O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Eudes.AmAncio 08/09/2016

Muito amor por esse livro!!
Esse foi o meu primeiro livro com a temática LGBT que li e super me apaixonei por ele. A história é envolvente, rápida de ser lida por como já disse, ela te prende com os acontecimentos, e super engraçada em algumas ocasiões. conta de um jeito muito verdadeiro, por se tratar de uma história real o que um garoto passa quando descobre sua orientação sexual.
Já li umas três vezes e todas as três me emociono bastante (pareço uma criança chorando com ele). Independente da sua orientação sexual, recomendo muito ler esse livro, para mim, ele abre sua mente em determinados assuntos.

figayredo 14/08/2016

Puramente visceral!
Eu nunca chorei tanto ao ler um livro (especialmente no final).
A história é contada de maneira bem simples, é o primeiro livro do autor, e há algumas poucas falhas dignas de muitas problematizações (risos). Mas a narrativa é envolvente e, por ser tão real, quase tangível. Acho que me emocionei tanto porque a identificação com a história começou logo nas primeiras páginas. Obviamente eu fiquei muito mais tocado por saber que o romance é verídico; por saber que histórias como esta se repetem quase em sobejo, e quase sempre são escondidas, reprimidas, acabam de forma trágica, etc.
Eu tô sem palavras pra descrever como me sinto ao fim desta leitura. Mesmo.
"Melhor do que estar vivo é poder viver mergulhando numa paixão todos os dias".
Chris 20/08/2016minha estante
Fiquei curiosa! Quero ler

figayredo 20/08/2016minha estante
Leia!

Chris 27/08/2016minha estante
Sim senhor

l_toledo 21/07/2016

Foi o primeiro livro da temática que li, na época quando terminei de ler gostei muito mas hoje em dia tenho outra opinião sobre ele, a escrita não é muito caprichada, final muito forçado. Até o acho importante para a literatura brasileira, pois por muito tempo ele foi um dos únicos livros da temática que mostrava cenas mais pesadas e explícitas em relação ao casal, mas não é muito recomendado tem leituras bem melhores por aí com essa temática.

Joao.Paulo 05/06/2016

é uma bosta
eu achei uma bela porcaria, nem merece minha resenha
li pq me foi dado de presente, era o "livro da vida" da pessoa, pensem, que fase.

Anderson 04/02/2016

Bom... até o terceiro travesseiro.
Se no inicio do livro encontrei um enredo promissor e empolgante, o contrário encontrei no final. As cenas "polêmicas" não me incomodaram nem um pouco, em tempos que o erotismo toma conta da literatura, achei as cenas de sexo normais.
A inserção do terceiro travesseiro traria mais emoção se o autor não fosse tão piegas.O ponto fraco do livro justamente é o terceiro travesseiro e a sua relação com o protagonista, sendo tudo tão rápido e inverossímil. Me preparei para um grande clímax e tive um final fraco (espantosamente fraco e pouco desenvolvido). Algumas partes do fim do livro eram tão mal embasadas que eu tinha a impressão que o livro estava inacabado.
Pelo romance inicial e sua importância para época 3 estrelas. Vale a pena ser lido caso você goste da temática.

