e seguiu em frente, sem saber o que o destino ainda lhe reservava.

Com uma narrativa bastante humana e intensa, Marina Mafra nos conduz a uma jornada de autodescoberta, amadurecimento e o despertar para o que a vida é em toda sua essência através do ponto de vista de Mitali Montez, paciente de Esclerose Múltipla.

A autora traz uma proposta bastante interessante sobre algo que a maioria desconhece. Nos conscientiza a respeito de uma doença que não mata, mas transforma de muitas maneiras a vida de quem a tem. Os primeiros sintomas, o diagnóstico, a aceitação, a adaptação e todo o impacto disso, não só em relação ao paciente, mas naquelas pessoas que fazem parte do seu mundo.

Temas como perdas, relacionamento entre pais e filhos, amizade e conflitos familiares estão presentes nessa trama que veio com força total para nos ensinar o quanto devemos dar valor a cada pedacinho da nossa existência. E, claro, o que não poderia faltar numa trama que traz o lado mais humano possível de suas personagens: um romance arrebatador, daqueles que aquecem o coração e nos mostram que nunca estamos completamente sozinhos.

Leitura necessária. Indico muito! ♥

site: https://www.instagram.com/vampliteraria/
Marina Mafra 04/11/2018minha estante
Aimeudeus!!! Que lindo tudo isso! E que honra ter uma resenha sua, minha marlinda! Te amo por demais. Obrigada por todo apoio! Cheru

Leila 05/11/2018minha estante
Nem todos os caracteres do mundo seriam suficientes para postar quão grandioso ele livro se tornou para mim. Te agradecer nunca será o bastante. Mitali é um exemplo de vida e eu a amo muito.? O livro imita a vida! Hahaha TE AMO GIGANTE, Minha Miúda MArlinda!?

Tarcila de Oliveira 03/11/2018

Apaixonante
Gente q livro... Ele acabou e fiquei querendo mais, mto mais... Li em um dia, não consegui largar... Quem puder leia e quem não puder leia tbm... Mto linda a história os personagens... Confesso q fiquei mto brava com a Aurora e me identifiquei mto na relação da Mit com o Dimi...simplesmente apaixonante... Amei
Marina Mafra 04/11/2018minha estante
Que maravilha!!! Me fez muito feliz por ter aberto um espaço na sua vida para essa história! Beijo gigante