Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

gabs pina 19/03/2023

O livro é muito falado na área da psicologia, mas não me prendeu tanto quanto eu imaginava. gostei mais da segunda parte do que da primeira

Aninha 15/03/2023

Acho que talvez eu tenha procrastinado para ler um pouco esse livro porque o português é de Portugal - e isso me dá muita preguiça em livros!
Esse livro me tocou profundamente, despertando vontades e metas antigas que eu nem me lembrava mais de ter! Recomendo muito a leitura!

vica 13/03/2023

Esse livro é tudo o que todo mundo fala que é
Com base da sua experiência no campo de concentração, o psicólogo Victor. E. Franknl, traz reflexões poderosíssimas.
É uma leitura densa, mas clara, que tem o intuito de nos mostrar, que tudo valera a pena, se tivermos fé no nosso propósito.

Jenifer 05/03/2023

Leitura muito pesada, mas também muito necessária. Um livro essencial para compreender mais sobre a segunda guerra mundial, mas também ótimo para compreender mais sobre a logoterapia.

Gabriel.Debastiani 04/03/2023

Relato biográfico e teoria psicológica
O livro é dividido em duas partes: uma um relato de do Viktor Frankl (psiquiatra) que sobreviveu ao holocausto e outra sobre a sua teoria psicoterapêutica: a logo terapia. Ambas as partes são muito boas e nos trazem reflexões sobre a vida e modo/porque de ser dos humanos

Mi Rubin 28/02/2023

Foi indicado pela minha psico e achei muito bom!

Aborda não só o tempo nos campos de concentração, mas todo o processo de estudo de sua vertente da psicologia.

Por ter um caráter informativo, é denso e uma narrativa mais lenta.
Mas é bem interessante, com pontos bem esclarecedores.

Ray 27/02/2023

Profundo
Um livro profundo e intrigante, pra quem estuda psicologia é muito importante. Nunca tinha ouvido falar em logoterapia e amei quero saber mais e mais. Recomendo

Daniela694 27/02/2023

Novamente um livro que pela expectativa me decepcionou. A maior parte do livro são relatos do campo de concentração. Achei muito repetitivo. Ele poderia ter feito esses relatos em uns 20% do livro e já era o suficiente pra entender. Na última parte do livro quando ele começa a falar sobre a logoterapia achei mais interessante. Gostei bastante da premissa dessa vertente da psicologia. Nunca tinha ouvido falar sobre.

skuser02844 27/02/2023

Fazia algum tempo que vinha querendo ler este livro, mesmo que tenha certa gastura de livros que abordam a Segunda Guerra. A oportunidade surgiu quando o livro de janeiro do desafio MSL deste ano era um livro de não-ficção que se propusesse a ensinar algo. Qual escolha melhor? Tá, algumas, mas nenhuma que eu quisesse tanto ler.

Um amigo havia me presenteado com este livro e já o peguei para ler, juntando todas as oportunidades de fazê-lo que já mencionei...

Aqui o autor vai contar, a princípio, sobre suas experiências em campos de concentração onde ficou preso durante a Segunda Guerra, e todos os horrores que presenciou e sofreu. A diferença daqui para outros tantos livros com essa premissa é que o autor conta tudo de uma forma quase poética, sem sentimentalismo exagerado, ele consegue passar os horrores mas com um ar de superação, afinal, sabemos que tudo o que ele está dizendo está em seu passado e a forma como ele narra estes acontecimentos mostram uma pessoa bem resolvida e, na medida do possível, sem sequelas psicológicas dessas experiências.

O livro foi escrito logo após o fim da guerra e em poucos dias, o autor diz que não tinha a intenção de assinar o livro, a princípio, mas acabou percebendo que seria melhor se o fizesse. Como um médico psiquiatra ele vai falar bastante sobre como a mente humana se adapta aos piores horrores presenciados e os níveis de "costume", como as pessoas vão perdendo traços importantes de personalidade quando são tratadas como seres inferiores, como a simpatia, revolta ou empatia vão se perdendo para dar lugar a um extinto de auto preservação ou, em alguns casos, a desistência e a vontade de morrer para que todo aquele sofrimento tenha, enfim, um fim.

Como criador da logoterapia, baseada em suas experiências e estudos sobre a mente humana, também conhecida como terceira escola vienense de psicoterapia, o autor fala bastante sobre isso, dando exemplos e explicando no que consiste esse então, novo tipo de estudo da mente. E termina nos dando exemplos de coisas que nos fazem enxergar sentido nas lutas, nas dificuldades, na vida...

É um livro muito bonito, mesmo com todos os relatos tenebrosos que apresenta, escrito com responsabilidade e, em vários momentos, de forma realmente bela.

