O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

@alephbookworm 21/03/2019

O livro tem uma temática importantíssima, tem uma história maravilhosa, mas a escrita deixou muito a agradar, os diálogos ora pareciam muito seco ou muito artificiais. Entretanto, vale muito muito a pena a leitura!

Karamaru 02/03/2019

UM TRIÂNGULO (ESCALENO) AMOROSO
Certa vez, ao ler a sinopse de "O terceiro travesseiro", de Nelson Luiz de Carvalho, confesso que a curiosidade refulgiu em mim, mesmo porque narrativas que exploram relações que extrapolam a heteronormatividade não surgem todos os dias nos anais da literatura tupiniquim. As razões para essa lacuna são as mais variadas, e não me convém explicitá-las nesta "microrresenha".

Desde o seu lançamento, o livro parece ter assumido um posto de "'clássico' underground" da internet. Era (talvez ainda seja) muito comum ver referências a ele em blogs e em outros sites. Pode ser uma impressão eminentemente minha, mas a obra carrega consigo ecos da década de 90, talvez principalmente pelo fato de ainda abordar a homoafetividade sob um viés maniqueísta e verborrágico.

Sem surpresas, o livro narra um conturbado e rocambolesco triângulo amoroso entre três jovens paulistanos de classe média. Tudo parece clichê e mesmo o que poderia ser a "grande revelação" do livro não fugiu à regra, na minha opinião de leitor. Mas, se os clichês incomodaram, muito mais o fizeram a construção e o ritmo da narrativa.

Há trechos do livro que me remeteram aos saudosos contos eróticos da web. Certas atitudes das personagens, por mais possíveis que fossem nesta nossa matrix, careceram de sutileza e razoabilidade para dar-lhes verossimilhança. Alguns diálogos me soaram pueris, e as problematizações que foram apresentadas pareceram às vezes relativizadas por paliativos práticos. Como num grande novelão, momentos de tensão e calmaria se alternaram, todavia as mudanças de cenário às vezes me pareceram bruscas.

Terminei o livro com uma estranha sensação de incompletude. Nenhuma personagem me cativou. Tudo me soou artificial (digo "tudo" sem querer exagerar!). Uma leitura fastiosa, que me pareceu datada, submersa nos idos dos anos 90. Nem sempre tem-se leituras memoráveis. Infelizmente, acontece.

Lapique 26/12/2018

O terceiro travesseiro, Marcus!
O depoimento do autor logo no começo sobre ter escrito nos locais reais onde as cenas se passaram e que não deixou passar nenhum detalhe das tratativas com a pessoa que viveu esse romance não condiz com a sua escrita e nem com a narrativa da história.

A repetição dos nomes a cada fala e a falta de construção correta da personalidade de cada um são motivos pelos quais o livro se torna enjoativo, mas como é quase que uma leitura ?obrigatória? porque em qualquer livraria que você pergunte este é o primeiro indicado tive que ler.

Não vou mentir em falar que chorei e ri muito! Alguns pensamentos que todo LGBT tem foram escancarados, diferente de outros livros de romance gay jovem, mas a escrita deixa muito a desejar.

Fica a dica para quem quer ler romances gays: ?1+1? e ?a minha versão de você?.

Eder M. 11/12/2018

Foi o primeiro livro de temática gay que li, então achei incrível. Hoje em dia sei que não é tudo isso, mas ainda assim é muito válido lê-lo. Boatos que o livro se trata de um famoso que morreu nos anos 90, por isso é meio raso, para deixar poucas pistas.

antribeiro 15/11/2018

Cada página é um gatilho de surpresa , o livro não é parado a história se desenrola e anda como deve ser .
Sem se falar no final que é de tirar o fôlego , parar o coração e arrancar lágrimas dos olhos .

Dani Gazaniga 13/11/2018

O Terceiro Travesseiro
Marcus aos poucos descobre gostos e vontades que geram algumas dúvidas em sua vida.
Compartilha destas vontades com seu melhor amigo, Renato. Juntos se descobrem em novas vidas.
Com tantas opções de sentimento pelo mundo, eles escolhem seguir o mais importante, o AMOR!
Beatriz chega como quem não quer nada e aos poucos, com o auxílio da chegada de Rafael, acaba formando parte desta família.
A história é tão incrível e intensa que tive o privilégio de me sentir dentro dela. Entre paixão, risadas, desejos, felicidades e choro.
Gratidão pelo autor proporcionar esta história verídica. Tornou-se um dos meus livros favoritos.

Jefferson 16/07/2018

Marcus é um jovem da classe média paulistana, o qual sente e descobre o amor que possui pelo seu melhor amigo, Renato. Numa fase de descobrimento, Marcus e Renato precisam encarar a família e a sociedade ao que diz respeito ao amor que um sente pelo outro. Além disso, compartilham suas fantasias amorosas, e com o aparecimento de um terceiro personagem, Marcus e Renato experimentam novas formas de prazer e encaram outros impasses decorrente das suas ações.

