De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra

Resenhas - De Repente Esclerosei

Ariana.Souza 08/01/2019

"Um faz de conta de verdade"
Como abordar a conscientização da esclerose múltipla numa história envolvente? É o que De Repente Esclerosei (DRE) nos traz.

Mitali cativa com sua liberdade, sua força, seu amor por aqueles com quem convive e sobretudo pela sua paixão em viver, despertada sempre pelos seus planos em direção aos sonhos.
Seu pai, Maurice; a amiga-irmã "dramática" e tão amada por Mit, a Aurora; Dimitri, o deus grego que caiu do céu e permanece na vida de Mit como um anjo, um porto seguro; Filipi, que chegou na vida de Mit através de Rora e se tornou um grande amigo; tia Léia, que mesmo "in memorian" na história, revela muito sobre Mit, em especial a gratidão. Estes e outros personagens (é claro, não menos importantes) ajudam a autora a nos trazer o dia-a-dia, os sintomas, as dificuldades, as necessidades e tantos outros fatores com os quais Mit se deparou com o início e o diagnóstico da esclerose múltipla. A autora nos traz isso de uma maneira tão intensa que quando se percebe a história não vem mais até você, você está totalmente dentro dela: na livraria onde Mit trabalha; na praça em frente a livraria; no parque para levar Lila para passear; no apartamento a noite, tomando um chá quente; na casa rosa...

DRE é um livro que deve ser lido. Um livro que tende a ser aquele que você deixa na cabeceira para ler e reler, tantas vezes quantas quiser reencontrar Mit e todos os outros.
Um livro que me fez resenhar, me deixou inquieta externa e internamente!
Marina Mafra 09/01/2019minha estante
Aaaaaaa! Que amor, Ari! Tô encantada com essa resenha, essas palavras! Você é maravilhosa! *-*

Ariana.Souza 09/01/2019minha estante
Nhaaaa!!! Eu não ia sossegar se não escrevesse! Minha primeira resenhinha tinha que ser tão especial (não pela escrita, mas a que ela se refere), DRE é um marco na minha vida! Agora não estou aguentando a ansiedade para enviar o livro pra Jô! Ainda não enviei x) Mas é que quero preparar tudo com muito carinho! DRE e vc são muito especiais!!! ?

Marina Mafra 10/01/2019minha estante
Ansiosa pra saber o que a Jô vai achar! *-*

Ariana.Souza 10/01/2019minha estante
Te mantenho atualizada! ;) :D

Oberdan 05/01/2019

Tsurus
Uma leitura suave, com momentos emocionantes e engraçados leva ao leitor a conhecer um pouco da esclerose e também às pessoas com seus defeitos e seus aprendizados, alegrias e tristezas e também o desapego.
Marina Mafra 06/01/2019minha estante
Obrigada! *-*

LivrosDoces 24/12/2018

Melhor livro que li na Vida!
Esse livro muda vidas, estória maravilhosa, cheia de reviravoltas e muita superação, amizade e amor.

A mensagem desse livro Vou levar para o resto da minha vida ?
Marina Mafra 24/12/2018minha estante
*-* Muito obrigada!!

Fran283 18/12/2018

Surpreendentemente apaixonante
Se você, assim como eu, bateu os olhos na capa e nem imaginou do que o livro trata, saiba que somos parte de um grande número de pessoas que desconhecem a Esclerose Múltipla. Por isso, leia este livro, você precisa saber sobre essa doença (que não mata, mas que vira a vida de quem é diagnosticado de cabeça para baixo) e, Marina Mafra nos explica perfeitamente, de forma humana, simples e encantadora, desde os sintomas até como conviver com a doença.

De repente esclerosei não é só sobre Esclerose Múltipla, é sobre paixão, amizade, superação e, principalmente, sobre amor e perdão. Mitali Montez (protagonista do livro) nos faz perceber que sem amor e perdão a vida se torna bem mais difícil. Nos mostrando que "a vida acaba em um piscar de olhos", que "atraímos o que transmitimos" e, que "nada dura para sempre" ela nos leva a refletir sobre a vida e sobre o que realmente tem valor.

De repente esclerosei é o tipo de livro que te puxa como imã e você não deseja soltar tão cedo.

Prepare-se para rir, chorar e se apaixonar!
Marina Mafra 18/12/2018minha estante
Ai, Fran! Meu coração se encheu de felicidade por ter gostado. Foi uma honra pra mim você ter lido. Beijo gigante s2

Isabela.Lopes 05/12/2018

A autora não teve dó da protagonista
Quando li a sinopse do livro logo me interessei por ser se tratar de uma doença bem desconhecida para várias pessoas e a autora ser portadora da doença.
Foi interessante acompanhar a protagonista no descobrimento dessa doença e a sua evolução. Os personagens secundários também tiveram muita importância na história.(Para mim, todos deveriam ter um Dimitri na sua vida). E não foram poupados esforços para que nossa protagonista se reergue-se.

