O Relatório de Brodeck

O Relatório de Brodeck Manu Larcenet

Resenhas -

raf_dcs 23/04/2024

O ser humano não vale nada?
Um início confuso, muitos nomes, nomes em alemão, muitos relatos antigos, vai e volta no tempo o tempo todo mas eventualmente você entra no ritmo da história.
E os desenhos são como um presságio do que estar por vir, desenhos sombrios e profundamente angustiantes que mostram rostos tristes e rostos de seres humanos porcos.
Terminei de ler o livro me sentindo frustrada, havia acabado de ler mais um exemplo de como o ser humano não vale nada, que mesmo depois de ter sido testemunha de uma das piores atrocidades da humanidade o ser humano não aprende nunca e a felicidade do outro incomoda, principalmente quando o outro é um estranho.
O fim é um alívio, como se você finalmente estivesse indo embora daquele vilarejo amaldiçoado.

Cristiano.Cruz 23/03/2024

Comportamento de Massa
Levei um tempo para concluir a leitura deste título, não pela sua densidade ou pelo cenário claustrofóbico e inóspito que se torna cada vez mais perturbador a cada virada de página. Essa característica permeia toda a obra.
Manu Larcenet evoca o pior da natureza humana. A narrativa de Brodeck, com suas oscilações, possui a rara capacidade de cativar o leitor do começo ao fim, abrangendo os dois tomos contidos na edição brasileira.
O que retardou a leitura foi o formato digital, responsável pela falta de imersão. Por mais que tentasse, não conseguia me envolver como com o livro físico; a tela impedia o avanço.
No entanto, O Relatório de Brodeck oferece muito mais do que o hype gerado em torno do título. As múltiplas camadas exploradas através do errático comportamento "humano" fazem do Relatório de Brodeck uma grande obra que justifica uma nova republicação pela editora Pipoca e Nanquim.

GiSB 07/03/2024

Seco, amargo, cruel e desumano
Assim caminha a humanidade. O pior do ser humano, a selvageria torna-se companheira diuturna nesta HQ sobre guerra, sobre segredos, sobre esquecer, sobre lembrar, sobre pecados jamais confessados.

Duro, cruel e real. A guerra traz à tona o mal intrínseco a todo ser humano. Traição, instinto de sobrevivência, culpa, são todos imagens de uma turba insandecida em busca não de redenção, mas de sobrevivência e conveniência a todo custo.

O diferente é o mal e precisa ser extirpado do meio social de uma pequena aldeia invadida por uma tropa nazista no fim de guerra.

Chocante, mas previsível. Tocante, emocional, mas amargo.

Leonardo1263 23/09/2023

Tenso, tenso e tenso!
Tive o prazer de devorar o quadrinho alternativo, O RELATÓRIO DE BRODECK. Uma adaptação de @manularcenetestamour da obra de Philippe Claudel. Edição fantástica trazida pela @pipocaenanquim

Por aqui o leitor é jogado em meio a um vilarejo entre as montanhas, lugar pacato e afastado, algum lugar próximo da Alemanha pós 2ª Guerra para ser suficientemente afetada por esse momento. Brodeck funcionário do vilarejo é responsável por registrar tudo sobre a fauna e a flora do local, um trabalho muito tranquilo.

No dia errado, na hora errada, Brodeck vai até a mercearia local e encontra todos os homens reunidos, após um acontecido... Agora, intimidado e encurralado pela massa de homens nervosos, Brodeck é encarregado de fazer um relatório do acontecido, um relatório conveniente, um relatório da "verdade" sobre o que aconteceu naquela noite.

Brodeck se sente ameaçado, se sente perseguido, as palavras possuem poder, e se manipular da forma errada isso pode comprometer sua vida. Ser o único inocente no meio dos culpados, é tão ruim quanto o inverso.
Além da verdade desconfortável que o protagonista carrega, as indiretas, os olhares e intimidações, Brodeck em meio ao relatório narra a história de sua vida, os 2 anos que passou no campo de concentração e todas as atrocidades que o ser humano é capaz de fazer.

Além da história por si só ser algo fantástico, Manu Larcenet trabalha com uma narrativa gráfica como poucos. Em muitos quadros sem diálogos, o silêncio incômodo e o sentimento de perseguição e um sentimento de certa claustrofobia atinge o leitor direto no peito. Tudo tem muita significância, todos os olhares, todo aquele silêncio em meio ao frio e a neve, é tão acusador e vigilante quanto qualquer discurso... E tudo porque o novo incômoda, o outro, o diferente, sendo ele bom ou não.

