Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Victória 09/08/2023

Ultrarromantismo
Uma obra que definitivamente se destaca por seu valor histórico. Durante a leitura me peguei querendo saber mais sobre a Maria Firmina e como pode ter sido a educação dela e o processo e desafios de uma mulher negra escrever um livro numa época como aquela.

Já o enredo em si não foi nada de mais e só não abandonei porque é um livro curto.
É a típica história da segunda fase do Romantismo; muito amor idealizado, muito sofrimento, muita confusão.

Quando via falarem sobre Ursula, realmente achava que ela seria uma negra, e fiquei decepcionada ao ver que a maioria dos personagens são brancos. Mas entendo que inserir uma mulher escrava nesse patamar de beleza idealizada e objeto de paixão seria algo muito difícil de acontecer nesse contexto.

Mas dou destaque para a personagem Suzana que ainda que compondo uma parte mínima do livro, seu monólogo sobre a chegada dos africanos no Brasil é muito forte, e pode ajudar aqueles que nao acreditam no horror que foi esse evento a acreditar um pouco mais.

vivros_ 06/08/2023

O livro é todo muito previsível, o que fez minha leitura ficar um pouco enfadonha, além da linguagem complicada por ser um livro antigo. Me surpreendeu o quão forte era o tom antiescravagista da obra, que fui ler pensando que seria algo mais sutil e implícito. Também gostei do final, que apesar de não ser dos mais surpreendentes foi bem satisfatório.

@gejah_ 02/08/2023

Um novelão romancista
Já nas primeiras páginas conseguimos perceber que esse é um livro que faz parte do movimento romancista. o egocentrismo dos homens (brancos) é evidente e pode ser percebido em diversos personagens (Tancredo, Fernando, pai de Tancredo...). a história nos apresenta Ursula, moça de beleza excepcional cuja delicadeza é angelical. Ursula mora com sua mãe, dona Luiza, que está doente. ambas não recebem visitas com frequência, quando o escravo Tulio (um querido, único homem q presta no livro pra ser sincera..........) resgata um homem na floresta e o leva para os cuidados da casa de dona Luiza. a partir daí surge um romance entre Ursula e esse novo personagem. há ainda uma amizade entre Tulio e Tancredo que nasce logo no início.

é um livro de grande importância para a literatura nacional e apesar do romance, existem outros elementos que podem ser vistos para além dessa camada, gostei muito de ter lido, apesar do exagero e intensidade com que as emoções pessoais são apresentadas (romantismo), o livro é um novelão e faz com que a gente leia ansiosamente pra saber o que vai acontecer com o casal e com todos os envolvidos.

Maick 01/08/2023

Úrsula
Um romance que nos prende do início ao fim ,mas que nos retrata de sentimentos e atitudes que aprendemos com nossos pais e nossos parentes do antepassados de geração a geração .Um livro que se lermos daqui 50 anos nos trará bastante conhecimento e abordagens que estão ligados ao nosso cotidiano.
Bastam lê-lo.

Guilherme.Oliveira 28/07/2023

Um livro difícil em todos os sentidos
Leitura de linguagem rebuscada tal qual a época em que foi escrito, porém de uma importância imensa na consciência humana, trata sobre o racismo com uma propriedade tamanha. 4?

Luiz de França 25/07/2023

A linguagem pode ser arcaica, mas a sua mensagem é eterna.
Li "Úrsula" como parte de um clube do livro e a leitura me surpreendeu bastante. De início, é comum ficarmos relutantes em prosseguir pela linguagem mais arcaica (afinal, o livro foi publicado originalmente em 1859). Porém, percebemos que a estrutura da história é simples e, pelo menos na versão que li, tinha definições e detalhes em pontos cruciais que facilitaram o entendimento.

É interessante ver como Maria Firmina dos Reis foi estratégica ao escrever um livro com temática tão comum (um relacionamento entre pessoas brancas), mas com uma mensagem abolicionista tão poderosa. Mesmo nas entrelinhas, afinal só assim que ela deve ter conseguido publicar naquela época, a mensagem que ela passa é clara e eterna. A crueldade que a população preta sofreu nos tempos de escravidão foi algo absurdo, e ajuda a entender o porquê do preconceito racial durar tanto e permanecer em nossas vidas após séculos. Além disso, é visível a influência do Romantismo (escola literária em alta naquela época) na construção da história, principalmente pela noção de tristeza e tragédia pelo amor.