Apesar de o autor tratar de aceitação por parte da família e sociedade, demonstrando todo o processo fielmente como ocorre na realidade, o personagem Marcus, desenvolvido pelo autor, parece não entender que sentir atração por alguém do mesmo sexo não se trata de uma opção, e sim de uma orientação sexual.

"Que a minha nova opção sexual não havia me transformado em nenhum Frankstein." ㅤ

O autor retrata um fator que ocorre na aceitação por parte da família: a discrição da pessoa gay. O que me deixa impressionado é que o personagem principal, Marcus, acha esse tipo de coisa como sendo normal, ele aceita essa condição imposta pelos pais de esconder do mundo o que ele é. Eu gostaria que Marcus quebrasse essas barreiras, mas não é o que acontece.

Por todo o livro podemos observar diálogos longos, nos quais não são expostos as posturas dos personagens ao serem dito por eles alguma coisa. Tudo o que acontece ocorre rapidamente. Toda cena é rápida. Além disso, há muitas cenas de sexo, chegando a ser cansativo, enjoativo.

Por vezes o leitor fica em dúvida a respeito das características físicas e psicológicas de alguns personagens, já que muitas delas não são apresentadas. E a descrição detalhada do ambiente e dos próprios personagens são ruins, e muitas vezes senti falta de algo mais detalhado e desenvolvido.

site: https://www.instagram.com/heyyjefferson/

Valeria 12/01/2018

estou abalada com esse final

Deise 26/08/2017

?Marcus é um garoto de 16, que é apaixonado por seu melhor amigo Renato desde os 13 anos. Certo dia, Marcus toma atitude e se joga para cima dele, que a propósito não resisti ao seus toques. Após algo rolar entre eles, viram mais do que apenas amigos.
?Conforme vão se conhecendo de uma forma que ainda não se conheciam, decidem abrirem o jogo para os seus país, que ficam histéricos com o fato de seus filhos serem homosexuais e perdem a cabeça.
?Algum tempo depois, os país de ambos os garotos começam a aceitar melhor a situação. Porém, para poderem ficarem juntos eles precisam ter um relacionamento secreto, sem demostrações de afeto em lugares públicos, ou em frente a membros da família.
?A verdeira confusão começa quando surgue um terceiro personagem, e dai um triângulo amoroso.
?O livro é narrado em primeira pessoa por Marcus. É um livro intenso, e o fato de ser baseado em uma história real contribui para isso. Ele mexeu bastante comigo, muitas vezes me vi no lugar de um dos personagens.
?A leitura fluiu, li o livro em menos de um dia, e quando acabou fiquei arrasado. Esse ao contrário do último romance LGBT que li é um tanto trágico, e com um final nada feliz.
?O que me deixou muito irritado foram as atitudes dos país de Marcus. Eles fazem com que seu filho esconda seu amor do mundo, como se fosse uma coisa errada amar alguém do mesmo sexo.
?Uma coisa me deixou extremamente feliz, Marcus e Renato não sentem vergonha de seu amor, e mesmo vivendo escondidos conseguem ter uma boa relação.

Guh 24/08/2017

Vai fazer você chorar
Um romance gay muito lindo, e trata de vários assuntos desde como é a vida de um homossexual, de como é se assumir pra família de como a família lida com isso, até as vidas de garotos de programas. É um romance de idas e vindas entra uma pessoa no meio desse relacionamento, e no final acabam vivendo os três juntos. Esse livro é muito lindo e triste, chorei muito lendo ele!

Fernando - @ExploradorLiterário 09/03/2017

Como quase todas a minhas resenhas eu não sei por onde começar, e é difícil falar de uma história como essa sem dar spoilers. Porém eu vou tentar não contar muito da historia, e criar o desejo de você lerem esse livro, que particularmente adorei.
Bem, para começar já quero avisar aos meus queridos leitores, que esse livro se trata de um romance homossexual, e quem não tem a mente aberta não será um bom livro.
Como a capa já diz, sobre um terceiro travesseiro já da para pré supor que seja um triangulo amoroso, e sim esta certo quem pensou isso, e outro detalhe que me chamou muita atenção é o fato de ser um romance verídico, ao decorrer do livro você perce que não é uma jogada de marketing e que realmente esta historia é verdadeira, devido a riqueza de detalhes.
Esta obra, conta sobre o romance de Renato e Marcus, dois amigos que se apaixonam e fazem de tudo para para viver esta linda historia de amor, porém ao decorrer entra uma terceira personagem Beatriz, que vem ocupar o terceiro travesseiro nessa historia. A chegada desse terceiro personagem, ele abala bem o jovem casal, primeiro por Beatriz ser ex- namorada de Renato e segundo o motivo que ela se envolve com o casal (leia o livro pra descobrir)
Durante a leitura, sinto Nelson, passando uma visão sobre dois tipos de traição: a premeditada e a impulsiva. Para entender melhor, a premeditada, ela geralmente causada pelo terceiro individuo, ele usa táticas de sedução para que o alvo entra em deslize, e ataca a face egoísta e manipuladora do ser humano. E a impulsiva, geralmente ocorre pelo traidor, que se deixa levar pelo calor momento, pelos hormônios e de forma impulsiva trai sem pensar nas consequências futuras.
É uma leitura que eu recomendo, pois trás vários questionamento sobre aceitação, o certo e o errado, sobre o polimor, sobre tudo que fazemos para conseguir o que queremos.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/02/o-terceiro-travesseiro.html

Eduardo Sbrana 26/12/2016

Bela história de amor retratada em uma péssima escrita
“O Terceiro Travesseiro” é um livro que conta a história de dois adolescentes, Marcus e Renato, e trata especialmente sobre a descoberta da sexualidade, do amor e sobre como enfrentar um amor rotulado como “proibido" pelos costumes da sociedade da época.

