Анна Каренина (Anna Karenina)

Анна Каренина (Anna Karenina) Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Marcos Bobco 11/03/2023

Experiência única
Vou me esquivar de falar sobre o enredo do livro, que por ser enorme tem muito coisa. Mas resumindo, a história acompanha duas "famílias", a do Lióvin e a da Anna Karênina. É um novelão, mas um novelão dos bons. Os personagens são muito bens construídos, o Tolstói vasculha todos os detalhes psicológicos dos personagens. A descrição é extremamente completa, mas não é exaustivo, é o básico levado a perfeição. Até os acontecimentos mais dramáticos parecem naturais. Grande experiência.

derkr13g 10/03/2023

Satisfatório
Desde o início do livro tive uma relação de amor e ódio com Levine, mas ao longo da leitura fui entendendo o profundo dele para no final pegar para mim reflexões do personagem. É uma obra admirável como dizem mesmo, tive momentos de ler e reler pra entender e posso dizer que precisaria ler de novo ainda para pegar tudo que a obra quer passar. Amor, arrependimentos, política, moral, td isso com uma pitada de nomes difíceis de gravar KKKKKK

lailamniz 10/03/2023

"[ ? ] agora surgira um novo problema em sua vida, a morte."
Li livro físico + tenho. | "Depois de um tempo, Anna já conseguia até entender o livro, mas não tinha vontade alguma de ler..."

"... Em geral, quando lia algum livro, sentia vontade de vivenciar exatamente aquilo que o personagem vivenciava, fosse uma grande aventura, fosse apenas um acontecimento qualquer. Naquele dia ela não sentia a mesma vontade e fazia um tremendo esforço para continuar a leitura."

Faço deste parágrafo o resumo de minha experiência lendo todo o livro. Tendo lido "A Morte de Ivan Ilitch" e "De quanta terra precisa um homem? E outras histórias" (Conjunto de contos) de Tolstói, esperava uma proposta levemente diferente do enredo de Anna Karenina.

Todas as personagens desse livro são insuportáveis e só geram estresse ao leitor a medida que eles se relacionam. Em compensação, o contexto histórico é muito bem trabalhado.

A história faz parte de um gênero e engloba temas que não me agradam e/ou interessam, como traições, então era esperado que minha opinião não fosse tão positiva a respeito dos personagens.

Foi uma leitura muito lenta que, nos últimos dias, eu obriguei a ser muito corrida. Se em algum momento eu for reler a obra, ou ler sua versão extendida, espero ter mais paciência, porque "essa família é muito chataa ? ".

Eliza130 09/03/2023

Anna Kariênina
O autor traz uma mistura de depoimentos,reflexões sobre religião e sobre a vida,também tem bastante sobre as doenças que não eram conhecidas na época.
Eu gostei muito do livro,Tolstoi escreve muito bem,os personagens são realmente complexos.

Rodrigo.Bittencourt 06/03/2023

Um verdadeiro romance russo denso
Como um bom romance russo Anna Karienina não poderia deixar de lado a complexidade psicológica de suas personagens e o denso emaranhado social em que as histórias se desenvolvem. Neste livro, Tolstói consegue gerenciar uma infinidade de acontecimentos e relacionamentos entre uma família expandida e suas adjacências sociais. Embora o livro possa se mostrar entediante em certas passagens muito longas, a história é conduzida sem perder o fio da meada. As reflexões sociológicas e filosóficas são a cereja do bolo deste clássico.

emiliapsouza 05/03/2023

Obra prima ??
"Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz."

Considerado por autores renomados como "o melhor romance já escrito", Anna Kariênina, de 1877, é um livro simplesmente impecável.

Com um enredo permeado de camadas intensas, também revela uma construção de personagens excepcional, onde Tolstói mostra a profundidade psicológica de cada um deles, tornando-os críveis e reais.

O livro também possui uma visão singular da sociedade russa, criticando seu sistema feudal e seus valores patriarcais. Também é uma obra sobre o amor, o desejo e a traição. Tolstói traz uma visão realista e muitas vezes dura do amor, exemplificando como ele pode ser apaixonado e intenso, mas ao mesmo tempo ser destrutivo e levar a consequências terríveis. Tudo isso, proporciona ótimas reflexões em torno da natureza humana bem como das escolhas e de suas consequências em nossas vidas.

Adorei concluir essa leitura que por muitas vezes adiei, mas agora entendo todo o peso e importância que Anna Kariênina possui e porque é um clássico atemporal!

juuh.carol.3 03/03/2023

Só para quem gosta
A história se passa na Rússia do século XIX e começa da perspectiva de Oblonski, irmão de Anna, que acabou de ter seu romance com a empregada descoberto pela esposa Dária. Ele pede, então que Anna vá até Moscou para convencer a mulher de perdoa-lo. Ao descer do trem, em busca do irmão, ela esbarra com o Conde Vronski e ambos trocam olhares. Após ter sucesso na conversa com a cunhada, Anna vai para o baile da irmã mais nova de Dária, Kitty, que até então se casaria com Vronski. Porém ao chegar lá, Anna e o conde não conseguem disfarçar a atração que sentem um pelo outro durante a dança, deixando Kitty em segundo plano. Após o ocorrido, Anna volta para São Petersburgo, para onde o conde também vai, perseguindo-a em todas as festas sociais e declarando seu amor, que é correspondido, porém errado já que ela é casada.
O livro também foca em outros personagens, como Liêvin e Kitty. Ele, um homem que vive no campo e despreza a vida na capital, mas apaixonado por Kitty, pede sua mão. E ela, pressionada pela mãe e pela sociedade não aceita, pois acreditava estar prometida a Vronski. Após recusar o homem que a amava e ser abandonada pelo que se casaria, o livro conta sua perspectiva.
Não acho que chato seja a palavra certa para descrever o livro. É extremamente cansativo e decepcionante!! Foi escrito na época do Realismo europeu, ou seja, desprezava o romantismo, então não é uma história de amor, e sim de traição, falsidade, egoísmo, status social... Além de ser MUITO detalhista. Às vezes ficava 20 páginas do cara lavrando a terra ou lendo um projeto de lei... Realmente não é a minha vibe..
Li só a parte 1 e não lerei a outra.
FINAL: Eles fogem juntos.

