Se a rua Beale falasse

Se a rua Beale falasse James Baldwin

Resenhas - Se a rua Beale Falasse

thaireads 12/03/2021

O livro fala de questões raciais importantes e traz de forma muito evidente o preconceito e a injustiça com a população negra. O romance entre o casal principal apresenta um contexto em que passa a ideia de que foi muito desenvolvido, pelo fato de se conhecerem a tantos anos, mas não há, de fato, um momento em que vemos ele sendo desenvolvido (talvez pela peculiaridade da linha temporal da história, que conta momentos do presente com conexão ao passado). Achei o fim meio abrupto, sendo que havia o que se desenrolar na história... Passou a ideia de que o autor cansou da história e pegou o primeiro gancho que apareceu para poder encerrar.

Mara.Mares 20/02/2021

Se a rua Bealle falasse
A escrita é muito boa. Mas o autor simplesmente joga uma ideia e tenta nos fazer engolir qualquer coisa que ele achou legal. História sem pé nem cabeça, palavrões desnecessários e um final horrível. Ganhou uma estrela e meia pela escrita/tradução apenas, porque não sou de todo ruim.

Amandaribeirose 09/02/2021

Genial!
Genial.
Um livro extremamente realista. Durante a leitura é fácil achar que esses personagens existem, até porque, eles existem. Quantas pessoas já não estiveram ou estão nessa situação? quantas tishs, quantos alonzos e quantas Sharons não existiram e existem até hoje?. If Beale Street Could Talk é uma história fictícia com raízes profundas na realidade, em poucas páginas Baldwin me deu uma aula sobre racismo.

Leiam Se a rua Beale pudesse falar??

vctrsolar 08/02/2021

Se a rua Beale falasse

James Baldwin no livro Se a rua Beale falasse nos apresenta através da narradora Tish a história dos negros nos Estados Unidos, ou ao menos uma parte dela. Fonny, é preso injustamente por uma acusação de estupro, o autor se inspirou num caso real para escrever o livro. Eram comuns falsas acusações de assédio sexual contra homens negros com o intuito de evidenciar conversões racistas, como a hipersexualidade dos homens negros. O objetivo de manter a imagem da população negra como inferior ou violenta, servia ao propósito de diminuir a força de atuação dos negros no país. Autores como Baldwin denunciam essas práticas através dos seus escritos ficcionais, assim como em seus ensaios.
A relação que a narradora mantém com a história gera uma proximidade com o leitor, já que somos conduzidos por sua visão que passa por muitos sentimentos, desde o amor pelo personagem condenado e a raiva pela situação em que se encontra. A sua relação com a família demonstra a potencialidade da comunhão de pessoas negras. Cada membro de sua família se organiza em busca de ajuda para trazer a liberdade para Fonny. Porém, é justamente pela família do namorado que Baldwin registra uma outra forma de viver sendo negro. A mãe e as irmãs do jovem preso aproximam-se da branquitude não só pelo tom de pele mais claro, mas também em seus anseios e princípios.
O diálogo que o autor promove ao trazer dois olhares distintos, a partir de uma narradora comprometida de forma pessoal com a história, faz com que o leitor tenha uma perspectiva ampla em relação ao que acontece na sociedade estadunidense. A nossa relação com essas personagens cresce ao longo da narrativa, os sentimentos de Tish são transpostos para o leitor, nos revoltamos assim como ela e com seus familiares em relação a prisão injusta de namorado. James Baldwin constrói uma poderosa história, cheia de afeto sem deixar de lado a denúncia social, sua marca autoral mais forte.

site: https://tinyletter.com/adrianovctr

fleabookz 07/02/2021

Gostei do livro, me empolguei muito no início e já achei que seria 5 estrelas. Mas me enganei, pois não é tudo isso.
O que mais me agradou é como a narrativa faz críticas ao racismo nós Estados Unidos. Porque além de coincidir com o enredo, é totalmente condizente com a realidade do país.
Achei a escrita boa. Foi uma leitura fácil e fluida. Em vários momento me peguei rindo ou chorando por alguma coisa.
O problema é que a história do Fonny em si não me prendeu muito. Difícil de acreditar que alguém iria num outro país atrás de uma testemunha, bem esquisita essa parte.
Me incomodou também as falas e atitudes machistas, entendo que faz parte da ambientação de quando o livro foi escrito. Mas ainda assim, fiquei chocada.
Pensei também que haveria uma comoção maior, que a rua inteira iria se envolver no caso. Me enganei.
Sobre o final, me surpreendeu um pouco. Porém achei um pouco fraco, esperava mais detalhes, algo assim.