É uma obra extremamente simples e rápida de se ler (li o livro em uma só tarde), que em muitas partes me fez mergulhar de cabeça, me comoveu, e apesar da simplicidade na escrita realmente me fez sentir os personagens, seja a felicidade ou a angústia vivenciada por eles. Torci do começo ao fim por Marcus e Renato e vibrei em cada momento de alegria compartilhada pelo casal. Muito bom poder vivenciar um pouco a intensidade do amor destes dois rapazes, mesmo com a decisão não convencional do relacionamento de ambos com “o terceiro travesseiro” (que pessoalmente não me agrada, mas que também não julgo a partir do momento em que é algo de comum acordo entre o casal).

Além disto, em momento algum me senti incomodado pelas cenas de erotismo (que são várias no decorrer do livro), embora estas possam sim não agradar as pessoas um pouco mais conservadoras. Entretanto, senti que um foco excessivo foi dado à situações um tanto quanto desnecessárias (qualquer um que ler o livro saberá muito bem de quais cenas estou falando) considerando o contexto geral do livro e o quanto o mesmo pecou na falta de aprofundamento de acontecimentos muito mais importantes do que detalhes íntimos. Na verdade, as próprias cenas eróticas e de sexo, embora em excesso de quantidade, pecam pela falta de qualidade, pela superficialidade e pela falta de sentimentos envolvidos. Se a quantidade das mesmas fosse reduzida pela metade, mas estas tivessem sido melhor detalhadas, com certeza o livro seria mais agradável.

Quanto aos principais pontos negativos do livro, destaco:

- Diálogos extremamente mal desenvolvidos (com repetição excessiva dos nomes dos personagens e uso de gírias irritantes) e secos;
- Acontecimentos muito pobremente detalhados e com potencial pouco explorado;
- Ritmo de eventos exageradamente rápido (tanto a construção do relacionamento dos dois, quanto o processo de aceitação da família e especialmente a tragédia final foram muito corridas);
- Falta de verossimilhança na história (aparentemente o livro é baseado em um romance verídico, mas senti que a história carrega um tom bem fictício em muitos momentos);
- O livro termina sem esperança, sem uma grande mensagem, mas de uma maneira puramente depressiva e que pra mim não representa o que realmente é um amor verdadeiro. Aparentemente há uma Parte 2 do livro que o autor está para lançar há tempos e que trata dos eventos posteriores ao final do livro, mas publicar um livro que termina de forma tão abrupta como é o caso deste é um enorme defeito.

“O Terceiro Travesseiro” foi o primeiro livro LGBT que tive a oportunidade de ler e que tive grandes expectativas a respeito, as quais infelizmente não foram atendidas. Embora tenha me apegado à história e aos personagens e tenha gostado da experiência de tê-la lido, os inúmeros defeitos do livro se sobressaem ao restante da história. A história de Marcus e Renato poderia facilmente ter sido grandiosa, mas a imaturidade na escrita do autor que não soube retratá-la com mestria não permitiu isso. Uma grande pena.

Aceito recomendações de outros livros do gênero LGBT mais satisfatórios.
Santana 01/03/2017minha estante
undefined

Marzinho 01/03/2017minha estante
Leia Giovanni! Estou muito de acordo com os pontos negativos. Fiquei decepcionado.

Neto.Viana 09/11/2016

É um livro fraco, super mal escrito e completamente desnecessário. A minha expectativa era alta, sempre que se fala em literatura LGBT, 'O terceiro travesseiro' é citado, mas me decepcionei em um nível hard.
É um livro bem bobinho com um final "emocionante"(que na verdade me deu raiva) super forçado, repleto de clichês, e personagens que não cativam. Uma das coisas que mais me incomodava era em cada frase de diálogo aparecer o nome de uma das personagens pra identificar quem estava falando, que irritante, existe diversas outras formas pra não fazer o leitor se perder nos diálogos.
A única coisa que salva no livro são as partes eróticas, consideradas bizarras e nojentas por boa parte dos leitores, pra mim funcionou super bem, creio que por ser uma pessoa de cabeça aberta quanto ao sexo e já ter realizado muitos dos fetiches descritos, não senti nenhum estranhamento, achei bem corajoso e ousado da parte do autor.
Não é um livro que recomendo, é BEM RUIM, sigo na minha busca pra encontrar um bom livro LGBT, aceito sugestões. :)