A História de uma Serva

A História de uma Serva Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

Fabiana 24/01/2024

Criei muita expectativa
O livro é bem escrito e traz reflexões importantes acerca do patriarcado.
Creio que não aproveitei a leitura por ter criado uma expectativa muito alta e esperar cenas gráficas que me deixassem aterrorizada.
Pode ter acontecido também que por ter tido notícias tão bizarras sobre como as mulheres tem sido tratadas no mundo real que acabei me anestesiando com os relatos dos livros.
De todo modo, penso que todo mundo deveria ler.

Maria 24/01/2024

Deus do céu que livro lindo e assustador. não sei o que falar sobre ele. me senti angustiada pela protagonista o tempo todo, me conectei com ela e era como se eu estivesse na pele dela, e foi lindo e horrível kkkkkkk. enfim, nolite te bastardes carborundorjm

Eloisa166 24/01/2024

Depois de mais de dois anos...
Eu demorei mais de dois anos para concluir o livro, mas terminei. Uhuuuuuulll. É uma história boa, cativante, mas por algum motivo, toda vez que eu pegava o livro, acabava abandonando a leitura.
O livro, narrado em primeira pessoa, conta uma história distópica sobre um regime totalitário que anula os direitos das mulheres, separando-as em castas totalmente submissas aos homens, em um mundo bastante infértil.

Isabela 23/01/2024

Margaret Atwood?apenas!
Relendo novamente, quando li não tinha tanta cabeça pra entender tudo que o livro conta. Como pode uma ficção distópico ser tão atual? Um dos meus favoritos, acho que todo mundo deveria ler, homem ou mulher, porque mesmo sendo (e graças a deus) uma realidade distante não deixa de ser realidade rs?

maltchik/ 23/01/2024

?Não permita que os bastardos reduzam você a cinzas?
A primeira distopia a gente nunca
esquece!
Tenho um carinho enorme por esse
livro, faz pouco tempo que entrei nesse
mundo da literatura e ele foi um dos
grandes "culpados" por eu ter criado
esse gosto pela leitura. Primeiro livro
no qual realmente me fez imergir na
história, me indignei, tive empatia com
os personagens, enfim, que realmente
me impactou.
E não teria como ser diferente, toda a
atmosfera praticamente claustrofóbica
na qual a personagem principal
consegue nos inserir, td oq acontece
com ela e em todo cenário em que
vive é cruel, é absurdo. Momentos na
historia que faz vc se perguntar se seria
possível mesmo a sociedade chegar a
tal nível de atrocidade por conta de de
fanatismo, seja ele político ou religioso.
Ana 23/01/2024minha estante
Eu tenho certeza que li esse livro errado, não é possível. Vou ter que reler, daí será decisivo o amei ou odiei

maltchik/ 23/01/2024minha estante
Como assim moça ce n amou já de cara essa obra-prima ?

Ana 24/01/2024minha estante
Nossa, fiquei longe de amar essa obra. Parece que faltou tudo nela pra mim. Eu li porque tinha lido a sinopse da série e dizia baseada no livro. Nem tinha visto a série em si, mas não curti o livro. Série incrível

maltchik/ 24/01/2024minha estante
Nossa, curti muito mais o livro que a série

@dinkley_atelie 23/01/2024

Leitura fluida, daquelas que a gente não quer parar de ler, história envolvente que você sempre quer saber o que vem depois, com idas e vindas ao passado, pra que a gente possa entender como foi que tudo chegou naquele ponto da história, ou pra gente poder conhecer um pouco mais do passado dos personagens.

Izzy.lizzy08 23/01/2024

Bizarro
"Bizarro" com certeza é a palavra que descreve esse livro. A história em si já é totalmente perturbadora, uma sociedade onde mulheres só servem para a reprodução e, se não servirem, são descartadas, levadas para trabalhar em lugares com alta radioatividade, por exemplo. Como se não bastasse isso, também existem cenas bem estranhas, como a do ato da reprodução e a do parto.

Primeiramente, eu gostei bastante da ideia de tudo isso ser narrado por uma Aia, já que assim conseguimos entender o lado dela e seu ponto de vista. O fato da narrativa misturar bastante presente e passado dificultou um pouco a leitura no início, mas acredito que depois se tornou algo interessante. Confesso que a escrita não me prendeu muito, até porque não tem algo grande a ser revelado, é mais centrado no relato de vida da Aia mesmo.

Li algumas resenhas de pessoas que não gostaram da protagonista, acharam que ela só pensava em si mesma, que era desinteressante e que cometia erros fúteis. De certa forma eu concordo, mas, na situação dela, não é como se pudéssemos julgar muito. No fundo, parece que ela queria mesmo era poder amar e ser amada, o que, claro, era rigidamente proibido.

Uma personagem que eu gostaria que tivesse tido mais destaque é a Moira. Acredito que ela é uma personagem muito interessante e muito forte, sempre lutando contra tudo o que é imposto. Fiquei um pouco decepcionada com a mínima aparição dela, seria interessante se existissem mais cenas dela.

