O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Tete 03/04/2015

Poderia ser melhor, mas ainda sim achei interessante
O típico livro pra ser ler de uma só vez. Eu o peguei para ler e só larguei 4h depois com a estória concluída e os olhos marejados de lágrimas.

Li muitas resenhas ruins do livro, mas não o considero ruim, mas acho que a estória e os personagens poderiam ser melhor desenvolvidos. Mesmo assim, não deixei de captar a mensagem do livro.

Sendo meu primeiro romance LGBT, não tenho muito com o que comparar. Mas comparando com os livros Heteros, não gostei muito das cenas eróticas. Achei algumas partes bem nojentas, que é melhor nem comentar, e não são cenas de sexo, se alguém for achando que estou sendo homofóbica, mais sim pura criancice, que não duvido que possa acontecer realmente, mas que eu, nem em minha loucura adolescente, teria feito.

Pois bem, tirando as cenas eróticas, que no inicio do livro não eram poucas, mas convenhamos que dois jovens, sendo heteros ou homosexuais, quando estão se descobrindo, só querem sacanagem, porque sacanagem é bom e a maioria gosta. Mas o livro também conta o desenvolvimento deste amor.

Marcus se apaixona por seu melhor amigo, Renato, mas esconde esse amor desde os 13 anos, hoje, com 17 anos eles acabam se relacionando e correspondem. Mas a vida não é fácil para um adolescente que assume sua homossexualidade. Após contar aos pais, ambos vivenciam as dificuldades de se assumirem, os pais os obrigam a esconder sua opção dos restante dos familiares e amigos e, os dois são obrigados a viver uma mentira perante a sociedade.

Para piorar a situação, a ex de Renato, Beatriz, aparece na estória para ser o terceiro elemento. Os três acabam vivendo um triângulo amoroso, já que Bia se apaixona pelos dois e, Marcus começa a sentir atração por ela, já Renato sente algo por ela, mas não a ama.

Eu achei interessante a abordagem sobre as reações dos familiares perante a escolha deles, mas essa parte poderia ter sido bem melhor desenvolvida. Ficou um pouco em aberto o lado de Renato. Mas eu gostei do desenrolar de Marcus com seus pais, principalmente por saber que isso acontece realmente.

O final me deixou de coração partido, terminei a última página com os olhos cheios de lágrimas e com dor no coração. Por que não um final diferente? Bem, ninguém está livre de uma tragédia. É um tapa na nossa cara pra que a gente dê mais valor àqueles que amamos.

O que realmente eu não gostei do livro foram: 1) as partes nojentas (não a relação sexual); 2) a escrita não é muito boa, achei algumas cenas incompletas, ou que não me deram uma conclusão convincente; 3) uma abordagem melhor sobre os personagens e seus familiares.

No geral o livro é bom, se você tem estômago, leia. Se não, passe adiante e o esqueça.

Um diálogo que gostei muito e achei que todo mundo que crítica os outros pensassem mais um pouco antes de serem tão ignorantes:
"– Você já transou com a Iara?
– Já.
– E o que vocês fazem na cama?
Nervoso, ele disse:
– Isso é pergunta que se faça? Esse assunto não diz respeito a você, cara.
– Não precisa ficar puto da vida comigo, Daniel. Era justamente neste ponto que eu queria chegar.
Visivelmente sem graça, ele havia entendido o recado.
– Como você mesmo pôde perceber, Daniel, não é muito legal ficar comentando certas coisas. É tudo muito pessoal. Boa parte do que você precisa saber eu já contei.
Meu instinto estava correto. Para quem esperava ouvir muito mais do que ouviu, aquilo era uma frustração.
– Como primo e amigo, eu peço a você, Daniel, que respeite a minha opção de vida, não comentando nada com ninguém."

Este livro faz parte do Desafio Literacional 2015.
Tema: Ler um livro de um autor da Região Sudeste.
Se você é dessa região, use um estado diferente do seu.
Estado: SP

site: http://omundodetete.blogspot.com.br/2015/04/o-terceiro-travesseiro-nelson-luiz-de.html

Paulo Victor 28/02/2015

Um livro que prende a atenção
Antes de tudo, não especifico este texto como uma resenha, mas uma opinião pessoal sobre a obra.
Há tempos queria ler este livro, pois havia ouvido muito falar sobre ele e até tive indicações.
Ao saber do tema e ler algum resumo, eu imaginava uma história melancólica entre dois jovens homossexuais que lutavam pelo direito de ficar juntos, e toda aquela coisa que já estamos acostumados a ler.
Apesar de não ser o tipo de literatura que me agrada no quesito “linguagem”, o livro conseguiu prender minha atenção justamente pelas descrições bizarras dos atos sexuais entre os adolescentes. Não fosse isso, talvez seria mais uma história entre as outras.
No geral, é uma história interessante que foge da mesmice usada em outras obras que abordam o tema, principalmente no final que acaba tornando toda história muito triste. Não foi uma leitura perdida, valeu a pena! O final do livro me comoveu.