lauralopesa 03/03/2023

Genial, avassaladora e surpreendente, essa é uma das obras em o que de fato importa não é o que está sendo dito, mas, principalmente, a forma como isso está posto.
Tolstói, iluminado por toda a genialidade russa, nos trás um quadro da sociedade da Rússia do século XIX, com personagens profundas e com um enredo intrigante, que é construído a partir de paralelismos, por meio de uma colocação que aparenta ser milimetricamente calculada, faz com que as tramas se encontrem e se envolvam entre si.
É, sem dúvidas, um livro para se ler mais de uma vez ao longo da vida!

abibliotecamr 01/03/2023

Clássico da literatura russa e mundial
“O respeito foi inventado para encobrir o lugar vazio onde devia estar o amor.” (Anna)

A escrita de Tolstoi nos transporta para dentro dos bailes, das relações, dos eventos. Ele nos leva realmente para dentro de cada um dos personagens, a descrição do que estão vivendo é vívida, real, intensa.
Todos os personagens são reais, com sentimentos, qualidades e falhas. Não há um mocinho ou vilão. Há uma complexa rede de relações, que vai se desenvolvendo e desenrolando ao longo do livro, e, sem emitir um julgamento de valores sobre nenhum deles, vamos vivendo as suas emoções, alegrias e tristezas.

Algo que me deixou realmente impressionado foram as descrições de Tolstoi, tanto das paisagens rurais, quanto das festas e eventos da aristocracia, quanto dos próprios diálogos. É realmente um trabalho de um gênio. Há muitas partes impactantes, emotivas e intensas. Como pode a descrição da vida rural na fazenda de Lievin ser tão impressionante? Como pode uma descrição de uma caçada nos pântanos e florestas ser tão cheia de detalhes?
Não é a toa que Anna Kariênina é considerado um dos grandes romances, não apenas da literatura russa, mas mundial.

site: http://abibliotecamr.com/2023/03/01/anna-karienina/

Jussara 28/02/2023

Romance lindo
Nesse romance Tolstói, expõe suas dúvidas e tormentos, uma mistura de depoimentos e reflexões sobre religião, o sentido da vida, a complexidade das doenças não conhecidas na época como a depressão e o suicídio.
O romance maravilho.
Recomendo a leitura.

Agatha.Uchoa 27/02/2023

Personagens muito vivos e história muito coerente do início ao fim!
A história do contraponto da ascensão espiritual do Lievin e a decadência das escolhas da Anna é ímpar.
É de uma delicadeza que dá gosto de ler.

Ana 27/02/2023

Vale a pena
A leitura desse livro foi muito complicada, confesso, por ser uma escrita mais detalhada. O que mais gostei, foi o fato de ter capítulos com pontos de vista dos vários personagens que criam a trama. Não vou negar, é um livro que conta bastante a história de traição em um relacionamento e se percebe bastante como a postura dos personagens vivendo no século XIX é diferente dos dias atuais.

Marcus 27/02/2023

Humanos sendo humanos
Apesar de escrito no século retrasado, e tendo com cenário um país tão distante, o livro conta a história de pessoas e, como tais, iguais a todos nós. Me impressionou a qualidade do texto, e a capacidade de retratar em detalhes situações, sem se tornar enfadonho. Um grande livro!

Monteiro 27/02/2023

Fenomenal
Vemos aqui um romance dividido em oito partes que conta a história de três casamentos e uma relação extraconjugal. Apesar da quantidade de páginas assustar, a escrita é envolvente e fluída. Também tem muitos personagens que são difíceis de lembrar o nome, mas os principais para a história são muito bem construídos e inesquecíveis.
Anna Kariênina é uma mulher notável, muito respeitada e admirada, mas com o decorrer das páginas assistimos ela se arruinar socialmente e emocionalmente. O escritor foi muito astuto em deixar isso não só muito claro em determinados capítulos, mas subentendido em outros. Era fantástico, parecia que ele queria explicar a própria mensagem da história por meio de narrativas cotidianas. Sentimos nela o ávido desejo em ser amada, ao ponto de fazer tudo o que for preciso para isso.
Além de Kariênina, podemos citar um outro destaque: Liévin. É o tipo de personagem que o leitor tem altos e baixos durante toda a narração, mas não se pode negar o quão aprofundado foi as questões da sua indecisão de fé e da sua necessidade de autoconhecimento. Também digo que o seu romancizinho com a Kitty foi mais prazeroso de acompanhar do que o de Anna e Vronsky. Quem curte um bom e velho "água com a açúcar" vai gostar.
O final da história me deixou alguns hiatos, mas nada que me fizesse desgostar do livro. De toda forma, é uma obra-prima.