Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Tati 19/06/2024

Um livro com história triste. Fala de um casal que se ama mas que sofre perseguição por parte de um homem obcecado pela jovem. Tudo se passa no período da escravidão, mas esse tema é apenas pano de fundo.

Bianca 19/06/2024

Trágico, mas maravilhosamente envolvente
Um verdadeiro absurdo esse livro não ter tanto reconhecimento quanto ele merece, fazia tempos que não ficava tão obcecada por uma trama como fiquei com essa, pensava o dia todo no que ia acontecer no próximo capítulo, só não de 5 estrelas por o final não me agradou tanto mas entendi por ser o estilo da época.

jdsdnt 19/06/2024

Troco escravidão por liberdade, por ampla liberdade!
Não sei nem como fazer essa resenha, só tenho a dizer que a autora foi genial na escrita e crítica social deste livro.

Beatriz3345 18/06/2024

Romance forte
O livro tem o seu início mais descritivo, sem muitos trechos que nos instigam a seguir a leitura. Porém do meio do enredo até o final, a história é carregada de emoções, aborda questões sociais pesadas e fortes e completa um romance intenso, que não se concretiza conforme o esperado. Apesar de não ser o foco central da obra, há menções ao delírio causado pela paixão tratado de um modo bem particular.

Sílvia 15/06/2024

Uma história muito boa, triste, sofrida, mas com sua beleza. Um triste desfecho para uma donzela amável.

Carol 13/06/2024

Romantismo abolicionista
Tive que ler para a escola, mas de certa forma é um livro bom. As vezes o tempo o lugar não ficam claros e isso confunde a história. Legalzinho

Maria 12/06/2024

Esse apareceu como recomendação no Kindle e resolvi arriscar. Já tinha lido Úrsula, mas nenhuma outra obra da autora. Os contos desse livro são maravilhosos e só posso dizer que Maria Firmina dos Reis tem uma escrita muita singular e deveria ter mais reconhecimento. Recomendo muito!!!

Lali 11/06/2024

História densa e cheia de representatividade em uma época em que nem se sonhava falar sobre racismo, machismo e misoginia. Uma obra corajosa de uma mulher incrível. Vale cada parágrafo.

NAvea.Silveira 10/06/2024

Este
livro é um resgate da memória escravagista, contrata por uma meteu negra e que apresenta esse período reforçando as atividades sofridas pelo pouco negro.

Mariana 09/06/2024

08/10
?Senhor Deus! Quando calará no peito do homem a tua sublime máxima?ama a teu próximo como a ti mesmo?, e deixará de oprimir com tão repreensível injustiça ao seu semelhante!? Àquele que também era livre no seu país? Àquele que é seu irmão??

Lua 09/06/2024

Que livro INCRÍVEL!!!
Maria Firmina dos Reis precisa ser lida, relida e celebrada! Que escrita potente, poética e cativante!

li_mfr 08/06/2024

Difícil
Personagem principal: uma mulher branca. Negro subserviente (obediente, dócil e que faz de tudo pelo seu senhor branco).

Larissa3354 06/06/2024

É interessante
Eu gostei do enredo do livro e reconheço o como o livro é importante. A autora fala bastante do período de escravidão e coloca personagens negros e escravos como protagonistas, além disso evidencia muitas cenas deste período que são muito cruéis. Esse livro foi publicado em 1859 e por isso achei difícil a leitura, ademais a história se encaixa naquele romantismo em que as pessoas se apaixonam muito fácil e nem sabe o motivo direito. Enfim, entendo o motivo deste livro ser relevante, e apesar de ter umas reviravoltas interessantes no final, a história não me pegou tanto.

annikav.a 05/06/2024

Orai pela infeliz Úrsula
No geral, o enredo, embora desesperador, não é inovador. Apresenta-se a princípio um típico romance do Romantismo, talvez da segunda fase. Mas, ao examinarmos mocinhos e vilões - vilão - é impossível ignorar o contundente abolicionismo e o (talvez um tanto oculto?) feminismo na obra, que, em 1859, precedendo até Castro Alves, é muito corajosa, ponta de lança. Este é o primeiro livro publicado por uma mulher no Brasil, "uma maranhense", mulher negra. Apenas por isso já deveria ser leitura obrigatória no E.M e faculdade, ser mais discutido e sobretudo mais estudado, porque sinto que muitos detalhes importantes tem sido perdidos e que o aspecto devocional também deveria ser mais explorado, além de conhecermos relativamente pouco sobre a autora.