Duda Machado 03/01/2016

O PIOR LIVRO DA MINHA VIDA
É forte demais falar que é o pior livro que eu já li na vida? Acho que não. Ele merece, é ruim demais, absurdamente ruim, extremamente ruim, muito ruim, péssimo.
Quero desabafar sobre esse livro mesmo não lendo nem metade dele. Não consegui, não tinha como. Nunca li um livro tão mal escrito como esse, qualquer coisa que o cara pensava ia escrevendo, nem se importava se tava incompleto ou curto demais, percebe-se que ele nem chegou a revisar depois de escrever. Ele pula cenas do nada, de um parágrafo pro outro, assim, do nada, sem dar continuidade ou fechar o capítulo.
Já li fanfics escritas por meninas de 12 anos UM BILHÃO de vezes melhores que esse pedaço de cocô impresso, me pergunto até hoje COMO isso foi impresso, aliás? COMO a editora deixou isso ser impresso?
Vamos falar da história, essa é a pior parte, é aí que a nojeira extrema começa.
Caso você esteja com o mínimo de vontade de ler essa coisa, lembre-se de ler com um balde do lado, você vai querer vomitar.
Digamos que a dieta dos cara corresponde a 95% de esperma, parece um vício, eles passam todo o livro (até a parte que eu li) comendo porra. Comem puro, com sanduíche, com suco... (sério). É tão nojento, mas tão nojento que rola até UROFILIA (golden shower, ondinismo, urolagnia, chuva dourada... chamem do que quiser) - ECA ECA ECA ECA.
Os personagens são mal desenvolvidos, assim como a escrita. Todos parecem vazios, sem emoção nenhuma, fracos e apagados, nenhum se desenvolve.
A história tinha TUDO, exatamente TUDO pra dar certo, é uma ideia boa, mas tão mal executada que da pena, nem sei como esse cara conseguiu fazer um livro tão ruim com algo tão bom em mãos. Da vontade de pegar essa sinopse e escrever algo melhor, algo mais desenvolvido.
Resumo: NÃO LEIAM

site: uma fanfic (original) um bilhão de vezes melhor que isso aí, não foi escrita por uma menina de 12 anos mas ta valendo, temática LGBT tbm → https://fanfiction.com.br/historia/335844/A_Casa_Das_Mascaras
João 18/09/2016minha estante
Resumiu tudo o que eu penso, haha.

Iza 14/01/2018minha estante
Uau que forte, deve ser um lixo mesmo HAHAHAHAHAHAH

Débora 07/02/2018minha estante
Nunca concordei tanto na parte das fanfics serem melhores mds.

Leukarty 16/12/2015

Importante para uma época...
Uma escrita fraca, com diálogo bobos, durante a leitura tive momentos que pensei que livro ruim, isso não tem sentido, porque to lendo isso mesmo... mais mesmo sim quis saber onde todo esse drama ia acabar e conclui bem fraco!!! mais não deixo de ver a importância desse livro para a época que foi lançado.

RoberK 03/10/2015

Comecei... nem quero terminar
Foi muito bem indicado, mas estou achando a história forçada, diálogos pobres e super fantasiosos, por enquanto, estou achando tudo muito vago e parece que a vida gay é só sexo e putaria e taras estranhas, fora a tentativa de deixar os gays machinhos.

Ora, se é para tratar de um assunto tão "polêmico", que tentasse ao menos não apagar um estereótipo criando outro.

Vou terminar porque não gosto de deixar livros pela metade.
Fernando.Monteiro 09/04/2016minha estante
O livro é heteronormativo, e isso me deixou profundamento irritado. Parece que o autor tem um medo descomunal de perder sua masculinidade. Fraco e grosseiro esse livro.

Aryane 10/09/2015

"Cara, cara, cara, cara..."
Eu tenho um certo cuidado nas minhas resenhas, porque acho que todo livro merece ser lido. Digo isso como leitora e como autora. Então procurarei as palavras certas para resenhá-lo.

Marcus, um menino de dezesseis anos, se apaixona por Renato, até então heterossexual, noivo de Beatriz. Com a convivência, eles descobrem como é ser homossexual em uma sociedade preconceituosa, tendo que esconder seu relacionamento e sentimentos das pessoas.

O livro é basicamente isso. O terceiro travesseiro é uma parte que se descobre ao longo da história e se eu contasse aqui, contaria o livro inteiro.

Acho que o autor infantilizou diálogos, não explorou bem o tema e eu terminei de ler, como se acabasse de passar por um corredor branco. Um livro que traz como pano de fundo a homossexualidade, poderia ser melhor trabalhado, até mesmo para quem é preconceituoso e se arrisca a lê-lo. E, mesmo eu sendo absolutamente a favor das relações homoafetivas, ler que um personagem colocou esperma em um vitamina é meio nojento.