Natalia.Barros 04/02/2021

O livro é de extrema importância e trás um pouco mais de luz ao tema do sistema carcerário precário americano, mas sabe... o filme é melhor, mais bem construído. E então acho que fui com as expectativas muito altas ao ler o livro. O protagonismo feminino é lindo, mas me incomoda a narração hiper realista de cenas em que a protagonista nem mesmo estava presente. Mesmo assim, leiam!

Joy Alves 28/01/2021

Que bom que eu li esse livro! James Baldwin é maravilhoso
Se A Rua Beale Falasse é uma história de amor em meio a todas as dores e injustiças causadas pelo racismo. Não é uma leitura fácil, ao contrário, é dolorosa e complexa, e infelizmente muito atual. Alternando entre memórias e o momento presente, a história é narrada pela perspectiva de Tish. O livro inicia com a protagonista já apresentando o drama central da história: a prisão injusta de seu noivo, Fonny, que é acusado por um policial branco de estuprar uma mulher, sendo posteriormente "reconhecido" pela mesma.
⠀⠀⠀
Baldwin constrói uma narrativa simples e direta, em que evidencia a difícil vivência de pessoas pretas em um bairro de Nova Iorque, em que o corpo negro é visto como alvo e está a mercê da perversidade de brancos racistas. O autor apresenta, também, temas intrínsecos a essa questão, como o encarceramento da população negra, a objetificação e sexualização do corpo da mulher preta. E como se fosse pouco, Baldwin ainda nos mostra como são diferentes e complexas as relações familiares de Tish e Fonny, sendo que a primeira recebe ajuda e carinho, e o segundo, só lhe resta a indiferença da mãe e irmãs.

E antes de finalizar preciso mencionar a valorização da figura da mulher preta, que ocorre ao longo do livro. Duas personagens se destacam: a mãe e irmã mais velha de Tish. Duas mulheres que se colocam a frente de importantes situações no decorrer da história. Se A Rua Beale Falasse foi meu primeiro contato com o talento de James Baldwin e valeu a pena cada minuto dedicado ao livro, estou apaixonada pela história, mesmo tratando de um tema tão pesado e doloroso. Esse livro é poderoso e vale muito a pena ler, pois fala de coragem, de resistência e de valorização do amor e cuidado entre pessoas pretas!

Ana - @edicaodebolso 22/01/2021

Se a rua beale falasse
Se a rua beale falasse ela contaria mais um caso de injustiça.

Contaria que mais uma vez o sistema judiciário cometeu erros e encarceirou um inocente, contaria que o fator decisivo para essa sentença foi a cor da pele de um ser humano.

Se a rua beale falasse ela contaria a história de mais uma família desfeita, mais um inocente pagando pelo crime que não cometeu.

Contaria a história de uma família que se agarra ao amor e faz dele combustível para manter a esperança de dias melhores e de uma sociedade mais justa.

É uma narrativa que vai tão além da história, traz consigo tantos sentimentos e ao mesmo tempo tantos conflitos, tão carregada de críticas sobre política, religiosidade, preconceito racial, sistema carcerário, tudo isso contado de uma forma tão sentimental que em minha pouca sabedoria me arriscaria dizer que chega ser poética.

A época mudou, os problemas permanecem pertinentes.

Não posso deixar de comentar que a forma que a religiosidade foi abordada me incomodou um pouco, embora compreenda o ponto da crítica algumas passagens me soaram desrespeitosas.

Tirando esse fator, foi uma leitura maravilhosa, sentimental e reflexiva que vale a pena conhecer.

James Baldwin é também autor de O quarto de Giovanni, entre seus principais temas, sobressaem a luta racial e as questões de sexualidade e identidade.

Marco.Antonio 21/01/2021

Desgostei mais que gostei...
De forma geral, gostei muito da história. Gostei dos temas super relevantes - e infelizmente atuais -, que são abordados da forma séria como deve ser.

O problema, para mim, foi a narrativa. Não curto muito a narração que não segue uma linha temporal, fica indo e voltando no tempo sempre. Apesar de não ter ficado confuso dessa forma, não consegui me conectar tanto com a personagem. O final abrupto foi outro grande problema. Apesar de ter entendido a escolha do autor, achei que ficou muuuito aberto.

Aline 17/01/2021

Livro publicado em 1974, contudo com uma história muito atual na nossa sociedade. Até o momento não tinha lido nada do autor, quero ler mais algum livro dele.

