Anna Karênina

Anna Karênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Renata Tomaz 13/12/2023

"Anna Karenina," escrito por Liev Tolstoy, é uma obra-prima da literatura russa que explora temas como amor, moralidade e sociedade. A trama intricada segue a vida de Anna, uma mulher da alta sociedade, enquanto ela enfrenta dilemas morais e consequências devastadoras de suas escolhas. Tolstoy tece uma narrativa rica, oferecendo uma profunda reflexão sobre a natureza humana e as complexidades das relações interpessoais na sociedade do século XIX na Rússia.

dudapisano 08/12/2023

Novelão
Que experiência fantástica foi essa leitura, acompanhei como se fossem capítulos de uma novela, onde é travado romance, filosofia (muita) política, reviravoltas e uma narração digna de um dos maiores nomes Russos - Liev Tolstoi.

Um livro que te faz pensar na vida e na morte, abordando temas da época (e que são tão atuais!)

Obrigada ao personagem Lievin, que me fez ter vontade de ler até o final, acredito que um livro bom é aquele que você lembra em situações cotidianas, e a maioria de suas cenas passaram na minha mente durante esse mês de novembro e tenho certeza que carregarei por tantos anos na memória.

Miss V 04/12/2023

Com certeza, um dos livros mais complicados que eu já li. Não pela escrita, que é até bastante simples, mas pela total antipatia e até aversão que senti pelos personagens secundários. Como o autor passa a maior parte da livro desenvolvendo essas tramas paralelas, me vi forçada a pular várias partes, o que para mim é quase um crime. Mas o que mais eu poderia fazer? A vida é muito curta para ler mais de 800 páginas de algo que eu não curti.
Sim, eu sei. Esse livro não deve ser encarado como uma história de amor, e sim um retrato social da época. Aliás, esse constitui outro problema: por ser um livro escrito no século XIX, é difícil simpatizar com ideias tão retrógradas. Tipo, eu queria revirar os olhos toda vez em que se falava da benevolência de Alexei Alexandrovich, um dos personagens mais odiosos e chatos de todos os tempos.
Apesar disso, é um excelente retratado da hipocrisia, inveja e machismo que reinam até hoje.
Incrível como em pleno século XXI as pessoas ainda vêm a Anna como a culpada, a vilã. Assim como Madame Bovary, Anna é a vítima. Vivendo em uma sociedade patriarcal e machista, onde a mulher é vista como um ser inferior, um objeto, uma propriedade, sem direito à liberdade. "Ah, mas ela é adultera" Assim como os homens da época. A diferença é que, para os homens não havia qualquer consequência. Ao contrário, era visto como algo natural, quase um direito. Anna foi feita prisioneira, desde menina, a um casamento sem amor com um homem com idade para ser seu pai. Quando finalmente encontrou o amor, os hipócritas invejosos da sociedade fizeram da vida dela um inferno. Ao contrário do restante da sociedade, Anna e Vronsky ousaram viver seu amor sem mentiras, sem dissimulações, e foram punidos por isso.

Serpassan 03/12/2023

A vida é uma ilusão.
O livro em si é um minucioso desvendar dos sentimentos dos personagens que vão e vem em sequência ininterrupta... Até o final do do livro.

Angela400 24/11/2023

Um novelão
A gente se envolve, cria intimidade com os personagens. Tolstoi arrasa nas caracterizações dos personagens. Gente como a gente. Muitas reflexões interessantes. Amei. Livrão.... Ressaca gigante depois que acaba...

@eu_rafaelfa 20/11/2023

Indispensável
Sem palavras. Esse livro me arrebatou de uma maneira que eu nunca pude imaginar. Personagens tão fascinantes envoltos em complicações tão casuais... E mesmo assim tão aflitivas!
Entramos não só nos pensamentos de cada um, como também podemos sentir o que sentem. E ainda assim, como que uma folha que ganha a direção do vento que a sopra, está fadada a repousar sobre a terra.
No fim, "de repente, todos viramos canoa" ?. Só quem ler entenderá.

Neila Porto 15/11/2023

Recomendo!
"Anna Karenina" de Leo Tolstoy é um romance clássico que mergulha nas complexidades do amor, da sociedade e da condição humana. Tolstoy cria personagens vívidos e cativantes, explorando suas paixões, desejos e conflitos internos. Com uma narrativa rica e detalhada, o autor nos transporta para a Rússia do século XIX, oferecendo uma visão profunda sobre os valores culturais e as relações interpessoais da época. "Anna Karenina" é uma obra atemporal que continua a encantar os leitores com sua profundidade psicológica e sua reflexão sobre as escolhas que fazemos em busca da felicidade.

