República luminosa

República luminosa Andrés Barba

Resenhas -

Livia M. 18/06/2022

Uma realidade social precária quando negligenciada se reverte em resultados violentos tanto físicos quanto psicológicos.
Texto surpreendente cheio de surpresas que leva a uma inevitável reflexão interior sobre o nosso próprio comportamento em circunstâncias similares.

Por que 32?

#voltaaomundoem50livros
5/50
Espanha

Nícolas Vieira 06/07/2020

República Luminosa e a quebra da infância
"[...] parecia que naquelas crianças havia uma alegria e uma liberdade que, de certo modo, as crianças “normais” nunca poderiam atingir, que a infância se expressava de forma muito melhor nas suas brincadeiras do que nas brincadeiras regradas e cheias de proibições que os nossos filhos faziam.”

“República Luminosa” de Andrés Barba é um romance de poucas páginas que conta a peculiar história de um assistente social que se muda com sua esposa e enteada para a cidade de San Cristóbal, a vida pacata e tranquila dos cidadãos deste lugar é transformado em caos quando 32 crianças, com cerca de 9 à 13 anos de idade, que não falam nenhuma língua conhecida surgem e com elas a violência e o medo se tornam presentes no cotidiano.
O que fazer quando nos vemos em meio à uma quebra dos valores sociais e do que esperamos das crianças e de sua inocência infantil? Como devemos agir quando os menores se mostram violentos a ponto de roubar e matar? Devemos domesticar esses “seres animalescos”?
O paradoxo desses questionamentos que trazemos com nossas expectativas tardias sobre o que é certo ou errado são o que mais perpetuam no decorrer do livro. Desde o início percebemos que nesta narrativa a proposta é entendermos quais são os modos de agir em meio ao caos de uma sociedade anárquica, onde não há um único representante, mas sim crianças que vivem à beira da marginalidade, nas ruas, sozinhas e sem a “domesticação social” que é necessária para que sejam aceitas em um mundo social.
Com um quê de “Capitães da Areia” de Jorge Amado, “República Luminosa” é um livro necessário, tanto para aqueles que creem na ressocialização, quanto para os que são extremistas em suas análises da infância e juventude.

“Para as crianças o mundo é um museu no qual os vigias adultos podem ser amorosos na maior parte do tempo, mas nem por isso deixam de impor as regras: tudo é maciço, tudo existiu desde sempre e veio antes delas. Em troca desse amor são obrigadas a sustentar o mito de sua inocência. Não apenas têm de ser inocentes, precisam representar essa inocência.”

site: https://instagram.com/hipnoseliteraria

joazevedom 12/07/2020

Mais do que esperava
Sempre vejo as pessoas comparando está história a Capitães da Areia de Jorge Amado. Apensar de gostar muito de Capitães pra mim essa história supera a de Amado. Um grupo de crianças abandonadas pela sociedade? Crianças que escolheram viver a suas infância de maneira livre e sem regras? Concordo quando dizem que o autor desmitificar a inocência infantil, mas como existir sendo criança num mundo de adultos que ditam as regras, as formas e as vontades? Recomendo muito!

Taísa Barbosa 30/08/2020

A história prende e a reflexão pode ir mais além do que a questão da infância, lembrando também a situação que imigrantes e refugiados.

CB 23/07/2020

GRATA SURPRESA [PACOTE DE TEXTOS JULHO]
Fiz a assinatura do Pacote de Textos para descobrir novos autores e me surpreender, este foi o primeiro e de fato uma grata surpresa.

O livro é completamente narrado pelo MC, este fala de um acontecimento que marcou uma cidadezinha do interior. Toda a ambientação tropical lembra muito as cidades interioranas brasileiras na década de 90 [independente da região].

Não achei a coisa mais espetacular do mundo mas achei uma leitura bem interessante, me diverti muito [ao longo do mes me comprometi a ler um capitulo por dia].
Mesmo compartilhando do ponto de vista do autor, achei que em determinados pontos ele devaneia, mas isso não tira o brilho [ou escuridão :P ] do livro.

A cereja do bolo para mim foi que o autor tratou de criar relatos, artigos científicos, entrevistas, etc... dando a entender que foi um caso verídico [fiquei na dúvida e me recuso a ir no google procurar e estragar :P ]

Recomendo que leia aos poucos todo dia, terá a sensação de uma mini-série ou novela que voce assiste sem muita pretensão, mas sempre que termina um capítulo você fica "e agora" kkk

Josue.Fagundes 12/12/2020

República luminosa
Livro rápido de se ler. Gostei bastante do livro, o mistério que acompanha a leitura do início ao fim consegue segurar o leitor. Um livro que me trouxe algumas reflexões.