Anna Karenina

Anna Karenina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Maísa Colodel 08/02/2024

A escrita é muito boa, não posso negar. Mas o jeito que a história é conduzida me deu uns 20 tipos de arrepio. Não consegui gostar dele. Porém, não tenho base pra fornecer uma resenha decente sem jogar muito spoiler aqui, então é só isso mesmo. Ele vai ficar marcado como o primeiro livro de literatura russa que tive que me forçar pra terminar.

Adriana791 08/02/2024

Livro: Anna Kariênina
Autor: Liev Tolstói
Primeira publicação em 1878

Estou me desafiando a ler um clássico da literatura russa todos os meses. Esse estava na minha lista há bastante tempo.

Estou gostando muito desse desafio.

Esse romance de Tolstói trata de vários temas: família, política, arte, entre outros.
Na minha percepção, Tolstói usa os pensamentos do personagem Liévin, principalmente, para transmitir o que ele próprio pensa da sociedade da época, já que Liévin é muito questionador em relação a quase tudo.

A personagem Anna Kariênina, mesmo dando título ao livro, não chega a ser a principal, pois são diversos os protagonistas. E ela nem me conquistou na verdade.

O livro já começa com uma frase célebre que resume o romance:
"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

Nota: 4,5/5 (Crime e Castigo ainda é meu russo preferido).

alymscofield 03/02/2024

Paralelos
Acho incrível o paralelo que faz no começo da obra já nos indicando o que irá acontecer no futuro, o que irá acontecer com a nossa Anna. No final das contas família não é tão diferente assim, especialmente os Karenina.

RaquelSales17 01/02/2024

Uma verdadeiro joia literária
Que livro incrível
Além de ter uma história perturbadora de amor, que fez uma mulher escolher entre seu filho e posição social e o homem que amava, tem todo um
Inestimável valor histórico dos costumes, sociedade e transição de uma época na união soviética.
Eu pessoalmente gosto muito desse drama russo, só achei que a Anna teria mais atenção no livro. o desfecho da história dela passa quase que desapercebido.
Contudo, de fato, é um livro lindo

Filipe 31/01/2024

Anna Karenina é uma personagem complexa mas não difícil de entender, creio que é difícil para o leitor não tomar lado nessa história que envolve traições e negociações tão sentimentais. A trama central é de Anna, mas mergulhamos em diversos desenrolares dentro da alta sociedade e política russas.

Creio que não senti uma obscuridade tão grande aqui como senti em Padre Sérgio, de Tolstói, ou em outros livros de russos como Dostoiévski, por exemplo. Mesmo assim, é uma história que não se possa chamar de leve.

A ?solução? do problema central é catastrófica mas também é bela, profunda mas simples. Acredito que a narração da mesma, que dura cerca de uma página, faz um belo contraste ao extenso desenvolvimento de toda a problemática que a antecedeu e seguiu.

A edição do Clube de Literatura Clássica é maravilhosa e muito bem feita, as notas de rodapé, escritas pelo autor, tradutor e também pelo editor, são uma ótima fonte da cultura russa, europeia e costumes da época. As imagens entre as partes certamente ajudam na ambientação.

Pedro Aires 26/01/2024

Tolstói abre as portas da Rússia do século XIX e nos mostra todas as peculiaridades da época: rigidez social, conservadorismo, a obrigatoriedade de manter as aparências, questões trabalhistas, o papel da mulher nesse contexto e muito mais. Na condução dessa longa jornada o autor nos presenteia com dois protagonistas: Anna Karenina e Liévin.

Anna é uma mulher extremamente mimada e vaidosa capaz de tudo para viver um amor proibido com Vronski. Já Liévin surge como um homem do campo e completamente apaixonado por Kitty. Podemos dizer que ambos tentaram descobrir o sentido da vida e buscaram de formas distintas: um pelo amor e outra pelo desejo. Anna era bem desagradável, mas todos os momentos em que aparecia me fazia querer ler mais.

Livro simplesmente maravilhoso. São muitas páginas que valeram cada tempo investido.

Cleber 22/01/2024

Tolstói
O tipo de livro que eu não queria parar de ler e ao mesmo tempo não queria que acabasse. Tolstói tem uma forma de escrever que prende o leitor e a leitura dirigida com a Maria Camila Moura foi essencial para compreender melhor a obra, o autor, a época em que se passa história e as partes filosóficas do livro.
Aline Oliveira 22/01/2024minha estante
Adorei esta leitura! Ansiosa pela última aula. ??

