Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Janaina 15/07/2020

Um clássico...
...mas não o "meu" clássico.
Consegui apreciar a fotografia que o autor criou com esse livro, apenas não foi uma diante da qual me detive.

gimellomiranda 18/07/2020

Anna Kariênina - entrou para minha lista de favoritos!
Não há resenha que seja capaz de dar uma descrição adequada para o que é Anna Kariênina, mas vou tentar passar minhas impressões sobre o livro:
Ambientado na Rússia czarista e escrito no século XIX, a história se gira em torno de dois personagens/histórias principais: Anna, uma aristocrata linda e envolvente, casada com um importante homem da sociedade, que acaba se apaixonando por outro homem, Conde Vrónski. O segundo cerne do livro é o enredo de Liev, um personagem espelhado no próprio autor, que traz diálogos muito interessantes sobre política, economia, agricultura e sociedade russa, apaixonado por Kitty (cunhada do irmão de Anna).
O que mais chama atenção em Anna Kariênina é a complexidade dos personagens e a ambiguidade de sentimentos que eles provocam no leitor. Isto tudo porque é um retrato de pessoas, com uma carga de realidade impressionante. Não há nenhum personagem endeusado ou tido como herói, ou mesmo como um vilão: são apenas pessoas, cada uma vivendo uma situação diferente e tomando atitudes passíveis de julgamento.
O livro se inicia com a frase ?todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz a sua maneira?, e esse trecho me acompanhou por todo o livro, porque faz todo sentido na perspectiva do que Tolstói tenta nos passar.
Se tornou um dos meus livros preferidos e estou ansiosa para ler outras obras do autor!

Lillyt 06/07/2022

Mesmo sendo um livro longo, não é cansativo e nem difícil. A única coisa que fez minha experiência com o livro não ser uma das melhores, foi o personagem do Liévin. Todas as vezes em que a narrativa começava a girar em torno dele, eu não ironicamente cochilava. Sério, eu pegava no sono TODA SANTA VEZ. Sinto que, se não fosse por ele, eu teria aproveitado melhor o livro

Leonardo 03/08/2020

Excelente
O livro é excelente, consegue encaixar reflexões filosóficas, teológicas e políticas de uma forma fluida, além das histórias cativantes de cada personagem. Ao longo da leitura a gente vai se conectando com a simpatia de Stiepan, se solidariza com o sofrimento de Anna, Kitty e Dolly, e torce para que tudo fique bem com cada um. As descrições da morte de uma personagem, agonizando por dias, com esperanças de melhora e depois encarando que o fim chegou, e o momento do parto de outra personagem são pontos muito marcantes que me fizeram sentir presente junto aos acompanhantes das duas situações. Ao fim, você se pega pensando e torcendo para que tudo continue bem na vida deles.

Ju 18/02/2022

Foi uma boa leitura, já tinha lido A morte de Ivan Ilicth do autor (vi algumas semelhanças nesse), por isso já imaginava como seria a escrita, bastante fluída.

O que fez tirar uma estrela do livro foi a Anna, achei ela uma personagem invejosa, entendo os pontos e problemas dela, mas mesmo assim, acho que tem uma questão de caráter por trás.
Gostei muito da Kitty e das reflexões sobre fé do Lievin.
Rafael Kerr 18/02/2022minha estante

Paloma 01/09/2020

O enredo e todo desenrolar da história poderia ser comparado com uma novela das 9 (casais apaixonados, adultério, relações sociais) o que não diminui em nada a grandiosidade da obra, essa se expressa na escrita, que nos transposta para a sociedade russa do século XIX ( com seus comportamentos, questões sociais e políticas), e na construção e complexidade das personagens, que nos provocar os mais variados sentimentos em relação a personalidade e comportamentos que cada um desempenha.

Micaelly.Santos 23/02/2022

uma longa história
depois de quase 2 meses terminei esse livro, gostei muito da experiência e da profundidade dos personagens. anna e lievin foram os meus favoritos, acho que eles eram opostos perfeitos.

Eliza.Beth 28/09/2020

Um clássico!
Não tem como passar por essa vida e não ler esse clássico da literatura.
Gostei muito desse livro, com personagens complexos, complicados, cada um com sua angústia.
#TeamLióvin
Um temática política tbm bastante presente, que apesar de não ter entendido tudo e as vezes ter achado um pouco cansativo de ler, não tira o brilho de todas as outras partes do livro.
Acredito que a resenha perfeita desse livro foi o próprio Tolstói que nos deu na primeira frase do livro: Todas as famílias felizes se parecem umas com as outras; cada família infeliz está infeliz à sua maneira.