Sandrexhots 17/02/2015

Livro muito bacana, mas quem gosta um pouco de algo a "mais" algo picante ou sem-vergonha, este é um bom livro. Romance, medo, um pouco de aventura, e drama, Apesar de ser um romance verídico.

Henri B. Neto 19/07/2014

Resenha: O Terceiro Travesseiro
Sabe aquele tipo de livro em que você espera um tipo de foco do autor, ele acaba usando outro completamente diferente e - no final - ainda consegue te decepcionar? Bom, foi exatamente assim a minha relação com ''O Terceiro Travesseiro'' - romance de Nelson Luiz de Carvalho, sobre dois adolescentes descobrindo a sua sexualidade.
Vejam bem, o autor tinha um tema e uma história muito boa nas mãos, e que podia ter sido contada de forma brilhante. Mas não foi isto o que aconteceu. Ao invés de se focar na construção dos personagens, do relacionamento entre os amigos, da reação da família - enfim, em coisas mais importantes - o livro passa páginas e mais páginas se retratando apenas como um romance erótico com cenas bizarras. É tempo demais sendo gasto em cenas de sexo, e tempo de menos dando background nos sentimentos de Marcus - o jovem narrador da história.
Depois que eu li ''O Terceiro Travesseiro'', fiquei com a sensação de promessa não cumprida. E, este ponto já não era nem mais culpa da minha expectativa. Os personagens eram imaturos e irresponsáveis demais, nos exaurindo de qualquer tipo de carisma, sem falar que muitas situações apresentadas pendiam para o irreal e o forçado. Enfim, poderia ficar horas desfiando todas as minhas indignações sobre o romance, mas vou poupá-los disso.
(...)
Resenha completa no blog ''Na Minha Estante''.

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-terceiro-travesseiro.html

Aline 24/06/2014

Avasalador
Muito mais que um livro com a temática gay, O Terceiro Travesseiro nos guia a um mundo intimo, ao amor da forma mais profunda entre dois seres. Nos mostra a visão interna de um casal apaixonado, e a visão externa de uma sociedade muitas vezes ainda fechada em seu mundo coberto de preconceitos. Ideal para quem gosta de histórias verídicas, e mais ainda, para quem quer expandir a visão.
Basicamente, retrata o amor do casal Renato e Marcus, onde a partir da amizade de anos, surge um sentimento novo e impossível de ser parado. E eles vivem esse amor de forma intensa, até as influências externas e o destino resolverem se meter no relacionamento que deveria ser a dois.

Gui Rodrigues 05/06/2014

Decepcionei com a leitura desse livro. Esperava muito mais da sensibilidade do autor com o tema, mas ele me soou extremamente pornográfico, s.sentido e mal escrito.

Dani 02/01/2014

Enredo decepcionante
Um romance entre dois adolescentes gays que se apaixonam e passam por dificuldades para estarem juntos, mas tudo pode mudar com a aparição da ex-namorada de um deles, onde o outro passa a sentir atrações físicas por ela.
É meu primeiro livro de Romance LGBT e achei a história bastante interessante, com temas muito legais de serem abordados. Li este livro em 4 horas e meia e acho que poderia ter prolongado essa leitura se o autor tivesse um pouco mais de criatividade na hora de narrar acontecimentos importantes do livro, deixando o leitor com uma leitura mais enrriquecida.
Muito mal escrito e com bastante imaturidade, o livro deixou muito a desejar. Fatos que não considiziam com a a história, deixando o enredo bem mais podre, dando ênfase à fetiches sexuais e deixando de lado boas mensagens que a história poderia passar.
Este livro tinha tudo para deixar o leitor à se comover com as situações prestadas pelos personagens, a sentir uma excitação com os fetiches e atos sexuais e tudo para deixar o leitor chorando em boa parte do livro, mas sinceramente resumindo, o enredo cagou.

Jeanderson 02/01/2014

Uma história sobre felicidade
Costumo dizer que não existe livro totalmente bom ou ruim, pois a percepção do leitor quando à qualidade da história varia de acordo com a idade, seu estado emocional, sua personalidade, experiências de vida etc. Alguém que leu um livro hoje e não gostou, pode voltar a lê-lo anos depois, se identificar bastante com a história e se apaixonar pelo livro. Entretanto, para fazer a diferença, na minha opinião, um livro tem que nos acrescentar alguma coisa, nos fazer pensar, refletir e melhorar como pessoas. O terceiro travesseiro abalou completamente a minha estrutura, me fez enxergar meus preconceitos e o quanto ainda sou limitado.