Silvia Schiefler 22/01/2024minha estante
Amei ler este livro!

Aline Oliveira 21/01/2024

Anna Kariênina
Finalizando mais uma leitura dirigida com Maria Camila Moura, e que leitura! Eu simplesmente amei este livro, poderia ficar lendo e lendo... Apaixonada pela escrita de Tolstói, com personagens reais e marcantes, é difícil não se apegar em alguns.

As reflexões de Liévin mexeram muito comigo, tanto questionamento sem resposta, e apesar de ser um personagem chato ele foi adorável.

"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira..." Ah que saudade deste início!
Cleber 22/01/2024minha estante
Também adorei a leitura com a Maria Camila ??????

myhtuck 21/01/2024

Anna Kariênina
E chegou ao fim a leitura desse calhamaço escrito por Tolstói entre 1873 e 1877. Um retrato da sociedade russa tão semelhante à nossa, sobretudo quanto à crítica à ?fotografia da família feliz? (feliz de acordo com a convenção social). Anna que teve atitudes à frente do seu tempo e não romantizou a maternidade foi excluída e até admirada socialmente.

?Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.?

LIVIA TUNES 19/01/2024

Uma obra de arte
Sabe aquele livro que você termina e sente vontade de aplaudir? É esse livro.
Minha terceira obra de Tolstói e a que mais gostei até agora, sim, até mais do que Guerra e Paz.
O aprofundamento que se tem de cada personagem, onde ele explora os pensamentos profundos, as mesquinharias, as paixões, os medos, as futilidades... é de uma criatividade sublime. E em meio a isso um retrato da sociedade de sua época, abarcando a religiosidade, a agricultura, a educação, a administração pública... são raríssimos os autores com tal capacidade.
Enfim, mais uma vez impressionada com Tolstói.

Rodrigo 18/01/2024

Anna Karenina
A história se desenrola na sociedade russa do século XIX e centra-se na vida de Anna Karenina, uma mulher corajosa que desafia as normas sociais ao buscar a realização pessoal e o amor verdadeiro. O livro explora temas universais como moralidade, amor, traição e a busca pela felicidade.

Além de Anna, o romance apresenta uma variedade de personagens que representam diferentes aspectos da sociedade da época. A trama abrange a dualidade entre a aristocracia e o campesinato, a luta entre as normas sociais e os desejos individuais, e a busca por significado na vida.

A narrativa é caracterizada pela prosa extraordinária de Tolstoy, que retrata de maneira envolvente a psicologia dos personagens, as paisagens russas e as complexidades da vida cotidiana. A riqueza temática, os diálogos eloquentes e a profundidade psicológica contribuem para a imersão do leitor na história.

"Anna Karenina" não é apenas uma tragédia romântica, mas uma reflexão profunda sobre a natureza humana e as forças que moldam nossas escolhas. A maestria literária de Tolstoy assegura que o livro permaneça como uma obra-prima atemporal, continuando a ser lido e apreciado ao longo das gerações.

Isadora1250 18/01/2024

O que dizer desse calhamaço?
esse livro foi um presente de alguém que me é muito caro e sabia minha profunda vontade de ler essa história.
não posso dizer que me decepcionei, pois seria mentira, mas mesmo com a história parecendo arrastada e tendo focos que não me engajavam tanto na leitura em alguns momentos, amei muito essa leitura (como esperado). os diversos assuntos abordados e as personalidades presentes na história me levaram a diversas reflexões e questionamentos, mesmo com a escrita ?simples? e descrição não exagerada das situações.

Line 17/01/2024

A frase de início!
Eu tava muito ansiosa pra ler esse livro, então assim que me livrei de todas as tarefas da faculdade, comecei a lê-lo. É uma literatura russa e eu tinha medo que fosse difícil de entender, mas é o completo oposto, a escrita do Tostoi é fluida e simples de entender, ele tem um senso de humor bem escondido nas entrelinhas e isso é fantástico. O livro conta a história de algumas famílias e suas relações sociais, além de falar sobre política, religião e até agricultura sem perder o encanto. De fato, um livro excepcional. E a frase de início, sem qualquer exagero norteou toda a história.
Por ter passado tanto tempo imersa nessa leitura, merecia ser minha primeira resenha do ano!