Belos 15/01/2021

O livro é muito bem escrito e retrata uma época delicada nos Estados Unidos na qual os negros eram julgados preconceituosamente. Trata-se da história de um jovem casal negro que tenta provar o inocência do marido diante da acusação de violência sexual.
É importante notar alguns símbolos sociais na narrativa para articular com a visão crítica do autor.

fev 13/01/2021

4,5

Se a rua Beale falasse é um livro incrível, emocionante. Uma história de amor sem igual. Obrigado pelo mimo, James Baldwin.

Tish narra o que acontece Se a rua Beale falasse. Tish é namorada de Fonny que vai preso injustamente ao ser acusado de ter estuprado uma mulher. A narração de Tish relata como ela e Fonny se conheceram, sobre a vida deles no Harlem, sua paixão e os encontros dela com seu amor na prisão.

A escrita de James Baldwin é simples, mas extremamente poderosa. Ele em nenhum momento usa de palavras pesadas para deixar claro o que está acontecendo. Seja em uma cena de sexo, ou uma cena de violência, racismo. Não há nada de perturbador em suas palavras, mas sim nos acontecimentos.

Eu me peguei várias vezes emocionado e até mesmo chorando o que Baldwin havia escrito. Se a rua Beale falasse para mim é um conto de fadas com um casal negro e o vilão aqui é racismo, o preconceito. Por ter sido um ativista político do movimento negro e por também sentir na pele o que é ser negro nos EUA, Baldwin consegue descrever brilhantemente as vivências de preconceito e injustiça vividos por estes personagens. É torturante ler e perceber que eles estão sofrendo somente por serem negros.

Apesar de ser uma história que gira em torno de uma falsa acusação de estupro e uma prisão, para mim, a história de amor entre Tish e Fonny foi o que mais se destacou. É uma história genuína e linda de se acompanhar. A primeira cena de amor entre eles é uma das coisas mais bonitas que eu já li.

É uma história bem construída, com personagens bem trabalhados e com uma imersão/ambientação não só no ambiente físico, mas também no psicológico da cada personagem que é simplesmente maravilhoso. Mesmo o livro sendo narrado por uma única pessoa você consegue ver o potencial de cada um.

Eu, com certeza, deixei algum aspecto importante de lado. Mas deixo aqui a minha super recomendação para você ter a sua própria visão por uma história linda. E assim como eu vai ficar querendo mais e mais da obra de James Baldwin.

@de.leitura por Vinicius Machado 09/01/2021

Nossa histo?ria e? centralizada em torno de um casal, Tish e Fonny, no Harlem dos anos 70, onde precisam enfrentar juntos uma sociedade que os julga por sua pele e por sua classe social. No ini?cio do livros, descobrimos que Fonny esta? preso, acusado (sem provas) de estuprar uma mulher.

Essa obra e? um cla?ssico estadounidense, principalmente por evidenciar o racismo do sistema de justic?a e da sociedade norte-americana como um todo. O livro e? contado a partir da perspectiva de Tish, que se reveza entre dois momentos temporais, o presente e o passado do casal, quando se conheceram ate? dias antes do ?crime?. Ela esta? gra?vida e passa a fazer de tudo para provar a inoce?ncia de seu companheiro. Um dos pontos mais interessantes do livro e? que a fami?lia de Tish e? muito mais empenhada em ajudar Fonny que a fami?lia dele, causando uma sensac?a?o inco?moda no leitor pela falta de humanidade desses personagens, mas tambe?m mostrando que fami?lia e? um conceito muito mais amplo que apenas sangue.

Com cri?ticas extremamente necessa?rias mostrando a dificuldade do acesso a? justic?a por pessoas marginalizadas pela sociedade, Baldwin construiu um dos romances mais conhecidos da 2ª metade do se?culo XX. Contudo, achei a narrativa um pouco lenta em alguns momentos e gostaria que o autor explorasse mais alguns personagens, principalmente a ma?e a irma? de Tish, que sa?o extremamente interessantes e possuem pape?is essenciais no decorrer do livro.

Essa histo?ria sobre amor, condenac?a?o pela rac?a, sentenc?a sem defesa e principalmente sobre resiste?ncia ainda e? muito atual e uma leitura imprescindi?vel para entendermos ate? onde o racismo esta? presente na nossa sociedade.

Carol Felizardo 09/12/2020

Amei!
Mais um livro maravilhoso de James Baldwin. Já tinha amado a escrita do autor em O quarto de Gioavanni e me apaixonei ainda mais! Livro lindo, fluido, poético... perfeito!

discogodmother 21/11/2020

Se a rua beale falasse
Se a rua beale falasse é um livro incrível.
A escrita do James Baldwin é perfeita.