Se a rua Beale falasse

Se a rua Beale falasse James Baldwin

Resenhas - Se a rua Beale Falasse

jung.fe 29/04/2024

Uma boa história
Um enredo que traz histórias reais e que tocam muito. Podemos sentir as angústias e as injustiças que envolvem os personagens.

Mariana 23/04/2024

Uma desilusão
Gente o livro não tem final, ele simplesmente acaba e você fica: tá mas o que aconteceu?
Tem tudo pra ser um livro maravilhoso, mas não é

Stefany 18/04/2024

Esse é o tipo de livro que se precisa estar emocionalmente preparado para ler. E, se o leitor for uma pessoa preta, é melhor que esteja ainda mais preparado.

Meu primeiro contato com a escrita de Baldwin for em O Quarto de Giovani e, pra ser completamente honesta, não foi uma leitura que tenha me fisgado de verdade como aconteceu com Se a Rua Beale falasse. Aqui, nessa obra, consegui me envolver com os personagens e de fato me importar com eles, e fiquei emocionada com o amor e a confiança que toda a família depositava no Fonny.

O final é abrupto e me deixou um pouco decepcionada, mas não foi suficiente para desfazer a beleza da escrita do autor e nem tirar a importância dos temas que são trabalhados aqui.

vitoriavidaltorres 27/03/2024

Eu não sei se coloquei expectativa demais em cima desse livro ou ele realmente não me tocou, ainda não consegui me decidir. Gostei, achei bonito o amor entre Fonny e Tish, mesmo tão jovens. Achei incrível a fé e a certeza que depositaram na inocência de Fonny, talvez a parte que mais me tocou. Como dói ver o racismo e o estrago que ele faz na vida das pessoas, todo cuidado que Fonny tinha em proteger Tish do mundo e das pessoas. Vale a pena conhecer a escrita de James Baldwin.

Stephanie351 24/03/2024

Final decepcionante
Eu estava gostando bastante da narrativa visceral do James, estava torcendo demais pelos personagens, porém o livro se encerra de uma forma abrupta em um momento frenético da narrativa. Tinha tanta coisa a ser explorada e eu não entendi o fato do autor ter feito um final assim... Frustrante e decepcionante esse final.

flá(vinha) 18/03/2024

Arrancar pétala por pétala
A escrita de Baldwin é surpreendente. Somos levados pela sua narrativa, página por página. Nos envolvemos com os personagens, criamos ruas, casas, rostos, sabores e sensações. Gosto como o livro consegue ser leve e envolvente como um romance e, ao mesmo tempo, extremamente político e reflexivo. Me peguei desnorteada por apontamentos de suas páginas refletidos no meu dia a dia, no meu caminhar pela cidade. Me atrai muito o olhar sobre questões raciais, de classe e carcerárias que Baldwin traz, mas me pego em conflito em relação ao que eu penso sobre seus apontamentos de gênero e sexualidade.
Destaco aqui, trechos da crítica de Márcio Macedo, sobre o livro: ?A capacidade de Baldwin de criar efeitos visuais com as palavras se evidencia em descrições de cenas e personagens tão apuradas e ricas em detalhes a ponto de sua escrita se aproximar do trabalho de um pintor?. ?A narrativa é marcada pelo tom melancólico que vem do blues e pela musicalidade de spirituals, soul, jazz além do próprio blues [?] A musicalidade é utilizada pelo autor como meio de reflexão e forma estética?. ?O escritor mostra como traços fenotípicos dos corpos negros e brancos interferem nos privilégios, nos esteriótipos e nas representações?.
Por fim destaco, também nas palavras de Macedo, o ponto que mais me fascina da narrativa: ?O estupro é o ápice da afirmação de uma masculinidade hegemônica que perpassa a história deste livro e organiza uma relação de hierarquia social, sexismo e violência. Essa masculinidade é performada no modo como Fonny vê a si próprio e como atua para proteger Tish dos perigos das ruas do Village; na agressão de Frank [?]. No entanto, a impossibilidade de essa masculinidade hegemônica - que subordina mulheres, crianças e mesmo outros homens - ser exercida por homens negros é exemplificada [?]. A masculinidade dos homens negros é vivida na impossibilidade de sua realização plena, uma vez que coloca em risco a subalternidade que organiza as relações sociais.?

Valaloba 16/03/2024

Se a Rua Beale Falasse
Se a Rua Beale Falasse é um romance intenso, doloroso, real, sobre o racismo estrutural, sexismo, colorismo, hipersexualização dos corpos negros, violência, injustiça social e juridica que encarcera pessoas negras. A história se passa no Harlem dos anos 70, é uma leitura atualissima que nos faz refletir sobre as questões raciais, uma luta diária, desproporcional, que traz na cor preta uma sentença:
- Culpado!