Muita coisa ali poderia ser descartada, principalmente a repetição da palavra "cara" (olha que eu sou carioca e uso a gíria com certa regularidade, mas nem tanto assim) e o nome do outro, nas falas. A impressão que me deu é que o autor enfatizava nomes para que o leitor não se perdesse nos diálogos (como se um enredo pobre desse fizesse a gente se perder). O final mostra claramente que houve uma preguiça em dar um fim digno à trama.

Esse livro só serviu para matar minha curiosidade, já que desde a época da escola se fala sobre ele (naquela época era um escândalo). Já li livros gls melhores que esse.

Não indico.

site: amoremletras.wordpress.com

Guilherme 08/09/2015

O inferno são os outros
De longe, é o melhor livro com temática GLS que eu li. Não porque é bem desenvolvido, ou porque narra as coisas perfeitamente bem. Pelo contrário, a narrativa é simples, feita pela visão de Marcus, e as cenas são típicas de famílias brasileiras. Mas o livro passa uma realidade, passa um sentimento que você percebe que é verdadeiro.

Até que entra uma terceira pessoa na relação de Marcus e Renato. Isso alegra alguns, deixa outros furiosos. E isso me fez levantar uma questão: até onde outras pessoas interferem em uma coisa, simplesmente por não acharem certo? Como aconteceu no caso de Marcus e Renato. Simplesmente por serem dois homens, interferiram na felicidade dos dois, sem pensar nas consequências. Sem pensar que aquilo podia arruinar a vida deles. Não ligaram para os sentimentos, para a felicidade, apenas para o certo, segundo a sociedade. Até quando o "certo" vai ficar em primeiro lugar?

É um livro emocionante, digno de uma adaptação para filme. (contanto que cortem as cenas picantes, que são várias) É um livro pequeno, eu consegui ler em uma tarde.

E quem quiser uma motivação para ler, vou colocar aqui algumas frases tiradas do livro, que eu amei.

"Se a felicidade pudesse ser medida em aura, a minha com certeza, disputando com o sol, iluminaria toda a praia."

"– Renato, por que de prata?
– É diferente... é jovem... é atraente... Como alguém que conheço..."

"A felicidade que sentia era tão intensa, que às vezes me deixava assustado. Sempre ouvia meus pais se referirem à felicidade como algo distante, e sempre, sempre como alguma coisa do passado."

"Naquele momento, uma certeza me veio à cabeça: Deus jamais condenaria um amor tão verdadeiro como o meu. Um sentimento puro como este, desprovido de qualquer preconceito, egoísmo, inveja, nojo ou seja lá o que mais, não pode ser pecado. Deus teria de ser insensível para me condenar ao inferno."
ViiMOreno 01/12/2015minha estante
que lindo kra :"(

Nicolazsilva 23/01/2016minha estante
bem isso....

Roberto 23/07/2015

Decepcionante!
Sempre ouvi falar muito bem desse livro, mas me decepcionei muuuuito! Os acontecimentos em si são interessantes, te fazem imaginar coisas, o final emociona, porém para por ai. Sendo um livro de temática gay, eu esperava um melhor desenvolvimento dos fatos, mas parece que eles são apenas jogados ali, sem muita explicação. As cenas de sexo, que são muitas, fazem o livro, principalmente no começo, parecer um conto erótico e o modo como o autor usa o nome dos personagens, praticamente em cada um dos diálogos, chegou a me irritar profundamente, afinal, quem usa o nome da pessoa com quem está falando repetidamente? Tipo, oi Renato, eu sei Renato, tudo bem Renato, que saco Renato! Não é um livro totalmente ruim, mas poderia ser muuito melhor.
Cy 25/07/2015minha estante
Esses dias tentei deixar um comentário umas três vezes e o Skoob comeu minha mensagem. Vamos ver se agora vai...

