A História de uma Serva

A História de uma Serva Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

olivethaiss 28/01/2024

Uma distopia realista
O conto da aia traz a tona todos os maiores medos das mulheres sobre o que pode se transformar uma sociedade. Privação extrema de direitos, tortura, violência e total subserviência aos homens. Tudo em nome de Deus, é claro? Se pararmos pra pensar, muito do que se lê nesse livro são ideais existentes na nossa sociedade, ditos de forma mais sutil, assim como foi no começo para a criação de Gilead, tanto que na história dos personagens principais vemos que uma mulher participou dessa construção, talvez levada a acreditar que nessa ideologia ainda haveria algum espaço pra ela que não fosse também de submissão. É aterrorizante ler cada detalhe.

Eliza 27/01/2024

O conto da aia
?Talvez eu não queira saber de verdade o que está acontecendo. Talvez eu prefira não ter conhecimento. Talvez não possa suportar o conhecimento. A Queda foi uma queda da inocência para o conhecimento?.

Marina 27/01/2024

Muito bom, mas a série é melhor
Distopia futurista que narra um cenário de patriarcado extremo, baseado em uma distopia religiosa.

A história é narrada por June, uma mulher branca comum dos Estados Unidos, casada e com uma filha pequena, que viveu a transição do mundo que conhecemos para um futuro distópico, ultrarreligioso e patriarcal.

Em resumo, uma seita religiosa extremista toma o poder e tem início uma guerra civil nos Estados Unidos. A radiação e o capitalismo moderno levaram a uma queda de natalidade dentre a população caucasiana (branca) o que levou conservadores a defenderem mudanças radicais na sociedade para garantir a sobrevivência da ?família tradicional?.

June, que vive na região de Maine, que passa a se chamar Gilead após a revolução conservadora, é forçada a se tornar uma aia: mulher fértil cuja função social no regime é ter filhos para famílias que não conseguem engravidar.

Os rituais opressivos e macabros, as ?tias?, os ?olhos?, e todo mundo construído pela autora são geniais e assustadoramente reais. Apesar disso, acho que o livro deixa muitas pontas soltas que a série preencheu, por isso se fosse recomendar um dos dois, seria a série.

Meiry11 26/01/2024

Profundo e difícil de digerir
Eu gostei bastante da experiência que tive com esse livro. A escrita embaralhada junto com os pensamentos confusos e as vezes aleatório da personagem trazem uma sensação de angústia.

Só não gostei do final pois a sensação é de que ficou faltando um pedaço do livro. Um corte brusco.

Kassio12 26/01/2024

Conto da Aia
Top melhores distopias já feitas no século, a Margaret Atwood foi contra seu tempo e tão visionária quando escreveu esse livro, foi tão contra o seu tempo.

Se comparar com os dias atuais e com o que ela escreveu em 1985 é tão real e tão atual (até parece aquelas sátiras de black mirror que quando o pessoal vê fala ?impossível isso acontecer? e anos depois, acontece exatamente a mesma coisa ou pior).

Leio e releio quantas vezes forem precisas.

Bruno 26/01/2024

Um pouco arrastado
Demorei pra terminar esse livro, achei a narrativa arrastada, a partir da metade do livro em diante que a história ganha um pouco mais de ritmo e quando finalmente a leitura começa fluir o livro acaba. Mas no geral é um bom livro.

Ramos 26/01/2024

Surpreendente
Apesar de já saber que a história era sobre uma sociedade machista e cruel, não imaginava cenas tão impactantes e asquerosas. E pensar que, sim, não é impossível chegar a esse ponto....a humanidade já fez coisas muito mais absurdas...

Thaina177 25/01/2024

O conto de Aia
Aí gente, tô até com preguiça de comentar sobre esse livro
Que livro CHATOOOO, a diagramação é horrível o que deixa a história bem mais entediante
Li esse livro arrastada, juro
Sei que a mensagem que o livro passa é importante, mas não foi um livro pra mim

Rayssa.Artur 24/01/2024

Não é meu estilo
Provavelmente eu não consegui refletir o suficiente para gostar, mas particularmente achei q faltou mais romance e a escrita me deixou bem entediada. Não é um livro ruim, mas não releria novamente!
Thaina177 25/01/2024minha estante
Eu terminei ele agora, e achei a diagramação do livro péssima, o que deixa a história bem cansativa

Alice 24/01/2024

Um livro incrível mas ao mesmo tempo bem pesado. Mostra uma realidade de um país que se encontra mediante um regime religioso e totalitário. Uma realidade machista e preconceituosa com valores e crenças ultrapassados, demonstra a hipocrisia daqueles que se encontram no poder. É incrível a forma como conseguimos sentir as inseguranças, os medos e a ansiedade da personagem principal. É uma obra bem escrita e bem desenvolvida, uma leitura necessária, acho que o único ponto que está passível de crítica é o fato de que em alguns momentos a leitura beira o maçante, principalmente quando a personagem descreve seu dia a dia que chega a ser monótono tanto para ela quanto para o leitor, mas fora isso é um livro realmente bom, indico bastante a leitura.

Fabiana 24/01/2024

Criei muita expectativa
O livro é bem escrito e traz reflexões importantes acerca do patriarcado.
Creio que não aproveitei a leitura por ter criado uma expectativa muito alta e esperar cenas gráficas que me deixassem aterrorizada.
Pode ter acontecido também que por ter tido notícias tão bizarras sobre como as mulheres tem sido tratadas no mundo real que acabei me anestesiando com os relatos dos livros.
De todo modo, penso que todo mundo deveria ler.

Maria 24/01/2024

Deus do céu que livro lindo e assustador. não sei o que falar sobre ele. me senti angustiada pela protagonista o tempo todo, me conectei com ela e era como se eu estivesse na pele dela, e foi lindo e horrível kkkkkkk. enfim, nolite te bastardes carborundorjm

Eloisa166 24/01/2024

Depois de mais de dois anos...
Eu demorei mais de dois anos para concluir o livro, mas terminei. Uhuuuuuulll. É uma história boa, cativante, mas por algum motivo, toda vez que eu pegava o livro, acabava abandonando a leitura.
O livro, narrado em primeira pessoa, conta uma história distópica sobre um regime totalitário que anula os direitos das mulheres, separando-as em castas totalmente submissas aos homens, em um mundo bastante infértil.