Por último, gostaria de comentar a respeito do final. Ficou em aberto, mas eu sinceramente gostei. Porém, o que eu gostaria de destacar aqui são as notas históricas. Gostei muito desse "epílogo". Ele faz toda uma análise do conto e faz tudo parecer real, além de que ele mostra muita incerteza, já que é só uma gravação, então ninguém sabe ao certo o que realmente aconteceu e como foi gravado. Era como se eu tivesse lendo uma análise sobre um período da história que realmente aconteceu, o que é bem bizarro se pararmos para pensar.
Jacqueline79 23/01/2024minha estante
E pensar que tem países que são assim

Ingrid 23/01/2024

Escrito em 1985, vamos acompanhar um novo governo, que será totalitário fundamentalista cristã, que se baseará na teocracia cristã. Assim, na República de Gileade, com a justificativa de reconstrução e restauração da ordem, retira-se os direitos das mulheres.Nesse cenário, Offred narrará a história das mulheres dessa nova sociedade, em especial das servas ou aias; cuja função é serem mantidas para fins reprodutivos para a classe dominante; pela alegação de que a poluição e doenças sexualmente transmissíveis haviam levado a esterilidade das mulheres e um declínio nos nascimentos. Sim, Offred é uma aia, sendo mantida na residência de Fred, ou “O Comandante”, e vai nos narrando como é a sua vida, a estrutura dessa sociedade e, juntamente com isso, relembra do seu passado. Ficamos sabendo que ela era casada e tinha uma filha, e que tentaram escapar para o Canadá para não terem que viver nessa nova sociedade, o que não deu certo. Vamos, também, acompanhando a hipocrisia dessa nova sociedade, já que a alta casta vive uma vida paralela as regras rígidas que eles mesmo expõem; como é o caso de Fred, que resolve viver um relacionamento paralelo com a Aia; e Serena Joy, a mulher dele, que manterá relações secretas com Offred para que ela engravide mais rápido, e em contrapartida daria notícias do paradeiro da filha da aia. Ao longo da narrativa é possível ver como a estrutura dessa nova sociedade é pautada em retirar direitos das mulheres, e de quem é economicamente mais frágil; com um final surpreendente e que nos faz pensar. A distopia mais estranha que já li, se é que pode-se falar isso de uma distopia. Ao mesmo tempo, é possível identificar pontos em comuns com a sociedade atual, já que a República de Gileade tem muitos pontos em comuns com a nossa sociedade atual, infelizmente. Vale a leitura!.

JAssica260 22/01/2024

Gilead tem fim?
Primeiramente: eu devia ter lido antes de assistir à série! Também vi o filme de 1990 mas podemos descartá-lo.
Não tive como deixar de comparar a June do livro e a June da Elizabeth Moss. Mas ter assistido ajudou na leitura, pois há várias regressões e às vezes demoramos pra entender o que está se passando na história.
Não esperava que no final houvesse uma "palestra" que analisasse Gilead, gostei bastante dessa parte "documental" e pretendo ler Os Testamentos o quanto antes.

Polly.vidigal 21/01/2024

Mto bom...já tinha visto a série... Gostei do enredo e de como a autora nos envolve nos pensamentos e reflexões da história

Gmcampanini 21/01/2024

Construção
Eu diria que a forma como a autora escreve esse livro é como uma construção de um imóvel que você não sabe o que abrigará quando concluída a obra. O texto começa com tudo acontecendo e as referências e contextos são inseridos ao longo de todo o livro. Do começo ao meio do livro pode haver uma certa dificuldade de leitura pelas confusões em relação as ambientações e contextos. Principalmente, se assim como eu, você é um leitor que gosta de entender as razões e origens das coisas. Definitivamente, é uma obra impactante e pode gerar desconfortos e gatilhos relacionados principalmente às relação sexuais e gestação/maternidade.

Du 21/01/2024

Realmente surpreendente!
Diversas vezes nessa leitura eu me surpreendi, mesmo já tendo uma ideia de como era o livro ainda assim em diversos momentos me vi chocada!!!
Como me senti enojada por toda a situação, e que por cada vez que aumentava detalhes sobre como estava toda a situação das Aias ou como elas foram do mundo ?normal? para isso de uma forma tão inesperada e do nado que me deixava chocada, na verdade nem sei oque chocava mais se era apenas isso ou também que tipo outros países não estavam no mesmo regime, e até sabiam mas não iam acabar com isso sei lá?
Realmente um livro que me fez pensar bastante e me deixou assustada e chocada, mesmo você tendo em mente que isso não aconteceria de verdade, parece que não é algo tão distante, não sei explicar bem mas é um livro que te deixa apreensiva.
Uma boa leitura e enriquecedora, me fez pensar bastante mesmo, demorei para acabar mas não é uma leitura arrastada, enfim é uma leitura instigante que você quer saber oque vai acontecer e se irá piorar toda aquela situação que já é horrível (e pode), uma coisa que me deixou???? foi o final, que você fica incerto do que realmente aconteceu, tipo eu imagino que ela conseguiu mas realmente não sei, então acho que seja válida a leitura da sequência!!!!

Myka 21/01/2024

O conto da Aia
Achei uma leitura intrigante, apesar de ir do passado para o presente muito frequente durante os parágrafos, não é algo que atrapalha, foi um diferencial.

Igueta 21/01/2024

No começo tive muita dificuldade para me adaptar a escrita da autora,pois ficava perdido com tantas idas e vindas ao passado,as vezes ficava curioso para saber o que estava acontecendo no presente e ela voltava para o passado,pelo fato de não conseguir me adaptar eu ficava muito agoniado.Apesar de ser um livro pequeno demorei muito para terminar por causa disso.
Tirando essa parte é um bom livro,aborda vários temas sensíveis,algumas partes me causaram um nojo terrível,exemplo a noite com o comandante.O final traz aquela sensação de curiosidade.
Gostei