Úrsula (Romance); A Escrava (Conto)

Úrsula (Romance); A Escrava (Conto) Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Anna 03/05/2023

Vi um vídeo no tiktok falando desse livro e me interessei, mas talvez tenha botado muita expectativa. achei a leitura bem fluida, mesmo sem ter me apegado a nenhum personagem e sentido todos eles bem chatos. vale a pena ler apenas pela discussão em torno da escravidão, muito polêmico pra época.

Flavy 30/04/2023

Ursula
O livro é bem divertido, e é uma loucura esse tanto de gente envolvida.
Demorei muito lendo porque mesmo sendo pouquíssimas páginas eu não entendia quase nada (principalmente o começo), mas depois me acostumei com a forma que foi escrito e foi até tranquilo.
Fiquei bem feliz em ler, acredito ter sido o primeiro livro ludovicense que eu li e saber que a Maria Firmina nasceu aqui na cidade que também nasci e moro me foi uma surpresa bem grande.
É um livro importantíssimo, acho que todos devem ler. É bem curtinho.

Poleto 24/04/2023

Abolicionismo, romantismo e blablabla
O livro tem certos excertos abolicionistas bem importantes e representa um marco incrível pra literatura produzida e publicada na época, dado que Maria Firmino dos Reis, sendo uma escritora negra, sua sensibilidade com as pautas do sofrimento dos negros e escravos é notória, Tulio é um personagem inteiro, cheio de afeto, dores e passado, possui vontades, desejos, anseios e voz própria. No mais, infelizmente é um romance romantico e aquela melação toda que você já conhece. Achei engraçado o final, nem o Padre quis dar perdão pro Comendador kkkkkkk

Shato 23/04/2023

O livro é muito divertido e gostoso de se ler e eu recomendo muito. Maria Firmina dos Reis é uma escritora que foi muito subestimada e deixada de lado, apesar de ter escrito romances de extrema importância para a causa antirracista e abolicionista no Brasil. Com falas magníficas contadas pelas próprias personagens, esse livro torna-se mais denso e profundo.
Bel 12/07/2023minha estante
"Gostoso de ler" meu cu

Alice.Burigo 19/04/2023

Cara, é sensacional. Primeiro romance brasileiro publicado por uma mulher negra, nossa é muito incrível.

Lelle. 17/04/2023

Que plot!! O sacerdote avisou!!!! Eu li esse livro jurando que eu ia odiar, mas eu achei muito legal! A história é envolvente e faz você querer saber o que vai acontecer com Tancredo e Ursula? As reviravoltas, a denúncia social, tudo! Adorei esse livro.

Maria 17/04/2023

Pobre Úrsula!
Apesar de esse livro ter sido escrito em um contexto completamente diferente, a genialidade da Maria Firmina dos Reis é IMPRESSIONANTE. A história é muito bem articulada, as reviravoltas são surpreendentes e o enredo é muito interessante quando capta a atenção do leitor (após as longas descrições dos 6 primeiros capítulos). Além disso, é surpreendente a importância de Maria Firmina na literatura brasileira: uma mulher que, mesmo naquela época, foi capaz de publicar esta maravilha. A forma como esse livro faz críticas ao patriarcalismo e à escravidão é crucial e, mesmo em uma época extremamente repressora, reflete as questões sociais em que a autora buscava focar.

Rafa 16/04/2023

Úrsula
Mais um livro que li pra escola. Apesar da leitura ser difícil, com muitas palavras formais e não mais usadas nos dias atuais, a história é legal e envolvente.

gabi 14/04/2023

Resenha ? Úrsula
Olha, realmente não tenho muito o que dizer. Não é um tipo de livro que tenho costume de ler, mas não foi tão ruim, só muito melancólico.

Luísa Anjos 12/04/2023

Li esse aqui em cima da hora para um debate em sala de aula. E valeu a pena.

As primeiras páginas me prenderam um pouco, já que era muita descrição da natureza (Romantismo né) mas depois que a história começou de fato ela fluiu muito bem.

?Úrsula? é o primeiro romance abolicionista brasileiro, um dos primeiros romances escritos por uma mulher e é um prato cheio. Personagens bem desenvolvidos, enredo instigante e ideias valiosas para o contexto abolicionista do nosso país. Com certeza foi uma leitura importante pra mim. Achei o final um pouco ambíguo, mas esse esclarecimento fica pra discussão em sala hoje?

Misouri 08/04/2023

???
Li esse livro por causa da minha professora de português, posso dizer q foi uma boa decisão de ler e conhecer um pouco sobre uma das primeiras escritoras de romance. A  leitura devia ser obrigatória nas escolas, uma história sobre o século 19 contado por uma mulher negra da época. Mesmo que os negros ficavam de pano de fundo, a autora mostra seus sentimentos e sua história. Pena que a mesma não é muito conhecida, mas deveria.

Milene.Auanny 04/04/2023

Surpreendente
Li esse livro para um trabalho da faculdade, então não fui com tantas expectativas, mas me surpreendi quando me peguei realmente gostando de todo o desenrolar da trama.
O que mais me atraiu foi o fato de que Maria Firmina deu voz aos personagens negros escravizados, deixando com que eles realmente participassem da história, além de contarem a sua própria.
A escrita, apesar de um pouquinho difícil de ler, não deixa de ser incrível. O final não foi da maneira que eu achei que seria, o que acabou, mais uma vez, me surpreendendo.
Acredito que essa seja uma leitura necessária e que teria sido bem mais proveitosa caso eu não tivesse lido para a apresentação de um trabalho, mas indico muito.

lele_borges15 01/04/2023

Leitura difícil, mas a história é bem bolada
Confesso que a leitura é difícil. Nos primeiros capítulos, por exemplo, é um parto continuar lendo o livro. Parece que trava, não continua. Mas depois de alguns acontecimentos, com o advento do romance, o livro fica mais interessante.

A história nos envolve e tomamos um lado da história. E mesmo que o seu lado não se torne vitorioso, a sensação de justiça no final do livro contagia os leitores e proporciona um bom final.