Anna Karenina

Anna Karenina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

tata278 02/10/2023

Uma deusa uma louca uma feiticeira,
Linda e completamente MALUCA, gente como a gente

seguem outros adjetivos para descrever Anna: vária, demente, delirante, louca, desvairada, alucinada, tresloucada.

Taly 21/09/2023

Uma obra marcante, uma tradução espetacular!
Um livro repleto de questionamento em relação a sociedade, religião, política e classe social! É impressionante como as reflexões são atuais!

Anna, com um filho fruto de um casamento por conveniência com Alexei, acaba se apaixonando por Vronsky, e acompanhamos todos os questionamentos gerados a partir dessa situação.

Achei marcante a núcleo de Kitty, também apaixonada por Vronsky e depois da desilusão ao não ser pedida em casamento por ele, se casa com Levin - um homem que vive no campo que durante toda a trama se questiona em relação a religião, estrutura social e sentido da vida.

A tradução de Rubens Figueiredo é um espetáculo a parte, com notas que nos ajudam a acompanhar e nos posicionar no tempo e faz com que a experiência de leitura seja uma grande prazer.

Dtorreshp 14/09/2023

9/10
Ana Karenina é sem dúvidas um livro marcante que levanta muitos questionamentos sociais em torno da mulher, das relações matrimoniais, maternidade e outros assuntos relevantes que enriquecem a trama. Um dos pontos que o autor desenvolve, com maestria, são os contrastes: Moscou x São Petesburgo, homem do campo x homem da cidade e outros, esses opostos enriquecem a história e trazem um panorama de como funcionava a sociedade russa naquela época.
O enredo da personagem Ana me deixou mais envolvido devido a atmosfera de sedução e suas múltiplas camadas bem idealizadas, tornado essa persona quase um ser real. No decorrer da história fui criando uma identificação com as inseguranças e medos vividos pela personagem, resultando em uma grande empatia, me levando a uma imersão quase cinematográfica da história. Já nos momentos dedicados ao personagem Liévin o livro me arrancava dessa imersão e me jogava dentro de questionamentos religiosos e existenciais que em alguns momentos se tornava maçante. Eu recomendo esse livro, vale a pena o tempo dedicado a essa história.

Chemelo 14/09/2023

Meu livro favorito.
É difícil falar sobre ele.
Tolstoi consegue comentar sobre tudo pegando um micro universo de nobres russos do século 19.
Uma obra-prima no sentido mais puro da palavra.

Patrihpereira 04/09/2023

Uma das coisas que gostei muito na leitura de Anna Karenina foram os contrastes e as ambiguidades que foram aparecendo. A família que dá certo e a que dá errado, a esposa ideal e a que é oposto da ideal, o cara que tem honra e o que desonra, o que tem caráter e o que não tem, etc... De forma que as ambiguidades e contrastes vão provocando questionamentos ainda muito atuais.

Bruna 28/08/2023

Anna Kariênina
Estou muito contente de ter ignorado meu medo de ler russo e ter começado essa leitura. Amei cada uma pedaço dessa história... tantos personagens e todos tão bem escritos, tão reais. As partes de política... tudo foi maravilhoso de ler.

Paula1798 26/08/2023

Meh
Não sei se eu tenho algum bloqueio com literatura russa mas achei meio denso e sem sentido. Mesmo não sendo pra mim eu reconheço os motivos por trás de as pessoas amarem esse autor. Se você já gosta de Tolstoy ou literatura russa em geral eu acho sim válido dar uma chance à esse livro.

NataliaSilvério 15/08/2023

uma alma desesperada, procura e encontra o fim para o seu desespero em uma atitude desesperada.
Fala sobre o catolicismo, fé, os pecados da humanidade, sobre almas doentes, sobre tudo.

o amante amava a amada, mas de uma maneira torta. ele queria fazer de tudo para que ela fosse dele de algum momento, mas ela tinha a vida antiga com o marido e sabia que, para ter uma vida ao lado do amante, precisaria abdicar dos direitos de Kariên e do filho.

a incredulidade de Lievin que acaba no momento do parto do filho: a quem pedir socorro, senão Àquele que permite que isso aconteça?

Stiva sabe que fez errado e cai um pouco em si no fim.

Vronski tenta se redimir (ou se matar) indo para a guerra.

Só sei que ouço falar de “show, dont tell”, mas Tolstói “tell, showing”!! Um absurdo de bom.

enquanto eu lia, tinha em mente vários comentários bons e profundos, mas não consigo pensar neles agora, mas uma coisa é: a princípio, a Anna puramente era burra e egoísta, mas conforme ela consegue o que quer (fugir com o amante), ela adoece. a alma dela fica doente e nada, nada, do que falam, do que ela ouve, do que fazem pra ela, ela ouve, acredita e pensa ainda ter esperança. O único modo de fazer essa agonia da doença parar era ela se retirar a sociedade, e o único modo que a alma doente e desesperada dela encontrou, foi ir de encontro ao trem, do mesmo modo como um bêbado foi esmagado no dia em que ela chegou na estação, e num lugar onde um mujique (o qual ela viu num sonho) cuidava da ordem dos trilhos.