"Dizer eu te amo poderia ofender o meu sentimento, já que parece tão pouco para dimensão do que sinto" - Capítulo 5

"Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer." - Capítulo 19

"Há vários tipos de tratamentos, não existe apenas um eficiente, existe o que é melhor para cada paciente." - Capítulo 31

"Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher" - último Capítulo
Marina Mafra 05/12/2018minha estante
*-* muito obrigada, sua linda! Morri de dó da Mit com esse título da resenha! Hahaha Mas a vida não costuma dar moleza, não acha?hehe Super beijo =)

Laine @pagesandseasons 03/12/2018

Leitura emocionante
Foi tão emocionante fazer essa leitura, não só por conhecer um pouquinho da realidade sobre a esclerose e a luta de quem tem de encará-la diariamente, mas também porque a autora conseguiu equilibrar a narrativa com um romance leve e muito fofo.

Mitali e Dimitri me arrancaram suspiros e resgataram sentimentos à muito perdidos.
Os personagens são maravilhosos e eu queria tanto poder conviver com eles!

Também me encantei pela história dos Tsurus e confesso ter feito vários até conseguir sair um descente. (E olha, não foi fácil!)
Marina Mafra 05/12/2018minha estante
Lindaaa! *-* Tão feliz por ter gostado! Obrigada pelo carinho comigo e com a história! Eu nunca acertei um tsuru!haha Beijos

Lanna 01/12/2018

Um amor em forma de livro...
Terminei essa história com um sentimento de gratidão por ter dedicado meu tempo a essa leitura, todos deveriam ler, agora mesmo queria indicar a todas as pessoas próximas ou não, que tenham ou não passado por momentos ruins e difíceis. Foi uma experiência maravilhosa para mim, chorei de tristeza pelas situações vividas por Mit, e de extrema alegria, senti meu coração apertar, acelerar, e ficar mais leve, amei os personagens como amo amigos próximos.
É um romance, e as cenas com o Dimi são bem melosas, mas com o decorrer da história o Dimi acabou conquistando o meu coração. Ele sempre fez de tudo pela Mit e pra que ela se sentisse bem. No entanto a história não é o romance, é muito mais do que isso, muito mais do que "apresentar" a doença de uma forma simples, é uma amostra da vida, dura, difícil, mas também feliz, simples, cheia de pessoas maravilhosas que mesmo com seus defeitos tentam o melhor pelo outro.
Desde as primeiras páginas eu soube que o livro me tocaria, mas não imaginava o quanto. Foram tantas emoções e tantas lições, de amor, amizade, perdão, gratidão, ter vontade de viver e vencer mesmo que nada der certo nesse momento, logo tudo se encaminha da melhor forma possível. Nenhum problema na nossa vida é tão grande que não possa ser enfrentado. E o momento em que li também foi o certo, precisava mesmo dessa história e toda a força da Mit, e da Má. Obrigada Marina por todos os sentimentos proporcionados por essa linda história, e obrigada a todos que a incentivaram e não te deixaram desistir. ???
Marina Mafra 05/12/2018minha estante
AAAAAAA! Que linda! Muito obrigada por ter aceitado o Dimi!hahahh Sei que não foi fácil! Foi delicioso te ter na leitura, como fiquei feliz por ter gostado! Super beijo

Lanna 06/12/2018minha estante
Sempre será uma história especial pra mim. Bjos.

Marina Mafra 06/12/2018minha estante
S2

Marina Mafra 05/12/2018minha estante
Onw! Que linda!!! Muito obrigada, Tati! Estou radiante por ter gostado! Super beijo s2

Déborah Tesser 30/11/2018

Brilhante, sensível, maravilhoso!
Mit e Dimitri juntos nessa estória incrível, cheia de ensinamentos.
Em algumas centenas de páginas, Marina Mafra conseguiu nos fazer sorrir, chorar, temer, amar, se compadecer e acima de tudo, a respeitar ao próximo aceitando escolhas que diferem das nossas.
Não consegui parar de ler até chegar na última página. Vale MUITO à pena conhecer!
*-* Dé, muito obrigada! Que felicidade você ter gostado! Beijo gigante s2