Tê-lo por perto causa desconforto e se torna inconveniente. Faz com que comparemos a nós mesmos e deixa nossa consciência mais pesada.

EduardoCDias 21/09/2023

Perturbador
95% fiel ao romance e com traços bonitos e perturbadores com alguma licença poética, essa obra dá imagens ao romance perturbador de Claudel, mostrando o lado obscuro do ser humano. Uma aldeia isolada no pós guerra não assimila bem a chegada de um visitante exótico.

Fernando 04/07/2023

De todos os perigos, a memória é um dos mais terríveis
As pessoas podem se tornar naquilo que mais desprezam, ou um gatilho pode despertar o abismo que podem possuir sem mesmo saberem? Esta estória de xenofobia demonstra o quanto isso pode ser verdade...

Yuri93 09/06/2023

NOSSA!
O Relatório de Brodeck trata-se do mais puro caso de dissonância cognitiva
Pesado, claustrofóbico, melancólico. Nunca li uma HQ de tanto impacto.

E dizem que o livro é ainda melhor?

Emilly473 03/04/2023

É interessante o modo em que o leitor é envolvido com a história, fazendo com que ele queira saber mais sobre o que irá acontecer e o que aconteceu no passado.

Cris 27/03/2023

A natureza humana
Apesar de não ter muitas falas no início do livro, as figuras me deixaram completamente imersas naquele ambiente. Uma arte maravilhosa e pesada, que retratou a história muito bem. Aqui você verá temas essenciais sobre a natureza humana, além das repercussões decorrentes das escolhas que fazemos em nossas vidas.

marcosm 30/12/2022

O relatório Brodeck
Impressionante! Arte de tirar o fôlego e a história cheia de tensão. Recomendo muito!
Brodeck volta de um campo de concentração para sua aldeia e é encarregado de escrever um relatório sobre um estranho que passou por ali recentemente.

Eduardo 25/09/2022

Inesquecível
Acho que serão precisos muitos dias para digerir o que essa obra exprime sobre a identidade humana.

Traços incríveis, com certeza uma das melhores leituras do ano.

T.N.T.Rock 07/07/2022

Uma das melhores Hqs da Pipoca e nanquim.
A qual ponto a maldade humana pode nos levar? Como os traumas de uma guerra podem afetar um povo? Brodeck é conduzido por todos os tipos de amarguras e provações e consegue no meio desse terror distinguir o que é mal e o que é bom, como um verdadeiro sobrevivente ele nos conduz entre o pior que um grupo de pessoas podem fazer quando se sente ameaçados, e conseguir sair deste tormento levanto as cicatrizes e continuando com sua essência, sem dúvidas essa Hq é uma das melhores edições do vasto catálogo da editora Pipoca e Nanquim.

Cilmara Lopes 27/02/2022

Que leitura intensa!
Ler essa história é uma experiência bem marcante.
A arte é deslumbrante, o tom escuro capturando o frio extenuante e representando de forma brilhante a culpa do pequeno vilarejo.
Uma culpa que sentimos pairando sob a leitura, porque estamos lendo o relatório de Brodeck.
O tal relatório.

Vanessa 17/01/2022

Esplêndido!
A narrativa e o desenho foi me conquistando aos poucos, não deu para entender tudo no início mas fui levando. Ao longo do enredo, as coisas foram se costurando, um suspense foi se criando, as desconfianças do protagonista começaram a ser também as minhas desconfianças... Quando percebi, estava 100% cativada na narrativa e totalmente embasbacada com os detalhes e os diálogos.
Terminei a leitura com vontade de reler tudo, o que comecei a fazer imediatamente.

Não conheci a obra original, mas essa adaptação parece ter sido feita, de fato, com maestria.

Tutu 22/12/2021

Li este livro a muito tempo atrás e não garanto que entenderia mais do que entendi na época, mas, de um jeito ou de outro não acho que amaria esse livro mais do que o amo.
Lembro vagamente de tentar enteder sua história e seu final, acho que nunca consegui de fato, mas mesmo sem entender ele é um dos meus prediletos, um dos que não trocaria por nada, se pudesse fazer todas as pessoas do universo lerem algo, seria isso.