A Queda da casa de Usher

Resenhas - A Queda da casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tiago.Guedes 04/09/2024

A casa caiu
Ao revisitar "A Queda da Casa de Usher", não posso deixar de sentir um calafrio ao mergulhar no sombrio e opressivo mundo que Poe constrói com maestria. A história é um exemplo brilhante de como a atmosfera e o estado psicológico dos personagens podem se entrelaçar, criando um efeito quase palpável de terror e desolação.

A narrativa começa com minha chegada à mansão Usher, um lugar que logo revela seu caráter sinistro. Poe não economiza na criação de um ambiente que emana decadência e mal-estar. Descreve a casa com uma estética gótica, que parece refletir a condição mental de Roderick Usher e a própria essência da trama. A mansão, com suas paredes "descoloridas" e "lânguidas", é um reflexo da deterioração psicológica e física dos personagens. Sinto um peso no ar, como se o lugar estivesse saturado com uma energia sombria e opressiva.

Ao conhecer Roderick Usher, sinto a sua angústia e seu estado de saúde mental precário. Ele parece estar à beira do colapso, sua percepção da realidade distorcida pela doença e pelo medo. Seu desespero é palpável, e seu estado de espírito parece ecoar nas paredes da casa. A influência da casa sobre Roderick é inegável, quase como se ela fosse um organismo vivo que alimenta e amplifica suas aflições.

A chegada de Madeline, a irmã de Roderick, intensifica ainda mais o clima de suspense. Ela está doente, e sua condição misteriosa adiciona um elemento de mistério e inquietação. A descrição de Poe, com suas imagens vívidas e perturbadoras, faz com que a presença de Madeline seja quase tão opressiva quanto a própria mansão.

O clímax da história, com a revelação de Madeline ainda viva e o subsequente colapso da casa, é um exemplo brilhante da habilidade de Poe em criar um terror psicológico. A cena em que Roderick percebe que a sua irmã não está morta, mas sim enterrada viva, é um dos momentos mais aterrorizantes. O desespero de Roderick, combinado com o caos que se desenrola, culmina em um final dramático e explosivo.

Quando a casa finalmente desmorona, sinto que o desfecho é a culminação inevitável de toda a tensão e desespero que foram acumulados ao longo da narrativa. A queda da casa não é apenas uma destruição física, mas também uma metáfora para o colapso psicológico dos personagens e a inevitabilidade da ruína.

Em última análise, "A Queda da Casa de Usher" é uma obra-prima do horror gótico, onde Poe explora temas de loucura, morte e o sobrenatural com uma profundidade e um impacto emocional que permanecem com o leitor muito depois de a última página ser virada. A casa e seus habitantes são uma representação inquietante dos medos e ansiedades que todos carregamos, e a história deixa uma impressão duradoura de que o terror mais verdadeiro muitas vezes reside nas profundezas da mente humana.

livsvilelis 16/08/2024

Bom!
Eu consigo entender como esse conto foi inovador quando ele foi publicado, mas lendo hoje parece que já vi essa história algumas vezes kkkk. Porém, gostei bastante da atmosfera que o autor constrói ao redor da Casa de Usher

Coloquei esse livro na minha tbr para eu poder ler ?A queda da casa morta? que é uma releitura da obra de Edgar Allan Poe, ansiosa para essa leitura agora que conheço o original

Isabelly 02/08/2024

A leitura foi rápida, um pouco confusa as vezes.
Sinto que vim com a expectativa do conto O Gato Preto que gostei bastante.
Vou tentar outras histórias do Edgar Allan Poe.

Lucas1429 11/07/2024

Na verdade não gostei muito. Mas tudo bem, nada wue me faça desistir dos livros de Edgar Alan Poe...

Mariaaa6 27/06/2024

A Queda da Casa de Usher
Muito bom!
A primeira vez que peguei um conto do Edgar Allan Poe para ler, achei que a linguagem seria demasiadamente formal, com um vocabulário complexo e supus que a leitura não seria fluida, mas eu não poderia estar mais enganada (ainda bem).
Novamente, ele me surpreendeu, trazendo sua costumeira aura melancólica e sombria, com um plot sinistro no final.

Maressa30 18/06/2024

Leitura intrigante, capta o leitor como ninguém, a escrita de Poe é fascinante!!

Sua leitura te capta de forma quase imperceptível e leve, estória intrigante, que nós leva aos sentimentos dos personagens de forma real e vívida.
Em minha opinião, sinto que faltou um pouco de desfecho para finalização do conto, apenas, em linhas gerais, o conto é belíssimo!!

Conto recomendado para quem busca uma leitura breve e intrigante, detalhada na medida, para que o gosto pela leitura não se perca, conto profundo, misterioso, intrigante, e fascinante!!!

Mary889 04/06/2024

A queda da casa Usher
Uma leitura um pouco confusa, assumo que entendi um pouco melhor a história após assistir a série da Netflix

JoãoLer 22/05/2024

??Incrível ?
Nossa como Edgar Allan Poe tinha uma escrita envolvente, com certeza ele tinha o dom de poder criar uma atmosfera sombria durante a história é simplesmente extraordinário recomendou muito.

Raquel1529 28/04/2024

OQUE
A única coisa que consigo falar é; OQUE. Tenho q falar minha experiência nem um pouco agradável com o livro, ao mesmo tempo que ele tem uma ótima história, ele também tem uma escrita nem um pouco chamativa (oque é compreensível visto que o livro é mas antigo minha minha tataravó). O final tem uma tremenda reviravolta mas ao mesmo tempo não se dá pra entender muita coisa; como que sua irmã saiu de lá? Porque Ursher estava ficando maluco?? São coisas que eu simplesmente n consegui entender, e o final não trouxe a resposta que eu precisava. O começo do livro é algo muito chato de acompanhar, mas perto do final começa a ficar muito interessante. Minha conclusão sobre este livro? Você tem que está muito chap4do para conseguir entender, nem eu realmente sei oque achar desta obra

MartinsAlan 23/04/2024

Repetitivo
Os contos de Alan Edgar Poe são muito enigmáticos e nos levam a buscar nos detalhes as respostas para perguntas mais diversas. As vezes totalmente sem sentido E as vezes bastante revelador. A única coisa que não gostei e que muitas vezes é bastante repetitivo.

evf684 16/04/2024

A queda da casa Usher
Já li outros contos do Edgar Allan Poe, e também já assisti a minissérie, estão já sabia qual era a história do conto. Mesmo assim gostei bastante da leitura, adoro a escrita do Poe e os questionamentos que ele deixa em aberto para o leitor. É um bom conto.

Renata 05/04/2024

Edgar sempre vale a pena
Eu gosto muito dos primeiros poemas e contos, mas não consigo gostar muito do último conto. É a segunda vez que leio e continuo achando muito arrastado. Mas no geral vale a pena ser lido.

Tori Rios 11/03/2024

Maratonando
Ano passado assistir A Queda da Casa de Usher do Mike Flenegan, e fiquei bem inclinada a dar uma chance a todos os contos retratados ali. E este é o meu momento.

1 | 2 | 3 | 4 | 5