Marina Mafra 09/01/2019minha estante
Sua linda!!! Muito obrigada! *-*

Luma.Minikel 30/11/2018

Perfeição em muitos níveis...
A história de Mitali é maravilhosa e inspiradora. Definitivamente um dos meus livros favoritos.
A forma que os personagens e o enredo vão se desenvolvendo o livro te prende e tudo que você deseja é mais um capítulo. Sou grata por ter tido a oportunidade de ler esse livro incrível.
Acredito que todos deveriam ler esse livro em algum momento (quanto antes, melhor), pois, acima de tudo, esse livro é sobre a importância das pessoas e sobre a necessidade de cuidar da própria saúde.
Muito obrigada Marina por essa oportunidade.
Princesa! *-* Muito obrigada! De coração! Beijo gigante

Viajando Nas Histórias 30/11/2018

De repente esclerosei
Personagens encantadores,
uma história emocionante!
Quem ler vai ver do que estou falando. Não há dúvida que se tornou um dos meus livros favoritos da vidaa.
Iniciei a leitura não tendo conhecimento da esclerose múltipla, mas agora pelo menos uma base eu consegui aprender. E não pensem que toda a história se gira em torno da doença em si, irão ver uma grande família se formar!
Que amor!!! Muito obrigada! *-*

Esther 30/11/2018

Amor em forma de livro
Confesso que quando começei a ler DRE tive medo de não me prender a história, mas conforme os capítulos foram passando eu fui me apaixonando cada vez mais.
Mitali é uma mulher forte e que teve que ficar assim por causa das circunstâncias em que cresceu e se desenvolveu, Rora no início me parecia muito gentil, mas, com o passar do tempo confesso que começei a não gostar mais dela tanto assim, já o Dimi eu amei do inicio ao fim.
Todo o problema da Mit é narrado de uma forma muito humana e delicada, eu conseguia até sentir seus sintomas em determinados momentos.Chorei em todos os momentos difíceis, ri nas cenas fofas e agora estou morrendo de vontade de provar o cappuccino da Mit e de ir até a Braga Nobel me candidatar para um emprego.
DRE é um livro incrível e que cumpre dois objetivos com excelência, o primeiro é o de ter uma história envolvente como todo bom livro, e o segundo é o da conscientização sobre a esclerose múltipla.
Marina Mafra 30/11/2018minha estante
Tão preciosa, você! *-* Que resenha mais fofa! Obrigada por ter dedicado um tempo para essa leitura, estou radiante que tenha gostado. =) Super beijo s2

Lary Crusinski 30/11/2018

Um livro lindo, doce, apaixonante, cheio de histórias incríveis e uma lição de vida maravilhosa.
De repente esclerosei, nosso querido DRE, é um livro tocante, um livro feito para conscientizar sobre a esclerose múltipla, mas não de uma forma pesada, ele nos trás informações sobre a doença, de uma forma clara, de uma forma que torna tudo leve e tocante, além de ter tudo isso misturado a um romance maravilhoso, personagens incríveis, histórias tocantes e inspiradoras, uma personagem principal cheia de garra e força. DRE nós trás uma história que nos ensina sobre amor, sobre perdão, sobre família, sobre a importância de ter pessoas incríveis ao seu lado, sobre a importância de se cuidar, sobre como vale a pena abrir espaço na sua vida para as pessoas, sejam elas novas na sua vida ou quem já fez parte do seu passado, são tantas lições, tantas  coisas maravilhosas que esse livro nos trás, que é até difícil dizer tudo em palavras. E sabe o que torna tudo ainda melhor ?! A maioria das histórias aqui contadas, são reais. A escritora trás sua experiência em diversos momentos para a escrita, ela escreve com todo o coração e entendimento de quem já passou por tais situações e de quem é paciente de esclerose múltipla, então você sente todas as emoções da história, ela nos permite conhecer mais dela através da Mitali, ela nos permite conhecer uma personagem incrível, que nos remete força e coragem, imagino que isso venha de quem a autora é também.

"Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer." Cap. 19

"Algumas pessoas têm o dom de tornar o mundo melhor, não por conseguir mudar o que está ruim, mas apenas por existirem." Cap. 27

DRE foi um livro que me trouxe diversas emoções, que me fez chorar, me fez aprender sobre EM, me fez rir, me fez amar cada personagem, me fez querer entrar no livro em diversos momentos e abraçar os personagens, me fez pensar sobre minha vida e o que pode ser dela amanhã, e o que estou fazendo dela agora. Me fez entender que o perdão deve ser dado as pessoas, e que isso é muito importante para nos construir como pessoas, me fez entender a importância das pessoas especiais em nossas vidas e  me fez ver que nossa única limitação na vida somos nós mesmos, que não há nada que possa nos impedir de ser quem nascemos para ser, e que não importa quais obstáculos a vida te impõe, você é mais forte que tudo e pode superar.  Para finalizar deixo a citação final do livro, que amo de paixão "Hoje eu consigo entender que não existe situação que não possa ser contornada quando temos o presente de viver. Viva, se não por você, por quem não possa mais escolher."