Por fim, para quem está no começo da leitura e pensa em parar por causa da linguagem mais arcaica, aconselho a prosseguir sem pensar muito nisso. Aposto que, com o tempo, a leitura fica mais fluida e você se acostuma com as palavras, mesmo que não as use no dia a dia. Você pode se encantar com o brilhantismo que é "Úrsula" e Maria Firmina dos Reis.

Gabriel1994 25/07/2023

CHATOOOO
Meu deus que livro insuportável, parece roteiro de novela das 8 é muito ruim mesmo, nem como livro pra te emocionar serve, a história só é triste, ruim e chata de se ler.

Aldemir2 25/07/2023

Tesouros perdidos, acadêmicos que se acham
Maria Firmina dos Reis é uma autora de extrema importância para a literatura brasileira, mas que infelizmente ficou esquecida por muitas décadas até voltar a ser republicada, até mesmo em seu estado de origem, o Maranhão. Nome representativo do movimento romântico brasileiro, sua obra, em especial o romance “Úrsula” e o conto “A Escrava”, é marcada principalmente pelos ideais abolicionistas, abordando esse tema antes mesmo de Castro Alves começar a publicar seus poemas.

Em “Úrsula” o leitor se depara com uma trágica história de amor que irá encontrar como obstáculo o desejo do tio da personagem titular por se casar com a sua sobrinha. Entretanto, em meio a essa narrativa tipicamente romântica a autora coloca as ideias abolicionistas, mesmo que não seja um elemento principal da narrativa, propagando assim a luta pela qual ela acreditava e que demorou algumas décadas até que acontecesse a abolição. A resenha completa do livro, da obra de Maria Firmina e também uma discussão sobre obras esquecidas e a estética romântica no Brasil você confere no blog, link abaixo..

❧ Úrsula (publicado originalmente em 1859)
❧ Maria Firmina dos Reis
❧ 312 páginas
❧ Editora Antofágica
❧ 5★

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/07/ursula-maria-firmina-dos-reis-tesouros.html

Aldemir2 25/07/2023

Tesouros perdidos, acadêmicos que se acham

❧ Úrsula (publicado originalmente em 1859)
❧ Maria Firmina dos Reis
❧ 312 páginas
❧ Editora Antofágica
❧ 5★

Isa 17/07/2023

Uma tragédia brasileira
Que livro surpreendente! Trata-se, sobretudo, de uma trágica história de amor entre Úrsula e Tancredo, porém engana-se quem pensa que isso é tudo o que há nessa obra. A escravidão e os sofrimentos sem limites os quais os infelizes escravos eram submetidos também é abordado aqui. Recomendo a leitura.

danriien 15/07/2023

Li para a faculdade, mas é simplesmente incrível!! maria firmina foi gigante publicando este em 1859. apesar do romance meloso característico do romantismo do séc. 19, a autora conseguiu usá-lo apenas como pano de fundo para o que real intendia, que era o discurso anti escravidão!! e ainda vai além, usando da personagem de tulio para mostrar que somente ter uma carta de alforria, não o fazia ser livre!
lindo livro

Livia M. 14/07/2023

Tragédia brasileira
A língua é um ente vivo em movimento ao longo do tempo. Inicialmente a dificuldade, durante o aprendizado e finalmente orgulhosa do entendimento. Passado esse obstáculo, ao menos eu tive um final feliz, ao compreender todo o sofrer belamente apresentado.

No pain, no gain.

#vozesnegras
1/7

Lenir 13/07/2023

Obra muito importante por seu caráter histórico. Publicado em 1859, Úrsula retrata uma história de amor, em tom característico do Romantismo. Mas o pano de fundo é a escravidão e a escrita de Maria Firmina dos Reis traz à tona o Abolicionismo com dois importantes personagens negros.