Minha primeira leitura de James Baldwin e me despertou a vontade de ler suas outras obras. Recomendo!

Pripricampos 16/03/2024

Muito bom!
Incrível como após tantos anos o racismo, perseguição, medo, opressão descritos no livro são tão atuais, infelizmente!

Paula.Rayanne 05/02/2024

Uma leitura muito gostosa com uma história pesadíssima. É um livro que você senta pra ler e não consegue mais parar e fica triste quando acaba

Camis 30/01/2024

Linda história de amor e superação
Este livro é um tapa na nossa cara. Fui lendo e me sentindo uma grande 🤬 #$%!& branca previlegiada pra crl! Essa leitura é magnífica, um clássico, em breve vou assistir o filme. Mas gente que livro fantástico, quanto amor, quanta esperança, quanta luta. Apenas leiam.

Jordana.Diniz 29/01/2024

Ame porque existe amor
Leia se: gosta de histórias tristes; histórias que exploram racismo e injustiça racial;

Não leia se: não gosta de histórias que vão e voltam no tempo; não gosta de finais abertos.

É isso que os livros medíocres atuais não conseguem fazer. James Baldwin coloca o amor no papel, mas não de modo trivial e vazio ?eu te amo e morreria por você?. Não, ele desenha o amor familiar, de pai e mãe e o amor romântico nas ações cotidianas - as declarações são com gestos ?Beijou minhas lágrimas?.
E esses gestos, intensos e repetidos diariamente (como se comuns e não raros), apertam meu coração até que as lágrimas saiam - sem que nada grandioso realmente aconteça.

Marianallcantarapaladis 23/01/2024

Não consigo parar de pensar nesse livro...
James Baldwin consegue trazer um grande impasse sobre a real liberdade, onde o racismo e a sociedade retratam uma percepção que apesar do personagem não está na prisão, está aprisionado em sua vida.

O romance de Baldwin retrata a história de Triz, um jovem negra que está tentando tirar o namorado da cadeia. Esse foi um dos romances mais reais que eu já li, apesar da cela de metal que separa os dois, o amor deles consegue ultrapassar essa barreira.

E é possível perceber que apesar de só um deles está realmente preso, Triz e toda a sua família estão refém da falsa justiça que colocou Fonny lá.

Richard.Capiotto 03/01/2024

?Ele não era o preto de ninguém ?
Baldwin é genial, e isso vai muito além de qualquer palavra que eu possa aqui vir a escrever. A construção do romance é inteiramente palpável, embora lançado na década de 1970, o que nos mostra o quão atual é impactante a obra pode ser, e de fato é. Temas complexos envolvendo cor, raça e até mesmo gênero, aqui são perpetuados de forma brilhante. Embora o romance talvez seja o que leva as pessoas a lerem esta obra , as questões raciais e sociais abordadas são de longe, o que mais me chamou atenção e demonstrou a grandeza aqui criada por Baldwin. As conexões, referências e estereótipos descritos enriquecem a leitura e nos transporta para um local que, talvez se descrito por outro autor, não se fizesse tão visível e angustiante na mente no leitor.
A construção social, e as relações entre as pessoas pretas aqui foi cirúrgica; principalmente em questões que envolvem afeto, e logicamente, cor. A relação polícia e o preto, o social e o preto, o mundo e o preto fica bem marcada. Todo um contexto pobre e periferico, fica explícito quando os contrastes nos são expostos, de forma nem sempre tão clara, mas que se você faz parte dessa classe, ou faz parte dessa realidade, é tão claro quanto saber que a soma de 1 + 1, é 2. Foi muito fácil construir a realidade daquelas pessoas, primeiro por obviamente consumir cultura preta, e segundo por estar incluído nela.
Como já descrito , nada do que disse aqui estará à altura desse autor! Só leiam esta obra e tirem suas próprias conclusoes.

?Ele não era o preto de ninguém. E isso é um crime na porr* desse país livre?

anacarolina.spalla 30/12/2023

Resenha para o desafio
Ótimo livro, quero conhecer mais do James Baldwin. Ótimo escritor. Quero ler na língua original agora para entender os nuances da sua escrita.

Livia M. 25/11/2023

Quanto mais eu leio
Menos eu creio
Revolta e impotência: uma combinação perigosa
Lutar contra a injustiça é extenuante
Não é justo sobreviver pra viver cansado e com medo
A humanidade empenhada em retroceder
Nesse ritmo só vai restar matar ou morrer