Na orelha do livro dizia que "o objetivo do autor é fazer que as pessoas reflitam sobre o próprio comportamento, tornando-se mais abertas e generosas e aprendendo a respeitar o outro em todas as suas dimensões."

Como homossexual, achei que sabia exatamente o que o autor quis dizer com isto, mas ao concluir a leitura, percebi o quanto eu havia me enganado. Cada capítulo tinha uma surpresa, com os olhos vidrados no livro, eu ficava ficava cada vez mais abalado, mal sabia eu que já no último capítulo eu me tornara uma pessoa melhor. Esse livro despertou em mim todas as emoções que um ser humano poderia sentir, me tirou completamente do eixo, porque me fez refletir sobre o meu próprio comportamento e sobre meu modo de pensar e ver o mundo. Eu que me achava "super mente aberta", percebi o quanto ainda sou preconceituoso e limitado. O terceiro travesseiro me fez refletir sobre comportamento, gênero, papeis sexuais, relações familiares e amorosas, morte, e principalmente, FELICIDADE.

Na minha opinião não se pode julgar algo que você não entende. Antes de criticar algo ou alguém, você deve buscar entender o que levou aquela pessoa a fazer isso ou qual a mensagem que aquela coisa está querendo transmitir. No caso deste livro, acredito que muitas pessoas não tenham gostado porque não tenham entendido qual a mensagem que o autor gostaria de transmitir. Eu não concordo com muitas atitudes dos personagens, nem da forma como o autor retratou determinados aspectos da história. Mas mesmo discordando sobre muita coisa, eu ENTENDI o que o autor estava querendo me dizer, e mais do que isso, eu entendi que assim como eu tenho o direito de discordar, as pessoas também tem o direito de serem respeitadas. Não que eu faltasse com respeito a algumas pessoas, mas inconscientemente, eu as julgava. Logo eu que sou gay, imagina?!

Este livro me fez refletir sobre meu próprio comportamento, enxergar minhas limitações e a realmente respeitar o outro em todas as suas dimensões. Este foi justamente o propósito do autor, era exatamente o que estava escrito na orelha do livro.

Mas acima de tudo isso, acho que esse livro fala sobre buscar a sua felicidade. Apesar de fazer muitas coisas aparentemente "erradas", o personagem sofreu, enfrentou a todos e encarou as consequências de seus atos, mas ele foi fiel aos seus princípios e experimentou uma felicidade que poucos tem a chance de desfrutar. ELE VIVEU.

Além de tudo que falei, esse livro me ensinou a buscar minha felicidade e a lutar por ela.

Geissy 30/12/2013

Gostei...
Apesar das críticas eu gostei deste livro, achei interessante...
Mas concordo que a história é realmente fraca !

Caio Leonardo 09/08/2013

Nem sempre ocorre como Queremos.
Um história diferente das que li, Dois adolescentes, Marcus e Renato, que estudam na mesma escola, jogam futebol, são muito amigos e de repente passam a compartilhar suas fantasias amorosas e a descobrir em conjunto a sua sexualidade. Mantendo-se fiéis apenas aos seus sentimentos, quando experimentam novas formas de prazer, após vencer a luta para tornar seu relacionamento aceite pelas famílias, a dupla se vê diante de um novo desafio: o aparecimento de uma garota que vai compor a terceira ponta do triângulo, tornando-se o elemento que transforma a situação, até então óbvia, em uma relação inusitada. Ao despertar a bissexualidade de ambos, surgem novos desejos que passam a ser vivenciados de maneira explícita e autêntica.

Amauri 09/07/2013

Não percam tempo..
Criticando ou dizendo como deveria ter sido escrito ou formulado a história.
Os pseudointelectuais da hoje em dia se importam de mais com isso-o que me deixa muito irritado- olhando mais para a edição, formato , tipo de folha , do que a história central.
Foi meu primeiro livro temático GLS, e posso afirmar que me identifiquei com vários pontos ali - não os sexuais obviamente- , li aqui e em outro lugares, as seguintes críticas.
-Falta de romantismo.
-Putaria gratuita.
Me perdoem , mas não só no meio GLS, como em qualquer intimidade, putaria e falta de romantismo sempre existiu- e vai continuar existindo- e não vai ser um livro que vai mudar a mende ta população gay em geral- que geralmente padece da putaria- a história ainda foi um pouco didática, afinal, até coisas ruins servem de mal exemplo.

Quer ler um livro temático gls, pode começar por esse.
Mas se sua vaidade intelectual de ler clássicos e achar o contemporâneo ridículo, recomendo que não seja gay e nem queira ler nada do tipo, afinal a pior hipocrisia é ver pessoa discutindo contextualização literária com comportamento.