Renata Rezende 29/09/2020

"Todas as famílias felizes se parecem...
... cada família infeliz é infeliz à sua maneira."

No meio do livro, exatamente, a história pode terminar, com os dois personagens principais tendo desfechos marcantes em suas vidas. E o livro seria maravilhoso! Mas Tolstói continua por mais 400 páginas e o livro se torna maravilhoso 2x.
Não dá para passar pela vida sem ler esta história.

Anna Kariênina é uma personagem incrível. Sua vida, personalidade e comportamento mudam de uma hora para outra e isso determina o final que recebe do autor. Liévin é lindo desde o momento em que aparece até o fim. Um homem de coração puro e bom, em constante mudança e crescimento. Apaixonante!
Jamile.Almeida 29/09/2020minha estante
So fico com mais vontade

Renata Rezende 29/09/2020minha estante
Vai tranquila!

Vitor Y. 04/10/2020

Obra completa
Tolstoi construiu uma narrativa extremamente complexa e completa. Um retrato fidedigno da vida humana e das ambiguidades que lhe são inerentes.

É verdade que em alguns trechos as descrições da obra são exageradas e cansativas. Mas a narrativa é fluida e prazerosa.

Li a versão da Companhia das letras. A versão do Rubens Figueiredo tem um prefácio e posfácio excelentes. Vale a pena lê-los.

Kássio Meniglim 25/02/2022minha estante
Ah! Tolstói! ?

Leonardo.H.Lopes 01/07/2023minha estante
moça, a Anna aparece logo no início para ajudar o irmão, o baile ... Mas sim, não é somente ela que é a principal, nem todos os livros possuem um único principal ...

Babi.Abreu01 02/07/2023minha estante
Início pra mim é logo nas primeiras páginas. E sim, sei q nem todos os livros tem apenas um personagem principal, porém quando o título do livro carrega um nome de personagem, eu espero que este personagem seja o foco principal. E na MINHA opinião isso não aconteceu nesse livro.

Kelly994 05/07/2023minha estante
Habla

giu 15/06/2023

Um camalhaço realmente grandioso
Eu gosto de pensar que para avaliar um livro é preciso refletir quanto a escrita, o fluxo de narrativa e, também, pensar no o objetivo da obra. Nesses três quesitos, Tolstói é um inquestionável mestre.

A história é satisfatoriamente cíclica, vemos a Anna na sociedade pela visão de Kitty e terminamos da mesma maneira e, ainda, o amor começa em uma estação de trem e assim se finaliza.

Temos diversas personagens e camadas, é para admirar o interior humano e reconhecer suas falhas, além de enfrentar o sentimento único por uma pessoa, pois é possível amar e odiar alguém.

Aqui, acredito eu, temos dois protagonistas, apesar de apenas um dar nome a obra, porém todos as outras personagens (inclusive muitas) são fúlcrais, 808 páginas e nenhuma é dispensável!

Fiquei 1 hora falando sozinha comigo mesmo sobre essa história e quero falar mais 1000 horas sobre ela. Um favoritado?

Gabybadgirl 28/09/2022

O tema central do livro é sobre traição e como pode ser superada ou não, principalmente em tempos que o homem é quem comanda a sociedade,nesse caso vemos a irmã Anna Karienina tentando dissuadir a sua cunhada a perdoar seu esposo,porém é uma traição difícil de ser perdoada por ter sido debaixo dos olhos da esposa, contudo Anna também tem segredos que atormentam por consideração ao filho,cujo o menino e seu amante não se suportam,Anna Karenina acaba confessando o seu caso amoroso ao esposo Aleksei Aleksandrovitch e o mesmo experimenta vários sentimentos conflitantes,porém ao invés de optar pelo divórcio,Aleksei exige que Anna acabe o seu romance para sempre e a chantageia com o pretexto do filho e a mesma não consegue se manter afastada do amante,ocasionando assim a ira do esposo.
(Só contínuo me embaralhando com os nomes Russos,mas as histórias são bem fluidas)

IGuittis 28/01/2021

Eu tive muita dificuldade para terminar esse livro, na primeira vez que tentei eu desisti assim que cheguei na segunda parte. Resolvi dar uma nova chance nem que eu demorasse, a leitura é muito lenta, porém, ainda bem que eu dei essa nova chance. A loucura da personagem principal é algo que vai crescendo e que vai a cada capítulo te deixando mais admirado com as coisas que ela pensa.
A leitura é muito difícil, mas vale muito conhecer essa história e seu final tão famoso.