Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

bronteismo 19/09/2024

Lamentações e Libertações
Maria Firmina dos Reis nos leva até um universo, mundano, porém encantador, da época em que viveu. com os resquícios latentes da opressão contra negros escravizados, assim como a fragilidade das suas eventuais liberdades, além de uma trama em que o amor está numa balança constante, ao lado da perda, uma estória (e será que não poderia ter sido a história de alguém?) se desembaraça na nossa frente. um novelo cheio de agulhas que tentam prendê-lo, mas acabam se soltando junto, o que se passa de mais poético e trágico finca as garras das palavras bonitas no peito dilacerado de quem consome a obra. revolucionária e corajosa, esquadrinha a realidade que nem sempre é bela como a literatura consegue ser. é o dever de todo brasileiro degustar desse suco meio amargo de brasilidade crua, servida sem acompanhamento, porque basta por si só: Úrsula.

victoria1155 16/09/2024

Considerado o primeiro romance de uma autora negra e abolicionista, tem valor histórico inestimável e por isso já vale a pena a leitura.
mas confesso que me testou bastante a paciência porque definitivamente é um livro de seu tempo: o romantismo em tom mais exacerbado que há.

Anaklusmos. 09/09/2024

Um clássico muito bom!
Comecei esse livro hoje e, a história foi escalando ao ponto de não perceber as horas passarem. Gostei muito do enredo e do contexto por trás de toda essa obra.
Achei muito fácil de ler e, também utilizei o audiobook enquanto lia, o que facilitou muito no processo.
A ausência da quinta estrela é única e exclusivamente por conta do final, que a meu ver, podia ser melhor. Pois o livro foi escalando os níveis das minhas expectativas com facilidade, e sinto que o fim não me chamou atenção como pensei que seria.

melbernardoo 08/09/2024

Um livro que merece estar ao LUME!
Escrito entre 1857 e 1858, Úrsula é um romance abolicionista de Maria Firmina dos Reis, publicado pela primeira vez em 1859. A escritora maranhense inicia o livro mostrando para que veio; ela deseja fazer parte do meio literário brasileiro. Embora reconheça que, por ser mulher, nordestina e sem um padrinho que a ajude nessa empreitada, Maria demonstra toda sua audácia ao se lançar como escritora.

Em 1861, seu livro é reimpresso e logo cai no
esquecimento das editoras. Somente em 1973, 110 anos depois, é que sua obra é novamente lançada aos merecidos holofotes literários. Demoro-me a relatar essa parte porque, logo no início do livro, Maria expressa seu profundo interesse em ser lida, apesar de todas as dificuldades que a realidade lhe impunha.

Felizmente, a obra de Maria Firmina está presente. Apesar de tudo.

Esse é um romance romântico bem característico da época, com toda a melosidade merecida nas falas dos personagens apaixonados, Úrsula e Tancredo. Mas Maria Firmina, dotada de toda sua expertise, utiliza esse amor entre brancos ricos para dar vez e voz a personagens pretos escravizados: Túlio, Preta Susana e Antero. Preta Susana é uma personagem encantadora; e não é para menos: ela assume o papel de ?Griô? e ?Mãe África?, uma vez que é mãe adotiva de Túlio e responsável por manter viva a lembrança de sua terra natal, além de relatar os horrores sofridos ao ser sequestrada e subjugada à escravidão.

Esse romance de fundação do Brasil tem uma narradora em terceira pessoa; em certos momentos, os personagens adquirem o discurso direto livre, bem como o monólogo interior.

Leiam Maria Firmina dos Reis, leiam Úrsula!

Viviane.Oliveira 03/09/2024

Um romance com visões abolicionistas.
Maria Firmina dos Reis, uma das primeiras romancistas negras do Brasil, é uma figura de grande importância na literatura brasileira, não apenas por sua produção literária, mas também por sua posição de mulher negra em um ambiente literário dominado por homens brancos no século XIX. O livro "Úrsula e Outras Obras" reúne a obra seminal de Firmina, "Úrsula", juntamente com outros textos, oferecendo ao leitor uma visão abrangente do talento e da sensibilidade da autora.

**"Úrsula" e a Subversão de Narrativas**

"Úrsula", publicado em 1859, é considerado o primeiro romance abolicionista do Brasil. A obra é marcante por seu retrato sensível e humanizado dos escravizados, algo raro na literatura da época. Firmina dos Reis subverte a narrativa tradicional ao dar voz e agência a personagens negros, como Túlio e Susana, que são essenciais para a trama e possuem uma complexidade emocional que desafia as visões racistas predominantes.