Li este livro há vários anos. Não me lembro de praticamente nada dos detalhes (mas tenho bastante vívido na memória o hambúrguer e a vitamina u.u).
A temática do livro é super importante, principalmente por ser um dos primeiros gls nacional, mas o autor é muito ruiiiiiiim. Deuses! Não sei se você teve a mesma impressão, mas pra mim ficou claro que discutir a temática era a menor preocupação do cara. Ele escreve meia página sobre conflitos importantes dos personagens, e duas folhas detalhando cada uma das cem mil cenas de sexo. As situações-problemas não têm uma construção mais profunda, os diálogos dão um banho nos das novelas mexicanas... aff, é tanta coisa que ficou largada e mal aproveitada nesse livro que é uma pena.
E eu também lembro que fiquei com a impressão de que trocaram o autor no finalzinho do livro. Tentaram dar um ar mais sério e tal, mas a impressão ruim que o livro no geral me deixou é mais forte na lembrança. Decepcionante mesmo.

Roberto 06/08/2015minha estante
Como conversamos aquele dia...livro horrivel! haha Podia ser muuuito melhor, mas preferiu se tornar só um conto erótico barato

Everton.Ribeiro 23/06/2015

Romance homossexual interessante, envolvente, porém, não recomendado para pessoas emotivas e com tendências depressivas.

Beto 03/06/2015

Decepção define!
Este livro ocupa o primeiro lugar na minha lista de decepções literárias. Após tanto ouvir elogios e observar a fama desse livro entre os de temática gay resolvi lê-lo; mas Não tenho palavras pra expressar minha frustração, não consigo entender o porquê deste livro ser tão elogiado. Tem péssimos diálogos, extremamente mal elaborados além da escrita do autor que é nada mais do que lamentável. Li o Apartamento 41 também do Nelson, escrito posteriormente ao 3° T, e acredito que ele melhorou muito, mas ler este título foi sofrível. Não recomendo a leitura!!!

Edmilson Filho 15/05/2015

Mais que algumas páginas...
Sabe aquele tipo de livro que você começa a ler e não consegue mais parar até ter devorado a última página e quando isso acontecer tem depressão pós-livro a ponto de querer voltar e ler novamente? Sempre ouvi recomendações do livro mas nunca havia parado de fato para ir atrás da leitura. Depois de então reconheço e me arrependo de não ter ido atrás antes. Já entrou para minha biblioteca pessoal de livros favoritos. Parabéns ao autor. Super recomendo.

Ítalo Dantas 07/05/2015

“Definitivamente, nós nascemos um para o outro. Para mim, não existe vida sem ele.” - Nelson Luiz de Carvalho.
Eu amo esse livro.
Eu descobri “O Terceiro Travesseiro” através de outra pessoa, e a agradeço muito por isso, em minha opinião, esse é aquele livro de poucas páginas, porém que te conquista a cada palavra.
Li esse livro há um ano, mais ou menos, não me recordo de cada coisa que li nele, porém das partes que mais gostei eu recordo perfeitamente, lembro-me de tudo que Marcus e Renato fizeram juntos e amo, como no final, depois de tudo acontecer, o autor conseguiu me conquistar, colocando “O Terceiro Travesseiro” no topo da minha lista de livros favoritos.
Nunca fui uma pessoa de chorar com livro, porém – Quem é meu amigo sabe, falo bastante isto –, com “O Terceiro Travesseiro”, eu quase chorava em todas as partes, então isso meio que contou vantagem para ficar no topo. Acho que quem ler achará que é, de fato um livro erótico, mas eu não concordou, tem sim, cenas eróticas, mas as demais histórias que contam. O que eles passam ao se assumir, até que Beatriz entra, posso afirmar sem estar equivocado, odeia esta menina.
Então, “O Terceiro Travesseiro”, recomendo sem nem ao menos hesitar.

site: http://wonderstruckliterario.blogspot.com.br/2015/05/resenha-3-o-terceiro-travesseiro.html