Анна Каренина (Anna Karenina)

Анна Каренина (Anna Karenina) Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Rebecca.Lucena 07/04/2023

Arrebatador. Não tenho palavras suficientes para descrever a forma como Tolstói escolheu nos contar não só a história de Anna, mas também de Liévin. Dois personagens completamente diferentes, em sua índole e personalidade, mas tão arrebatadores. Eles são cheios de falhas, preconceitos, nuances e terrivelmente humanos. Leia esse livro, vai conquistar seu coração.

lelê 04/04/2023

Meu livro preferido
O melhor livro que eu já li.
Não vou mentir, no começo é complicado e você com certeza se assusta pela quantidade de páginas, mas quando os personagens vão se tornando familiares e você vai imergindo mais na história é quase impossível não passar 99,99999% do tempo pensando e falando sobre esse livro.
Os personagens são complexos e intensos a sua maneira, cada um com suas peculiaridades, que te faz amá-los e odiá-los. Os romances, os problemas, as situações, é tão real e cru. Te faz pensar, sentir e torcer para que tudo saia da maneira que você quer.
A Ana é minha neném. E eu irei chorar eternamente com os acontecimentos do livro, mas vou também ficar eternamente feliz com certas cenas e situações.
De verdade, queria abraçar bem apertado cada personagem.
Esse livro me marcou pra caramba.

aliciasmdt 03/04/2023

Um grão de areia em meio ao universo
Talvez essa seja a resenha mais difícil que eu poderia escrever, Anna Kariênina é um tornado de sentimentos que dificultam a compressão deles em um curto texto, e eu não gostaria de deixar nenhum detalhe passar.
Considerado o melhor romance já escrito, o livro passa por um período na história russa, que mesmo antigo tem diversas conexões com o mundo atual. Tolstói questiona religião, amor, tristeza, traição e a estrutura social da época.
Temos dois personagens principais, Liévin e Anna, que pouco se encontram na trama mas possuem o mesmo ciclo social. Em Liévin temos o desenrolar de um amor e a construção de uma família, também vemos o ambiente da agricultura, mas essas partes deixam a leitura um pouco massante. Já em Anna, vemos o amor porém, em conjunto, a desconstrução de uma família.
O livro é um grande aprendizado, cada personagem tem um pouco a dizer sobre nós mesmos, e cada situação traz um pouco da nossa sociedade viva.
Tantas coisas acontecem que ganho uma melancolia por não conseguir relatar todas elas aqui, e por mais que eu tentasse nunca seria o suficiente.
Todos somos um pouco Anna e um pouco Liévin, todos somos humanos e falhos.

Ana 31/03/2023

Você precisa ler
Todos precisam ler Anna Kariênina pelo menos uma vez na vida. Não é fácil, muitas vezes e arrastado, outrora chocante. Mas você precisa ler! Levei 41 dias, mas valeu a pena!

Manu5 28/03/2023

Perfeição
Ao meu ver o Tolstói tava certo em não querer colocar o nome do livro de Anna kariênina, pq essa personagem é detestável e ao mesmo tempo a gente tem dó dela. E o livro gira em torno do núcleo de duas famílias, tem personagens maravilhoso, a questão social é muito bem retratada, tem cenas muito impactantes, é uma jornada, tem amor de todas as suas formas, a religião é uma questão bem importante aqui tbm.
O prefácio do livro é muito bom, tem uma ligação enorme com o final, e o começo do livro tbm, Tolstói ao longo do livro já vai dando as dicas do que vai acontecer kkkkk achei genial.