O enredo de "Úrsula" gira em torno de um triângulo amoroso entre a protagonista Úrsula, seu amado Tancredo, e o vilão, o opressor e proprietário de escravos, Sr. Lemos. Firmina utiliza essa trama aparentemente simples para explorar temas complexos como a escravidão, a opressão de gênero, e as consequências psicológicas da violência. A narrativa de Firmina não apenas critica a escravidão, mas também revela as interseções entre raça, classe e gênero em uma sociedade profundamente desigual.

Além de "Úrsula", a coletânea inclui outras obras de Firmina, como poesias e contos, que reforçam sua posição como uma voz única na literatura brasileira. Em seus poemas, Firmina dos Reis aborda temas como a liberdade, a justiça e a solidariedade entre os oprimidos, sempre com uma sensibilidade que reflete sua visão crítica da sociedade.

Um aspecto notável da obra de Firmina é sua capacidade de entrelaçar questões sociais com a vida íntima e emocional de seus personagens, algo que antecipa o que viria a ser um traço distintivo do romance psicológico. Sua escrita é permeada por uma melancolia que reflete tanto o sofrimento de seus personagens quanto sua própria posição marginalizada como mulher negra em um mundo literário excludente.

"Úrsula e Outras Obras" é uma leitura essencial para quem deseja compreender a complexidade da sociedade brasileira do século XIX e a importância das vozes femininas e negras na construção de nossa literatura. A escrita de Maria Firmina dos Reis é ao mesmo tempo sensível e poderosa, oferecendo um retrato profundo e comovente dos desafios enfrentados por aqueles que viveram à margem da sociedade. Este livro não é apenas um marco histórico, mas também um convite à reflexão sobre questões de justiça, igualdade e humanidade que permanecem relevantes até hoje.

mirelleautora 01/09/2024

Esse foi o livro mais trágico que já li, o livro que em deixou mais deprimida.
Esse livro é o típico livro que consome toda sua energia para entender, eu muitas vezes tinha que retornar ler toda página ou capítulo para entender, mas não me arrependo, pois ele é repleto de informações profundas, pretendo reler novamente mais pra frente quando for mais madura, certamente terei outra visão.

Ly. Su 25/08/2024

De época, sim!!! e muito bom.
Belíssima obra de Maria Firmina, que com muita ousadia revela o drama do desamor, sobretudo pelo egoísmo humano.

Sabrina 24/08/2024

Foi o um livro que eu me propus a ler por toda sua bagagem histórica: considerado um dos primeiros (se não o primeiro) romance brasileiro escrito por uma mulher negra. Mas sabia que o livro podia não entregar e pra mim foi uma coisa de desapontada, mas não surpresa. O livro é simples, sem muitas viravoltas e por ser curto não consegui acreditar no romance do casal. Pareceu mais uma tragédia grega em um palco de teatro do que um romance que eu lembrarei. Porém as partes que ouvimos os relatos dos escravos, esses sim mexeram comigo. Parece que a escritora escreveu todo aquele romance raso pra encobrir seu real objetivo com esse livro: dar voz as almas dos negros que tiveram suas vidas arrancadas pela escravidão. Nessas cenas é impossível não se emocionar e não sentir o peso da escrita da moça (que é muito boa, diga-se de passagem). Enfim, uma boa experiencia, porém não ficará marcado pra mim.

Bruna.Nunesx 20/08/2024

Áudiobook Úrsula ? Skeelo ? autora: Maria Fermina dos Reis
Áudiobook do Skeelo
Acabando dia: 19.04.2024

A obra "Úrsula" da autora negra Maria Firmina dos Reis é um marco na literatura brasileira, sendo o primeiro romance de romantismo com protagonistas negros.

Ambientada no período colonial, o audiolivro narra a história de um homem negro escravizado através da perspectiva de Úrsula, nossa protagonista que também é escrava. A escrita de Maria Firmina dos Reis é realmente magnífica, e é fácil imaginar o impacto que esse livro deve ter causado na época, ao abordar de forma tão sensível e poética a realidade da escravidão.Recomendo fortemente a leitura para quem deseja explorar a obra de uma escritora negra que fez história na literatura brasileira.

h4gatha 18/08/2024

Orgulho e preconceito se fosse bom
Esse livro serve tudo: intriga familiar, incesto traição, namorada pegando o pai do namorado e tudo que a família tradicional brasileira gosta

sem esquecer toda a importância histórica que o primeiro livro abolicionista, escrito por uma mulher negra, tem. Leitura muito fluída, divertida e com muita qualidade

Geovanaolvr 12/08/2024

Livro denso, enredo forte e muita importância histórica e social. É assim que tenho que resumir o primeiro romance brasileiro

lewhoviana 11/08/2024

Li para fazer uma análise para faculdade e me surpreendi com o quão bom é esse livro. A leitura é bem fluida (depois das 6 páginas iniciais) e a história se desenvolve num ritmo emocionante.
Úrsula foi mais uma vítima de um homem que não soube escutar um não e sua história foi muito bem contada