Kivia 25/02/2023

Viktor Frankil traz lições valiosíssimas com base nas suas experiência no campo de conxentração.
Achei interessante a abordagem da logoterapia e como ela pode ajudar a lidar com situações que não podem ser mudadas.
Recomendo a leitura a todos!

Ariane 24/02/2023

Maravilhoso
É certamente um dos meus livros preferidos. Viktor F. é quem descobriu a terapia de sentido (logoterapia). Muito bom mesmo esse livro, leiam. Como cristã, percebo que há um sentido bíblico lindo, de fato este livro me tocou.

Pry 22/02/2023

Livro muito bom
Eu sempre amo ler livros que aborda o holocausto, me faz refletir... é um momento em que eu leio não por entretenimento, mas por aprendizado mesmo. Histórias de pessoas que sofreram e saíram vivos, (ou pelo menos respirando) que é o que eu pude contemplar nesse livro.

Apesar do autor abordar sua sobrevivência aos campos de concentração, o enfoque do livro é algo muito interessante de se discutir, algo que eu nunca tinha parado para pensar mesmo após tantas leituras sobre o tema. Como fica o psicológico de um sobrevivente? Como É o psicológico dessa pessoa, ou melhor, pessoas, dentro de um cenário como de um campo de concentração? O que faz essa pessoa tirar forças de onde não tem, esperanças de onde não há, e continuar lutando ao invés de se dar por vencido?
Esses e outros questionamentos, o autor irá responder ao longo da história, com relatos da sua própria experiência naquele cenário.

Ao longo da leitura também, iremos conhecer um pouco sobre seu método de terapia chamada logoterapia, onde através do mesmo o autor mostra aos seus pacientes que pode existir sim, uma razão e um sentido no sofrimento, devemos apenas encontrá-lo. Ou antes, até mesmo se a nossa vida tiver de ser findada, morrer com dignidade, com honra. Pois até na morte poderemos e deveremos encontrar seu significado.

Um livro incrível, com uma mensagem tocante e envolvente. Recomendo muito.

Só não dei 5 estrelas porque achei que o autor tinha um certo vício de linguagem. Mas nada que atrapalhe a compreensão da história.

Lucão 22/02/2023

UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DA VIDA OU SERÁ DO SOFRIMENTO?
Esse livro me reforçou algumas ideias que eu já tinha e adicionou outras que gostei, o livro é dividido em 3 partes, a primeira é sobre a vida em um campo de concentração e o autor além de contar detalhes do seu dia a dia, faz uma análise psicológica de como as pessoas reagiam diante de todo aquele momento de miséria que passavam.

Na segunda parte ele vai entrar especificamente em alguns temas, apenas refletindo sobre, como por exemplo, o sentido da vida, amor, busca da felicidade, etc.. (uma ponto interessante é que ele não afirma de maneira direta as respostas, mas faz perguntas que você vai responder internamente).

A terceira parte de maneira geral fala sobre o "otimismo trágico", a maneira que ele julga "mais correta" (ele não afirma isso, mas podemos deduzir pelo texto) de reagir às ações externas, que logicamente não temos controle, mas temos controle de como iremos interpretar e definir um sentido ao acontecimento, sendo no final bom ou ruim para nossa consciência essa conclusão.

Recomendo muito!!!

Chiara 21/02/2023

Forte
O livro é forte em seus relatos, por vezes pesado, mas muito importante ter esse conhecimento, saber do que o ser humano foi capaz de fazer ?

O autor traz alguns relatos dos campos de concentração para depois explicar sua teoria psicológica, a logoterapia. Que basicamente, consiste em ver um sentido em qualquer situação, por pior que ela seja?

Mas , outra coisa que chama a atenção é a visão de futuro sempre presente no autor?
Quem consegue vislumbrar um futuro, suporta a realidade? com a falta de perspectiva o ser humano padece e por vezes, não resiste?

Flávia.Malicheski 21/02/2023

Amei o livro!
O início não foi muito fácil lidar com a imaginação do que acontecia nos campos de concentração e tenho certeza que minha imaginação não chegou nem perto do que realmente ocorreu lá. Mas há certos momentos que precisamos de um certo chacoalhão pra valorizarmos o que temos!
Aprender a olhar pro agora e pra mim mesma como algo extraordinário e pensar?. O que sou , ninguém pode tirar de mim. A visão que eu escolho ter da vida , independente do que esteja acontecendo ao meu redor ninguém pode mudar. E isso vem em um momento muito propício.
Enfim, sempre aprendendo e evoluindo e isso é maravilhoso!
Super recomendo