Monique355 26/03/2023

Apesar de não ser a maior fã de clássicos, é inegável a genialidade de Tolstoi ao construir o enredo r os personagens de Anna Kariênina. Considero que não foram personagens criados pro leitor amar, mas sim para parecerem reais, inclusive com a parte detestável que os humanos têm. Pensar na época em que foi escrito e perceber a semelhança que as questões sociais e políticas debatidas apresentam com o hoje é assustador, mas bem interessante também. Valeu a pena ter feito essa leitura!

kamilla Machado 24/03/2023

Clássico ??
A história traz três enredos. Mas vamos falar do principal que é a história de Anna, uma mulher que vive um amor fora do casamento. Mas diferente de outros livros o marido tem reações não esperadas pelo leitor.

Gostei da história. Realmente prende o leitor, além temas debatidos como: política, religião, vida no campo? Amei que teve outros personagens com seus próprios dilemas.

Marina 22/03/2023

Excelente
A história me prendeu. Um romance crítico da sociedade russa da época, com personagens ricos e bem explorados, onde ninguém é perfeito. Reflexões pessoais bem marcantes de alguns personagens.

Sue 21/03/2023

Obra impressionante
Absurdamente excelente. Me espanta como alguém pode ter sido tão conciso e tão consistente do início até o fim. Os personagens tem uma profundidade gigantesca, todos bem detalhados e cada um é retratado com suas expectativas de futuro e seus problemas pessoais do presente, e ainda um vislumbre do passado. Eu não tenho palavras para elogiar de tão bom que é este livro. Ainda que algumas partes me deixaram entediada, como o ceifar do campo. Mesmo que eu entenda o contexto da história para trazer a resolução que lhe esperava, não foi um texto que me animava ler.
Também é incrível como o autor traz muito detalhamento nas paisagens, nos cenários, nas roupas e na religião. Sim, a religião é um fator muito presente na história e dita muita coisa, assim como nos diz a história da igreja. E isso é visto desde a visão do casamento até o sentido da vida, e as reflexões acerca do tema.
E as nuances e memórias resgatadas do início do livro trazidas para o fim do livro, quando um personagem relembra de um fato que ocorreu na sua presença e decide replicá-lo. Incrível.
É um livro grande, mas que vale muito a pena ler e refletir sobre.

Aline221 20/03/2023

Bem escrito
Sem duvidas nenhuma, é um dos livros mais bem escritos que ja li, envolvente, mas no geral bem triste, eu tive uns momentos de revolta durante a leitura com algumas atitudes dos personagens, não é um favorito da vida, mas um livro para ser lido com certeza

Hugo 19/03/2023

Eu realmente não tinha pretensão de ler esse livro e com o passar das páginas senti que ele é quem estava me lendo. Tolstói nos arrasta como em uma dança, uma valsa.
Os nomes foram uma dificuldade. fala sobre vários temas tão eternos como relação cidadão e estado e política, sobre trabalho e governo, nascimento e morte. Nem sempre a Ana esteve em meu coração, mas isso realmente não me atrapalhou nenhum pouco. É um clássico com jeitão de clássico.

Lucas Lobo 19/03/2023

Amor é amor, traição é traição e um lance é um lance
Um romance digno de uma novela das 21h. Traição por cima de traição, um cabaré só.

Esse foi meu primeiro Tolstói, eu gostei, mas espero que guerra e paz me surpreenda mais.

maria 14/03/2023

Tem umas partes mt engraçadas mas o drama dos casais me enchem o saco mt fácil mds
(spoiler)
anna mt kinga traumatizou a vida de dois homens e se m

Gabryella27 14/03/2023

Anna Kariênina
Anna kariênina foi o meu primeiro contato com a literatura russa e não poderia ter sido melhor! Obra incrível, escrita ótima e confortável de ler, a profundidade dos personagens, o jeito que Tolstói descreve o íntimo de todos é excelente.
Os assuntos abordado no decorrer de toda narrativa, principalmente para época no qual a obra foi escrita, são extremamente necessários, período político que se passa todo livro, que é a Rússia Czarista, como a sociedade patriarcal é ruim até para os homens (Aleksei Aleksándrovitch Kariênin é a prova disso), enfim, toda construção do livro é surreal, quero muito ler outras obras de Tolstói