Beto 14/08/2023

Não esperava q fosse gostar tanto. Definitivamente entre os melhores do ano. Adorei minha experiência com Tolstoi, já coloquei todos os títulos do autor na wishlist!!

Sarah.Melo 11/08/2023

A escrita do Tolstoi é maravilhosa e a forma como ele descreve e analisa certas situações cotidianas é impressionante. Seja a forma como uma personagem lida com os filhos ou com o marido, ou como a infidelidade conjugal é tratada e recebida por cada personagem com diferentes personalidades? tudo o que ele descreve é muito real e humano.
Somos capazes de reconhecer esses sentimentos ali relatados em nosso dia a dia. As contradições, a insatisfação, as dúvidas?
A construção do relacionamento de Ana com Vronski é ótima também. Da paixão inevitável até o peso de um relacionamento não aceito pela sociedade. A forma como a Ana vai enlouquecendo diante de sua situação e do medo de não ser mais amada é descrita de forma brilhante.
jessdafre 13/09/2023minha estante
Simplesmente desnecessário colocar spoiler, sendo que há a possibilidade de marcar a opção.
Antes de ler já sei como vai se desenrolar.

Sarah.Melo 13/09/2023minha estante
Leia o livro para você saber se o que eu disse é algum spoiler

jessdafre 13/09/2023minha estante
É sim, até a pág 100 é impossível saber que a Ana se envolve com
Vronski.
Enfim, vou seguir lendo

Paulinha 11/08/2023

Um livro de fofoca das boas! Haha
Esse livro é simplesmente incrível, mal tenho palavras para descrever o quanto ele é maravilhoso.
Anna Kariênina tem dois personagens principais, ela mesma e Liévin. Meu personagem favorito de todos disparado é o Liévin, maravilhoso.
Não gostei tanto do núcleo de Anna, embora todos a descrevessem como uma mulher linda, de caráter impecável, não achei nada disso dela. A considero manipuladora, obsessiva, mesquinha e vingativa. O núcleo do Liévin é o melhor, divertido, reflexivo. Liévin é sincero, se não gosta ou não concorda com algo diz logo, não fica de lenga-lenga.
A história é muito atual, é impressionante como é possível vc se identificar com os dramas vividos por cada personagem. Tolstói trata de temas tão modernos, que ainda hoje são delicados, como o fato de uma mulher querer ou não ter filhos, ou um pai/mãe que demora para amar seu próprio filho. As questões religiosas que afligiam o autor são colocadas todas à mesa. Liévin é o próprio Tolstói dentro do livro.
Os personagens são reais, todos tem seus defeitos e qualidades, poderia ser facilmente a história de algum conhecido nosso.
Melhor leitura do ano com certeza. Não é à toa que Anna Kariênina é um clássico, e que clássico.

Obs.: quando chamo o livro de "fofoca" é porque sabemos dos pormenores da vida de todos os personagens e ficamos comentando sobre eles, assim como fazemos com fofoca mesmo. Haha

Manu17 08/08/2023

Se eu disser que não desisti e quis recomeçar mil vezes eu vou ser mentirosa, leitura difícil, pq né leitura clássica russa, mas brabo demaks

Yentl 06/08/2023

Enorme, profundo, maravilhoso
Ensaiava ler esse livro há anos. Sempre quis saber a história desta mulher que despertava paixões por onde passava e amei poder ler esse livro, ainda que tenha demorado um pouco mais de um ano para finalizá-lo. Tolstoi realmente nos encanta com sua forma de escrever, não há dúvidas. Gostei das discussões de Lievin com seu irmão, do arco de Kitty, de toda a trajetória de Vronski e Anna para tentarem viver um amor condenável do começo ao fim na época em que viviam, e principalmente das reflexões e fluxos de consciência de Lievin.
Não é nada fácil chegar ao fim desta jornada, mas definitivamente vale a pena. Indico muito!

Sabrina959 04/08/2023

Anna Karienina é um livro de imersão. Suas 808 páginas te levam a se sentir próximo aos personagens.
Me sentia amiga de Anna e de Liévin, conhecedora de suas angústias.
Acompanhar a trajetória deles foi muito interessante. Sentirei saudades.

Ana140 03/08/2023

Um clássico que precisa ser lido.
Anna Karenina é uma história surpreendente, com foco principal em dois casais, mas que aborda de forma completa o cotidiano da vida família.
Um romance Russo, mas incrivelmente com dramas de vidas super atual, o escritor nos leva a um romance com uma leitura tão fluída, aquele livro que você não quer largar.
Foi minha primeira experiência com este escritor e gostei muito da forma como ele abordou, as relações cotidianas de uma forma tão simples, com detalhes tão simples, que podem até ser considerados supérfluos. Mas que no todo faz tanto sentido.
O drama vivido por esses personagens de forma tão intensa e forte, gerou um impacto muito grande em mim referente a essa leitura.
Se você não leu esse é um livro que vale a pena ler!