Wagner254 04/11/2023

Clássico é clássico
CONFESSO, NÃO ME ENCANTEI LOGO DE INÍCIO, MAS CONFORME FUI LENDO, ACABEI ME APAIXONANDO COMPLETAMENTE POR ESTE MONUMENTO LITERÁRIO.

PERSONAGENS COMPLEXOS E CHEIOS DE PECULIARIDADES, CONVERSAS FILOSÓFICAS REQUINTADAS, RIQUEZA EM DETALHES DA POLÍTICA E SOCIEDADE RUSSA DO SÉCULO XIX (TUDO ISSO, NA MEDIDA CERTA, SEM NOS CAUSAR NÁUSEAS).

O QUE POSSO DIZER? CLÁSSICO É CLÁSSICO....

Caio.Silas 04/11/2023

A maior obra sobre uma paixão já escrita
Lembro-me da primeira vez que li Anna Karênina. Passava por dias turbulentos e procurava qualquer coisa para ler. Abandonei-a pouco além das 50 páginas e teria feito o mesmo com qualquer livro. Mesmo assim e nessas poucas folhas, ao menos uma vez fui arrebatado e senti estar na própria Russia czarista.

Quando fiquei em paz e finalmente voltei a lê-la, fi-lo numa rapidez à qual não lembro de jamais ter tido em um livro dessa extensão, a não ser no IT de Stephen King, uma obra de linguagem e enredo juvenil, fácil de ler.

Tolstoi é simples de ler, ainda assim não há escritor em toda Rússia que se compare a ele em seu virtuosismo e sensibilidade. Não se trata de gostos pessoais ou opiniões, qualquer que conheça a literatura russa saberá que de todos Tolstoi é o maior. Eu que prefiro Gógol não tenho dúvidas disso.

Liviacozy 03/11/2023

Ninguém se salva
Anna Karenina é um livro que me fez odiar/amar todos os personagens. A Anna é uma egoísta e dramática, o Karenin é um chato que não perdoa a esposa, o Vronsky é um galinha que não assume a responsabilidade, o Levin é um nerd que fica filosofando sobre a vida (um coitado, não tenho nem o que falar sobre ele), a Kitty é uma sonsa que fica esperando o príncipe encantado, o Oblonsky é um safado que trai a mulher, a Dolly é uma trouxa que aceita as traições do marido?

Não tem ninguém que se salve nessa história. E justamente por isso que eu ADOREI, Eu acho que eles são complexos e humanos, e que têm suas qualidades e defeitos. Eu acho que os personagens representaram diferentes aspectos da sociedade russa do século XIX, e que enfrentaram dilemas morais e existenciais complicados. Eu acho que eles merecem compreensão e empatia, mesmo que cometam erros e façam uma chuva enorme num copinho de café.

5/5 ??

Renata_ Pandora 03/11/2023

Anna Kariênina é cheio de emoções, tradições, paixão, amor e traições. Um turbilhão de emoções e muito bem escrito. Um começo chato, mas uma história incrível ?

tha_altieri 30/10/2023

Parece chato, mas juro que não é!
Li esse livro praticamente por obrigação, para fazer um trabalho escolar quando ainda estava no ensino médio. E mesmo assim me envolvi MUITO com a história, muitos criticam a personalidade da protagonista mas para mim ela é um grande símbolo de liberdade.

Hayke.Alles 24/10/2023

Melhor que Avenida Brasil
Falando sobre o ritmo de leitura, no começo é complicadinho pra pegar o embalo, mas depois vai que vai, você até começa a falar chique shuahsuashua

No começo eu fui bem, aí cheguei nos 60% e travei, não li mais nada e não fiquei sem pegar no livro por um mês, aí depois achei ele jogado e pensei eu li esse calhamaço até aqui e vou terminar, aí levei mais uns três dias lendo sem parar pra terminar e finalmente acabei, maior livro que eu já li.

Essa obra mergulha na vida de cada personagem e ela não são 100% mocinhos e nem 100% vilões, no início você começa amando um e no final já está odiando e vice-versa, cada personagem tem seu ponto de vista, sua forma se ver o mundo e vive suas próprias angústias.

Um ponto importante é também entender como vivia a aristocracia russa naquela época, seus costumes e como se relacionavam.

Enfim uma obra um pouco difícil de engatar mais que vale muito a pena e que vai ficar por muito tempo na minha memória, recomendo.

Obs. O final é bom demais
Vehalcantara 25/10/2023minha estante
Tua resenha me deu forças pra um dia encarar esse calhamaço kkkkkk

Hayke.Alles 26/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk boa sorte, eu li a maior parte por audio book fazendo caminhada kkkkk