Leiam DRE e se apaixonem comigo por essa história linda, encantadora e apaixonante.
Marina Mafra 30/11/2018minha estante
AIMEUDEUS! *-* Que resenha perfeita! Sinto que foi além da leitura e entrou na minha alma captando até o que eu nem sabia que tinha transmitido. Muito obrigada por ter lido e por todo esse carinho, Lary. Beijos s2

Lary Crusinski 01/12/2018minha estante
Você acredita que foi minha primeira resenha ? Kk
Nunca tinha escrito, mas seu livro tocou tão profundamente que precisei falar algo sobre. DRE merece muitas resenhas lindas, e muitos elogios, pois é tudo o que escrevi e muito mais.

Deixa eu abrir vaga de resenhista no blog!haha Arrasou! *-*

Lary Crusinski 07/12/2018minha estante
Apenas amaria isso ? kk
Obrigada Má, sua linda *-*

Perin 30/11/2018

DRE e suas muitas emoções!
Não seria uma resenha mas uma opinião de uma simples leitora !
Um livro muito envolvente e cativante,quando nos damos contas já estamos tão envolvidos com os personagens e a historia que chega ser difícil não se identificar,empatizar e vivenciar juntos com os personagens cada situação,cada aprendizado e toda superação!
Cada capitulo uma nova emoção que Marina essa autora maravilhosa,meiga e guerreira nos traz.Alem de uma lenda muito bonita o livro não só nos conscientiza sobre a Esclerose(Kōka-shō) como ensina muitas lições importantes que ficam marcadas.
Marina Mafra 30/11/2018minha estante
*-* Que coisa Linda! Muito obrigada pela companhia e carinho durante a leitura! Foi muito especial pra mim!! Beijo gigante! s2

Perin 30/11/2018minha estante
Eu que agradeço todo o carinho a experiência foi maravilhosa !

GirlNygma 27/11/2018

Estou de repente APAIXONADA!
Acabei de ler a uns 10 minutos,acabei a leitura postei nos stories do Instagram,lavei uma louça para me acalmar e agora estou aqui escrevendo sem pensar e nem parar. Já peço desculpa se tiver algum erro ou palavras demais aqui,farei uma resenha melhor lá no instagram kkkkk. Aqui estarei escrevendo com o coração.
Minhas expectativas pra esse livro eram me emocionar e sair com um aprendizado de vida. E esses dois,e até mais um pouco,se realizou. Inicialmente,pensei que iria aprender e entender sobre Esclerose Múltipla e de bônus me aventurar por um romance. Mas rolou tanta coisa. Aprendi sobre amor,empatia,o perdão e a perda. Cada capitulo ou pagina,uma aprendizagem nova pra levar pra vida,palavras que do cérebro iam direto pro coração,as vezes criando lagrimas nos meu olhos e outras um sorriso na minha boca,ou ambos.
Apenas quero desejar parabéns,não sei mais o que escrever,já que por mais que eu escreva,não vai sair do jeito que quero. AI ACABEI DE LEMBRAR ALGO QUE EU QUERIA MUITO COMPARTILHAR!!! EU IMAGINEI TANTAS (todas) VEZES ESSE LIVRO VIRANDO UM FILME! Não vou falar quais atores eu imaginei no papel dos personagens,talvez você não goste de algum deles (x.x),quando isso acontecer eu falo minhas sugestões haha. Mas eu imaginei ele sendo um pouco de todos os filmes lindo que adoro: Passando pela A Culpa é Das Estrelas,pegando uns detalhes de Simplesmente Acontece e com a trilha sonora composta com muitas musicas do Ed Sheeran!
Acho que agora consegui expressar como esse livro aqueceu meu coração...
Sucesso,luz e paz Marina,você merece todas as coisas boas do mundo que estão acontecendo e que ainda estão por vir,beijos
GirlNygma 27/11/2018minha estante
Ai esqueci de falar: dei 4 estrelas pq me fez chorar muito,meu nariz quase caiu do meu rosto. Mal vejo a hora de passar pela experiencia de novo!

Marina Mafra 28/11/2018minha estante
Hahah que coisa mais linda! Estou tao feliz que tenha se envolvido tanto! Já imaginou que felicidade se virasse filme?*-* Obrigada pelo carinho que recebeu o meu livro. Você é uma fofa. Super beijo s2